Dúvida no quadrante

Área de inter-ajuda

Moderador: Staff

Responder
Pedro_R
Membro Iniciado
Registado: 26 dez 2012, 18:37
O meu Carro:: E65

Dúvida no quadrante

Mensagem por Pedro_R »

Boas a todos,

Tenho uma dúvida se me poderem ajudar ficaria agradecido, como consta na minha apresentação tenho um E32 730i, o quadrante está apresentar pequenas falhas, nada de mais mas a forma como pretendo o carro quero mudar o mesmo.
Encontrei um mas o carro é manual, no entanto o meu carro é automático e apresenta o mostrador da mudança, pelo que vi no quadrante do carro manual a parte do mostrador também tem o espaço onde indica a mudança.
A minha questão é se são ambos compatíveis?

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Dúvida no quadrante

Mensagem por marco pires »

quase de certeza que não é compativel.

os E32 e E34 utilizam quadrantes que incluem várias placas codificadoras, é muito dificil encontrar quadrantes que sejam compativeis e que as placas codificadoras reconheçam, os carros desta geração utilizam quadrantes que são constituidos por peças independentes e que podem ser substituidas cada uma delas, o que de certa forma até torna mais fácil resolver avarias.

portanto o que eu quero dizer com isto é que não precisas de mudar o quadrante inteiro, basta substituires as unidades que estiverem a funcionar mal desmontando as que estão avariadas por umas que estejam boas.

vê esta página:

http://www.realoem.com/bmw/partgrp.do?m ... g=62&fg=05

como podes ver consegues substituir peça a peça, enquanto nos modelos que se seguiram isso era muito dificil, quase sempre era um quadrante inteiro que tinha que ser substituido, no teu caso isso não é preciso.

já agora, quais os problemas que apresenta?
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Pedro_R
Membro Iniciado

Mensagem por Pedro_R »

marco pires Escreveu:quase de certeza que não é compativel.

os E32 e E34 utilizam quadrantes que incluem várias placas codificadoras, é muito dificil encontrar quadrantes que sejam compativeis e que as placas codificadoras reconheçam, os carros desta geração utilizam quadrantes que são constituidos por peças independentes e que podem ser substituidas cada uma delas, o que de certa forma até torna mais fácil resolver avarias.

portanto o que eu quero dizer com isto é que não precisas de mudar o quadrante inteiro, basta substituires as unidades que estiverem a funcionar mal desmontando as que estão avariadas por umas que estejam boas.

vê esta página:

http://www.realoem.com/bmw/partgrp.do?m ... g=62&fg=05

como podes ver consegues substituir peça a peça, enquanto nos modelos que se seguiram isso era muito dificil, quase sempre era um quadrante inteiro que tinha que ser substituido, no teu caso isso não é preciso.

já agora, quais os problemas que apresenta?

Antes de mais obrigado pela ajuda.

Os problemas é a nível do ponteiro (depósito) por vezes fica preso mas depois volta ao normal com as oscilações do carro andar, depois o contador de klm o que se poe a zeros faz a contagem normalmente mas sem eu fazer nada desligo o carro passado um pouco volto a ligar e fica a zeros sem que eu faça nada.
O contador digital dá para substituir? mas isso implica a parte do klm totais também do carro e isso é uma informação que é retida pela centralina certo?

marco pires
Moderador do Fórum

o ponteiro da gasolina tens a certeza que não é problemas na boia que está no depósito do combustivel?

digo isto porque nos E32 e nos E34 costumavam acontecer problemas desses, e a situação era a boia do depósito que fica presa em certas alturas e faz com que a o ponteiro tambem funcione mal.

mas se for mesmo uma questão de o ponteiro prender basta substituir esse manometro, como podes ver nesta imagem as peças são vendidas individualmente:

Imagem

o painel digital tambem dá para substituir, mas no teu caso não é o painel que está a causar o problema de ficar a zeros, o modulo LCD é apenas uma peça que apresenta as informações, quem guarda todas as informações é a placa codificadora, digo-te já que é relativamente cara, cerca de uns 400€.

essa placa depois de instalada tem que ser codificada com os dados da centralina para poder assumir os kms totais do carro.

não é impossivel achar uma placa codificadora de um quadrante usado e que seja compativel com o teu, mas é dificil e quase sempre tem que ser uma nova.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Pedro_R
Membro Iniciado

Mensagem por Pedro_R »

Pois a única hipótese que via seria arranjar um quadrante novo pelo que vejo nas pesquisas que faço.
Nesse sentido em vez de trocar o modulo lcd o quadrante no geral depois quando trocado e codificado com a centralina não assume tudo como estava? só mais pela facilidade de encontrar um quadrante do que o modulo.

Pedro_R
Membro Iniciado

Mensagem por Pedro_R »

E o problema é que muitas das peças de pequenos pormenores deste carro na BMW já estão descontinuadas na esperança quando me dirijo à BMW para adquirir algo.

marco pires
Moderador do Fórum

sim, podes fazer a troca do quadrante por completo ao invés de peça a peça, e sim; depois de codificado assume todos os dados do carro (kms totais, etc).

mas o problema que eu falei acerca disso é que embora os quadrantes sejam iguais no aspecto, as placas codificadoras não são todas iguais.

os E32 tem placas codificadoras com 3 numeros OEM diferentes:

62111388048
62111390878
62118350348

primeiramente tens quer ver qual é o numero da tua placa, mete o teu numero VIN neste site: http://www.realoem.com/bmw/select.do , depois vai navegando até ao ponto 62 onde diz: "instrumentos", consulta depois qual o numero da peça do teu carro, se der vários numeros vais ter mesmo que tirar o quadrante fora para veres qual o numero certo da placa do teu carro (a placa está na parte de trás do quadrante), de certa forma para mim acabaria sempre por tirar o quadrante para ver o numero, é a forma mais segura de conferir.

depois disto é uma questão de achares um quadrante que tenha a placa codificadora com o mesmo numero, quadrante com placas codificadoras com numero diferentes não são compativeis.

em principio e pelo ano do teu carro, a tua placa será a 62111388048, e é um quadrante com uma placa igual a esta que terás que achar, mas tal como eu disse só mesmo tu desmontando o teu quadrante e vendo o numero é que podes ter a certeza.

o quadrante que tens em vista quase de certeza que não é compativel, mas não perdes nada em verificar se a placa tem o mesmo numero, se tiver estás safo, mesmo que seja compativel não te sei dizer é se depois as luzes da caixa auto ficarão a funcionar, é que apesar de estarem lá os simbolos, não quer dizer que funcionem, mas para já a tua prioridade é achares um quadrante com uma placa codificadora com o mesmo numero.
[email protected]

s34ial
Membro Iniciado
Registado: 05 out 2010, 14:59
O meu Carro:: BMW 730i E32 M30B35 - 1988/05

Mensagem por s34ial »

Boas! Eu ja tive os mesmo problemas no meu quadrante. Ja tive 3 serie 7 e conheço bem os seus problemas cronicos.

Espero que nao tenha comprado um quadrante novo ou tentado trocar os mostradores ( combustivel, velocidade, temperatura, etc...). com 3euros resolve o problema!!!!!

Eu proprio o reparei e ficou tudo 5*

Abraços

Pedro_R
Membro Iniciado

Mensagem por Pedro_R »

s34ial Escreveu:Boas! Eu ja tive os mesmo problemas no meu quadrante. Ja tive 3 serie 7 e conheço bem os seus problemas cronicos.

Espero que nao tenha comprado um quadrante novo ou tentado trocar os mostradores ( combustivel, velocidade, temperatura, etc...). com 3euros resolve o problema!!!!!

Eu proprio o reparei e ficou tudo 5*

Abraços

Boa tarde,

Só agora é que reparei na mensagem e felizmente ainda não procedi ao arranjo nem a tentativa de comprar um quadrante!
SE for possivel como é que conseguiu arranjar o problemas dos klm?
No entanto surgiu-me outro problema, o registo dos klm gerais deixou de contar, ou seja parou e não me conta os klm do carro.

Obrigado abraço

LittleJohn
Membro Iniciado
Registado: 27 mar 2014, 02:53
O meu Carro:: Bmw E34

Mensagem por LittleJohn »

eu comeco a pensar que e um problema frequente nestes bms... eu tenhoum E34 a gasoleo e tambem nao me conta os kms... coisa que acho estranho, e ser analogico (penso que maioria seja digital) e é tambem de carro com caixa automatica, quando o meu e manual...

Responder

Voltar para “Ajudas/Problemas/Soluções”