PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Série 3 modelo E46

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rm01
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PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por rm01 »

Boas pessoal,

Tudo bem? Aquilo que vou descrever não sei se já se passou com alguém, mas aqui vai:
Trata-se de um BMW E46 316ci com 91.000km's (+-), desde há algum tempo que tem custado a pegar de manhã a frio.

1º Pegar a frio: Sempre que se liga o carro tem que se acelerar pois caso contrário vai abaixo, e quando se acelera para ele não ir abaixo, ele faz um som tipo "PÓC" na zona do motor, como se algo tivesse desimpedido a passagem do ar..

entretanto de há uns dias para cá ele tem tido um conjunto de problemas que podem ou não estar relacionados.

2º Até às 3000rpm tem um trabalhar muito irregular e não desenvolve, parece que resiste à "potência" (parece que quer ir buscar ar a algum sitio mas não consegue até atingir as 3000rpm, aí sente-se que ele desenvolve...)

3º A luz do ASC ou DSC acende passado um bocado do carro rolar, e não apaga. (geralmente acende quando supostamente ele seria activado (mudança de caixa mais acentuada, curva,arranque em paralelo...)

Levei a uma oficina de qualidade, onde foram feitos testes de compressão, trocadas as velas, testados os injectores e trocado o sensor da cambota... no entanto e após testado, nada mudou!! continua exactamente igual..

Alguma sugestão? ou alguém que tenha tido um problema parecido?

Obrigado pela ajuda!
Abraços

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navigator
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por navigator »

Experimenta desligar o medidor de massa de ar. Vê se melhora a andar.

Se fizeres leitura de erros, dá alguma coisa relacionada com a borboleta de acelerador?
Imagem

germanii
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por germanii »

Tens este sistema,?
Em prencipio è o tubo N.2 que està com fuga ou seco.Mete os dedos e aperta se fica colado è porque està morto.

http://static.bmwfans.info/images/epc/ODQwMjRfcA==.png
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
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rm01
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por rm01 »

vou tentar verificar estas situações.
Só uma pergunta Germani, o sistema que mostras na imagem é o do ASC? ou está relacionado com o problema de potência? em que sitio fica este tubo?

Obrigado pela ajuda!

germanii
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por germanii »

rm01 Escreveu:vou tentar verificar estas situações.
Só uma pergunta Germani, o sistema que mostras na imagem é o do ASC? ou está relacionado com o problema de potência? em que sitio fica este tubo?

Obrigado pela ajuda!
Tens que tirar a tampa e a Meu ver vais ver esses tubos.
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rm01
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por rm01 »

Entretanto fui testar o que o Navigator sugeriu... pelo que senti o carro engasga-se na mesma com ou sem o sensor de massa de ar ligado. A única coisa estranha foi quando voltei a ligar o sensor de massa de ar o carro durante umas ruas pareceu normal, entretanto, coincidência ou não, quando a luz do ASC ligou ele voltou a estar todo irregular e sem força... fizeram testes na oficina e a única anomalia que deu foi sensor da cambota (trocaram) mas nada adiantou... estou a ficar desesperado com este problema! mais alguma coisa que possa ser?

Obrigado!

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jmcdpereira
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por jmcdpereira »

Eu tive um problema semelhante num 318is e foi a maf. Foi limpa e nunca mais deu problemas.
Custava a pegar e o relanti estava muito instável, até ia abaixo. Mas qd acelerava puxava bem.
Imagem
Imagem :(

Bruno_CR
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por Bruno_CR »

Bem, pelo que li por este topico, tenho a dizer que meu tem os mesmos sintomas, mas com algumas diferenças... Quando dou 1º toque acelarador, as rpm fazem quebra, em vez de subir, e ao acelarar ate 2mil rpm vai numa de "vai e não vai", tipo á patada!!! :lol1 das 2mil rpm pra cima, puxa muito bem e sem falhas!!!

Fui fazer o que geralmente toda gente faz, ir a um bom mecanico e submeter o carro á maquina para testes, para meu garantir que não fosse das velas cançadas, mandei logo meter conjunto novo antes de testar o resto, resumindo, nada acusou maquina, e manteve-se a fazer as mesmas coisas durante mais uma semana e meia....

Como ando a marrar no que possa ser, lá decidi ir novamente ao gaijo, para lhe dizer que nada do que foi feito lhe valeu de alguma coisa ao carro, se nao haveria maneira de testar o carro de outras maneiras, tipo nao acho nada normal...

Falou-me em fazer o teste aos injectores, e calibração caso necessario.. Mas pos já a grande probabilidade de nao ser, estando a falar de um carro com apenas 120mil km e que sempre andou com gasolina 98..

Aposta no medidor de massa de ar, mas sendo bastante arriscado de afirmar, pois é uma peça cara (falou-me 200 e tal €€€ da bosch), ou seja vim na mesma com as duvidas e com mesmo problema, nem sei o que fazer... Ideal seria arranjar um medidor massa ar de um carro do mesmo segmento e sem quaisquer sintomas do genero :|

Este caso deste nosso companheiro como ficou!?? Não houve mais noticias!?

cump. e obrigado

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jmcdpereira
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por jmcdpereira »

Pede para limpar. Se melhorar é porque é disso.
Pode ficar bom ou pelo menos melhor.
Imagem
Imagem :(

rm01
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por rm01 »

No meu caso depois de trocar o medidor de massa de ar ficou bem. Tb troquei velas. Desde então não tem falhado, mas tem pouca força por ser o motor que é.. Cump

Bruno_CR
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por Bruno_CR »

rm01 Escreveu:No meu caso depois de trocar o medidor de massa de ar ficou bem. Tb troquei velas. Desde então não tem falhado, mas tem pouca força por ser o motor que é.. Cump

Bem, falemos entao de numeros.. Quanto pagas-tes pelo medidor massa de ar com a devida programação do mesmo!?? Marca!??!

Bem, quanto as velas, tambem troquei logo na 1a vez que lá tive que ir, por ter sido minha maior suspeita...

HUmmm.. pois tens razão, não é dos carros mais rapidos, mas tambem isto é para andar com familia, para andar de pressa no meio dos grande eu tenho outro tipo de "animal" na garagem só de 2 pátas :lol1 :lol1 :lol1

abraço e obrigado pela tua ajuda

BRM
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por BRM »

Limpa a válvula que regula o relanti, e verifica se tens fuga no sistema de admissão.
É uma causa bastante provável.

Bruno_CR
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por Bruno_CR »

BRM Escreveu:Limpa a válvula que regula o relanti, e verifica se tens fuga no sistema de admissão.
É uma causa bastante provável.
Vou ter que adquirir mais informações sobre esse tipo de trabalhos em casa, se nao estou desgraçado, sempre a correr para os mecanicos... Ou entao pagar o lanche alguem daqui especialista para me explicar melhor isso :lol1

obrigado pela ajuda....

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navigator
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por navigator »

Que motor tem o teu carro? É o 325ci de que te queixas?

Temos medidores de massa de ar igual, o meu já está KO, não tenho um para testares.
Mas esse sintoma parece algo electrónico, como gerador de sinais. Com mais rotação o sinal já acerta e o motor funciona bem.
Pede para inspeccionar, limpar e testar os sensores de rotação da cambota e árvores de cames. São +/- baratos, podes logo comprar novos e tiras as dúvidas se será daí.

Por outro lado, uma coisa que falha e que interfere (mas muito pouco) no trabalhar do motor em baixa RPM é a válvula DISA. Desmontas isso e vês se a borboleta está bem ou se já está solta. Depois ao montar, arranja maneira de meter O-ring vedante ou fita para garantir que por aí não entra ar.

Podes procurar no youtube por videos que mostram como verificar essas coisas. Procura para motor M54.
Imagem

Bruno_CR
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Re: PROBLEMA E46 - motor com trabalhar muito irregular 316ci

Mensagem por Bruno_CR »

Boas amigo, por cá vou deixar um resumo bem rapidinho de que as vezes, mais vale ir as origens (oficina BMW) para se saber ao certo o que tem o nosso carro em vez de andar arriscar "deve ser isto, deve ser aquilo.." ....

Aqui por este topico, ja deixei os sintomas que carro me estava a dar, engasgava-se, e ultimamente ate ja trabalhava mais parecia um mustang todo inserto... Não vou mencionar nomes de oficinas, mas o que é certo é que as duas a que fui, e que muita gente por cá pelo forum e nao só teem alguma consideração... Mas lá fui enrrabado!!!

Dado estes sintomas, fui á primeira casa, e "deve ser das velas, admição a limpar"... OK tudo bem, se acha que é força.... velas novas etc... 100€ desta para melhor, resultado, igual... Vá uns dias assim que isso melhora diz o homem da oficina para mim, e eu a pensar ja fui fudido aqui... Mas tudo bem, como comprei carro no inicio do ano, nao sabendo como estavam as velas, foi bom ter metido.

Como andava ficar maluco com tal problema, fui a uma casa Bosch, em que chego la e digo os sintomas do meu carro e sem que tive-se dito a marca e modelo do carro, o chefe da oficina, pergunta-me assim " Qual é BMW?! " , perante tal pergunta eu fiquei altamente convencido que a solução ia estar ali ... DIz o homem que é uma bobine de ignição, oh pah se é bota amigo, quero é o carro impecavel como era antes... Nisto lembrei-me de uma pergunta que me veio a cabeça... "Amigo nao será melhor meter o carro á maquina a ver se acusa alguma coisa assim por de mais!?" ...Diz o homem da oficina "Eh pah nao vai ser necessario, vai ser daqui o problema, e tambem nao tenho a maquina aqui, esta na bmw por causa de um carro..." Bem eu ja começei por mim mesmo a ferver quando desmontaram as tampas do motor de cima, e iam experimentar qual das bonines seria, uma por uma..... E diz o homenzinho, deve ser a do 1º cilindro que a vela esta com um tom diferente... Substitui bobine, e carro ficou igual, diz-me ele anda uns dias para isso ir ao sitio.... E eu ja cançado de uma tarde ali para nada, disse-lhe, mas se o carro esta igual logico que nao vai ser isto.... andei uns dias e como estava igual, eu fui la pois queria meter a bobine que la estava (tudo de origem), e quero devolver a bobine que me foi colocada pois nao é esse o problema do carro!!!! Não aceitaram bobine, foi uma barulheira do caneco e so para resumir que fiquei com uma bobine nova da Boch, conclusão aqui 70€ bobine e mao de obra... Mais outra f*d* que levei.... JA vao 170€ tirando tempo perdido, gasolina de andar para tras e para a frente, se for valorizar tudo falemos em uns 200€!!!

Não descançei como é natural, e liguei para quem me vendeu e me esta dar garantia, explicar o que se anda a passar e que tem que se fazer algo... (não falei antes por o stand ser de aveiro), diz-me a pessoa do stand que me vendeu o carro, passa na bmw dai a ver o que eles te dizem, eu como ate conheço gente la Hendo BMW, fui lá um sabado desesperado e falei do que se tratava e engenheiro Sergio, não teve com meias medidas e meteu o carro á maquina, e detectou que sensores arvore cames e o da arvore cames de admição estavam com problemas... Agradeci e expliquei-lhe que nao podia agir com nada sem que a pessoa que me ia dar garantia aceita-se... Não me cobraram nada, foram super prestaveis.... directos ao assunto e sem rodeios, mas disseram-me que foi apenas o que o computador dectetou, melhor seria testar sensores e ver se problema vem todo dali!!! Falei com pessoa que me vendeu o carro, e optou por nao andar inventar ou mexer nao que nao é... Disse para meter bmw para eles analizarem o problema ao promenor e ver de que realmente se trata...

Posto isso, o que o carro tem são os sensores arvore cames e admição estragados, e numa analize mais prefunda, tenho o motor descomandado, tensor de corrente e corrente que tem que levar novos (passou 1 ou mais dentes á frente)...

Resumindo, andei para ai a gastar tempo e dinheiro para nada (200€ +-), e concerto vai ficar por 545€ kit tensor corrente e corrente novos, e 2sensores... Tudo material original...

Andei cerca de 2meses a tentar descobrir o raio do problema, para agora em 2dias terem-me descoberto tudo... Vamos a ver como fica o carro vindo da Hendo (esta ao comando do SR. Joao Pinto, chefe de oficina)....

È de dizer que o carro podia ter sido tirado de la, assim que soube qual era problema, nao tirei porque nao confio nos mecanicos de que toda gente fala bem....

Fica aqui meu testemunho de que as vezes, barato sai caro, e mais vale ir logo a quem sabe mexer nas coisas...

abraços

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