Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Secção para modelos BMW Mini

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
joaogil001
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2019, 12:35
O meu Carro:: Mini One 1.6D - 2013/05

Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por joaogil001 »

Ora boas!

Sou novo aqui pelo Fórum (tenho que ir apresentar a pequena máquina!)

Comprei recentemente um Mini One 1.6D de 2013 (já com o motor BMW). O carro foi importado o ano passado, livro de revisões e tal...tudo parece bonitinho, mas tenho algumas dúvidas que gostava de esclarecer aqui, a nível de manutenção e fiabilidade do motor (visto ser derivado do N47, que pelos vistos é um pouco problemático segundo ouvi dizer).

- A Nível de consumos, penso que está a fazer um pouco elevado, e o que considero um pouco "anormal". A nível de consumos oficiais da Mini, penso que fora da estrada situa-se nos 3 e pouco, e em cidade mais elevado como é normal. No entanto, sabemos que as figuras "reais" dos consumos ficam sempre acima, por normal. Ainda assim, pensava que ele me faria entre 4.5/5L por 100 km em condução "normal" ou contida. Em autoestrada, num percurso de cerca de 100km, o melhor que consegui foi a rondar os 5L (com cruise control à mistura a 110/120kmh). Em cidade, ele fácilmente sobe para os 5.5/6. Penso que está bastante acima do que se podia considerar de um 1.6D...pois vejo carros mais pesados e com bastante mais cilindrada e fazer consumos abaixo dos 5. Alguma recomendação? O carro está a puxar bem... poderá ser termostato ou filtro de particulas?

- Li que os motores BMW N47 são algo problemáticos a nivel de correntes de distribuição. O carro em questão conta com 116.000km, e parece-me ter um trabalhar normal e silencioso, nao noto nada anormal. Apenas destaco um barulho de cerca de 0.5/1segundo quando o ligo em frio. O som é muito identico a este: https://www.youtube.com/watch?v=mBxoPelQC9w -> li que poderá ser relacionado com as valvulas e a falta de pressão de oleo por estar parado a frio..., nada de preocupante. Gostava de saber a vossa opinião :)

A nível de manutenções/problemas, algo que vocês destaquem e que convém estar "em cima"?

Abraços!!

Aqui fica uma foto do menino! https://hmp.me/cjgv

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por germanii »

Boas , Esse moteur è N47N ,jà è penso Eu da nova geraçao o outro era o N47, Quanto aos conssumos vem com Jantes de Origem ? Pois se meteram Jantes maiores e Pneus mais largos os cunssumos sobem ,Parabens pela Maquina :icon_fixe:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
joaogil001
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2019, 12:35
O meu Carro:: Mini One 1.6D - 2013/05

Re: Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por joaogil001 »

Boas Germanii!

Obrigado pela resposta :D

As jantes são de origem penso (MINI), medida de pneu 195/55 R16 (se nao estou em falha).

Vi hoje que a pressão estava um pouco em baixo...mas com condução normal (sem puxar muito) em cidade está a rondar os 6L. Em estrada deve fazer uns 5L.

O Motor N47N já tem o problema das correntes resolvido? Já li que acontece mais no N47 da BMW que nos MINI...talvez pela diferença de potência (talvez influencie, presumo eu...). Se é verdade ou não, não sei :?

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por germanii »

Boas, Como disse o antigo motor era o N47 o Teu jà è o N47N e foi Fiabilisado ,quantp aos conssumos que Oleo tem Ele?O filtro do Ar è Recente?E è verdade o que dizem e a realidade sempre ouve uma diferença :)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

ClubmanJCW
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 16 set 2018, 12:03
O meu Carro:: MINI Clubman Cooper D R55 - 2011/09

Re: Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por ClubmanJCW »

Boas tenho uma R55 com esse motor e podes esquecer as teorias dos consumos baixos é oficialmente bêbado. O meu raramente baixa dos 7l/100 em compensação no dínamo revelou cerca de 124cv, mas nada a ver com os franceses em consumos. Tenho 2 dci's em casa e no caso do Clio não anda muito menos mas gastam ambos bem menos, no Clio de 106cv (117cv no dínamo) a media anda nos 4.8l/100 e na megane de 100cv (nunca foi medida, nem será) 5.2l/100, mas está é lentinha.
Eu quando a comprei tinha o mesmo receio que tu mas disseram-me a mesma coisa que é uma série revista do n47 bastante fiável, já fiz 30k, comprada com 106k e sem problemas. Outra coisa que te vais surpreender é a quantidade de óleo quando fizeres a muda, cerca de 6l, pois é o bloco 20d.

Avatar do Utilizador
joaogil001
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 05 abr 2019, 12:35
O meu Carro:: Mini One 1.6D - 2013/05

Re: Mini One 1.6D: consumo alto? Dúvidas manutençao

Mensagem por joaogil001 »

Boas pessoal,

Obrigado pelas respostas. Já tive a ler um pouco e realmente este motor BMW é um pouco mais gastador do que o anterior do grupo PSA...vamos ver se é mais fiavel ao menos :D

Quanto ao oleo, ele mudou à 1 ano e pouco...ainda tem uns 13.000km até à proxma muda, mas acho que o vou fazer mais cedo tal como os filtros!

Ele está mau é de suspensao à frente. Tive a ver e ele em suspensao BWiGroup Mini Cooper S - nao sei se é alguma suspensao especial por causa da opção (botao) "Sport", ou se foi mudada pelo anterior proprietario.

Já agora, algum de vós sabe se o filtro de particulas tem alguma manutenção programada?

Abraço!

Responder

Voltar para “Bmw Mini”