Página 1 de 3

Autoblocante

Enviado: 02 jun 2007, 23:07
por Valteralves
Boas malta!

Ando com uma dúvida no meu (meu pai lol) Z3...
Passo a explicar e peço já desculpa o testamento.
Qd em 1ª....é-me dificil conseguir fazer um arranque em que o autoblocante actue.....
Qd em 2ª (em rotunda), basta dar um toq a mais no acelerador e zuca, lá tá o gajo a actuar.
Pergunto eu se isto é "normal" em 1ª ??

O Z3 em questão é um Z3 1.9 de 2001, ou seja, o de 118 cvs.
Como eu não tenho mta experiência em andar com o carro todo atravessado e não encontrei ainda um local que seja tanto seguro para mim como para o carro andar a brincar, não arrisco mto, daí a mha dúvida.

Cumps

Enviado: 03 jun 2007, 02:44
por Áttila
Referes-te ao controlo de tracção?

Tanta arrancar em areia... Se ele m 2ª actua, entao no arranque tambem terá que actuar, se for necessário...

Poes-te paradinho, numa recta onde tenha um pouco de areia. Carregas na embragem (ou embraiagem, como queiras) a fundo, depois aceleras e deixa subir um pouco a rotação (4000 por exemplo), larga a embreagem e vais ver se actua ou não actua...

Ah, e se não tens muita experincia, nao te ponhas a tentar atravessa-lo...nem com muita experincia te ponhas a fazer isso, é que além de isso fazer mal ao carro em muitas coisas (pneus, diferencial, etc...) podes chegar a um dia em que o atravesses de vez, e isso é muito mau, principalmente quando o carro é do pai...


Abraço

Enviado: 03 jun 2007, 03:10
por Valteralves
Não refiro ao controlo de tracção, era mm ao autoblocante :P
O controlo de tracção cmg anda qs sempre off :P
Eu atravessar atravesso-o (não invento mto é a fazer drifts mto seguidos, tipo voltas à rotunda, tb pq é estragar pneu e gasosa a mais, é só umas atravessadelas d qd em vez pq tb é raro eu andar no carro), mas noutro dia experimentei em 1ª e ficou só uma das rodas patinou...enquanto se for em 2ª numa rotunda já a repartição de potência vai às 2 rodas traseiras e n fica só numa.
A mha dúvida era se é normal isso acontecer em 1ª ou se o autoblocante tb devia repartir a potência plas duas rodas cm faz em 2ª (tenho d arranjar um sitio com areia e seguro um dia destes pa experimentar em 1ª)

Abraço

Enviado: 03 jun 2007, 22:42
por David
Pelo que sei o autoblocante, sendo um elemento mecânico está sempre activo e actua em conformidade com as condições de carga sobre cada eixo e não por estar em 2ª ou 3ª velocidade por exemplo.

Enviado: 03 jun 2007, 23:40
por joaotcgt
Boas, o autoblocante foi posto a posteriori no carro ou o z3 ja traz autoblocante de origem? A actuação depende do tipo de autoblocante que o carro tem instalado :driving

Enviado: 04 jun 2007, 14:50
por Valteralves
joaotcgt Escreveu:Boas, o autoblocante foi posto a posteriori no carro ou o z3 ja traz autoblocante de origem? A actuação depende do tipo de autoblocante que o carro tem instalado :driving
É o autoblocante que vem de origem...

Enviado: 04 jun 2007, 16:00
por filsantuz
O autoblocante está sempre activo, pois como já foi dito é mecânico.

Um autoblocante num tracção traseira e de baixa potência, não se deve notar assim tanto...
Em linha recta e em piso regular, num arranque deve marcar sempre as duas rodas independentemente de ter ou não autoblocante... (se te referes às marcas como sendo a "prova" de actuação do autoblocante)
Se o autoblocante for de muito pouca % pouco ou nada se nota!

Como é que tu notas a actuação do autoblocante?

Enviado: 04 jun 2007, 18:26
por Valteralves
filsantuz Escreveu:O autoblocante está sempre activo, pois como já foi dito é mecânico.

Um autoblocante num tracção traseira e de baixa potência, não se deve notar assim tanto...
Em linha recta e em piso regular, num arranque deve marcar sempre as duas rodas independentemente de ter ou não autoblocante... (se te referes às marcas como sendo a "prova" de actuação do autoblocante)
Se o autoblocante for de muito pouca % pouco ou nada se nota!

Como é que tu notas a actuação do autoblocante?
Eu noto quando entro numa rotunda em 2ª e dps dou mais gas...ai noto que ele actua.
Eu é k noutro dia tava em 1ª e a estrada tinha umas pedras mais soltas (sitio seguro e sem andar a estragar os carros dos outros pq com essas cenas n se brica) e arranquei mais à malandro e só uma das rodas patinou, daí eu achar um cadito esquisito, mas pode ser só disso que me disseste, como a percentagem dos BMW's de origem no e36 acho que é de 30% e o carro tem 118cvs, n teve "razões" para actuar....

Enviado: 04 jun 2007, 20:21
por filsantuz
Valteralves Escreveu:Eu noto quando entro numa rotunda em 2ª e dps dou mais gas...ai noto que ele actua.
Eu é k noutro dia tava em 1ª e a estrada tinha umas pedras mais soltas (sitio seguro e sem andar a estragar os carros dos outros pq com essas cenas n se brica) e arranquei mais à malandro e só uma das rodas patinou, daí eu achar um cadito esquisito, mas pode ser só disso que me disseste, como a percentagem dos BMW's de origem no e36 acho que é de 30% e o carro tem 118cvs, n teve "razões" para actuar....
Ele está a actuar, o motor é que não tem muita força para que se note mais o autoblocante... (penso que será o caso)

Ao ires mais "de força" (no caso da segunda velocidade), o que pode acontecer é que, o derrapar mais fácil te induza em erro e penses que é o autoblocante mas no entanto é o escorregar normal derivado da maior velocidade...

Já confirmaste se o carro tem mesmo autoblocante?

Enviado: 04 jun 2007, 23:06
por PEDRO ESTEVES
O meu Z3 também tem autoblocante a 25%, e raramente o sinto a actuar (apenas em rotundas com alcatrão mais polido) aí sim, sente-se, mas de resto nada( deve ser dos pocos 140cv. e de pneus 225).

Enviado: 05 jun 2007, 01:36
por yoz46
o meu z3 é de 144 cv e tem pneus 225 e digo que em rotundas sinto mt o autoblocante a funcionar.

Enviado: 06 jun 2007, 15:00
por Valteralves
Tou a ver q é falta de "ganga" mas dá pa "brincar" de vez em quando :D
PEDRO ESTEVES e yoz46, yap, é isso mm!

filsantuz, ele entra em acção, eu gosto de entrar devagarito e sair depressa das rotundas :P

Obrigado a todos :D

Enviado: 06 jun 2007, 23:58
por ZPintus
O meu também é um 140cv com pneus 225 mas ainda o tenho há pouco tempo e não me puz em aventuras... é o meu primeiro carro com tração a trás... até ver ainda não senti nada, mas calculo que se actuar deve acender uma luz no tablier, certo?

Enviado: 08 jun 2007, 10:56
por Áttila
se tiveres controlo de tracçao, acende luz... se nao tiveres nao acende, como no meu, que é "puro e duro", quando foge, foge... cuidado com paralelo molhado! :D

Enviado: 08 jun 2007, 12:24
por Valteralves
Áttila Escreveu:se tiveres controlo de tracçao, acende luz... se nao tiveres nao acende, como no meu, que é "puro e duro", quando foge, foge... cuidado com paralelo molhado! :D
Ehehe, uma vez apanhei um cagaço numa rotunda molhada...... ia "puro e duro" com o controlo d tracção desligado e nem ia pa brincadeira nem nada mas a meio da rotunda ia ficando virado ao contrário :lol: