O meu carro ontem à noite falhou o primeiro e segundo arranque. Sempre arrancou à primeira! Eu sei que ele tem 3 velas de incandescência queimadas (avisaram-me destes alertas na centralina este verão) e por isso treme um pouco ao arrancar, mas sempre foi arrancando. Como o tempo arrefeceu ontem pensei que fosse disso e segui quando consegui que arrancasse, praí À 3ª. Cheguei a casa voltou a arrancar sem problemas o que reforçou a ideia de que seria um problema de arranque a frio por causa das velas (ou falta delas). Hoje de manhã pegou bem, à 1ª, como sempre fez. Ao almoço voltou a não arrancar à 1ª nem à 2ª, só à 3ª! Eu só tinha parado 1 hora para almoçar e portanto a questão do arranque a frio já não fazia muito sentido. Outra coisa que me alertou foi o facto de o motor não estar a tentar arrancar continuadamente, numa daquelas tentativas longas de arranque até a bateria esgotar (à moda antiga). Não. Fez uma tentativa de 1 segundo ou 2, praí, e pára tudo (nem motor de arranca se ouve). Isto duas vezes. Só arrancou à terceira. Eu não sei bem como funcionam as tentativas de arranque nos carros com botão de start/stop, mas achei aquilo muito estranho e, já com o carro a trabalhar, fui abrir o capot. Deparei-me com o triste cenário que podem ver na foto. E sim: é óleo que está a sair do vaso de expansão. Tirei a vareta do óleo e ele está nos limites aceitáveis (no centro das marcas). Nem abri o vaso. Cheira-me a despesa da grossa! :S
Já sei que isto tanto pode ser da junta, como de fissura no bloco (pior cenário, certo?) como do radiador do óleo. A minha questão agora é:
aqui na zona de lx, a quem é que eu posso recorrer (alguém que esteja habituado a estes motores BMW e que não me leve 6 ordenados de uma vez!)?
Agradeço sugestões
Obrigado