MINI. VCS SABIAM?????
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 19 fev 2009, 08:24
- O meu Carro:: BMW E61 530D 2004
Re: MINI. VCS SABIAM?????
Penso que a marca que mais parcerias assimila é a Ford senão vejamos:
fiesta 1.25 motor yamaha
focus rs e motores a gasolina de 5 cilindros é motor volvo
todos os 1.6 diesel motor psa
ka 1.3cdti motor fiat e chassis do fiat 500
s max 2.2 hdi ; mazda 6 2.2 185cv motor psa (embora digam que não) pois é bi turbo tal e qual o que existia na 407 2.2 bi turbo teve foi umas mexidelas..
mondeo 2.0 163cv motor psa (embora digam que não é ) mas a recente actualização de cavalagem aconteceu em ambas os grupos ao mesmo tempo... grande coincidência... e estiveram tantos anos com 136cv ...
em portugal penso que a ford não vende nenhum carro em que o motor seja de concepção ford... porque eles tem uns 2.2 e 1.8 a gasolina que não sei de quem são...
depois claro as estruturas servem todas as marcas do grupo.. e os da parceria..
ex:
c-max focus s40 v50 307 c4 tem tudo a mesma estrutura
corrijam-me se estiver enganado...
por isso a BMW até está muito bem nas parcerias... tem a conta certa..
e vê-se perfeitamente que a bmw não quer gastar recursos nesta altura de eléctricos e híbridos em motores diesel pequenos senão vejam qual é o motor do 116d... é notoriamente um esforço para acompanhar o mercado sem investimento ...
abraços
fiesta 1.25 motor yamaha
focus rs e motores a gasolina de 5 cilindros é motor volvo
todos os 1.6 diesel motor psa
ka 1.3cdti motor fiat e chassis do fiat 500
s max 2.2 hdi ; mazda 6 2.2 185cv motor psa (embora digam que não) pois é bi turbo tal e qual o que existia na 407 2.2 bi turbo teve foi umas mexidelas..
mondeo 2.0 163cv motor psa (embora digam que não é ) mas a recente actualização de cavalagem aconteceu em ambas os grupos ao mesmo tempo... grande coincidência... e estiveram tantos anos com 136cv ...
em portugal penso que a ford não vende nenhum carro em que o motor seja de concepção ford... porque eles tem uns 2.2 e 1.8 a gasolina que não sei de quem são...
depois claro as estruturas servem todas as marcas do grupo.. e os da parceria..
ex:
c-max focus s40 v50 307 c4 tem tudo a mesma estrutura
corrijam-me se estiver enganado...
por isso a BMW até está muito bem nas parcerias... tem a conta certa..
e vê-se perfeitamente que a bmw não quer gastar recursos nesta altura de eléctricos e híbridos em motores diesel pequenos senão vejam qual é o motor do 116d... é notoriamente um esforço para acompanhar o mercado sem investimento ...
abraços
-
- Membro Junior
- Registado: 23 dez 2009, 22:13
- O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46
Atenção que atualmente o motor 1.6 diesel do mini já é inteiramente fabricado pela BMW. Para mais pormenores leiam a noticia do Oje - o Jornal Económico:
06/09/10, 11:22
Mini renova gama: Diesel para todos
A gama Mini vai surgir este mês com uma nova geração. Por fora fica quase tudo na mesma, até porque seria difícil mexer muito num carro destes, com uma estética e uma aura tão vincadas. É nos Diesel que surgem as grandes novidades: o grupo BMW decidiu produzir um motor próprio... o que deixa no ar pistas para um futuro mais vasto.
Pressionado pelos jornalistas, aquele responsável da Mini, marca do grupo BMW, não deixou de colocar ênfase nos valores da casa de Munique: "Veja bem o nosso nome: Bayerische Motoren Werke (n.d.r: Fábrica de Motores da Baviera)... temos de ser nós a fabricar os nossos próprios motores. E sabemos fazê-lo muito bem!". O executivo da marca aludia assim a uma das maiores novidades da nova gama Mini, o 1.6 Diesel de 112 cv, que substitui o actual, de 110 cv, produzido pelo grupo francês PSA.
Independentemente da resposta "institucional", a verdade é que este Diesel representa muito para o grupo BMW. O desenvolvimento de um motor é sempre um dos maiores investimentos de um projecto automóvel, pelo que a chegada de um 1.6 Diesel feito "in house" é sintomático da evolução da Mini: se há nove anos a gama se resumia a um modelo, hoje assistimos à chegada do Countryman para o segmento médio. Mais: a aposta num Diesel 1.6, por parte de uma marca que não tinha nada abaixo dos 2 litros, abre portas ao lançamento de outros modelos de segmento mais abaixo, mesmo da marca BMW... é que, mesmo assim, só o Mini e o Mini Countryman ainda não chegam para amortizar o investimento num Diesel totalmente novo. Novidades à vista, portanto.
06/09/10, 11:22
Mini renova gama: Diesel para todos
A gama Mini vai surgir este mês com uma nova geração. Por fora fica quase tudo na mesma, até porque seria difícil mexer muito num carro destes, com uma estética e uma aura tão vincadas. É nos Diesel que surgem as grandes novidades: o grupo BMW decidiu produzir um motor próprio... o que deixa no ar pistas para um futuro mais vasto.
Pressionado pelos jornalistas, aquele responsável da Mini, marca do grupo BMW, não deixou de colocar ênfase nos valores da casa de Munique: "Veja bem o nosso nome: Bayerische Motoren Werke (n.d.r: Fábrica de Motores da Baviera)... temos de ser nós a fabricar os nossos próprios motores. E sabemos fazê-lo muito bem!". O executivo da marca aludia assim a uma das maiores novidades da nova gama Mini, o 1.6 Diesel de 112 cv, que substitui o actual, de 110 cv, produzido pelo grupo francês PSA.
Independentemente da resposta "institucional", a verdade é que este Diesel representa muito para o grupo BMW. O desenvolvimento de um motor é sempre um dos maiores investimentos de um projecto automóvel, pelo que a chegada de um 1.6 Diesel feito "in house" é sintomático da evolução da Mini: se há nove anos a gama se resumia a um modelo, hoje assistimos à chegada do Countryman para o segmento médio. Mais: a aposta num Diesel 1.6, por parte de uma marca que não tinha nada abaixo dos 2 litros, abre portas ao lançamento de outros modelos de segmento mais abaixo, mesmo da marca BMW... é que, mesmo assim, só o Mini e o Mini Countryman ainda não chegam para amortizar o investimento num Diesel totalmente novo. Novidades à vista, portanto.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)
os novos mini diesel 115cvs usam o motor do S1 116D! :fixe
brevemente vai sair o cooper S Diesel... com os novos motores 2 litros de 184cvs da BMW!
brevemente vai sair o cooper S Diesel... com os novos motores 2 litros de 184cvs da BMW!

-
- Membro Junior
Errado. Os mini Cooper D versão 2010 usam o novo motor 1.6 inteiramente desenvolvido pela BMW que debita 112 cv., enquanto o 116d usa o motor 2.0 com a potência limitada a 115 cv. para assegurar consumos ultra baixos.MIKEV Escreveu:os novos mini diesel 115cvs usam o motor do S1 116D! :fixe
Quanto a isso ainda não há certezas, mas tanto pode ser uma versão mais puxada do motor 1.6, como se pode constatar nesta notícia do Autoportal de 17/03/2009:MIKEV Escreveu:brevemente vai sair o cooper S Diesel... com os novos motores 2 litros de 184cvs da BMW!
"A «John Cooper Works» (preparador oficial da Mini) poderá estar a trabalhar numa apimentada versão diesel, além de uma versão do futuro «jipe» Mini, de acordo com alguns meios europeus.
Segundo a publicação britânica «AutoExpress», a versão diesel JCW vai recorrer ao mesmo motor 1.6D do Mini Cooper D, «trabalhado» para desenvolver algo como 160 cavalos de potência."
Como pode realmente ser um 2.0 mas com 150 cv. (só?) como diz o mesmo Autoportal mas de 04/06/2010:
"O Mini Cooper S que se cuide! A marca britânica prepara-se para lançar um inédito Cooper SD, equipado com um motor turbo-diesel de 2 litros com 150 cavalos de potência, «emprestado» directamente dos Série 1 e Série 3 da BMW.
O Mini Cooper SD deverá chegar no primeiro trimestre do próximo ano e estará equipado com o conhecido motor 2.0d de quatro cilindros com 150cv e 300 Nm utilizados nos BMW 118d e 318d - Cooper S a gasolina está dotado de um 1.6 Turbo com 184 cavalos."
-
- Membro Iniciado
Quanto aos consumos ultra baixos pelo que li não me parece bem assim.. o mais equilibrado parece o 118d .. dado que anda muito mais que o 116d gasta quase o mesmo na realidade (não nos números de construtor) e emite quase o mesmo CO2...BlackOpenAir Escreveu:Errado. Os mini Cooper D versão 2010 usam o novo motor 1.6 inteiramente desenvolvido pela BMW que debita 112 cv., enquanto o 116d usa o motor 2.0 com a potência limitada a 115 cv. para assegurar consumos ultra baixos.MIKEV Escreveu:os novos mini diesel 115cvs usam o motor do S1 116D! :fixe
penso que o 116d foi um esforço para acompanhar um sr. chamado golf VI 1.6tdi... e ve-se que é a bmw a tentar com um motor 2.0 rivalizar em consumos com um 1.6... é difícil e não consegue consumos tão baixos.. mas também o motor da vw nem se mexe ... foi pensado só pos consumos e esqueceram o resto...
Para mim o 116d é um falhanço comercial.. dado que promete muita economia... mas para se ter um pouco mais de economia face ao 118d perde muito em recuperações e binário...
A BMW não deve ter a estrutura do serie 1 preparada para receber o motor da PSA senão de certeza que iria ser montado...
Estas saídas das parcerias e depois assumirem que os motores são da Marca.. é como acontece noutras marcas em que a OPEL a SAAB diz que já não tem motores FIAT... pois claro porque os da FIAT são da POWERTRAIN(acho que é este o contrutor dos motores).. iguais aos da SAAB e da Opel...
Como também a MAZDA a Jaguar diz que os motores não são FORD que são da propia mazda e da propria Jaguar .... pois mas são é todos da PSA ..
Esses motores novos 1.6d da BMW devem ser os mesmos da PSA tem é ajustes e pequenas alterações da BMW, mas o bloco e concepção de base continua a ser a do grupo PSA... Assim como os outros construtores referidos atrás fazem ajustam electronicas admissoes escapes etc a maneirada propria marca...
abraços
-
- Membro Junior
Eu sei que o 118d é muito mais equilibrado, e em Portugal nem vale a pena pensar no 116d, porque são ambos motores com 2000 cc. e o imposto automóvel cá incide sobre a cilindrada. O 116d foi pensado para o mercado alemão e afins em que o imposto a pagar incide sobre a potência, dai fazer um 2 litros com tão pouca potência. Eu só falei nele porque o "MIKEV" disse que o seu motor é o utilizado no MINI e na realidade não é. Quanto a consumos ultra baixos, também sei que é linguagem de "markting" da marca que eu me limitei a repetir.IbizaFR130 Escreveu:Quanto aos consumos ultra baixos pelo que li não me parece bem assim.. o mais equilibrado parece o 118d .. dado que anda muito mais que o 116d gasta quase o mesmo na realidade (não nos números de construtor) e emite quase o mesmo CO2...
Pois, se é aldrabice da BMW ou não, não posso garantir, mas não vejo porque é que até certa altura o motor 1.6 diesel dos MINI era assumido pela BMW como sendo o motor do grupo PSA, e de repente a BMW passaria a afirmar que já não precisava mais desse motor porque tinha desenvolvido um completamente novo se assim não fosse. Se me disseres que os engenheiros da BMW desmancharam alguns desses motores de origem PSA, e se inspiraram no que de positivo tinham para desenvolver o novo motor, posso aceitar, mas acho que a BMW não tem muito a aprender com a PSA no que diz respeito ao desenvolvimento de motores, sejam eles a diesel ou a gasolina. É também voz corrente que o novo 1.6 diesel é em tudo semelhante aos já consagrados 2.0 diesel mas com menos 400 cc.IbizaFR130 Escreveu:Estas saídas das parcerias e depois assumirem que os motores são da Marca.. é como acontece noutras marcas em que a OPEL a SAAB diz que já não tem motores FIAT... pois claro porque os da FIAT são da POWERTRAIN(acho que é este o contrutor dos motores).. iguais aos da SAAB e da Opel...
Como também a MAZDA a Jaguar diz que os motores não são FORD que são da propia mazda e da propria Jaguar .... pois mas são é todos da PSA ..
Esses motores novos 1.6d da BMW devem ser os mesmos da PSA tem é ajustes e pequenas alterações da BMW, mas o bloco e concepção de base continua a ser a do grupo PSA... Assim como os outros construtores referidos atrás fazem ajustam electronicas admissoes escapes etc a maneirada propria marca...
Outro argumento, que para mim pode explicar o recente interesse em desenvolver internamente um motor mais pequeno, é o de que só à relativamente pouco tempo se começou a falar sériamente no "downsizing" dos motores no seio das marcas premium, por motivos ecológicos e económicos. Logo um motor que parecia ser só para o MINI, pode vir a ter que ser utilizado noutros modelos da marca a curto prazo, e assim já justificar o investimento no seu desenvolvimento.
-
- Membro Iniciado
estamos só a discutir na boa ....não me interpretes mal...falo muito...BlackOpenAir Escreveu:
Quanto a consumos ultra baixos, também sei que é linguagem de "markting" da marca que eu me limitei a repetir.............
.........Pois, se é aldrabice da BMW ou não, não posso garantir, mas não vejo porque é que até certa altura o motor 1.6 diesel dos MINI era assumido pela BMW como sendo o motor do grupo PSA, e de repente a BMW passaria a afirmar que já não precisava mais desse motor porque tinha desenvolvido um completamente novo se assim não fosse. Se me disseres que os engenheiros da BMW desmancharam alguns desses motores de origem PSA, e se inspiraram no que de positivo tinham para desenvolver o novo motor, posso aceitar, mas acho que a BMW não tem muito a aprender com a PSA no que diz respeito ao desenvolvimento de motores, sejam eles a diesel ou a gasolina. É também voz corrente que o novo 1.6 diesel é em tudo semelhante aos já consagrados 2.0 diesel mas com menos 400 cc.
.
eu só falei nos consumos do 116d porque realmente a marca está a vender uma coisa que está muito longe da verdade e a BMW não costuma ser uma marca com estes truques... está a faze-lo por não ter opções...e sempre vão havendo pessoas que acreditam...
Sabes que uma marca como a BMW ou Jaguar ou Volvo ou Saab dizer a um cliente habitual da marca que o motor é muito bom mas é da PSA ou FIAT acaba sempre por dar em menos vendas, pois as pessoas menos atentas também não querem esses motores quanto mais as outras... Exige-se a essas marcas motores de concepção própria...
A BMW dispensa publicidade é espectacular a desenvolver motores mas o 1.6 hdi PSA também não é um motor qualquer o meu sogro tem uma C-Max e faz muito bons consumos, anda bem, não vibra, pouco barulho, e até agora "0" problemas..
Outra a BMW tem vindo a produzir motores derivados uns dos outros pois se fizerer-mos contas chega-mos a conclusão que os motores diesel da actualidade tem uma cilindrada unitária de 0.5litros/cilindro... e um motor PSA tem 0.4litros/cilindro.. isto altera tudo em termos de concepção de motor peso,compressões, robustez, anulação de vibrações condutas de admissão e escape, injectores, bomba, sistema comon rail... etc... e ai concordo contigo ... a BMW quase de certeza que vai copiar o motor que obteve em parceria... ou até continuar a utiliza-lo...
Claro que a 1ª explicação para estas parcerias é sempre a economia... e nos dias que se avizinham as marcas estão a começar a esquecer os diesel a longo prazo... e a ver para onde é que isto vai...
A honda vai deixar de fabricar o único motor diesel que desenvolveu... não é ao calhas pois os híbridos plug in (VOLT/Ampera) estão a ter uma aceitação enorme ... e a mercedes se mandar para o mercado o que anda em estudos a mais de 20 anos deixa de haver diesel...
Aquilo que tenho acompanhado é que a Saab a mais de 15 anos que tenta ajustar a auto-detonação com cabeças de compressão variável nos motores a gasolina... mas por razoes económicas deve ter desistido... entretanto a Opel também se lançou a esse desenvolvimento ... mas depois deixou de se falar nisso... entretanto a Mercedes está para lançar um 1.8L com 240cv e 400 NM com um consumo de 4.4 L/100km a gasolina num carro com uma carroçaria equivalente ao segmento do classe S... se a isto juntarmos o que já existe hoje num Lexus em que tem motor electrico de propolsão com 200cv e até aos 50KM/h em modo EV... e com caixa espectacular de Variação Continua ... não é preciso dizer mais nada... adeus era Diesel....
Está solução seria num futuro próximo ideal para automóveis de maiores velocidades de ponta porque para mim a melhor concepção de sistemas conjugados é a do VOLT/AMPERA ... para carros familiares pois dão 160KM/h ... só falta depois no futuro estar ligado a uma caixa de velocidades para obter mais velocidade de ponta...
Não esquecer ainda para mais que da refinação do petróleo é extraída muito mais gasolina que Diesel..E que as noticias que chegam é que os stocks estão cheios deste combustível.. e claro que a gasolina é um combustível mais limpo...só não consegue produzir menos CO2 aos dias de hoje, devido a fraca eficácia dos motores térmicos a gasolina existentes..
abraços....e desculpem lá falar muito....
-
- Membro Junior
Caro "IbizaFR130", é com muito prazer que troco idéias seja com quem for neste fórum, muito mais com quem expõe as suas opiniões com argumentos claros e objetivos, como é o teu caso.
Em relação aos diesel, sou abertamente um anti-diesel, já tive "n" carros e nenhum a diesel (como disse noutro tópico, "aflige-me" carros a deitarem montes de fumo). Para economia prefiro o GPL, para prazer de condução, gasolina sem duvida. Por isso a idéia de que os diesel irão desaparecer num futuro mais o menos próximo não me afeta nada.
Quanto aos veículos elétricos, sei que são incontornaveis. Mas, sem ter experimentado nenhum como é lógico, não percebi ainda qual vai ser o prazer de condução que irão proporcionar (e para mim um automóvel que se preze tem de transmitir sensações, muito boas sensações, dai a minha fixação em BMW's).
Resta-me esperar que a gasolina ainda dure mais uns tempos, primeiro porque é o combustível que mais aprecio, e segundo porque se ela acaba tenho de trocar a frota toda, e neste momento são quatro cá em casa.
O motor que a Mercedes está a desenvolver e que pode acabar com o paradigma dos diesel é o denominado diesotto. É um motor onde se tenta aliar o melhor de dois mundos, a eficiência de um diesel a produzir binário a baixas rotações, com a capacidade de um otto de trabalhar a regimes de rotação mais elevados, conseguindo-se assim consumos de diesel com performances de gasolina. Que grande idéia, sim senhor.
Em relação aos diesel, sou abertamente um anti-diesel, já tive "n" carros e nenhum a diesel (como disse noutro tópico, "aflige-me" carros a deitarem montes de fumo). Para economia prefiro o GPL, para prazer de condução, gasolina sem duvida. Por isso a idéia de que os diesel irão desaparecer num futuro mais o menos próximo não me afeta nada.
Quanto aos veículos elétricos, sei que são incontornaveis. Mas, sem ter experimentado nenhum como é lógico, não percebi ainda qual vai ser o prazer de condução que irão proporcionar (e para mim um automóvel que se preze tem de transmitir sensações, muito boas sensações, dai a minha fixação em BMW's).
Resta-me esperar que a gasolina ainda dure mais uns tempos, primeiro porque é o combustível que mais aprecio, e segundo porque se ela acaba tenho de trocar a frota toda, e neste momento são quatro cá em casa.
O motor que a Mercedes está a desenvolver e que pode acabar com o paradigma dos diesel é o denominado diesotto. É um motor onde se tenta aliar o melhor de dois mundos, a eficiência de um diesel a produzir binário a baixas rotações, com a capacidade de um otto de trabalhar a regimes de rotação mais elevados, conseguindo-se assim consumos de diesel com performances de gasolina. Que grande idéia, sim senhor.
-
- Membro Iniciado
Estas trocas de ideias acho também que são sempre boas... obrigado...
Foi no inicio do ano que troquei de carro e realmente estive mesmo para comprar um gasolina volvo ou Bmw de 200cv para cima já com gpl ou para eu depois colocar... mas a família e amigos deram-me cabo do juízo ...e então para os meus gostos (potencia binário e economia relativa) tive de me virar para o diesel...
Um que ainda me fez muita comichão foi o lexus gs450h importado pois ao ser híbrido pagava 5000€ de isv...mas não tinha mala nenhuma...
O GPL no nosso pais é marginalizado e é pena.. e acontece porque ninguém gosta de ver por exemplo uma 530i e61 com o toculate "GPL" que foi um dos carros que andei a ver...ou ir a um Centro Comercial sem estacionamento para GPL.. em Lisboa há muitos...Nem a proibição de estacionar em garagens, que é problemático para quando se tem condomínios...Sem falar na má fama que o GPL tem.. infundada...
Eu não sou anti-diesel .. sou mais do tipo ... "o que é que obtenho pelo dinheiro que gasto?"... e para já ainda vai sendo o diesel a levar a melhor... Sem contar com o GPL pelas razoes que já referi...
Claro que carros a gasolina oferecem outras sensações concordo... mas o custo para se ter um carro familiar com boas performances tipo uma 530i é muito grande nos dias de hoje...
O meu carro anterior como diz o nick era um ibiza 6L FR 130.. e é um dos reis do fumo..epa mas aquilo tinha uma genica..as recuperações envergonhavam muito desportivo... o despejo de binário era incrível.. a minha 530d com os 500 Nm oferece para ai metade da sensação.. vendi com 160 mil Kms de pé pesado sem um problema ... mexido em turbo e electrónica... e sempre tudo ok.. só vendi por causa da família... para mim um dos melhores carros de sempre...pela simplicidade, possível economia,performances,durabilidade,custo e sensações... O responsável pela fama era o grande motor que puseram num irmão do POLO...
Nos dias de hoje não fica muito bem a traseira dum carro toda preta e aquelas descargas de fumo ...
O prazer de condução dum eléctrico realmente deve ser muito estranha... mas vá lá que vai haver binário a carrada ... pode ser uma ajuda a se conseguir boas sensações... Está todo o mundo curioso...
Um futuro próximo será o juntar de todas as tecnologias e inovações que andam por ai...:
caixas de variação continua(pequenas e super eficazes)
painéis solares para alimentar ar-condicionados
motores eléctricos acoplados a transmissão só geradores de energia (o lexus também tem disto)
motores pequenos como geradores a rotações constantes(wankel,5 tempos,diesel,diesotto,hidrogénio,etc)
propulsão totalmente eléctrica como o Volt/Ampera
as belas das baterias espalhadas no piso para baixar centro de gravidade
estruturas em materiais primos do carbono...
claro travagens regenerativas...
etc,etc,etc...
A preocupação dos próximos 50 anos será onde ir buscar mais electricidade limpa... pois os consumos vão disparar e a percentagens apresentadas de energia conseguida através de métodos "verdes" vai diminuir... e aumentar a produção em centrais poluidoras... e claro o preço para o consumidor final vai aumentar...
Abraços e desculpem os OFF-TOPIC...
Foi no inicio do ano que troquei de carro e realmente estive mesmo para comprar um gasolina volvo ou Bmw de 200cv para cima já com gpl ou para eu depois colocar... mas a família e amigos deram-me cabo do juízo ...e então para os meus gostos (potencia binário e economia relativa) tive de me virar para o diesel...
Um que ainda me fez muita comichão foi o lexus gs450h importado pois ao ser híbrido pagava 5000€ de isv...mas não tinha mala nenhuma...
O GPL no nosso pais é marginalizado e é pena.. e acontece porque ninguém gosta de ver por exemplo uma 530i e61 com o toculate "GPL" que foi um dos carros que andei a ver...ou ir a um Centro Comercial sem estacionamento para GPL.. em Lisboa há muitos...Nem a proibição de estacionar em garagens, que é problemático para quando se tem condomínios...Sem falar na má fama que o GPL tem.. infundada...
Eu não sou anti-diesel .. sou mais do tipo ... "o que é que obtenho pelo dinheiro que gasto?"... e para já ainda vai sendo o diesel a levar a melhor... Sem contar com o GPL pelas razoes que já referi...
Claro que carros a gasolina oferecem outras sensações concordo... mas o custo para se ter um carro familiar com boas performances tipo uma 530i é muito grande nos dias de hoje...
O meu carro anterior como diz o nick era um ibiza 6L FR 130.. e é um dos reis do fumo..epa mas aquilo tinha uma genica..as recuperações envergonhavam muito desportivo... o despejo de binário era incrível.. a minha 530d com os 500 Nm oferece para ai metade da sensação.. vendi com 160 mil Kms de pé pesado sem um problema ... mexido em turbo e electrónica... e sempre tudo ok.. só vendi por causa da família... para mim um dos melhores carros de sempre...pela simplicidade, possível economia,performances,durabilidade,custo e sensações... O responsável pela fama era o grande motor que puseram num irmão do POLO...
Nos dias de hoje não fica muito bem a traseira dum carro toda preta e aquelas descargas de fumo ...
O prazer de condução dum eléctrico realmente deve ser muito estranha... mas vá lá que vai haver binário a carrada ... pode ser uma ajuda a se conseguir boas sensações... Está todo o mundo curioso...
Um futuro próximo será o juntar de todas as tecnologias e inovações que andam por ai...:
caixas de variação continua(pequenas e super eficazes)
painéis solares para alimentar ar-condicionados
motores eléctricos acoplados a transmissão só geradores de energia (o lexus também tem disto)
motores pequenos como geradores a rotações constantes(wankel,5 tempos,diesel,diesotto,hidrogénio,etc)
propulsão totalmente eléctrica como o Volt/Ampera
as belas das baterias espalhadas no piso para baixar centro de gravidade
estruturas em materiais primos do carbono...
claro travagens regenerativas...
etc,etc,etc...
A preocupação dos próximos 50 anos será onde ir buscar mais electricidade limpa... pois os consumos vão disparar e a percentagens apresentadas de energia conseguida através de métodos "verdes" vai diminuir... e aumentar a produção em centrais poluidoras... e claro o preço para o consumidor final vai aumentar...
Abraços e desculpem os OFF-TOPIC...
-
- Membro Junior
Concordo com praticamente tudo o que dizes, tirando as caixas de variação continua. Não é que tenha nada contra caixas automáticas, quem me dera um M3 com a caixa DKG de dupla embraiagem, e até já tive um Vectra com caixa automática de 4 velocidades (um nojo). O pior é quando queremos uma condução mais emocionante e aquilo só faz o que bem entende e ao chegar às curvas é pendurados nos travões que, melhor ou pior, as podemos abordar porque travão motor népias. Resumindo uma caixa de velocidades automática, seja das antigas com conversor de binário, seja a de variação continua, em que a intervenção humana no controlo do carro se torna mais difícil, só é boa para quem sente a condução como um frete. No meu caso, e já conduzo à muitos anos, conduzir é um dos melhores prazeres que a vida me proporciona, de preferência carros diferentes, porque gosto de lhes descobrir as manhas e conhecer tudo o que se faz a nível automóvel. Mas uma coisa de que nunca abdico é do controlo total sobre a máquina, e isso só se consegue ou com uma caixa manual, ou com boas caixas semi-automáticas em que a única coisa que não temos é o pedal da embraiagem porque ela é pilotada electrónica/hidraulicamente, porque de resto é o condutor que comanda as passagens de caixa e assim pode abordar as curvas com o motor a segurar o carro. Com as outras caixas parece que estamos a guiar uma aceléra.
-
- Membro Iniciado
pois pelo que disseste fiquei na duvida se sabes os benefícios de uma caixa continua em modo totalmente automático e não naquele modo "emulado" de 6 relações pre configuradas...BlackOpenAir Escreveu:Concordo com praticamente tudo o que dizes, tirando as caixas de variação continua. Não é que tenha nada contra caixas automáticas, quem me dera um M3 com a caixa DKG de dupla embraiagem, e até já tive um Vectra com caixa automática de 4 velocidades (um nojo). O pior é quando queremos uma condução mais emocionante e aquilo só faz o que bem entende e ao chegar às curvas é pendurados nos travões que, melhor ou pior, as podemos abordar porque travão motor népias. Resumindo uma caixa de velocidades automática, seja das antigas com conversor de binário, seja a de variação continua, em que a intervenção humana no controlo do carro se torna mais difícil, só é boa para quem sente a condução como um frete. No meu caso, e já conduzo à muitos anos, conduzir é um dos melhores prazeres que a vida me proporciona, de preferência carros diferentes, porque gosto de lhes descobrir as manhas e conhecer tudo o que se faz a nível automóvel. Mas uma coisa de que nunca abdico é do controlo total sobre a máquina, e isso só se consegue ou com uma caixa manual, ou com boas caixas semi-automáticas em que a única coisa que não temos é o pedal da embraiagem porque ela é pilotada electrónica/hidraulicamente, porque de resto é o condutor que comanda as passagens de caixa e assim pode abordar as curvas com o motor a segurar o carro. Com as outras caixas parece que estamos a guiar uma aceléra.
uma caixa de variação continua não tem relações fixas , calcula no momento exacto a acelaração que pretendes e faz subir ou descer automaticamente a rotação... ou seja ela está sempre a medir a potencia que sai e adapta a rotação para a manter ... sendo assim o mais económica possível...
para verem o que estou a falar é procurar uns vídeos do gs450h no youtube...
abraços
-- Domingo Out 17, 2010 1:10 am --
Uma caixa de variação continua consegue aproveitar a energia dum motor melhor que qualquer outra... pois no vídeo a seguir não temos conta rotações mas pelo barulho o carro parece sempre ir numa rotação próxima ao de maior debito de cavalos... que num carro a gasolina ronda as 5500rpm em media...
www.youtube.com/watch?v=cbv1i6GvE7s
Esta caixa consegue algo espantoso que não consegues com mais nenhuma caixa que a um dado momento conseguires baixar a rotação do motor .. acelerando menos mas a velocidade continuar a subir... a rotação está desligada da velocidade...
nas caixas convencionais sempre que a rotação sobe também sobe a velocidade...nas de variação continua não..
nas caixas tradicionais os carros andam pouco tempo nas rotações ideais... em aceleração metes 1ª aceleras e a rotação vai subindo assim como a velocidade e passas nas 4000rpm+- e tem o ponto de binário máximo e máxima eficácia do motor mas não consegues te manter ai e continuar a ganhar velocidade... numa caixa de variação continua acho que consegues .. mas mesmo que assim não seja tecnicamente é possível faze-lo...
Numa caixa de variação continua o acelerador transforma-se num verdadeiro potenciómetro... por isso é que o lexus não tem conta rotações mas sim um indicador de potencia...
Num carro de caixa normal o acelerador é um controlador da rotação do motor...nos é que depois temos as desmultiplicações...
Quanto a falta do efeito travão é real ...por isso é que o lexus foi equipado com um motor eléctrico mas para gerar energia foi acoplado a transmissão sempre que largas o acelerador esse motor faz de efeito travão e gerador...
Concordo contigo que estas inovações vão matar o carro desportivo... mas irão sempre existir como nicho de mercado...não vão ser é acessíveis a qualquer um...
Falo muito neste Lexus que andei para comprar porque não tem muita publicidade quase ninguem fala nele talvez por não ser muito bonito... mas é um automóvel espantoso que toda a gente anda a tentar copiar.. senão vejamos..
motor: 3.5 V6 Toyota o mesmo colocado no lotus Evora, tem válvulas de admissão variável e válvulas de escape variáveis, tem injecção directa e injecção indirecta tendo 2 injectores em cada cilindro para cada um dos funcionamentos, único motor no mundo com esta capacidade...(que eu saiba)
2 motores eléctricos um propulsor de 200cv (não 20cv como nos mercedes) e outro gerador...
caixa CVT
Todos estes sistemas de propulsão ou geração ligados a mesma transmissão pois é só tracção traseira
Modo EV até aos 50KM/h
Suspensão regulável
Auto Estacionamento
Cruise Control com radar...
Performances só superáveis por carros com potencias parecidas a um M5 (dentro do mesmo segmento)...
Economia
ETC,ETC...
é espantoso aos dias de hoje mas tem +- 340Litros de mala e com pouca flexiblidade...
ficam ai uns videos...
www.youtube.com/watch?v=WnATi9765vg&feature=related
www.youtube.com/watch?v=WnATi9765vg&feature=related
www.youtube.com/watch?v=7mEJAGw_nNU&feature=related
www.youtube.com/watch?v=6OCyaoXfLUI&feature=related
www.youtube.com/watch?v=OS_XypeBHNM&feature=related
abraços
-
- Membro Junior
Eu sei como funciona uma caixa CVT, também sou um fanático pela tecnologia em geral e principalmente a que envolve automóveis, e portanto sei que é terrivelmente eficaz no aproveitamento do motor. Mas embora nunca tenha conduzido nenhum carro com essa caixa, o meu palpite continua a ser que torna a condução muito menos interessante e segura. Menos segura porque, mesmo com o efeito de travão motor proporcionado pelo motor elétrico, não acredito que esse efeito seja parecido com uma dupla redução à entrada de uma curva. Menos interessante porque o som de um motor de combustão interna a reduzir nessas circunstâncias é aquilo que quem gosta verdadeiramente de conduzir ambiciona ouvir a cada curva. Continuo a dizer que para mim a condução nunca é um frete mas sim uma fonte de prazer.IbizaFR130 Escreveu:pois pelo que disseste fiquei na duvida se sabes os benefícios de uma caixa continua em modo totalmente automático e não naquele modo "emulado" de 6 relações pre configuradas...
Ora o que este vídeo mostra é precisamente a monotonia que será conduzir um carro, mesmo que muito potente, equipado com uma caixa CVT. Infelizmente só o pudemos apreciar em aceleração porque serie interessante ouvir e ver o comportamento da mesma numa zona sinuosa e rápida. Eu sei que este LEXUS não é um carro talhado para este tipo de estradas, mas eu gostava de ver como se comportava esta caixa nessas circunstâncias.IbizaFR130 Escreveu:Uma caixa de variação continua consegue aproveitar a energia dum motor melhor que qualquer outra... pois no vídeo a seguir não temos conta rotações mas pelo barulho o carro parece sempre ir numa rotação próxima ao de maior debito de cavalos... que num carro a gasolina ronda as 5500rpm em media...
www.youtube.com/watch?v=cbv1i6GvE7s
-
- Membro Iniciado
Concordo inteiramente contigo...
Claro que para condução desportiva esta caixa deve ser uma grande seca... e claro que não há efeito travão comparando com reduções..O barulho é estranho e nada parecido ao que temos na maior parte dos automóveis.. pois parece uma acelera .. como já tinhas dito...
Só acho esta caixa espectacular para carros com virtudes "verdes" e carros confortáveis e familiares..
abraços
Claro que para condução desportiva esta caixa deve ser uma grande seca... e claro que não há efeito travão comparando com reduções..O barulho é estranho e nada parecido ao que temos na maior parte dos automóveis.. pois parece uma acelera .. como já tinhas dito...
Só acho esta caixa espectacular para carros com virtudes "verdes" e carros confortáveis e familiares..
abraços
-
- Membro Junior
Claro que em carros virados para o conforto de utilização e preocupações ambientais a CVT cai que nem ginjas.
Não são as minhas prioridades quando avalio um determinado veiculo, mas concordo com isso.
Agora talvez fosse melhor acabar este diálogo por aqui, porque estamos com uma conversa completamente off-topic.
Se quiseres continuar, abre um tópico em "Off-topic" por exemplo, ok?
Não são as minhas prioridades quando avalio um determinado veiculo, mas concordo com isso.
Agora talvez fosse melhor acabar este diálogo por aqui, porque estamos com uma conversa completamente off-topic.
Se quiseres continuar, abre um tópico em "Off-topic" por exemplo, ok?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 25 jan 2011, 21:52
- O meu Carro:: Mini One D - 2004/01
Boas , tnh um mini one d de 2004 com full extras do cooper S , e o motor é d4d com injecção BMW , dai akele barulho na aceleração não ser igual aos dos toyotas d4d , visto ter injecção bmw , até é uma mistura muito fiável , até hoje já faz 6 anos k tnh o carro NUNCA tive nenhum problema e até tnh a repro na centralina . Gostos variam , mas foi de longe o melhor carro k tive até hoje .