Tenho andado a pesquisar bastante relativamente ao assunto "borboletas" por causa do E46 de 1999 cá de casa, porque não quero correr riscos com um tema mais do que debatido, e deparei-me com esta (des?)informação na wikipédia:
"M47D20
The original M47 diesel engine featured non-common-rail direct fuel injection and a 1951 cc block. First seen in 1998, the M47D20 produced 100 kW (136 hp) and 280 N·m (207 lb·ft) in its original 320d/520d guise, and 85 kW (114 hp) with 265 N·m (195 lb·ft) in the 318d variant. All M47 engines have one Swirl and one Tangential intake port per cylinder, which can each improve performance under different conditions. These features are not to be confused with swirl flaps, which were introduced in the M47TUD20.
Applications:
85 kW (114 hp) and 265 N·m (195 lb·ft)
2001-2003 E46 318d
100 kW (136 hp) and 280 N·m (207 lb·ft)
1999-2001 E46 320d
2000-2003 E39 520d"
fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/BMW_M47
Segundo entendo, este site está a dizer que estes modelos específicos com o motor M47D20 não têm as ditas borboletas mas sim um sistema diferente...? Está correta esta informação, e posso andar descansado e aproveitar o carro sem estar sempre de coração nas mãos a pensar se terá ou não?
Espero que me consigam esclarecer!
Cumprimentos!
