Página 1 de 2

Bmw 318d E46

Enviado: 01 mar 2017, 15:11
por Piresini
Boas pessoal,

Venho aqui pedir a vossa ajuda...

Ultimamente a minha carrinha deixa de puxar de um momento para o outro, parece que fica sem turbo, e o ponteiro do instantâneo não passa dos 10l / 11l p/km.

E quando isso acontece, se desligar e voltar a ligar já volta a puxar normal.

Alguém sabe o que possa ser?

Cumprimentos,

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 01 mar 2017, 21:38
por marco pires
MAF

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 02 mar 2017, 10:09
por Junglas
Liga á máquina para leres os erros.

Quase de certeza que vais ter o erro de "boost pressure control" ou "intake pressure control".

É o controlador da geometria do turbo que não está a funcionar devidamente. menos de 80€ pela válvula na BMW e uma hora de trabalho.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 02 mar 2017, 21:29
por marco pires
negativo.
poderia ser o sensor de pressão do turbo ou o sensor MAP caso fosse constante o que não é o caso, e o ponteiro dos consumos ia sempre ao máximo em todas as mudanças excepto em 5ª mesmo com a avaria de algum desses sensores, quando algum ou ambos os sensores não estão bons não funciona bem umas vezes e outras sim, fica sempre com défice nas acelerações e subida de regime.

como o funcionamento é irregular e após desligar o motor e voltar a ligar tem momentos em que fica normal, juntamente com a situação do ponteiro dos consumos não ir ao máximo (tipico da MAF avariada), só pode ser daí.

de qualquer maneira obvio que é sempre aconselhável ligar à maquina, mas posso quase garantir que é da MAF.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 03 mar 2017, 10:28
por Junglas
marco pires Escreveu:negativo.
poderia ser o sensor de pressão do turbo ou o sensor MAP caso fosse constante o que não é o caso, e o ponteiro dos consumos ia sempre ao máximo em todas as mudanças excepto em 5ª mesmo com a avaria de algum desses sensores, quando algum ou ambos os sensores não estão bons não funciona bem umas vezes e outras sim, fica sempre com défice nas acelerações e subida de regime.

como o funcionamento é irregular e após desligar o motor e voltar a ligar tem momentos em que fica normal, juntamente com a situação do ponteiro dos consumos não ir ao máximo (tipico da MAF avariada), só pode ser daí.

de qualquer maneira obvio que é sempre aconselhável ligar à maquina, mas posso quase garantir que é da MAF.
Permite-me discordar. :)

Quando tens problemas na válvula de controlo da geometria, e solicitas potência, ele dá-te potência durante uns segundos.
Depois o ponteiro do consumo desce e ficas a conduzir um ax 14d durante uns segundos.
Depois volta a subir o ponteiro do consumo, voltas a ter um bmw 320 (neste caso 318d) durante uns segundos, e a seguir volta a cortar o débito de gasóleo, ficando o ponteiro do consumo abaixo dos 10L (8L normalmente).

E fica nesta senda.
No caso do carro do meu pai este comportamento era ciclíco e sentias mais em 4ª e 5ª. Nas restantes mudanças não notavas tanto, mas estava lá...

Resolveu-se com a substituição da válvula de regulação de pressão.

Neste caso, e sem mais informação, pode ser este problema, pode ser MAF, pode ser um tubo ou colector rachado... Por isso é que eu referi o tema do erro. Se o erro for semelhante ao que eu referi acima, é a valvula de regulação de pressão. Se não for, então o problema estará noutro sítio, que não nesta válvula.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 03 mar 2017, 21:16
por marco pires
pois nestes casos é fundamental ligar mesmo à maquina para ter a confirmação da origem do problema, andar por palpites é perda de tempo e dinheiro :wink1

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 06 mar 2017, 09:45
por Piresini
Malta, o problema já se encontra resolvido com a troca dos tubos de vácuo e limpeza da EGR.

A carrinha já puxa bem e sem quebras, mas parece-me que o turbo está a entrar muito tarde.

Por exemplo, em 1ª entra por volta das 3000rpm's e nas restantes mudanças entra por volta das 2500rpm's, até lá o poço é muito grande. Será normal?

Foi feito o diagnóstico e não acusou nenhum erro.

Cumprimentos,

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 06 mar 2017, 21:48
por marco pires
não, não é normal.

a entrada do turbo é ás 1750rpm, no máximo nota-se bem ás 2000rpm.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 06 mar 2017, 22:04
por Piresini
Já me falaram na geometria do turbo presa.

E a carrinha agora solução a arrancar e abaixo das 2000rpms.

Casas de turnos em Lisboa, o que aconselham?

E é possível colocar o turbo do 150cvs?

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 06 mar 2017, 22:20
por jmcdpereira
Piresini Escreveu:Já me falaram na geometria do turbo presa.

E a carrinha agora solução a arrancar e abaixo das 2000rpms.

Casas de turnos em Lisboa, o que aconselham?

E é possível colocar o turbo do 150cvs?

Mas isso não acusa erros ?
No meu uma vez o turbo não abria e ficou lá o erro,
Sei que é diferente, mas antes de inventar tentava ler erros de novo.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 06 mar 2017, 22:29
por marco pires
concordo, tentava de novo fazer um varrimento e atenção que o software generalista que lê de todos os carros não é o mais adequado porque nem sempre vai ao fundo da matéria.

vai onde tenham o INPA / EDIABAS para diagnóstico.

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 07 mar 2017, 09:11
por Piresini
Foi feito o diagnóstico pelo Yasser e segundo ele não tinha erro nenhum.

A carrinha agora a arrancar por vezes começa a soluçar, o que poderá ser?

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 07 mar 2017, 18:11
por germanii
Eu se fosse a Ti começa-va pour mudar o filtro de gasolio :idea:

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 13 mar 2017, 10:02
por Piresini
Diagnóstico feito na Bosch Car Service, problema de Medidor de Massa de Ar.

Sensor trocado, programado e novo diagnostico feito pelo Yasser, sem erros.

No entanto a carrinha por vezes a pegar deita fumo branco e soluça em andamento, já me falaram da eletroválvula do turbo é possível?

Re: Bmw 318d E46

Enviado: 13 mar 2017, 21:28
por marco pires
pois, a MAF :roll: :roll: