Página 1 de 6
E46 Test Mode
Enviado: 19 jan 2006, 11:52
por Yasser
Los vehículos de la serie 3 E46 y Z3 tienen unas funciones de autotest en el cuadro de instrumentos o 'cluster'.
Existen, digamos, dos niveles de test. El primero es accesible en todo momento, ofreciendo información básica del coche, como el número de bastidor, fecha de fabricación, etc. y el test propiamente dicho de todos los indicadores y relojes del cuadro de instrumentos.
Para acceder a las funciones de test seguiremos el siguiente procedimiento:
Con el contacto en Off, pulsaremos el botón de reset del cuentakilómetros parcial y, sin soltarlo, llevaremos la llave de contacto a la posición 1.
Soltamos el botón de reset y el display mostrará el texto 'test 1.0', si pulsamos repetidamente el botón de reset pasaremos a 'test 2.0', 'test 3.0' y así sucesivamente hasta 'test 21.0'. Si esperamos demasiado tiempo en uno de ellos, llegaremos a un 'sub-menú', mostrando entonces los test 1.1, 1.2, 1.3, etc. Para entendernos, llamaremos 'menú' a los que van desde 1 a 21 y 'submenú' a las distintas opciones dentro de los anteriores.
Como ya he comentado, cuando se espera en torno a un segundo sin pulsar el botón de reset, nos posicionamos dentro de un submenú y rotaremos desde el 1.0 hasta el 1.7 sin poder salir. Si queremos llegar a otro menú, pulsaremos el botón de reset durante un tiempo de un segundo aproximadamente y a continuación, mediante pulsaciones cortas llegaremos al menú deseado.
Bien, entremos en materia. Como ya he comentado, hay un nivel de test que es accesible en todo momento. Se corresponde con los menús 1 y 2.
El resto (del 3 al 21) han de ser habilitados previamente a través del menú 19.
Para habilitar los menús, accederemos hasta el menú 19 por el procedimiento descrito anteriormente (pulsar reset hasta que el display muestre 'test 19.'. Esperamos un momento y el display comenzará a alternar el texto 'L-on' (Lock-on) y 'L-off' (Lock-off). Cuando muestre L-off, pulsaremos el botón de reset y lo mantendremos pulsado durante un segundo.
Podremos entonces pulsar de nuevo repetidamente el botón de reset hasta llegar al menú deseado. Merece destacar, que en este modo, podremos poner en marcha el vehículo sin perder la función de test.
La información de los diferentes menús puede variar en función de la version de software de los cluster existentes. Eso deberéis descubrirlo vosotros y, si podeis, llegar a alguna conclusión acerca del valor que se muestra en cada uno de ellos.
MENU Valor mostrado DESCRIPCION
tESt 1.0 55765 Número de chasis del coche
tESt 1.1 4663 K-Value ¿?
tESt 1.2 414061 5 Número de pieza del cluster
tESt 1.3 029000 Coding/Diagnosis/Bus Index
tESt 1.4 2197 Fecha de fabricación (semana/año)
tESt 1.5 01_700 Hardware/Software version (Hw:01, Sw:7.00)
tESt 1.6 FFF_04 2 Injection Status, number of cylinders, engine factor
tESt 1.7 02_00 CAN index
tESt 2.0 ---- Cluster test. Es una feria. Todas las agujas van al máximo y se encienden todos los indicadores luminosos.
tESt 3.0 1500 Consumo de combustible en litros, desde el último reset de servicio
tESt 3.1 377 ?¿
tESt 4.0 567 Consumo instantáneo (5.67 litros /100km)
tESt 4.1 0073 Consumo instantáneo (7.3 litros /hora)
tESt 5.0 061 ?¿
tESt 5.1 831 ¿?
tESt 6.0 250250 Entrada de los sensores de nivel de combustible (derecho 25.0 litros, Izquierdo 25.0 litros)
tESt 6.1 500 Nivel total del depósito promediado (en litros)
tESt 6.2 499 1 Valor indicado y estado:
1= ambos sensores OK
2 = fallo de un sensor
3 = entrada no legible
tESt 7.0 024 Temperatura del líquido refrigerante (24ºC)
tESt 7.1 305 ¿Temperatura del aire aspirado? (30.5ºC)
tESt 7.2 5200 Revoluciones por minuto del motor (5200 rpm)
tESt 7.3 064 Velocidad (64 km/h)
tESt 8.0 1C8 Tensión del sistema (en hexadecimal)
tESt 8.1 000365 Tank sender (en hexadecimal)
tESt 8.2 3FD000 Sensor de luz/ BVA (en hexadecimal)
tESt 8.3 1D4000 Temperatura del líquido refrigerante (en hexadecimal)
tESt 9.0 137 Tensión de la batería (13.7 Voltios)
tESt 9.1 282035 ¿?
tESt 9.2 044_34 ¿?
tESt 9.3 0110 8 ¿?
tESt 10.0 Codificación USA ¿?
tESt 11.0 FFFF06 Código del cluster
tESt 12.0 No usado
tESt 13.0 9on9 Test Gong ¿?
tESt 14.0 000000 Memoria de errores (hexadecimal)
tESt 15.0 xxxxxx No usado
tESt 16.0 1234567 I/E Memory location with lower stored mileage
I = Interna
E = External
tESt 16.1 COPy Copy from higher to lower memory location
tESt 17.0 152104 Hora del día
tESt 18.0 No usado
tESt 19.0 L_on Bloqueo / Desbloqueo
tESt 20.0 1000 Average fuel consumption correction factor
tESt 20.1 xxx9 Sets ones position
tESt 20.2 xx5x Sets tenths position
tESt 20.3 x12xx Sets hundredths position
tESt 20.3 rESEt Reset software ¡¡
He preferido no traducir la descripción en aquellos casos en los que no se que función aportan

Enviado: 21 mar 2006, 14:53
por ironman1
E os Kms reais tem algum teste? Já vi noutro tópico mas só dá o nº. do chassis, obrigado, um abraço.

Enviado: 04 abr 2006, 00:31
por SergioIldefonso
Eu ja experimentei algo parecido no meu E36 e fez alguns testes...
Nao sei o que é que querem dizer aqueles numeros todos... mas o teste das agulhas tambem fez...
Como fiz:
1) Sem a chave metida carreguei no botao do reset do conta quilometros
2) Inseri a chave e rodei-a um bocadinho de nada até aparecer escrito TEST
3) Comecaram a aparecer vários números ... mas sinceramente nao sei o seu significado (se alguem souber agradeço o esclarecimento)
4) Começam as agulhas do painel a rodar e acendem-se todas as luzes do painel.
5) Quando as agulhas voltam ao normal, as luzes apagam-se.
Enviado: 20 out 2006, 13:49
por jsantos2004
Isto dá pra todos os E46???
E k eu tentei e nada...

Enviado: 20 out 2006, 14:33
por Yasser
jsantos2004 Escreveu:Isto dá pra todos os E46???
E k eu tentei e nada...

Tem que dar
Consegues pelo menos aceder ao menu secreto?
AB!
Enviado: 21 out 2006, 10:29
por jsantos2004
Yasser E46 Escreveu:jsantos2004 Escreveu:Isto dá pra todos os E46???
E k eu tentei e nada...

Tem que dar
Consegues pelo menos aceder ao menu secreto?
AB!
Nem sequer isso..
Eu estou a precionar o botao e ligo a chave apenas ate ao 1o clik e nada, aparece o normal...(data da 1a revisao e passados algs seg os km e as horas...)
o k estarei a fazer mal??
Enviado: 21 out 2006, 11:52
por Yasser
Ve se tás a pressionar o botao correcto, e aquilo tens que pressionar com um pouco de força, até fazer click!!
AB!
Enviado: 21 out 2006, 12:10
por jsantos2004
estou a precionar o unico botao k existe no painel do conta km!!!(o k acerta as horas rodando pros lados). e com bastant força mas vou tentar novament..
obrigadinho...
Enviado: 21 out 2006, 12:12
por Yasser
Epaaaaaaa
Tão esse deve ser um E46 diferente!
Eles teem 2 botoes
AB!
Enviado: 21 out 2006, 12:26
por Pedro///Menezes
jsantos2004 Escreveu:e com bastant força mas vou tentar novament..
Vê lá não partas isso

Enviado: 30 out 2006, 19:36
por casco
o e46 tem dois botões

Enviado: 13 nov 2006, 05:25
por hezev
A opção de teste do computador de bordo e dos manometros do carro não dão kualker informação de kilometros reais... akilo ke muita gente diz ser os kilometros é o numero de série do processador de dados ke está associado ao modelo e motorização da viatura... E sim, o processo é exactamente igual tanto do e30 como do e36 e como do e46 como dos demais modelos existentes...
E30? pois, isto so no caso do teste ao computador de bordo, identico ao e34 e ao e36, ke se ativa carregando nos botoes 1000 e 10 ao mesmo tempo, no kual aparece no ecran "test", depois selecionase 21 com os botões 10 e 1 e prima-se a tecla set. ai devemos meter a data do dia somada ao numero do mês(exemplo: 17 de março = 17/3 = 20)
a partir dai podemos começar a usar os testes do computador de bordo...
DO contakilometros, ficar a premir o botao do reset dos kilometros parcias e rodar a chave para a posição 1, e largar o botão...
no caso dos modelos de starter de botão, premir o reset, e clicar uma vez no botão do starter, isto sem ter o pe no pedal de embraiagem...
Mais tarde coloco toda a informação sobre os testes e como aceder, significados, etc...
Enviado: 22 nov 2006, 16:16
por El_Capitan
Boas;
Não ha nada parecido para o E39 ou E60?
Ja andei a brincar com os testes, mas a unica coisa que consigo ver é o numero de motor, e fazer teste aos ponteiros do cockpit...errrrr...
Cumps,
Enviado: 18 dez 2006, 04:00
por gilpedroso
...
Mais tarde coloco toda a informação sobre os testes e como aceder, significados, etc...
dava bastante jeito
se for possivel agradeço
o que tenho é isto:
Test:
1.0 Chassis number
1.1 Kilometer count
1.2 Parts number
1.3 Coding-, Diagnostic- and Bus-index
1.4 Production Date (Calender week/year)
1.5 Hard- and Software status
1.6 Injectorstatus, Cylinder count, Engine factor.
2.0 Combisystem Test
3.0 Service intervall counter
4.0 Actual fuel consumption in l/100km. eg.0154 = 15,4 liters/100kms.
4.1 Consumption in liters/100kms.
5.0 Distance consumption in l/100kms.
5.1 Actual rest distance with available fuel in Kms.
6.0 Actual amount of fuel in tank. eg. 123321 =12,3liters left 32,1 liters right
6.1 Total amount of fuel in tank.
6.2 Show value of Fuel guage. 1= both senders OK, 2= sender failure, 3=ti signal unplausible (no reading)
7.0 Actual coolant temp.
7.1 Actual outside temp.
7.2 Actual engine revs.
7.3 Actual speed
8.0 Hexadecimal readings of menu 7.0 to 7.3
9.0 Actual on board voltage (Battery)
10.0 Land codes
11.0 Unit codes
12.0 No funktion
13.0 Gong test
14.0 - 14.4 On board diagnostic codes. eg 000000 = no failures
15.0 - 18.0 No funktion
19.0 On/Off for Test menu.
20.0 Correction factor for Fuel consumption
Formula for correction:
Shown consumption x 1000 / user defined consumption
Push the trip reset button to begin the correction. Numbers count up from 0-9, when correct number shows push trip reset button.
20.1 Sets 10ths. for consumption factor
20.2 Sets 100ths. and 1000ths. for consumption factor
20.3 Saves the new consumption factor and shows new value
21.0 Software reset. (Same as disconnecting battery)
Enviado: 26 fev 2007, 19:25
por Bimmer Lover
El_Capitan Escreveu:Boas;
Não ha nada parecido para o E39 ou E60?
Ja andei a brincar com os testes, mas a unica coisa que consigo ver é o numero de motor, e fazer teste aos ponteiros do cockpit...errrrr...
Cumps,
Vai à secção Série 5 que eu puz lá como se faz no E39. É um bocado mais complicado que no E46.
Abraço