2002
Moderador: Staff
Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".
A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.
Por exemplo um motor 325i de um E30 "encaixa" la na perfeição???E21Craze Escreveu:Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".
A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
M20, M40 é o do 316i E30.E30power Escreveu:se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40...![]()
a partida vais necessitar de alguns ajustes, mas caber a partida cabe...
Alguns ajustes tipo cortar um bom bocado á carroçaria

Isso é enorme para esse carro, embora tecnicamente dê para por (em portugal existe pelo menos um embora com o motor do 320i E30). Por exemplo um motor de M3 E30 que fica com algum espaço a mais no E30, num 2002 fica bem apertadinho. Lembrem-se que o '02 foi idealizado apenas para 4 cilindros, não 6 como o E30.
Por exemplo aqui um 2002 com motor S14. Estás a ver como o motor fica entalado entre o radiador e a carroçaria?


Com um 6 cilindros o espaço extra tens de o roubar na carroçaria.
Para mim o melhor motor, em termos de potência e maior facilidade em o colocar seria o S14. Até o de um 320is já te dá 192cv de origem vs os 174 do 325i.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Sem contar que até a barra estabilizadora frontal tem de ser alterada para um m20 caber num '02. Meter esse motor no carro é matá-lo. Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
É o que vou fazer nos meus. Mais do que isso já não se aproveita a potencia que se tem a mais. Duvido mesmo que, com 160cv, a aproveitemos toda.E21Craze Escreveu:Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.

BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Boas,
O s14 é carissimo e a manutenção tb pode ser cara.
O M10 dá pr aartilhr e é mto fiavel, conta com 150cvs e 2000€ só em peças para fazer um motor fiavel se souberes fazer, senão ainda tens de pagar a alguém...
O M20 dá mais trabalho a enfiar lá dentro... mas a manutenção é minima e baratissimo em termos de peças... gasta menos do que qualquer um dos outros motores, apenas dá mais trabalho para instalar... Faz mtos mais km tb, e n precisa de afinações.. tira dum e30/e34 q funcione bem e funcinará bem no 02.
Tem mto mais torque do que qualquer um os outros. apeas pesará masi 30kg na frente...
Já para não falar q pra meter um s14 ou um m10 vitaminado conéem ter uma caixa close o q acresce o custo da brincadeira toda em mais 1000€ no minimo mas tb fica mais rápido.
Quanto á potência ser aproveitavel apenas digo isto: A potencia nunca é suficiente! Desde que a saibamos utilizar.
Dinis Gomes
O s14 é carissimo e a manutenção tb pode ser cara.
O M10 dá pr aartilhr e é mto fiavel, conta com 150cvs e 2000€ só em peças para fazer um motor fiavel se souberes fazer, senão ainda tens de pagar a alguém...
O M20 dá mais trabalho a enfiar lá dentro... mas a manutenção é minima e baratissimo em termos de peças... gasta menos do que qualquer um dos outros motores, apenas dá mais trabalho para instalar... Faz mtos mais km tb, e n precisa de afinações.. tira dum e30/e34 q funcione bem e funcinará bem no 02.
Tem mto mais torque do que qualquer um os outros. apeas pesará masi 30kg na frente...
Já para não falar q pra meter um s14 ou um m10 vitaminado conéem ter uma caixa close o q acresce o custo da brincadeira toda em mais 1000€ no minimo mas tb fica mais rápido.
Quanto á potência ser aproveitavel apenas digo isto: A potencia nunca é suficiente! Desde que a saibamos utilizar.
Dinis Gomes
- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Mensagens: 2370
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
- Localização: Cartaxo
O problema é que muito poucos sabem utilizar essa potência extra. Com o meu 316i já acompanhei carros com mais 30/40cv do que eu e eles não se foram embora. Claro que em estradas sinuosas, sem muitas rectas, porque é aí que quase todo o pessoal dá muitos erros de condução e perde muito tempo.
A menos que se invista bem em suspensão, travões,pneus etc, um '02 com 150cv já dá imenso jogo de mãos á maioria das pessoas. Mas certamente que há pessoal que consegue lidar com potências superiores num '02.
P.S.- Não me considero nenhum ás a conduzir apenas tenho a experiência inerente a andar desde os 18 com E30s e RWD.
A menos que se invista bem em suspensão, travões,pneus etc, um '02 com 150cv já dá imenso jogo de mãos á maioria das pessoas. Mas certamente que há pessoal que consegue lidar com potências superiores num '02.
P.S.- Não me considero nenhum ás a conduzir apenas tenho a experiência inerente a andar desde os 18 com E30s e RWD.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98
