A todos que tenham 318is E36

Série 3 modelo E36

Moderador: Staff

Axorex
Membro Iniciado
Registado: 28 mar 2010, 21:49
O meu Carro:: Bmw 318is coupe 1996-06

Re: A todos que tenham 318is E36

Mensagem por Axorex »

boa mano bela resposta :lovebmw

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Bruno, não leves a mal mas compreende uma coisa:

Um fabricante de peças, ao dizer que ganha ATÉ x cavalos pode nem estar a mentir. Algures no mundo, há motores muito mal concebidos (alguns carros americanos vêem-me à ideia), em que a admissão a nível de caixas de ar e tubagens é de tal forma mal desenhada e funciona de tal forma como restrictor, que um cold air intake dá 20 ou até 30 cavalos. É um facto.

Achas que o mesmo cold air intake vai dar os mesmos ganhos num motor que já tenha a admissão bem desenhada e optimizada? Para isso punha-se um filtro de 1m2, entrava muito mais ar, muito mais potência, certo? Errado. Então e o diâmetro da MAF? Fica igual. O desenho interno e volume do colector? Igual. Tempos de abertura das válvulas de admissão? Iguais. Quando o filtro de ar não é restrictor, não se ganha mais nada com filtros XPTO.

Outro erro comum é pensar-se, ora filtro 9cv, escape 5cv, colectores de escape 5cv, etc etc, tudo junto dá 20 cavalos. Errado. Pode dar alguns, mas não é a soma das partes. Os cavalos anunciados de cada peça partem do principio que todas as outras já estão optimizadas, e que a peça em causa não o está. Ou seja, alguma dessa potência fica sobreposta, não acumula.

"Ah, mas o dyno mostra." Um dyno de um golf tdi? É suposto mostrar resultados sobre a peça num bmw a gasolina? Que raio... epá até me podem chamar do contra, mas com comparações destas hei-de ser o quê, a favor?

Deixa lá estar o is, gosto muito do carro mas não preciso de um para saber como é que funciona um motor.

Eu também notei melhor resposta e um barulhinho mais jeitoso quando tirei o restrictor de ar no E36. Alguém acha que eu tenho ilusões quanto a ganhos de potência? 0 cavalinhos e já vou com sorte.

-- Quinta Set 02, 2010 5:26 pm --
Axorex Escreveu:boa mano bela resposta :lovebmw
Volante do motor = 15cv
Motor de arranque = 10cv
rolamento de embraiagem = 20cv

Total = 45cv :fixe Força nisso
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

A admissão completa da CDA no E36 325i das maiores dará no máx 10cv mas mexendo na MAF (com a do 540i) e gestão electrónica, caso contrário mais vale estar quieto... pode dar um pouco mais de baixas mas nada de especial... no 318is pode dar um barulho mais giro e um acelerador um pouco mais nervoso na resposta, agora CV..... :think :think

Aconselho os mais curiosos para verem estes Dynos e tirarem conclusões de carros bem preparados e mexidos e vejam os poucos resultados que se conseguem:

http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... 45&page=15
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

elas darem ate podem dar mas dificilmente se vai notar num banco, se a conduta de ar for bem feita, o vento com o carro em andamento vai criar pressao para o ar entrar nas tubagens e cria pressão, e tb só se deve notar acima dos 150, nos nossos carros seria colocar uma boca em forma de funil(como ha a venda), tirar o farol e por a boca mesmo no sitio do farol, ai ias notar diferenças

-- Quinta Set 02, 2010 10:42 pm --

elas darem ate podem dar mas dificilmente se vai notar num banco, se a conduta de ar for bem feita, o vento com o carro em andamento vai criar pressao para o ar entrar nas tubagens e cria pressão, e tb só se deve notar acima dos 150, nos nossos carros seria colocar uma boca em forma de funil(como ha a venda), tirar o farol e por a boca mesmo no sitio do farol, ai ias notar diferenças

warlock
Membro Iniciado
Registado: 12 jul 2007, 11:59
O meu Carro:: BMW 318is E36 coupe - 1996

Mensagem por warlock »

metale Escreveu:Bruno, não leves a mal mas compreende uma coisa:

Um fabricante de peças, ao dizer que ganha ATÉ x cavalos pode nem estar a mentir. Algures no mundo, há motores muito mal concebidos (alguns carros americanos vêem-me à ideia), em que a admissão a nível de caixas de ar e tubagens é de tal forma mal desenhada e funciona de tal forma como restrictor, que um cold air intake dá 20 ou até 30 cavalos. É um facto.

Achas que o mesmo cold air intake vai dar os mesmos ganhos num motor que já tenha a admissão bem desenhada e optimizada? Para isso punha-se um filtro de 1m2, entrava muito mais ar, muito mais potência, certo? Errado. Então e o diâmetro da MAF? Fica igual. O desenho interno e volume do colector? Igual. Tempos de abertura das válvulas de admissão? Iguais. Quando o filtro de ar não é restrictor, não se ganha mais nada com filtros XPTO.

Outro erro comum é pensar-se, ora filtro 9cv, escape 5cv, colectores de escape 5cv, etc etc, tudo junto dá 20 cavalos. Errado. Pode dar alguns, mas não é a soma das partes. Os cavalos anunciados de cada peça partem do principio que todas as outras já estão optimizadas, e que a peça em causa não o está. Ou seja, alguma dessa potência fica sobreposta, não acumula.

"Ah, mas o dyno mostra." Um dyno de um golf tdi? É suposto mostrar resultados sobre a peça num bmw a gasolina? Que raio... epá até me podem chamar do contra, mas com comparações destas hei-de ser o quê, a favor?

Deixa lá estar o is, gosto muito do carro mas não preciso de um para saber como é que funciona um motor.

Eu também notei melhor resposta e um barulhinho mais jeitoso quando tirei o restrictor de ar no E36. Alguém acha que eu tenho ilusões quanto a ganhos de potência? 0 cavalinhos e já vou com sorte.

-- Quinta Set 02, 2010 5:26 pm --
Axorex Escreveu:boa mano bela resposta :lovebmw

Ainda ha muita gente que acredita em milagres.
Penso que o 318is já tem um grande motor, para melhor a potencia sem ter que se abrir o motor não há muito a fazer (tirar catalisador, mudar filtro, mudar chip, velas iridium).
Há algum tempo que ando a pesquisar e tenho visto que há pessoal que põe um compressor volumétrico. Há vários exemplos no youtube. Penso ser a solução para quem não quer fazer grandes alterações (não precisa de alterar colector de escape nem colocar outro radiador), mas para adicionar compressores mais fortes aí terá que se reforçar o motor.
Encontra-se há venda vários compressores do slk/clk 200 e 230 usados no ebay.

-- Sexta Set 03, 2010 1:45 pm --

já agora, estou a pensar em mudar o cunjunto mola/amortecedor do meu is, já estão nas ultimas.
Estou indeciso pelos os koni str 60/40 ou pelos hr cup kit 40/15. descer 40 a trás não será demais?
O que vocês têm posto nos vossos?

E32-730i
Membro Juvenil
Registado: 25 mar 2009, 01:08
O meu Carro:: '95 BMW E36 318Tds Touring

Mensagem por E32-730i »

Epah, mas cá grande confusão confusão que para aqui vai!!! LOOOL

Bem, vou falar do que sei. Ou seja, M42B18

Metale, em relação aos volantes de motor, já tens conhecimento do que é potencia dissipada certo?
Ok...

Next, o que o jovem falou à pouco em relação ao volante de motor, está completamente correcto.
Não se soube foi explicar!

Um dos principais problemas dos M42 é a dificuldade de subir de rotação até às 4200rpm, momento em que a DISA muda de direcção e há uma diferença grande de curva de binário.
Um dos causadores, é o volante bi-massa.
O volante bi-massa é usado para amortecer as vibrações do motor, em grande parte causadas pelo sistema de ar-condicionado que equipam alguns iS (aliás, o bi-massa só vem nos iS com ar-condicionado)
Como é obvio, o peso do conjunto volante de motor mais embraiagem é maior com o bi-massa do que com o simples.

O que se usa, é usar um volante de motor de um M20 (6 cilindros dos E30, E34 - alguns - , E32), kit de embraiagem do M3 ou de um E30 M20, rolante do 728i E23 e o pinhão do motor de arranque do mesmo volante de motor.

Explicação: o volante de motor do M20 tem menos dentes que o M42, logo o pinhão tem de ser o do M20

O jovem tinha a sua razão, mas não se soube explicar.

Velas e cabos de velas neste motor é tudo treta.
Cabos originais e velas NGK recomendadas é o ideal.
Não se quer gastar dinheiro em cabos de velas? COP - Coil on Plug -É facil fazer, pesquisem no Google.

Neste motor, a unica coisa a fazer sem se meter em aventuras, é trocar a linha completa de escape e remover a caixa de resonancia e colocar uma BMC CDA.
Linha de escape preferencialmente SuperSprint (em dyno mais 10cv's) e a BMC não faço ideia da pontencia, mas nota-se e bastante...

Com aventuras, compressor volumétrico da Downing Atlanta, se encontrarem usados pois os compressores usados nos kit's já não se fabricam.
Turbos, por favor, já não há muito mistério em relação a isso.
Novamente, Google...
BMW E36 318tds Touring
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

E32-730i, muito mais fácil meterem o volante do M40. Ao stock do M40, ainda conseguem tirar mais 2kg.

M20 num E32? :? Não me parece.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

E32-730i
Membro Juvenil
Registado: 25 mar 2009, 01:08
O meu Carro:: '95 BMW E36 318Tds Touring

Mensagem por E32-730i »

metale Escreveu:E32-730i, muito mais fácil meterem o volante do M40. Ao stock do M40, ainda conseguem tirar mais 2kg.

Sorry, tens razão... Mas os volantes de motor dos M30 também servem...

Segundo o que li, os volantes dos M40, tem o offset diferente, logo, não compativeis.
Não a furação, mas sim o espaçamento entre a zona de contacto do volante com a cambota.

-- Domingo Set 05, 2010 9:44 pm --
metale Escreveu:E32-730i, muito mais fácil meterem o volante do M40. Ao stock do M40, ainda conseguem tirar mais 2kg.

Sorry, tens razão... Mas os volantes de motor dos M30 também servem...

Segundo o que li, os volantes dos M40, tem o offset diferente, logo, não compativeis.
Não a furação, mas sim o espaçamento entre a zona de contacto do volante com a cambota.
BMW E36 318tds Touring
Imagem

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

têm ideia se o simples desactivar do compressor do AC, na correia de acessorios, pode soltar um pouco o motor? já estive para o fazer, sempre era menos uma polie a esforçar. é que com ele mesmo desligado tem sempre alguma prisão. Pergunto porque para os km que faço nao utilizo o AC. (alterar volantes motor já não é para mim :D )
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

E32-730i Escreveu:Segundo o que li, os volantes dos M40, tem o offset diferente, logo, não compativeis.
http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... post412266

http://forums.eurocca.net/showthread.ph ... wheel-swap
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

samuel_20_
Membro Senior

David Escreveu:têm ideia se o simples desactivar do compressor do AC, na correia de acessorios, pode soltar um pouco o motor? já estive para o fazer, sempre era menos uma polie a esforçar. é que com ele mesmo desligado tem sempre alguma prisão. Pergunto porque para os km que faço nao utilizo o AC. (alterar volantes motor já não é para mim :D )
pelo menos no inverno já que não se quer frio dentro do carro no inverno...

uma coisa que vos quero perguntar, os vossos carros tem saufagem de parque?? ou só tem ar quente quando a agua aquece?

David
Membro Senior
Registado: 10 mar 2005, 17:52
O meu Carro:: 318is coupe

Mensagem por David »

já tive o azar de partir a correia do AC e notei logo o carro mais solto...o problema é que essa correia nao era so do AC como tal o efeito pareceu maior do que desactivando apenas o AC.

o meu nao tem saufagem de parque, acho que poucos sao os e36 com isso..já na mercedes eram muitos os que tinham isso já nos anos 90
Imagem
_________BMW 318is Coupe M42_________
diario de bordo viewtopic.php?f=59&t=54808

samuel_20_
Membro Senior

não é k o carro demore muito para aquecer mas dava jeito nas manhas dos dias muito frios...

okyua
Membro Iniciado
Registado: 07 set 2010, 20:52
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 1993/05

Mensagem por okyua »

Boas, mais um 318is E36 coupe 93

:o

warlock
Membro Iniciado
Registado: 12 jul 2007, 11:59
O meu Carro:: BMW 318is E36 coupe - 1996

Mensagem por warlock »

Estou a pensar em mudar mudar o conjunto mola/suspensão e gostava de saber o que vocês têm posto nos vossos 318is e se estão satisfeitos com o que têm.
Obrigado.

Responder

Voltar para “Modelo E36”