2002

Secção para modelos Clássicos

Moderador: Staff

R_u_i
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2002

Mensagem por R_u_i »

Boas, tou a pensar em fazer uma "brincadeira" com um classico, entre as minhas escolhas esta o Bmw 2002, que tipo de engine swap´s são mais habituais neste modelo, queria qq coisa easy on , tipo tira e mete.
Abraços

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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".

A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
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R_u_i
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Mensagem por R_u_i »

E21Craze Escreveu:Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".

A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
Por exemplo um motor 325i de um E30 "encaixa" la na perfeição???

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E30power
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Mensagem por E30power »

se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40... :roll:
a partida vais necessitar de alguns ajustes, mas caber a partida cabe...
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jnm
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Mensagem por jnm »

[quote="E30power"]se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40... :roll:


O motor do 325i E30 é um M20...
O prazer de conduzirImagem

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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

E30power Escreveu:se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40... :roll:
a partida vais necessitar de alguns ajustes, mas caber a partida cabe...
M20, M40 é o do 316i E30.

Alguns ajustes tipo cortar um bom bocado á carroçaria :lol:

Isso é enorme para esse carro, embora tecnicamente dê para por (em portugal existe pelo menos um embora com o motor do 320i E30). Por exemplo um motor de M3 E30 que fica com algum espaço a mais no E30, num 2002 fica bem apertadinho. Lembrem-se que o '02 foi idealizado apenas para 4 cilindros, não 6 como o E30.

Por exemplo aqui um 2002 com motor S14. Estás a ver como o motor fica entalado entre o radiador e a carroçaria?

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Com um 6 cilindros o espaço extra tens de o roubar na carroçaria.

Para mim o melhor motor, em termos de potência e maior facilidade em o colocar seria o S14. Até o de um 320is já te dá 192cv de origem vs os 174 do 325i.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Sem contar que até a barra estabilizadora frontal tem de ser alterada para um m20 caber num '02. Meter esse motor no carro é matá-lo. Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

E21Craze Escreveu:Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.
É o que vou fazer nos meus. Mais do que isso já não se aproveita a potencia que se tem a mais. Duvido mesmo que, com 160cv, a aproveitemos toda. :D
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
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Picon
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Mensagem por Picon »

Boas,

O s14 é carissimo e a manutenção tb pode ser cara.
O M10 dá pr aartilhr e é mto fiavel, conta com 150cvs e 2000€ só em peças para fazer um motor fiavel se souberes fazer, senão ainda tens de pagar a alguém...
O M20 dá mais trabalho a enfiar lá dentro... mas a manutenção é minima e baratissimo em termos de peças... gasta menos do que qualquer um dos outros motores, apenas dá mais trabalho para instalar... Faz mtos mais km tb, e n precisa de afinações.. tira dum e30/e34 q funcione bem e funcinará bem no 02.
Tem mto mais torque do que qualquer um os outros. apeas pesará masi 30kg na frente...
Já para não falar q pra meter um s14 ou um m10 vitaminado conéem ter uma caixa close o q acresce o custo da brincadeira toda em mais 1000€ no minimo mas tb fica mais rápido.
Quanto á potência ser aproveitavel apenas digo isto: A potencia nunca é suficiente! Desde que a saibamos utilizar.

Dinis Gomes

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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Ou como dizia o outro:

"When too much power is barely enough."
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Pedro///Menezes
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Mensagem por Pedro///Menezes »

O problema é que muito poucos sabem utilizar essa potência extra. Com o meu 316i já acompanhei carros com mais 30/40cv do que eu e eles não se foram embora. Claro que em estradas sinuosas, sem muitas rectas, porque é aí que quase todo o pessoal dá muitos erros de condução e perde muito tempo.

A menos que se invista bem em suspensão, travões,pneus etc, um '02 com 150cv já dá imenso jogo de mãos á maioria das pessoas. Mas certamente que há pessoal que consegue lidar com potências superiores num '02.

P.S.- Não me considero nenhum ás a conduzir apenas tenho a experiência inerente a andar desde os 18 com E30s e RWD.
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E21Craze
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Mensagem por E21Craze »

Já vi imagens de um S38 num 2002, gostava era de ter visto vídeos, hihihihi...
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discovery
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Mensagem por discovery »

R_u_i, vai as Mp....

Abraços 8)

Paulo Rui
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Mensagem por Paulo Rui »

Ola boas,

Por acaso alguem sabe de alguem que queira vender um 1502, 1602 ou 2002?

pode estar velhinho e podre....do resto trato eu..


Obrigado :driving

Rui Pinto
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Mensagem por Rui Pinto »

Boas, tenho um 1502 para vender com a carroçaria muito saudável, e todo de origem.
preço 650€.
Tenho também os solex PHH40 do 2002 Ti. € 225
91 976 96 44

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