X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem

Secção para modelos Série X

Moderador: Staff

Responder
HBV
Membro Iniciado
Registado: 27 abr 2011, 12:32
O meu Carro:: BMW 530d E39

X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem

Mensagem por HBV »

Boas Caros,

Daqui mais ou menos 1 semana (esperemos que seja menos) vai chegar cá a casa um X1 18d Sdrive para a minha mulher.

Como não sou grande entendido em rodagens de viaturas (em 13 anos de carta só fiz a rodagem a 1 carro), pedia aos proprietários de X1's algumas dicas quanto aos principais cuidados em termos de rotações.

Obrigado a todos

HBV
Membro Iniciado

Re: X1 18d Sdrive | Conselhos para Rodagem

Mensagem por HBV »

Meus caros,

Alguém que possa dar uma ajuda a este novato do fórum?

Obrigado,

HBV

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Em prencipio os carros hoje a bem dizer jà estao rodados ,isto pelos testes que fazem ,quando saiem da Fabrica ,mas aconsselho ser moderado atè aos 1500km ,depois começar a puxar por Ele de vez enquanto (e sobretudo antes de desligar o motor deixar o carro 5 segundos+- no ralentim )Boa Sorte !!!!!!!!!!
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

hellraiser 2
Membro Senior
Registado: 06 dez 2005, 20:25
O meu Carro:: 335i E92 / Mini R56 JCW

Mensagem por hellraiser 2 »

No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!

Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.

Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.

5 segundos nao e nada...

Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!

Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.

Espero ter ajudado
BMW 335i / Mini R56 JCW

HBV
Membro Iniciado

Mensagem por HBV »

Obrigado pelas dicas!

Acho que vou fazer isso: 1.ºs 1.500 kms sem passar das 2.500 rpms e sem acelerações bruscas (evitando, na medida do possível, travagens bruscas).

Sou um bocado fanático com esses cuidados com o turbo: nunca faço acelerações bruscas com o motor a frio e, depois de uma viagem, deixo sempre o carro a trabalhar ao ralenti uns bons 2 / 3 minutos. Se numa estação de serviço virem um E39 encostado antes da bombas com o carro a trabalhar ao ralenti, é provável que seja eu. A verdade é que o meu E39 conta já com mais de 460.000kms e problemas com o turbo = "0".

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

hellraiser 2 Escreveu:No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.
Mas de acordo com a experiência que tenho , nos primeiros 1500 kms nao passes muito das 2500, e depois há medida que os kms forem avançando podes ir progressivamente usando mais regimes!

Uma coisa boa e fazeres algumas viagens para que as pecas moveis e juntas/vedantes possam acamar da melhor forma possível. O melhor será fazer isto a um regime/rpm nao muito elevado.

Como de trata de um carro turbo, deves deixar a trabalhar algum tempo antes de desligares o motor.

5 segundos nao e nada...

Embora os carros de hoje em dia tenha aquela questão de o turbo continuar a ser arrefecido pelo óleo mesmo após o motor ser desligado, esse arrefecimento e sempre mais eficaz se o motor trabalhar 2 ou 3 minutos!

Claro que este tempo também varia conforme as condições em que o motor veio a ser utilizado antes de o quereres parar.

Espero ter ajudado
Então e o START/STOP.....não espera 5 seg. nem 2-3 minutos..... :lol1

aquilo é tirar pé da embraiagem e pppuuuffff desliga...
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

Metralha
Membro Gold
Registado: 11 set 2009, 15:01
O meu Carro:: BMW 120d E81 - 2007/09

Mensagem por Metralha »

HBV Escreveu:Obrigado pelas dicas!

Acho que vou fazer isso: 1.ºs 1.500 kms sem passar das 2.500 rpms e sem acelerações bruscas (evitando, na medida do possível, travagens bruscas).

Sou um bocado fanático com esses cuidados com o turbo: nunca faço acelerações bruscas com o motor a frio e, depois de uma viagem, deixo sempre o carro a trabalhar ao ralenti uns bons 2 / 3 minutos. Se numa estação de serviço virem um E39 encostado antes da bombas com o carro a trabalhar ao ralenti, é provável que seja eu. A verdade é que o meu E39 conta já com mais de 460.000kms e problemas com o turbo = "0".
Com essse valores e problemas 0 acho que nós é que lhe temos de pedir conselhos sobre rodagem e afins....

parabens pelos 460.000km e tb pelo novo brinquedo.....
sem querer ser negativo mas acho que o 18d lhe vai dar bem mais problemas que o 530d....
abraço,
Imagem
Imagem

*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***

HBV
Membro Iniciado

Mensagem por HBV »

Nisso concordo completamente. Já não se fazem máquinas com índices de fiabilidade do E39 530d. Bem estimado dura uma vida.

O X1 foi levantado ontem ao final do dia. Hoje já foi a rolar até Sul. No fim-de-semana tiro umas foto para deixar aqui.

Estive a fazer umas pesquisas e pedi à minha mulher (utilizadora diária do carro) para fazer o seguinte: 1.ºs 1.500kms não passar das 2.500 rpms; movimentos suaves (troca de mudanças, acelerações e travagens). A 1.ª média dos 300kms iniciais cifra-se em 7,2l na cidade (com o passar do tempo terá certamente tendência para diminuir).

Obrigado pelos vossos conselhos.

Um abraço,

FON
Membro Junior
Registado: 10 set 2006, 21:34

Mensagem por FON »

Acresce aos cuidados ja referidos, se possivel, efectuar a rodagem quer em cidade, quer em Ae..

Fazer a rodagem em Ae a um regime constante, tambem não é o melhor..

Alguma cidade para acamar travoes, trabalhar caixa, sempre com suavidade..

A partir dos 2000/ ir esticando a 5ª e 6ª em Ae.. deixa-lo ir, quando ele quer ir.. e assim progressivamente..
"Drive it like you stole it"

WCGSAF
Membro Senior
Registado: 06 set 2005, 12:10
O meu Carro:: E30 / E87
Contacto:

Mensagem por WCGSAF »

Metralha Escreveu:
hellraiser 2 Escreveu:No manual de instruções devera estar referido qual o melhor tipo de condução em termos de rodagem.

5 segundos nao e nada...

Espero ter ajudado
Então e o START/STOP.....não espera 5 seg. nem 2-3 minutos..... :lol1

aquilo é tirar pé da embraiagem e pppuuuffff desliga...

Por isso mesmo que anda sempre desligado! :fixe

Pela poupança que se tem em gasóleo penso não compensar o risco que se corre com esse sistema. A vibração que ocorre, o aumento que vezes que o motor de arranque funciona...e principalmente o turbo.

POde parecer exagerado mas sim pelo menos uns bons 3 min antes de desligar o carro penso ser o minimo para o bem estar do turbo e não só.
Imagem
Sóce Nº 44
E30///M42 viewtopic.php?f=1&t=37181
E87 "Cocas" MBPOWER
Sachs'o CUP

149837
Membro Iniciado
Registado: 11 ago 2012, 13:55
O meu Carro:: BMW x1 20dsdrive 2010/04
Contacto:

Mensagem por 149837 »

Boa noite, os teus faróis não estão a ficar escuros na parte branca?
Rui Mateus

Responder

Voltar para “Série X”