É o actuador da porta, avaria frequente ao fim de muitos anos de uso, quando uma porta começa a não abrir de vez em quando chegou a hora de trocar imediatamente esta peça para não correr o risco de a porta ficar trancada.
A mim aconteceu-me e demorei uns dois dias a conseguir abri-la. Muita dor de cabeça me deu. Por precaução ja troquei a mais duas, só não mudei a do condutor que ainda funciona bem e abre sempre à primeira.
Vais ter de lutar muito para desforrar a porta, estando ela fechada é muito dificil.
Tira o assento traseiro para ganhar alguma folga, depois tiras o parafuso do puxador, agarras na pega da porta e puxas com força para obrigar as molas (algumas) da forra a seprararem-se da porta, convém ter daquelas ferramentas de plástico para separar paineis interiores, eu consegui separar a forra por cima e enfiar o braço por dentro e separa-la toda da porta.
Se seguida vem a fase dois, conseguir chegar com uma chave de fendas a este motor, primeiro tens de localizar a ficha que o alimenta e desliga-la, depois tens de remover o actuador (motor) do trinco, ele assenta/encaixa sobre duas palhetas metálicas que quando empurradas para um dos lados trancam a porta e para o lado inverso destrancam, ao tirar este actuador tens de empurrar essas palhetas para destrancar a porta. Muita paciência e mão pequenas de preferência porque o espaço é diminuto.
Quando a porta destrancar, ao abrir tens de tirar os parafusos torx que seguram o trinco à porta, o trinco vai sair e colocas o novo actuador tendo em atenção se fica bem encaixado nas palhetas, depois é so montar tudo pela ordem inversa, mas não coloque a forra antes de testar se está a funcionar bem.
Boa sorte.