Fumo preto com filtro de partículas
Enviado: 21 mai 2015, 00:01
Estimados foristas,
Tenho uma BMW 318d e91 de 2009 que conta actualmente com 120 mil km.
Com cerca de 100 mil km, saturado daquele motor pachorrento e limitado ao nível de velocidade máxima, resolvi reprogramá-la. Optei por uma casa (supostamente) de referência, onde paguei um valor algo elevado face à concorrência mas que apregoava um trabalho de qualidade, nomeadamente ao nível de assegurar a fiabilidade. Na altura, demonstrei essa preocupação, tendo indicado que apenas queria reprogramar o carro se me garantissem que a fiabilidade não era afectada ou que, no limite, era marginalmente reduzida. Disseram-me que sim e avancei.
Desde então já tive alguns problemas (vamos admitir que sejam coincidências). No entanto, vou-me focar no tema que tenho agora em cima da mesa e que me está a preocupar: após a 4ª versão de software (feita ontem), o carro começou a deitar fumo preto em baixas rotações (quando o turbo acciona)... De referir que o carro quando foi reprogramado tinha o escape completamente limpo. Após a primeira reprogramação, começou a ficar preto mas sem fumo visível. Agora, deita fumo...
O carro não tem nem nunca teve nenhum aviso no painel relativo a filtro de partículas. Adicionalmente, nunca apresentou qualquer erro de filtro de partículas, quer nas revisões (todas na BMW) quer na casa que o reprogramou.
Segundo o reprogramador, o filtro já não estará no seu melhor, deve estar com furos e está a deixar passar fumo (isto após ser questionado com o facto de o escape estar preto, mas antes de ser confrontado com o facto do carro deitar mesmo fumo)...
Estou muito desconfortável e com dúvidas. Aquele fumo parece-me ser um aviso para retirar a reprogramação com urgência! Acho estranho o carro ter o filtro de partículas nas últimas e não dar qualquer erro. Estou com receio que esteja a fazer fumo por estar mal reprogramado (ex.: má mistura) e que isso me esteja a matar o filtro.
Caso tenha feito asneira, não tenho qualquer problema em retirar a reprogramação.Adicionalmente, para mim não é uma opção andar sem filtro de partículas e não quero o carro a deitar fumo...
Se me puderem ajudar, agradeço.
Nota: como ainda não tenho a certeza de qual o problema nem da causa, para já não queria adiantar o nome da casa.
Tenho uma BMW 318d e91 de 2009 que conta actualmente com 120 mil km.
Com cerca de 100 mil km, saturado daquele motor pachorrento e limitado ao nível de velocidade máxima, resolvi reprogramá-la. Optei por uma casa (supostamente) de referência, onde paguei um valor algo elevado face à concorrência mas que apregoava um trabalho de qualidade, nomeadamente ao nível de assegurar a fiabilidade. Na altura, demonstrei essa preocupação, tendo indicado que apenas queria reprogramar o carro se me garantissem que a fiabilidade não era afectada ou que, no limite, era marginalmente reduzida. Disseram-me que sim e avancei.
Desde então já tive alguns problemas (vamos admitir que sejam coincidências). No entanto, vou-me focar no tema que tenho agora em cima da mesa e que me está a preocupar: após a 4ª versão de software (feita ontem), o carro começou a deitar fumo preto em baixas rotações (quando o turbo acciona)... De referir que o carro quando foi reprogramado tinha o escape completamente limpo. Após a primeira reprogramação, começou a ficar preto mas sem fumo visível. Agora, deita fumo...
O carro não tem nem nunca teve nenhum aviso no painel relativo a filtro de partículas. Adicionalmente, nunca apresentou qualquer erro de filtro de partículas, quer nas revisões (todas na BMW) quer na casa que o reprogramou.
Segundo o reprogramador, o filtro já não estará no seu melhor, deve estar com furos e está a deixar passar fumo (isto após ser questionado com o facto de o escape estar preto, mas antes de ser confrontado com o facto do carro deitar mesmo fumo)...
Estou muito desconfortável e com dúvidas. Aquele fumo parece-me ser um aviso para retirar a reprogramação com urgência! Acho estranho o carro ter o filtro de partículas nas últimas e não dar qualquer erro. Estou com receio que esteja a fazer fumo por estar mal reprogramado (ex.: má mistura) e que isso me esteja a matar o filtro.
Caso tenha feito asneira, não tenho qualquer problema em retirar a reprogramação.Adicionalmente, para mim não é uma opção andar sem filtro de partículas e não quero o carro a deitar fumo...
Se me puderem ajudar, agradeço.
Nota: como ainda não tenho a certeza de qual o problema nem da causa, para já não queria adiantar o nome da casa.