bom vou te falar da minha experiencia, como sabes estes carros são carros praticamente de fim de semana, não são carros para se fazerem mts quilometros e andar todos os dias.
bom eu comprei um z3 a 1 ano e meio, e desde lá para cá tenho vindo a ganhar cada vez uma paixão maior pelo carro, comprei-o nacional com 77mil km
de inicio tive alguns problemas mas tudo resultante de desleixo por parte do antigo proprietário.
Bom em relação ao conforto, o z3 peca um bocadinho, se tiveres umas jantes 17 ainda é pior, aí o slk ganha.
Em relação a consumos é ela por ela, eu tenho a versão 1.9 140cv, n é um carro de corridas, não tem o kompressor mas já anda mt bem

o meu com as jantes 17 em AE faz me medias de 10litros a 130km/H
Manutenção, até hoje alem dos precalços foi só mudar o oleo, velas e filtros, estes ultimos por minha vontade visto ainda estarem bons.
Problemas de mecanica n os tens, basta que andes em cima do motor como em todos os outros carros.
eventuais problemas, bom aí já sabes estes carros são mais propicios a problemas dos que os sedans, ou carrinhas.
por exemplo podes partir um catalisador com mta facilidade, o carro é mt baixo e bate em mt sitio, em relação a capota, analisa bem as borrachas e a mica antes de comprares o carro. eu tive de mudar a mica do meu e foram 200€ isto numa oficina fora da bmw.
bom quanto a preços de peças vou te deixar algumas mas tambem te digo, mercedes não é muito mais barato.
lona nova - perto de 2000€
Retrovisores exteriores - 500€ cada (meti 2 novos quando comprei o carro)
mica da capota- 200€
sonda lambda, medidor massa/ar e cat novo pagou a garantia perto de 1000€ pela reparação.
uma sugestão, para qualquer um dos modelos, não compres o carro com mts kilometros, e compra de preferencia nacional. quem tem um carro destes normalmente tem outro para o dia a dia, se o carro tiver mts kilometros poderá ser sinal de maus tratos.
abraços e espero que optes pela marca das helices

que apesar de tudo tem um carro muito mais lindo que o slk