Boas Caros,
Daqui mais ou menos 1 semana (esperemos que seja menos) vai chegar cá a casa um X1 18d Sdrive para a minha mulher.
Como não sou grande entendido em rodagens de viaturas (em 13 anos de carta só fiz a rodagem a 1 carro), pedia aos proprietários de X1's algumas dicas quanto aos principais cuidados em termos de rotações.
Obrigado a todos
X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Moderador: Staff
Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Meus caros,
Alguém que possa dar uma ajuda a este novato do fórum?
Obrigado,
HBV
Alguém que possa dar uma ajuda a este novato do fórum?
Obrigado,
HBV
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Em prencipio os carros hoje a bem dizer jà estao rodados ,isto pelos testes que fazem ,quando saiem da Fabrica ,mas aconsselho ser moderado atè aos 1500km ,depois começar a puxar por Ele de vez enquanto (e sobretudo antes de desligar o motor deixar o carro 5 segundos+- no ralentim )Boa Sorte !!!!!!!!!!
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
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- hellraiser 2
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!
Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.
Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.
5 segundos nao e nada...
Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!
Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.
Espero ter ajudado
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!
Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.
Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.
5 segundos nao e nada...
Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!
Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.
Espero ter ajudado
BMW 335i / Mini R56 JCW
Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Obrigado pelas dicas!
Acho que vou fazer isso: 1.ºs 1.500 kms sem passar das 2.500 rpms e sem acelerações bruscas (evitando, na medida do possível, travagens bruscas).
Sou um bocado fanático com esses cuidados com o turbo: nunca faço acelerações bruscas com o motor a frio e, depois de uma viagem, deixo sempre o carro a trabalhar ao ralenti uns bons 2 / 3 minutos. Se numa estação de serviço virem um E39 encostado antes da bombas com o carro a trabalhar ao ralenti, é provável que seja eu. A verdade é que o meu E39 conta já com mais de 460.000kms e problemas com o turbo = "0".
Acho que vou fazer isso: 1.ºs 1.500 kms sem passar das 2.500 rpms e sem acelerações bruscas (evitando, na medida do possível, travagens bruscas).
Sou um bocado fanático com esses cuidados com o turbo: nunca faço acelerações bruscas com o motor a frio e, depois de uma viagem, deixo sempre o carro a trabalhar ao ralenti uns bons 2 / 3 minutos. Se numa estação de serviço virem um E39 encostado antes da bombas com o carro a trabalhar ao ralenti, é provável que seja eu. A verdade é que o meu E39 conta já com mais de 460.000kms e problemas com o turbo = "0".
- Metralha
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Então e o START/STOP.....não espera 5 seg. nem 2-3 minutos..... :lol1hellraiser 2 Escreveu:No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!
Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.
Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.
5 segundos nao e nada...
Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!
Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.
Espero ter ajudado
aquilo é tirar pé da embraiagem e pppuuuffff desliga...
- Metralha
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Com essse valores e problemas 0 acho que nós é que lhe temos de pedir conselhos sobre rodagem e afins....HBV Escreveu:Obrigado pelas dicas!
Acho que vou fazer isso: 1.ºs 1.500 kms sem passar das 2.500 rpms e sem acelerações bruscas (evitando, na medida do possível, travagens bruscas).
Sou um bocado fanático com esses cuidados com o turbo: nunca faço acelerações bruscas com o motor a frio e, depois de uma viagem, deixo sempre o carro a trabalhar ao ralenti uns bons 2 / 3 minutos. Se numa estação de serviço virem um E39 encostado antes da bombas com o carro a trabalhar ao ralenti, é provável que seja eu. A verdade é que o meu E39 conta já com mais de 460.000kms e problemas com o turbo = "0".
parabens pelos 460.000km e tb pelo novo brinquedo.....
sem querer ser negativo mas acho que o 18d lhe vai dar bem mais problemas que o 530d....
abraço,
Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Nisso concordo completamente. Já não se fazem máquinas com índices de fiabilidade do E39 530d. Bem estimado dura uma vida.
O X1 foi levantado ontem ao final do dia. Hoje já foi a rolar até Sul. No fim-de-semana tiro umas foto para deixar aqui.
Estive a fazer umas pesquisas e pedi à minha mulher (utilizadora diária do carro) para fazer o seguinte: 1.ºs 1.500kms não passar das 2.500 rpms; movimentos suaves (troca de mudanças, acelerações e travagens). A 1.ª média dos 300kms iniciais cifra-se em 7,2l na cidade (com o passar do tempo terá certamente tendência para diminuir).
Obrigado pelos vossos conselhos.
Um abraço,
O X1 foi levantado ontem ao final do dia. Hoje já foi a rolar até Sul. No fim-de-semana tiro umas foto para deixar aqui.
Estive a fazer umas pesquisas e pedi à minha mulher (utilizadora diária do carro) para fazer o seguinte: 1.ºs 1.500kms não passar das 2.500 rpms; movimentos suaves (troca de mudanças, acelerações e travagens). A 1.ª média dos 300kms iniciais cifra-se em 7,2l na cidade (com o passar do tempo terá certamente tendência para diminuir).
Obrigado pelos vossos conselhos.
Um abraço,
Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Acresce aos cuidados ja referidos, se possivel, efectuar a rodagem quer em cidade, quer em Ae..
Fazer a rodagem em Ae a um regime constante, tambem não é o melhor..
Alguma cidade para acamar travoes, trabalhar caixa, sempre com suavidade..
A partir dos 2000/ ir esticando a 5ª e 6ª em Ae.. deixa-lo ir, quando ele quer ir.. e assim progressivamente..
Fazer a rodagem em Ae a um regime constante, tambem não é o melhor..
Alguma cidade para acamar travoes, trabalhar caixa, sempre com suavidade..
A partir dos 2000/ ir esticando a 5ª e 6ª em Ae.. deixa-lo ir, quando ele quer ir.. e assim progressivamente..
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Metralha Escreveu:Então e o START/STOP.....não espera 5 seg. nem 2-3 minutos..... :lol1hellraiser 2 Escreveu:No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!
Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.
Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.
5 segundos nao e nada...
Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!
Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.
Espero ter ajudado
aquilo é tirar pé da embraiagem e pppuuuffff desliga...
Por isso mesmo que anda sempre desligado! :fixe
Pela poupança que se tem em gasóleo penso não compensar o risco que se corre com esse sistema. A vibração que ocorre, o aumento que vezes que o motor de arranque funciona...e principalmente o turbo.
POde parecer exagerado mas sim pelo menos uns bons 3 min antes de desligar o carro penso ser o minimo para o bem estar do turbo e não só.
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Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem
Boa noite, os teus faróis não estão a ficar escuros na parte branca?
Rui Mateus