Z3 M Coupé! Já é Meu!!! FINALMENTE TUGA!

Secção para modelos Série Z

Moderador: Staff

lucianorato
Membro Iniciado
Registado: 22 nov 2005, 15:21
Contacto:

Mensagem por lucianorato »

Parabens pela compra. Muito e Bons Km ao volante do mesmo. Qaundo passares por aqui, ja sbes.... Apita para irmos beber um copo....
1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaa

don.juan
Membro Juvenil
Registado: 23 set 2005, 15:22
O meu Carro:: Hyundai Santa Fé Mk3

Mensagem por don.juan »

Já Cá Canta Na Garagem!!! Mais tarde coloco mais pormenores!!!
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

lucianorato Escreveu:Parabens pela compra. Muito e Bons Km ao volante do mesmo. Qaundo passares por aqui, ja sbes.... Apita para irmos beber um copo....
Obrigado! Apito sim!!!

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

Pois é, finalmente tenho o Z3MCoupé na garagem! Falta legalizar o dito!

Continuando com o que já tenho dito no tópico aberto no Geral, vou passar à aventura destes últimos dias.

Na 5ª feira, estava eu pronto para partir para Itália quando recebo um telefonema de um dos colaboradores do Italiano dizendo que a agência já não queria emitir as matriculas pois o carro entretanto fizera mais um ano e necessitava de uma inspecção...acontece que já não era do Italiano e já não tinha matrículas...logo não podia ser conduzido nem inspeccionado...sendo ele um advogado (e importante) disse-me que enviava o carro por camião e depois cobrava à agência pois esta é que tinha feito o erro de não avisar inicialmente que era necessária a inspecção...mediante isto a agência lá arranjou uma solução, que consistia numa pessoa da BMW conduzir o carro até uma espécie de DGV de Torino mas mesmo assim foi complicado entenderem que o carro estava na casa do antigo dono mas que já não era dele.
Quando lá cheguei fiquei a saber também que a meio da tarde a seguradora se "baldou" e já não fazia o seguro e que foi necessário colocar todo o pessoal do escritório a ligar para seguradoras...lá se achou uma que fazia o seguro...ufa!!!

Foram todos excepcionais e mais uma vez não me permitiram gastar dinheiro em nada...pagavam sempre (excepto para as coisas do carro).
Já lhes disse que fizeram muito mais do que deveriam...a responsabilidade era serem honestos na venda e no que estavam a vender...a ajuda com os processos burocráticos não era sua responsabilidade!!! Nota 10 para estes Italianos honestos e que me trataram como família!!!

Bom, seguido...

Pelas 14h00 estava junto ao carro na casa do Advogado e tratei de colocar a matrícula (apenas uma e me cartão...é mesmo assim) na traseira, envolvida em plástico. De seguida tratei do instalar o GPS e testar o dito. Tudo OK. Houve ainda tempo para um café, amavelmente oferecido pela esposa do Advogado e uma meia hora de brincadeira com o filho deles mais pequena (1 ano e meio) que já conhecia da a 1ª vez e que por sinal apenas diz uma palavra...e é o meu nome...eheheh!

Lá pelas 16h00 estava de partida! O GPS funcionou muito bem e foi parte da razão do sucesso da viagem. Procurei rodar dentro dos limites legais medidos no GPS e não no mostrador, por um lado porque não conhecia os caminhos nem a actuação policial, por outro lado porque a viagem seria longa e os custos também eram uma variável a ter em conta.

Pelas 18h00/18h30 estava a entrar em França e pelas 04h30 estava a entrar em Espanha. Entre as 04h20 e as 05h00 descansei os olhos enquanto esperava que a bomba de gasolina da zona abrisse, pelas 05h00. Voltei novamente a descansar os olhos entre as 08h00 e as 09h00 já perto de Zaragoza. Em Espanha várias vezes tive que baixar a velocidade devido ao mau estado do piso o que me atrasou um bocado.
Pelas 17h00 estava a entrar em Portugal e cheguei junto à minha esposa, pelas 19h30. Notem que tenho sempre usado as horas portuguesas mas em Itália, França e Espanha é uma hora mais tarde do que a que tenho estado a usar.

A viagem serviu para conhecer o carro e ele a mim mas essencialmente em termos de andamentos normais e calmos. É bom saber que os 8 litros não são uma miragem em AE e vias rápidas. É bom saber que a 5ª às 900rpms pode ser usada...incrível...é claro que não o farei mas das 1.500 rpms em diante podemos estar sempre com a 5ª. Nada de soluços...quase parece um carro automático.

Tem a embraiagem algo dura e as mudanças têm que entrar com firmeza.
A 1ª deve ser levada às 2.500 para depois a segunda entrar com suavidade. O motor tem sempre força "para dar e vender" e entre as 1.500 e as 3.000 fazemos a nossa "vidinha". Nota-se que pelas 3.000 ele começa a ficar mais nervoso, como que a borbulhar...o carro tem cruise-control (outro dos responsáveis do sucesso da viagem) e notava que mantendo o carro pelas 3.000, a cerca de 120 kms hora reais, estes não parecem nada os 120 no Leon a Diesel...parece que vamos a mais velocidade e mais do que isso, que o carro está louco para que apertemos com ele...mas fui sensato e não o fiz...apenas três vezes acelerei para velocidades significativamente mais altas tendo o GPS registado a velocidade máxima de *02, feita sempre em 5ª e em muito pouco tempo mesmo.

O carro vem com KW v3...que maravilha...haja bom piso e o handling é fantástico. Sendo um tracção traseira, tornou-se necessário habituar-me a que a frente se torne algo leve a velocidades mais elevadas e dai a eventual crítica feita ao M3, de que a direcção se torna algo estranha ou pouco comunicativa...no caso do Z3 julgo que se trata em 1ª lugar de um processo de habituação mas em percursos de cerra tal não se verifica, o que pude verificar nas montanhas à entrada de França, sendo nesse cenário extremamente comunicativo. Por outro lado para onde apontamos a direcção o carro vai e não sendo um carro com multilink na traseira, a verdade é que não se sentem transferências de massa e os KW v3 anulam o leve adornar que se sente com o setup que vem de origem no carro.
É fantástico andar com o carro mesmo a baixas velocidades e atrevo-me a dizer com toda a propriedade que é o carro mais fácil de conduzir de todos em que já tive oportunidade a oportunidade de o fazer...basta aceitarmos o compromisso do conforto e o facto de ser algo duro de manusear (embraiagem e caixa) mas depois é muito fácil de conduzir, cuidando que não decidamos galgar as RPMS!!!

Mas não me farto de dizer...que motor fantástico...toda a gente deveria poder conduzir um motor assim e se em condução normal já me encheu as medidas, longe estava eu de imaginar como seria usar aquelas RPMS...

Quanto ao carro, comecemos com alguns dados técnicos:

Cor: Steel Grey (cor rara na europa)
Ano: 2001
Kms actuais 32895
Carroceria: Coupê
cilindrada: 3246
Potência: 325 cvs às 7,400 rpm
Binário: 350 NMS às 4,900 rpm mas com a maior parte deste valor quase sempre disponível, desde muito baixas rotações até lá bem para cima.
Red Line: entre as 7600 e as 7900

O carro traz KW v3, Filtro BMC e escape Remus mas a electrónica de origem.

Quanto ao som, o que posso dizer é que mais uma vez superou todas as minhas expectativas!!!

Um som rouco e forte quando se liga o carro e se rola a baixas rotações mas nada de muito intrusivo e com um Vrrumm emitido pelo escape quando a velocidade estabilizada se coloca o carro em ponto morto.
A rolar pelas 2500 - 3500 o som vai mudando e de rouco passa a mais despercebido para depois começar a anunciar que quer mudar para um registo mais agudo...passando as 4000/4500 esse som agudo fica de tal forma metálico mas forte (não do tipo de uma moto mas é um som que sendo algo metálico e estridente ainda se nota que é de um motor grande e por isso bem encorpado) de tal modo que dai em diante literalmente parece um carro de corridas e mesmo dentro do carro o som é uma loucura, contribuindo de tal modo para a experiência de condução, amplificando as sensações, quer de velocidade, quer de vertigem, ao mesmo tempo que a força com somos pressionados para o banco mais se assemelha ao descolar de um avião (isto dito pelo meu vizinho que durante o processo só conseguia dizer "que coisa...que coisa").

Já tinha ouvido falar em força G e sendo o Z um dos carros que suporta/produz mais de um 1G em terminadas situações, o que vos posso dizer é que acelerar em 2ª pelas 4000 até ao RED LINE e continuar com a 3ª até ao RED LINE numa curva rápida, a pressão sobre o nosso corpo, quer contra o banco quer lateral é tal que o volante tem que ser agarrado com firmeza (e vou ter que comprar luvas) sob pena de as nossas mãos escorregarem e o largarem...a 1ª vez que senti isto fiquei extasiado...é praticamente indescritível e deve ser experimentado.

Estou rendido na totalidade ao carro e ao motor! Sinto-me um privilegiado e num certo sentido como alguém que tem algo muito especial e que quer contar como é mas não para se gabar mas porque honestamente, gostava que quem nunca passou por uma experiência do género o pudesse fazer (o que confirma que a melhor profissão do mundo é trabalhar para a revista EVO...eheheh).

O carro é seco mas o Leon Top Sport que tenho é mais desconfortável a baixas velocidades em estradas de má qualidade mas a velocidades médias e altas, em estradas igualmente de má qualidade o Z torna-se o mais desagradável.

Quanto ao interior, o que vos posso relatar é que o carro tem muita personalidade...é praticamente todo revestido a couro e com um Design bastante rectro e intimista. Gosto muito. Tem algumas "mariquices"...estofos aquecidos (duas posições), bancos eléctricos, etc...de resto tem AC, Rádio CD, Manómetro do Óleo, estofos, volante, manete e travão de mão em pele, medidor de pressão dos pneus, etc...o que me faz falta é apenas o computador de bordo...não tem e o sub-woofer que é opcional e apesar de as colunas serem H.Kardon, faz falta o Sub...vou tratar de procurar um pois quero ter o Sub de origem para manter o carro com o look de origem.

O exterior é para mim uma obra de arte...de patinho feio, actualmente o carro já tem estatuto de culto.
É bem mais belo e proporcional ao vivo do que em fotos...de lado parece um mini-Viper da série GTS pois quase parece, tal como o Viper, meio dobrado ao centro. Transpira músculo e formas redondas, perdendo o aspecto VAN que muitas fotos lhe dão. Tem um longo capot em virtude do seu belo 6 Cil. em linha.
A traseira faz lembrar um belo "traseiro feminino bem fornecido" (e perdoem-me se esta comparação parece demasiado brejeira).
O carro é bem "rasteirinho" e exige alguma ginástica para entrar e sair mas não me queixo.

A validade das matrículas e do seguro temporário terminaram ontem pelo que por agora, e até ser português, vai ficar pela garagem!!!

Como registo final, fiz cerca de 2050 kms, gstando entre 160 a 170 litros, logo entre 8 a 8.5 litros aos 100 e normalmente a velocidades legais ou 4 ou 5 kms acima mas medidas por GPS, ou seja, com um desvio a ronda os 6/7 kms hora aos 120 e os 4/5 kms aos 50 ou 70 kms hora.
Em França nas AEs podia circula a 130 reais.

No tópico que tenho criado no geral tenho lá fotos do carro de quando ainda era do Italiano. Procurarei depois colocar fotos já do carro em Portugal e também um link (eventualmente YOUTUBE) para ouvirem o som do carro.
Procurarei regularmente contribuir para este tópico caso o mesmo se torne motivo de interesse aqui pelo fórum.

ventil
Membro Junior
Registado: 20 abr 2004, 23:53

Mensagem por ventil »

Excelente post 8) tens sem dúvida uma máquina muito especial :D
Gostei da parte:
pressão sobre o nosso corpo, quer contra o banco quer lateral é tal que o volante tem que ser agarrado com firmeza (e vou ter que comprar luvas) sob pena de as nossas mãos escorregarem e o largarem...
M Power :evil:

Gostava mesmo de ver isso ao vivo :D

Cumps.
Imagem

real22
Membro Gold
Registado: 14 fev 2007, 18:40
O meu Carro:: BMW 320d E46 Touring ///M

Mensagem por real22 »

Das apresentações de maquinas mais completas q já vi!! Mostra q tas entusiasmado com a bomba! Boa Sorte!!!

Cumps.
Projecto: 320D TOURING ///M
Imagem
Fully Touched by IACAutosport & VCPower

SUSHISTICK
Membro Iniciado
Registado: 15 dez 2006, 16:13

Mensagem por SUSHISTICK »

O texto está estupendo...também tu tens o power da escrita! Well done. Grande máquina. :palmas
E92 325i '06

brunominis
Membro Senior
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS

Mensagem por brunominis »

Grande Post!!!
Muito bem detalhado!!!
Muitos parabens,fico muito contente por ti!!!
O detalhe do texto so mostra o quanto tas "babado" pelo carro,tipo pai babado :lol: :lol: :lol:

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

Obrigado a todos pelas palavras de encorajamento!!! Estou de facto muito contente e espero pacientemente que o carro se "naturalize" português!!!
///M Coupe 2001 S54 Steel Grey
--------------------------------------

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

Já dei o 1º passo! Fui à Alfândega entregar a papelada e correu tudo bem. Agora tenho que ir fazer a inspecção B.

Ruibadboy
Membro Juvenil
Registado: 16 mar 2006, 18:00

Mensagem por Ruibadboy »

Hã, afinal andasse por aqui, já tinha visto este tópico, hã muito tempo, mas passou-me ao lado e nem associei o nick no autohoje forum...

Ass: WOLFMAN :D
Bmw 320i touring 150cv
Kawasaki zx-10r 184cv
Honda S2000 280cv
ImagemImagem

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

Ruibadboy Escreveu:Hã, afinal andasse por aqui, já tinha visto este tópico, hã muito tempo, mas passou-me ao lado e nem associei o nick no autohoje forum...

Ass: WOLFMAN :D
eheheh...eu procuro usar sempre o mesmo nick!!!

Ruibadboy
Membro Juvenil
Registado: 16 mar 2006, 18:00

Mensagem por Ruibadboy »

Eu também, mas no auto hoje, aquando da remodelação do fórum, o meu deixou de dar :? ,lá tive que me registar novamente e inventar um outro :lol: , então e a família o que disse sobre a máquina? :driving
Bmw 320i touring 150cv
Kawasaki zx-10r 184cv
Honda S2000 280cv
ImagemImagem

don.juan
Membro Juvenil

Mensagem por don.juan »

Ruibadboy Escreveu:Eu também, mas no auto hoje, aquando da remodelação do fórum, o meu deixou de dar :? ,lá tive que me registar novamente e inventar um outro :lol: , então e a família o que disse sobre a máquina? :driving
Incialmente tive que convencer a minha esposa...até nem foi muito complicado...iamos comprar carro e dentro de um plafond lá matutei e vi que dava para o "sonho"...o Leon a Diesel faz de carro de família sem problemas (não, não aderi aos monovolumes e carrinhas...nada tenho contra eles).
Tenho um colega que tem o Z3MC S50 em Estoril Blue pelo que a minha esposa já conhecia a forma do carro mas antes de o ver ao vivo achava que parecia uma VAN ou algo estranho mas sempre lhe disse que ao vivo o aspecto era mesmo de carro desportivo, o que ela confirmou quando viu o Estoril Blue ao vivo, tendo gostado muito dessa cor.
Do meu, o receio dela era a cor.
Mas tanto ela como a filhota gostaram muito do carro e de dar uma voltinha (mas ela ainda não experimentou o verdadeiro poder do M).
O resto da família gabou a minha aventura e persistência e quem viu o carro tem gostado mas só quando for "português" é que dará para o dar a conhecer por completo.

mveiga
Membro Iniciado
Registado: 19 mai 2006, 18:16

Mensagem por mveiga »

Meu caro
Carro maravilhoso. Muita saúde e sorte para o disfrutar.
Um abraço.

Responder

Voltar para “Série Z”