Página 2 de 2

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 26 out 2012, 00:49
por mlg
Em velocidades baixas com mudanças "bruscas" em rotundas por vezes acho o efeito pior , o carro realmente escorrega

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 26 out 2012, 02:12
por Supas
Hei de ir ver ao manual do meu carro, as tinha quase a certeza que por defeito TODAS AS AJUDAS estao ligadas, ou seja mesmo que a gente desligue, se desligarmos o carro e voltarmos a ligar ele já as tem ligadas, hei de ir ver isso

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 26 out 2012, 10:08
por Humani
Crow Escreveu:Não conheço o sistema em questão mas se falarmos de bloqueio de diferencial faz algum sentido que com ele bloqueado haja mais tendencia para "escorregar" exactamente por não fazer um efeito diferencial.
Eu também penso que faça sentido o que mencionou. O que pensam os proprietários dos X?

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 26 out 2012, 10:24
por Humani
Supas Escreveu:Hei de ir ver ao manual do meu carro, as tinha quase a certeza que por defeito TODAS AS AJUDAS estao ligadas, ou seja mesmo que a gente desligue, se desligarmos o carro e voltarmos a ligar ele já as tem ligadas, hei de ir ver isso
Supas, nos BMW X o DTC está desligado por defeito. É uma funcionalidade que deve ser activada em caso de necessidade (progressão em TT, piso com neve, gelo, gravilha, perda de tracção). Não sei se nos outros modelos da BMW com DTC ele funciona da mesma forma, mas acredito que sim, pois, o objectivo é exactamente o mesmo, ou seja, compensar as perdas de aderência. A questão é que com perdas de aderência em alcatrão molhado, eu não sei se é vantajoso ligar o DTC ou mantê-lo desligado.

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 26 out 2012, 10:34
por Humani
mlg Escreveu:Em velocidades baixas com mudanças "bruscas" em rotundas por vezes acho o efeito pior , o carro realmente escorrega
Eu também tenho essa sensação!

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 27 out 2012, 13:56
por Humani
Não há um único proprietário de um X que deixe aqui a sua opinião??!!

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 03 nov 2012, 17:20
por Humani
Bem, aqui vai a resposta da BMW, sobre a questão colocada neste post:

"Nunca em momento algum usar o DTC ligado em alcatrão, pois o DST fica mais permissivo, motivando perdas de estabilidade. O DTC é funcional em pisos de fraca/ dificil tracção. Estradões de terra, piso de gravilha, neve, lama e areia, são típicos de utilização do DTC. Estradas de alcatrão seco ou molhado devem ser percorridas com o DTC desligado e DST sempre ligado. Para condução desportiva deverá desligar o DSC e DTC, tendo especial cuidado às saídas de traseira da viatura. O seu BMW ficará imprevisivel e não deverá ser conduzido na via pública."

Abraços a todos.

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 03 nov 2012, 18:11
por lontra751
Usa como está por defeito.
O DTC só se liga se a estrada tiver neve ou gelo.

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 05 nov 2012, 16:48
por Crow
Também andei a ler este fim de semana o manual do Mini Cooper D e existe com opção de DTC. Realmente era como dizia, é um bloqueio de diferencial que funciona bem em pisos ou situações de pouca tracção.

Em situações ditas normais deve andar desligado.

Re: CONDUÇÃO À CHUVA - DTC ON OU OFF???

Enviado: 13 out 2016, 05:56
por nandinhuz
O DTC só se desliga se ficar com o carro atascado em areia, neve, lama... etc.

DTC tem dois papéis principais: para regular a tracção e para permitir a condução de estilo desportivo, proporcionando controle de estabilidade ativo. Quando as rodas motrizes começam a perder tracção DSC começa automaticamente medidas de estabilização.

Dynamic Traction Control (DTC).
Dynamic Traction Control (DTC) allows more wheel slip and thus a more dynamic driving style with higher wheel traction and DSC controlling stability. A small amount of spin on the drive wheels improves traction when pulling off from a standstill in snow or on loose terrain.

Dynamic Traction Control (DTC) is a sub-function of the Dynamic Stability Control (DSC) system that can be turned on and off. DTC has two major roles: to regulate traction and to enable sports-style driving while providing active stability control.
When the drive wheels start losing traction the DSC automatically begins stabilisation measures. The Dynamic Stability Control system curbs the engine output and stops slip on the wheels. In exceptional situations, however, a small amount of wheel slip can be an advantage.

When driving in deep snow, slush or on loose terrain a small amount of wheel spin improves traction. For these occasions, as well as those when the drivers want a sportier driving style, the DTC can be activated by pressing a button and this allows more slip and reduces the DSC’s curbing of the engine. The result: better traction and more thrust.

The DTC also makes driving on snow and ice-free roads more dynamic. When activated, the DTC allows sporty drivers more room to manoeuvre around curves than the Dynamic Stability Control and even permits controlled drifts. The driver retains complete control over the vehicle in every situation and the Dynamic Stability Control’s stabilising measures remain active even when the DTC is activated.