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Ajuda a iniciado

Enviado: 17 jul 2019, 21:40
por luisalvesxiii
Olá boa noite a todos.
Sou novo por aqui, chamam-me Luís Alves.

Estou à procura de um e46 versão carro, em razoável estado.
Encontrei um dentro daquilo que quero pagar. Com algumas coisinhas a fazer.
Porém estou confuso e indeciso.

Entre caixa manual e auto.

Alguém tem alguma coisa para dizer e me ajudar nisto?
Vi 2 carros. 1 manual, outro auto.
Aparentemente o auto parece que anda muito mais.
Em relação a estas caixas, aumenta muito os consumos em relação à manual?
E nas manutenções? E fiabilidade da caixa?

Agradecia a vossa colaboração e compreensão, e agradeço desde já a ajuda.

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 17 jul 2019, 22:07
por marco pires
não aconselho caixa auto, a despesa de uma reparação de uma caixa auto é avultada e pode ultrapassar o valor comercial do carro.
carros com muitos kms com tudo de origem a respeito da caixa é quase fatal que vai precisar de ser recondicionada, por isso o valor de uma reparação dessas não compensa porque vai para perto dos 4500 euros.
uma caixa auto pode durar uns 300 mil kms sem necessitar de qualquer reparação desde que sempre bem assistida, nomeadamente a mudança do óleo e filtro a cada 70/80 mil kms, não há óleo vitalício ao contrário do que diz a bmw e isso leva a que muita gente não mude o óleo o que faz com que tenham problemas nas caixas auto precocemente, a mudança de óleo e filtro fica em cerca de 350 euros.
por isso só podia recomendar uma caixa auto nas seguintes circunstâncias:

1º- o carro não estar carregado de kms (nunca mais de 200 mil kms REAIS)
2º- ter tido uma manutenção adequada desde sempre.
3º- se o carro tiver muitos kms 300/400 mil kms ou mais, ter efectuado uma reparação completa incluindo mecatrónica, caso contrário vai dar buraco.

os consumos são um pouco mais elevados nas caixas auto sem ser uma diferença assim tão grande, nas performances são equiparados.

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 17 jul 2019, 22:18
por luisalvesxiii
marco pires Escreveu:
17 jul 2019, 22:07
não aconselho caixa auto, a despesa de uma reparação de uma caixa auto é avultada e pode ultrapassar o valor comercial do carro.
carros com muitos kms com tudo de origem a respeito da caixa é quase fatal que vai precisar de ser recondicionada, por isso o valor de uma reparação dessas não compensa porque vai para perto dos 4500 euros.
uma caixa auto pode durar uns 300 mil kms sem necessitar de qualquer reparação desde que sempre bem assistida, nomeadamente a mudança do óleo e filtro a cada 70/80 mil kms, não há óleo vitalício ao contrário do que diz a bmw e isso leva a que muita gente não mude o óleo o que faz com que tenham problemas nas caixas auto precocemente, a mudança de óleo e filtro fica em cerca de 350 euros.
por isso só podia recomendar uma caixa auto nas seguintes circunstâncias:

1º- o carro não estar carregado de kms (nunca mais de 200 mil kms REAIS)
2º- ter tido uma manutenção adequada desde sempre.
3º- se o carro tiver muitos kms 300/400 mil kms ou mais, ter efectuado uma reparação completa incluindo mecatrónica, caso contrário vai dar buraco.

os consumos são um pouco mais elevados nas caixas auto sem ser uma diferença assim tão grande, nas performances são equiparados.
Eu andei na viatura em questão, e o dono do mesmo diz nunca ter sido mexido em kms. Tem quase 400k e diz ter levado uma bomba injectora nova, e original. Em termos de potência, parecia-me ter bem mais que os 136cv originais. Era um modelo de 2001.
Fiquei na dúvida por não ter noção desses valores de manutenções.
Não há um histórico de manutenção e não sabem dizer mais do que está lá para ver.
Também tinha o aviso no cb a anotar que deveria ter feito revisão à 80k. Fiquei na dúvida para quem só tem o carro à 1ano o vender. Tem outro com caixa manual e diz que este bebe mais, muito mais.

Obrigado pela dica. Vou procurar manual.

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 18 jul 2019, 18:29
por germanii
Boas , os E46 Diesel em caixa Auto nao sao muito fiaveis ,(a nao ser ter tudo feito em Tempo e Horas) :idea:

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 18 jul 2019, 21:33
por marco pires
de 2001 pode ser o de 136cv ou o de 150cv.
o de 150cv é common rail e por isso não tem bomba injectora, mas dá para ver pela frente do carro qual é a versão, o faróis são diferentes:

136cv
Imagem

150cv
Imagem

sem histórico de manutenção e com tantos kms eu não arriscava, ainda mais por ser automático e com esses kms se a caixa ainda está toda de origem já passou a vida útil, mesmo com uma boa manutenção, pelo que a qualquer momento pode dar problemas.

o aviso de manutenção não quer dizer que não tenha sido feita, ás vezes quando fazem a mudança do óleo e filtros no zé da esquina não fazem o reset e por isso o computador continua a dar o aviso, de qualquer maneira com caixa auto, com esses kms e sem histórico de manutenção é estares à procura de problemas, nem por nada arriscava.

manual, com um bom histórico de manutenção e bem cuidado é a minha sugestão, atenção á bomba injectora que é a Bosch VP44, tem tendência a ser um pouco problemática e o turbo tambem atenção se não assobia, de resto é um bom motor.
se possível opta por um de 150cv, é mais fiável em termos gerais e com um andamento muito superior.

os E46 tem um problema crónico no sub chassis traseiro que tem tenderia a apodrecer, verifica isso:

Imagem

pesquisa no google por: bmw E46 subframe crack

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 18 jul 2019, 23:04
por germanii
Se tem 400000kms com caixa Auto Eu nao Compraria ,sobretudo uma GM ,as ZF parecem ser Boas :icon_maluco:

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 01 ago 2019, 20:26
por luisalvesxiii
Obrigado a todos pelas dicas.

Re: Ajuda a iniciado

Enviado: 01 ago 2019, 22:30
por germanii
Sempre as Ordens :icon_cheers: