E92 320i - Catalisador Partido - AJUDA/OPINIÃO URGENTE
Enviado: 19 jul 2015, 19:30
Boas tardes caros amantes BMW;
tal como deixei no tópico da minha apresentaçao que actualizei hoje, neste momento ando com um Serie3 320i E92 de 2008.
Não é carro novo nem nada que se parece pois a carteira não suporta tal. Tem neste momento 190000km, ou seja, já rodou bem... e veio de Itália. Revisões todas na marca excepto a ultima. Felizmente já foram trocadas as 4 bobines e 4 velas, para evitar problemas de maior e o motor esta certinho que nem um relógio e para já sem grandes gastos de óleo. Para já... (bater 3x na madeira)
Azar dos azares, passado 1000km de o comprar (quinta passada) acende a luz amarela do motor, que me avisa que os gases de escape estão deteriorados. Vou verificar erros na oficina e já era a 3x que tal aviso aparece mas com o antigo dono. o erro apontava para catalisador ou sondas...
Para piorar, sexta á hora de almoço ligo o carro e oiço um barulho vindo debaixo a meio do carro de algo solto como que dentro do escape ou panela. Conduzi e fui almoçar sem problemas, ligo o carro para regressar novamente o ruído e a piorar... encaminho-me para a oficina, levantam o carro e 2 murro e abanar de catalisador "do meio" (não é o pré-catalisador) e parece que andam cacos soltos lá dentro. Resumindo erros eram do catalisador a dizer que estava nas ultimas, foram ignorados pelo antigo dono, e isto devera ter sido causado pelo problema de ignição e queima da gasolina e por isso trocaram as velas e bobines. mas o mal estava feito e o catalisador nas couves. a cerâmica do catalisador partiu todas e anda lá solta e agora calhou-me a mim a reparação...
O importante deste tópico, visto que a BMW não vende somente o catalisador do meio, vende completo com a tubagem da frente do carro até as panelas o que faz o valor da peça subir até aos 1500+IVA. Não será por ai a solução. De duas, três...
- cortar este catalisador, e tentou arranjar um recuperado de um salvado ou algo do género. (não sei valores)
- cortar este, e colocar um catalisador universal novo c/ norma EURO IV e compatível com o E92. (280+IVA +25 montagem)
- abrir este catalisador e retirar todo o interior, meter tudo a ligar e fechar novamente. fazer programação necessária. vai poluir mais um pouco mas deverá ser o mais económico para já! (não sei valores para isto tb.)
Agora pedi a quem já tiver feito algo do género, que e se possível uma palavrinha de orientação para saber prós e contras das 3 opções apresentadas. Não faço ideia se em alguma das opções irá causar perda de potencia ou outro qualquer problema. e gostaria de tirar essas duvidas.
Desde já agradeço qualquer orientação que me possa ser dada. e um forte abraço para todos e muita sorte com as vossas maquinas.
tal como deixei no tópico da minha apresentaçao que actualizei hoje, neste momento ando com um Serie3 320i E92 de 2008.
Não é carro novo nem nada que se parece pois a carteira não suporta tal. Tem neste momento 190000km, ou seja, já rodou bem... e veio de Itália. Revisões todas na marca excepto a ultima. Felizmente já foram trocadas as 4 bobines e 4 velas, para evitar problemas de maior e o motor esta certinho que nem um relógio e para já sem grandes gastos de óleo. Para já... (bater 3x na madeira)
Azar dos azares, passado 1000km de o comprar (quinta passada) acende a luz amarela do motor, que me avisa que os gases de escape estão deteriorados. Vou verificar erros na oficina e já era a 3x que tal aviso aparece mas com o antigo dono. o erro apontava para catalisador ou sondas...
Para piorar, sexta á hora de almoço ligo o carro e oiço um barulho vindo debaixo a meio do carro de algo solto como que dentro do escape ou panela. Conduzi e fui almoçar sem problemas, ligo o carro para regressar novamente o ruído e a piorar... encaminho-me para a oficina, levantam o carro e 2 murro e abanar de catalisador "do meio" (não é o pré-catalisador) e parece que andam cacos soltos lá dentro. Resumindo erros eram do catalisador a dizer que estava nas ultimas, foram ignorados pelo antigo dono, e isto devera ter sido causado pelo problema de ignição e queima da gasolina e por isso trocaram as velas e bobines. mas o mal estava feito e o catalisador nas couves. a cerâmica do catalisador partiu todas e anda lá solta e agora calhou-me a mim a reparação...
O importante deste tópico, visto que a BMW não vende somente o catalisador do meio, vende completo com a tubagem da frente do carro até as panelas o que faz o valor da peça subir até aos 1500+IVA. Não será por ai a solução. De duas, três...
- cortar este catalisador, e tentou arranjar um recuperado de um salvado ou algo do género. (não sei valores)
- cortar este, e colocar um catalisador universal novo c/ norma EURO IV e compatível com o E92. (280+IVA +25 montagem)
- abrir este catalisador e retirar todo o interior, meter tudo a ligar e fechar novamente. fazer programação necessária. vai poluir mais um pouco mas deverá ser o mais económico para já! (não sei valores para isto tb.)
Agora pedi a quem já tiver feito algo do género, que e se possível uma palavrinha de orientação para saber prós e contras das 3 opções apresentadas. Não faço ideia se em alguma das opções irá causar perda de potencia ou outro qualquer problema. e gostaria de tirar essas duvidas.
Desde já agradeço qualquer orientação que me possa ser dada. e um forte abraço para todos e muita sorte com as vossas maquinas.