Óleo... muito óleo! A sair do vaso de expansão...

Série 3 modelos E90/E91/E92/E93

Moderador: Staff

Responder
xoninhas
Membro Iniciado
Mensagens: 12
Registado: 12 mai 2010, 11:59
O meu Carro:: BMW 320d Coupé M

Óleo... muito óleo! A sair do vaso de expansão...

Mensagem por xoninhas »

O meu carro ontem à noite falhou o primeiro e segundo arranque. Sempre arrancou à primeira! Eu sei que ele tem 3 velas de incandescência queimadas (avisaram-me destes alertas na centralina este verão) e por isso treme um pouco ao arrancar, mas sempre foi arrancando. Como o tempo arrefeceu ontem pensei que fosse disso e segui quando consegui que arrancasse, praí À 3ª. Cheguei a casa voltou a arrancar sem problemas o que reforçou a ideia de que seria um problema de arranque a frio por causa das velas (ou falta delas). Hoje de manhã pegou bem, à 1ª, como sempre fez. Ao almoço voltou a não arrancar à 1ª nem à 2ª, só à 3ª! Eu só tinha parado 1 hora para almoçar e portanto a questão do arranque a frio já não fazia muito sentido. Outra coisa que me alertou foi o facto de o motor não estar a tentar arrancar continuadamente, numa daquelas tentativas longas de arranque até a bateria esgotar (à moda antiga). Não. Fez uma tentativa de 1 segundo ou 2, praí, e pára tudo (nem motor de arranca se ouve). Isto duas vezes. Só arrancou à terceira. Eu não sei bem como funcionam as tentativas de arranque nos carros com botão de start/stop, mas achei aquilo muito estranho e, já com o carro a trabalhar, fui abrir o capot. Deparei-me com o triste cenário que podem ver na foto. E sim: é óleo que está a sair do vaso de expansão. Tirei a vareta do óleo e ele está nos limites aceitáveis (no centro das marcas). Nem abri o vaso. Cheira-me a despesa da grossa! :S

Já sei que isto tanto pode ser da junta, como de fissura no bloco (pior cenário, certo?) como do radiador do óleo. A minha questão agora é:
aqui na zona de lx, a quem é que eu posso recorrer (alguém que esteja habituado a estes motores BMW e que não me leve 6 ordenados de uma vez!)?
Agradeço sugestões

Obrigado


Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Óleo... muito óleo! A sair do vaso de expansão...

Mensagem por Crow »

O que normalmente se faz nesses casos é retirar o permutador de óleo e mandar testar.

É o mais normal de se estragar. Se o permutador estiver bom é porque o problema está no motor, junta, cabeça ou bloco.

xoninhas
Membro Iniciado
Mensagens: 12
Registado: 12 mai 2010, 11:59
O meu Carro:: BMW 320d Coupé M

Re: Óleo... muito óleo! A sair do vaso de expansão...

Mensagem por xoninhas »

Só para fechar este assunto, levou um radiador de óleo novo. Descobriu-se outro problema comum nestes carros, que provavelmente até foi a causa da avaria do radiador. Mas eu já não paguei para ver: vendi-o como estava a uma empresa que sabia o que fazer (qualquer privado ia ser extorquido como eu tenho sido estes anos todos, por isso eu próprio recusei todas as ofertas emocionais de quem acreditava que estava a comprar um BMW barato e o arranjava por meia dúzia de tostões e vendi-o a quem me mostrou ter consciência de todos os cenários possíveis, incluindo o pior!).
Nunca tive um carro que me desse tanto problema. Pouco fiável. Manutenção caríssima. Uma política vergonhosa de desresponsabilização por parte da marca naquilo que eu considero um flop gigante de engenharia. Assim de memória só consigo lembrar-me da Rover, mas essa faliu (por falta de marketing, obviamente - artimanha que a BMW tem em excesso!).
Mudei de marca. Saí da esfera dos alemães. Não sei se volto um dia, mas não consigo esquecer o conselho do meu pai para não comprar BMW. Ele também teve um (316, ainda com carburador, o último antes dos 316i). Não gostou da experiência e nunca mais voltou à marca. Aconselhou-me a não comprar BMW mas a emoção falou mais alto que a razão, na altura. Na família somos agora 2.
Não quero, com a minha opinião pessoal, melindrar os membros deste forum. Eu respeito a paixão pela BMW. Mas um carro para mim serve para me deslocar confortavelmente do ponto A para o ponto B pelo menor custo possível e, preferencialmente, nunca me devo lembrar que tenho um carro. O meu BMW fazia questão de me lembrar que existia porque estava sempre com problemas. O dinheiro que lá gastei em manutenção corretiva dava para comprar outro (a preventiva não lamento, fi-la sempre com exemplar zelo, e continuarei a fazer em qualquer outro carro)! Agora terminou. Obrigado pelas respostas que sempre fui obtendo por aqui e continuem o bom trabalho da partilha de informação. 1 abraço

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Óleo... muito óleo! A sair do vaso de expansão...

Mensagem por germanii »

Boas ,nao tiveste sorte ,nao comprasses o carro Novo ?Tudo depende do antigo proprietario das manutençoes que fez ,talvez carro maltratado pelos os Antigos Donos è por isso que insisto comprar com Facturas e Caderneta se Possivel ,a Minha experiencia atè agora e faz 30 anos que ando de BMw e jà tive muitos de modelos diferentes nao posso dizer mal da Marca em contra partida tive 2 Porsches e os 2 me deixaram a Pè :lol:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Modelo E90/E91/E92/E93”