Página 1 de 1
Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 26 jun 2019, 23:32
por bruno.pereira1
Olá Malta, nestes últimos dias o comportamento da caixa automática do meu bmw e46 150cv tem estado estranho.
Apenas me acontece quando ligo o carro a primeira vez do dia.
O carro soluça, a rotação do carro fica irregular, sobe e desce, isto tudo em andamento. A caixa fica a falhar. Apenas acontece quando o carro está frio. Quando aquece fica normal.
Alguém com o mesmo problema?
Nunca me aconteceu isto antes.
Mudei óleo da caixa há coisa de 4 meses e o conversor de binário há 1 mês atras.
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 26 jun 2019, 23:45
por germanii
Boas , nao Sou especialista ,mas Tenho um Amigo Meu que teve problemas com a sua caixa e o que Ele fez foi mudar de Oleo outra ves e filtro salvo erro e ficou pourreiro

So uma pergunta fostes Tu que mudaste o Oleo ??
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 08:05
por bruno.pereira1
Quem me mudou o óleo da caixa e o trabalho de mudar o conversor de binário não é especialista em caixas automáticas

Foi a primeira vez que o fez.
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 15:25
por germanii
Boas as caixas Auto sao Especiais ,basta que falte um pouco de oléo e os problemas acontecem .
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 21:53
por bruno.pereira1
obrigado. Vou mudar o óleo para ver se faz alguma diferença...
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 22:03
por germanii
Boas , Estou de acordo mas fazer num Profissional ,Ele pode ver se o nivel està bom ,antes de mudar pois fica caro

Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 22:03
por marco pires
trabalhar com caixas auto não é uma coisa para curiosos, por isso algo ficou mal feito a nivel do conversor de torque.
é um trabalho muito especifico e só deve ser feito por pessoas entendidas na matéria.
mudar o oleo tambem não é a mesma coisa que mudar o oleo do motor, fica sempre uma quantidade substancial dentro da caixa e por isso para sair tudo tem que ser aspirado com uma máquina própria.
o oleo tem que ser especifico para caixas auto de preferencia mesmo da ZF ou GM para o caso porque estou em crer que os E46 tinham caixa GM.
já agora o que levou a mudar o conversor de torque?
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 27 jun 2019, 22:27
por germanii
Tambem penso que os E46 è Caixa GM

Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 29 jun 2019, 15:51
por bruno.pereira1
Ola Marco, mudei o conversor porque o carro fazia umas vibrações estranhas... É difícil de explicar, mas basicamente só fazia isso em velocidades baixas ( aquela típica condução pastelão). Já há aí um tópico sobre isso “ vibração estranha na caixa”. O que é certo é que já não faz mais isso. Mas agora apareceu me este problema.... a caixa falha quando ligo o carro a primeira vez do dia.... quando aquece fica normal! Abraço
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 29 jun 2019, 18:07
por germanii
Confirmo os Diesel sao Caixas GM e certos motores a Gasolina sao ZF nos E46

Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 29 jun 2019, 18:10
por marco pires
começava por ver o nivel do óleo.
não há vareta para ver isso, o carro tem que ser levantado e na rosca por onde se mete tem que sair um pequeno fio de óleo, se sair está ao nivel, se não sair óleo nenhum está em falta.
o óleo como disse tem que ser especifico para as caixas auto, a bmw não faz óleo como é obvio, mas aconselhava ir à marca comprares o correcto para o teu carro, nem todos os ATF servem.
se essa situação aconteceu após mudares o conversor, ou o óleo metido não foi o correcto, ou tem o nivel baixo ou o conversor foi mal montado.
o conversor foi novo ou recondicionado?
também seria óptimo ligar o carro á maquina e ver quais são os códigos de erro na caixa.
eu sinceramente não punha mais o carro nas mãos de uma pessoa que não tem formação para mexer em caixas auto, mesmo agora com essa situação optava por ir a um especialista porque aquilo que te digo é que se algo fico mal feito e começa a estragar o resto dos componentes da caixa é uma boa despesa.
uma caixa recondicionada apenas na parte mecânica incluindo o conversor custa cerca de 2500 euros, depois existe a mecatrónica que pode tambem já não estar boa e nisso são cerca de 1600 euros.
não sei de onde és mas conheço uma oficina 100% profissional na zona de Lisboa, aliás eles não fazem mais nada que seja mexer em caixas automáticas.
antes de mexerem, na hora fazem-te um diagnóstico com o ISTA e o próprio mecânico só de meter as mudanças sabe-te dizer o que se passa.
Re: Bmw E46 problema caixa automática
Enviado: 29 jun 2019, 22:59
por germanii
marco pires Escreveu: ↑29 jun 2019, 18:10
começava por ver o nivel do óleo.
não há vareta para ver isso, o carro tem que ser levantado e na rosca por onde se mete tem que sair um pequeno fio de óleo, se sair está ao nivel, se não sair óleo nenhum está em falta.
o óleo como disse tem que ser especifico para as caixas auto, a bmw não faz óleo como é obvio, mas aconselhava ir à marca comprares o correcto para o teu carro, nem todos os ATF servem.
se essa situação aconteceu após mudares o conversor, ou o óleo metido não foi o correcto, ou tem o nivel baixo ou o conversor foi mal montado.
o conversor foi novo ou recondicionado?
também seria óptimo ligar o carro á maquina e ver quais são os códigos de erro na caixa.
eu sinceramente não punha mais o carro nas mãos de uma pessoa que não tem formação para mexer em caixas auto, mesmo agora com essa situação optava por ir a um especialista porque aquilo que te digo é que se algo fico mal feito e começa a estragar o resto dos componentes da caixa é uma boa despesa.
uma caixa recondicionada apenas na parte mecânica incluindo o conversor custa cerca de 2500 euros, depois existe a mecatrónica que pode tambem já não estar boa e nisso são cerca de 1600 euros.
não sei de onde és mas conheço uma oficina 100% profissional na zona de Lisboa, aliás eles não fazem mais nada que seja mexer em caixas automáticas.
antes de mexerem, na hora fazem-te um diagnóstico com o ISTA e o próprio mecânico só de meter as mudanças sabe-te dizer o que se passa.
A fica caro fica tenho experiencia no Meu Ex X5 E53 ,paguei 3000€ num Profissional (caixa refeita) ao fim de 2 anos e como por azar avariou outra vez no novo Dono mais 2000€ que Ele pagou com Garantia de 2 anos ,vamos là ver se desta è Bom .