César,
Antes de mais e acima de tudo: Muitos parabéns pela paternidade! Espero também eu em breve fazer parte do clube! :dance
Se me permites, achei particularmente prudente a tua decisão de retirar as borboletas. Infelizmente, muitos donos de X3 com o motor M47 (arrisco até dizer, a maioria), incorrem em riscos de se envolverem em despesas avultadas por não investigarem um pouco mais sobre o carro que adquiriram. Daí a importância das comunidades, nomeadamente comunidades "X", dado que somos poucos! A série X não é das que mais se vende (especialmente em Portugal), pelo que não é fácil encontrar informação. As nossas partilhas de experiência são fundamentais, fazendo de resto jus ao famoso espírito de entreajuda TT! Na mecânica moderna actual existem alguns componentes que, se forem eliminados, em termos de fiabilidade até se agradece que não estejam lá (FAP, EGR). Claro que em termos ambientais e legislativos, a questão envereda por outros caminhos.
Estamos na mesma situação: até adquirir o X3, também nunca tinha tido um SUV. Concordo inteiramente no que concerne à tua análise dos interiores. Ainda assim, e sobretudo tendo em conta a reduzida utilização que dou ao X3 actualmente, sinto-me algo espantado com a facilidade com que alguns materiais se desgastam. O F25 é um carro estéticamente mais actual, apesar de também preferir as linhas do nosso modelo sem hesitação: o actual está excessivamente dócil e rendodinho, perdeu o cunho germânico e entregou-se nítidamente ao mercado norte-americano. O interior sim maravilha-me, e já está à altura de um SUV premium.
Em relação a uma eventual reprogramação do teu X3, ganhos de 30cv são inteiramente plausíveis sem se gerar um desgaste excessivo nos componentes, mantendo os cuidados do costume (trocas de óleo atempadas, a regra dos 30 segundos de ralenti antes de desligar o motor, não realizar muitos kilometros inteiramente a fundo, etc). O X3 com 180cv é inteiramente outro carro em termos de performance. Com "apenas" algumas centenas de Euros ganhas um carro inteiramente novo! A tua transmissão é manual ou automática? Abriste um Diário de Bordo aqui no fórum?
Agradeço a tua sugestão, irei certamente informar-me mais e melhor sobre o assunto da colocação de iluminação LED. Em termos de mais informação relevante que me lembre: Ainda tenho os pneus de origem ao fim de 5 anos e 40.000km (Michelin Pilot). Levei uma bateria nova aos 4 anos (após indicar numa Inspecção I reter apenas 62% da capacidade) e o problema nos retentores da caixa de velocidades, que estavam a perder óleo em quantidades algo preocupantes. Excepto isso, tem sido felizmente apenas colocar gasóleo e desfrutar!
Um abraço!
BMW X3 E83 2.0 D
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 12 out 2011, 00:31
- O meu Carro:: BMW E83 2.0d
-
- Membro Iniciado
- Registado: 29 ago 2012, 18:58
- O meu Carro:: BMW X3 2.0d E83 LTI
Re: BMW X3 E83 2.0 D
Boas Nuno,
Estive estes últimos dias de férias o que impossibilitou responder-te mais cedo.
As borboletas neste motor (apesar da BMW dizer que após 2004 o suporte das mesmas foi reforçado), foram responsáveis por muitos motores M47 partidos. No nosso caso este problema está resolvido!! É, de facto, fundamental a troca de opiniões realizada pelos proprietários dos modelos X.
Vou avançar com a reprogramação, estando neste momento a pesquisar o local onde a farei. Tens sugestões?? Caso a FAP ou EGR deêm problemas, nessa altura ponderarei desliga-las.
A minha transmissão é manual e não abri diário de bordo no fórum. Abriste diário do teu??
Outra questão, sabes se é possível utilizar pneus run flat no X3? Independentemente de terem ou não vantagens, gostaria de saber se o controlo de pressão dos pneus que temos no X3, permite a instalação de pneus ROF.
A jeito de conclusão, posso dizer que estou cada vez mais a gostar da posição de condução alta, como negativo, aponto o ruido do motor, que no X3 é o típico "sound truck". Se em passeios o som até é interessante, em viagens grandes é algo que não me agrada. Estou a ponderar isolar o compartimento do motor com Dynamat extreme.
Nuno de onde és?
Abraços,
César
Estive estes últimos dias de férias o que impossibilitou responder-te mais cedo.
As borboletas neste motor (apesar da BMW dizer que após 2004 o suporte das mesmas foi reforçado), foram responsáveis por muitos motores M47 partidos. No nosso caso este problema está resolvido!! É, de facto, fundamental a troca de opiniões realizada pelos proprietários dos modelos X.
Vou avançar com a reprogramação, estando neste momento a pesquisar o local onde a farei. Tens sugestões?? Caso a FAP ou EGR deêm problemas, nessa altura ponderarei desliga-las.
A minha transmissão é manual e não abri diário de bordo no fórum. Abriste diário do teu??
Outra questão, sabes se é possível utilizar pneus run flat no X3? Independentemente de terem ou não vantagens, gostaria de saber se o controlo de pressão dos pneus que temos no X3, permite a instalação de pneus ROF.
A jeito de conclusão, posso dizer que estou cada vez mais a gostar da posição de condução alta, como negativo, aponto o ruido do motor, que no X3 é o típico "sound truck". Se em passeios o som até é interessante, em viagens grandes é algo que não me agrada. Estou a ponderar isolar o compartimento do motor com Dynamat extreme.
Nuno de onde és?
Abraços,
César
-
- Membro Iniciado
Boas César,
Não tem problema, eu próprio por questões profissionais também não estive tão presente quanto gostaria.
Em relação à reprogramação:
Irás sem dúvida escutar milhares de histórias diferentes, milhares de experiências e relatos, uns mais plausíveis que outros. Irás também sem dúvida realizar uma pesquisa e formar uma opinião pessoal sobre o assunto. Da minha parte, não acho que o meu chipador seja melhor ou pior do que nenhum outro e portanto em vez de dizer que o meu é o melhor do Mundo só porque foi o que eu escolhi, vou dar-te as razões pelas quais o escolhi:
Escolhi a PKE (www.pke.pt), por intermédio do Eng.Nuno Zeferino e do Sr.Ricardo Desidério. Escolhi pelo profissionalismo: é efectuada uma marcação para que a atenção à tua viatura seja total. A reprogramação é "tailor made" para o teu motor e modelo. É efectuado teste de estrada após a repro para saber se estás satisfeito ou se é necessário algum acerto. Ficas com um cartão cliente e um breve folder com cuidados a observar com uma viatura reprogramada. Ficas com o contacto directo do Eng.Nuno Zeferino caso exista alguma dúvida ou problema decorrente da reprogramação. Existe possibilidade da realização de testes de potência antes e/ou depois da reprogramação, para melhor aferir os ganhos. Pelo facto de ser uma empresa com porta aberta, vários contactos e profissionalismo comprovado na sua forma de realizar a actividade e lidar com os clientes, foi a minha opção. Não é uma garagem manhosa de meia dúzia de curiosos difíceis de encontrar e mais dificeis ainda de recorrer em caso de necessidade.
Fiz muita pesquisa antes de optar pela PKE. Se das outras não posso falar com conhecimento de causa, da PKE precisares de informações, por favor dispõe. Deverá ser possível extrair de um bloco M47 saudável, em média, uns 190cv e cerca de 400Nm.
A viatura que levei para reprogramar foi a segunda viatura cá de casa, um Alfa Romeo MiTo (mantive FAP). Até agora, satisfeitíssimo, recomendo em toda a linha. A única coisa que posso desde já alertar com elevado grau de probabilidade é a mentira transversal a toda e qualquer reprogramação: que os consumos se mantêem ou diminuem. Os consumos aumentam. O que anda mais, gasta mais.
Eu era para abrir Diário de Bordo do meu X3, mas depois optei por ficar quieto. Não há praticamente ninguém com X3 no fórum, menos ainda donos de X3 assíduos, e menos ainda membros que se interessem pela série X. Ia basicamente ficar a falar para o boneco, daí saúdar com vigor o aparecimento de mais X3 por cá, nomeadamente o teu!
Na compra do meu X3 era possível vir com RunFlat. Aliás, se bem me recordo, se eu não tivesse feito um pedido em contrário, por "Default", ele viria com os pneus RunFlat. O X3 é um carro rijo, mas o do test drive com jantes de maiores dimensões e RunFlat era efectivamente muito incomodativo. Então optei por uma medida de jante mais pequena e pneus normais. Fiquei mais satisfeito com o conforto. No entanto, alerto-te para o facto desta informação ter 5 anos, data em que encomendei o meu X3.
Em relação ao som do motor, infelizmente ainda não tive a experiência de andar no X3 2.0d M47, mas no meu não o considero incomodativo. É realmente mais audível o matraquear típico do Diesel Common-Rain a frio e na cidade. Em percurso mais vivo e compatível com velocidades em AE, não acho o meu excessivamente incomodativo. Efectivamente a relação de caixa algo curta leva a que o motor se ouça relativamente cedo (140km/h por exemplo o ponteiro das rotações já não anda longe das 3000rpm, enquanto que no segundo carro cá de casa - o Alfa - à mesma velocidade vou às 2400rpm), mas claro que depende bastante do tipo de percurso que fazes e a que ponto te incomoda. Em termos de isolamento já tinha ouvido falar nessa solução, mas confesso-te a minha total e completa ignorância. Seria teoricamente mais fácil encontrar uma solução através do escape para alterar o barulho, mas não o diminuiria.
Eu estou a ponderar fazer uma alteração, dependente obviamente dos valores que me forem pedidos. Esta:

Pintas as jantes na mesma cor da carroçaria (no meu caso, preto metalizado).
Sou da Margem Sul, a selva de asfalto!
E tu?
Abraço.
Não tem problema, eu próprio por questões profissionais também não estive tão presente quanto gostaria.
Irás sem dúvida escutar milhares de histórias diferentes, milhares de experiências e relatos, uns mais plausíveis que outros. Irás também sem dúvida realizar uma pesquisa e formar uma opinião pessoal sobre o assunto. Da minha parte, não acho que o meu chipador seja melhor ou pior do que nenhum outro e portanto em vez de dizer que o meu é o melhor do Mundo só porque foi o que eu escolhi, vou dar-te as razões pelas quais o escolhi:
Escolhi a PKE (www.pke.pt), por intermédio do Eng.Nuno Zeferino e do Sr.Ricardo Desidério. Escolhi pelo profissionalismo: é efectuada uma marcação para que a atenção à tua viatura seja total. A reprogramação é "tailor made" para o teu motor e modelo. É efectuado teste de estrada após a repro para saber se estás satisfeito ou se é necessário algum acerto. Ficas com um cartão cliente e um breve folder com cuidados a observar com uma viatura reprogramada. Ficas com o contacto directo do Eng.Nuno Zeferino caso exista alguma dúvida ou problema decorrente da reprogramação. Existe possibilidade da realização de testes de potência antes e/ou depois da reprogramação, para melhor aferir os ganhos. Pelo facto de ser uma empresa com porta aberta, vários contactos e profissionalismo comprovado na sua forma de realizar a actividade e lidar com os clientes, foi a minha opção. Não é uma garagem manhosa de meia dúzia de curiosos difíceis de encontrar e mais dificeis ainda de recorrer em caso de necessidade.
Fiz muita pesquisa antes de optar pela PKE. Se das outras não posso falar com conhecimento de causa, da PKE precisares de informações, por favor dispõe. Deverá ser possível extrair de um bloco M47 saudável, em média, uns 190cv e cerca de 400Nm.
A viatura que levei para reprogramar foi a segunda viatura cá de casa, um Alfa Romeo MiTo (mantive FAP). Até agora, satisfeitíssimo, recomendo em toda a linha. A única coisa que posso desde já alertar com elevado grau de probabilidade é a mentira transversal a toda e qualquer reprogramação: que os consumos se mantêem ou diminuem. Os consumos aumentam. O que anda mais, gasta mais.
Eu era para abrir Diário de Bordo do meu X3, mas depois optei por ficar quieto. Não há praticamente ninguém com X3 no fórum, menos ainda donos de X3 assíduos, e menos ainda membros que se interessem pela série X. Ia basicamente ficar a falar para o boneco, daí saúdar com vigor o aparecimento de mais X3 por cá, nomeadamente o teu!
Na compra do meu X3 era possível vir com RunFlat. Aliás, se bem me recordo, se eu não tivesse feito um pedido em contrário, por "Default", ele viria com os pneus RunFlat. O X3 é um carro rijo, mas o do test drive com jantes de maiores dimensões e RunFlat era efectivamente muito incomodativo. Então optei por uma medida de jante mais pequena e pneus normais. Fiquei mais satisfeito com o conforto. No entanto, alerto-te para o facto desta informação ter 5 anos, data em que encomendei o meu X3.
Em relação ao som do motor, infelizmente ainda não tive a experiência de andar no X3 2.0d M47, mas no meu não o considero incomodativo. É realmente mais audível o matraquear típico do Diesel Common-Rain a frio e na cidade. Em percurso mais vivo e compatível com velocidades em AE, não acho o meu excessivamente incomodativo. Efectivamente a relação de caixa algo curta leva a que o motor se ouça relativamente cedo (140km/h por exemplo o ponteiro das rotações já não anda longe das 3000rpm, enquanto que no segundo carro cá de casa - o Alfa - à mesma velocidade vou às 2400rpm), mas claro que depende bastante do tipo de percurso que fazes e a que ponto te incomoda. Em termos de isolamento já tinha ouvido falar nessa solução, mas confesso-te a minha total e completa ignorância. Seria teoricamente mais fácil encontrar uma solução através do escape para alterar o barulho, mas não o diminuiria.
Eu estou a ponderar fazer uma alteração, dependente obviamente dos valores que me forem pedidos. Esta:

Sou da Margem Sul, a selva de asfalto!

E tu?
Abraço.
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
Eu também tenho um, mas a minha mãe é que anda com ele... até agora nada a apontar de relevo... o barulho realmente confirmo que é bem audível, mas também estou mal habituado de andar de E39 e E61 de 6cil que são substancialmente menos ruidosos 

-
- Membro Iniciado
JPimpao, 530d e 325i mesmo que fizessem barulho, devia era amplificar-se em vez de se reduzir!
Típico carro em que ter um rádio é desnecessário

Típico carro em que ter um rádio é desnecessário

-
- Membro Iniciado
Boas Nuno,Dr.Seymour Butts Escreveu:Boas César,
Escolhi a PKE (http://www.pke.pt), por intermédio do Eng.Nuno Zeferino e do Sr.Ricardo Desidério. Escolhi pelo profissionalismo: é efectuada uma marcação para que a atenção à tua viatura seja total. A reprogramação é "tailor made" para o teu motor e modelo. É efectuado teste de estrada após a repro para saber se estás satisfeito ou se é necessário algum acerto. Ficas com um cartão cliente e um breve folder com cuidados a observar com uma viatura reprogramada. Ficas com o contacto directo do Eng.Nuno Zeferino caso exista alguma dúvida ou problema decorrente da reprogramação. Existe possibilidade da realização de testes de potência antes e/ou depois da reprogramação, para melhor aferir os ganhos. Pelo facto de ser uma empresa com porta aberta, vários contactos e profissionalismo comprovado na sua forma de realizar a actividade e lidar com os clientes, foi a minha opção. Não é uma garagem manhosa de meia dúzia de curiosos difíceis de encontrar e mais dificeis ainda de recorrer em caso de necessidade.
Sou da Margem Sul, a selva de asfalto!![]()
E tu?
Abraço.
Tenho de aprofundar esta questão da reprogramação. Realmente este fórum é muito fraco em termos de X, mas nas nossas estradas vejo bastantes X1, X3, X5 e X6. É um facto que qualquer X é um bom carro, com uma versatilidade acrescida em relação ao congénere da sua série. O X3 chega onde mais nenhum série 3 chega!
O meu X3 vem com pneu suplente e os pneus montados não são ROF. Também me parece que são a melhor opção, fundamentalmente pelo rolar mais confortável e porque gosto de sentir que tenho mais um pneu no carro (segurança acrescida).
Isolar o capôt do motor é algo fácil de fazer e penso ser suficiente para atingir os decibéis que pretendo. Gosto da solução que apresentas para modificar a cor das jantes, mas é importante que a cor do X3 encaixe no preto das jantes. No meu caso, como é cinza metalizado, penso que não ficariam bem.
Sou da zona de Lisboa. Temos de combinar um café e ver as máquinas.
Abraços
-
- Membro Iniciado
Jpimpao tens de trocar com a tua mãe e começar a usar o X3. Vais ver que depois não queres outra coisa!!!JPimpao01 Escreveu:Eu também tenho um, mas a minha mãe é que anda com ele... até agora nada a apontar de relevo... o barulho realmente confirmo que é bem audível, mas também estou mal habituado de andar de E39 e E61 de 6cil que são substancialmente menos ruidosos
-
- Membro Iniciado
Boas Nuno,
Já pertences à equipa dos papás??
Estive a ver um X3 forrado (interiormente) a vinil carbono e achei interessantíssimo, por sinal foi aí pelas tuas bandas. No local onde estava esse, estavam a cobrir externamente um X5 em carbon M3 e estava muito, muito bom!! Então e como está a situação das jantes pintadas???
Abraços
Já pertences à equipa dos papás??

Estive a ver um X3 forrado (interiormente) a vinil carbono e achei interessantíssimo, por sinal foi aí pelas tuas bandas. No local onde estava esse, estavam a cobrir externamente um X5 em carbon M3 e estava muito, muito bom!! Então e como está a situação das jantes pintadas???
Abraços