Página 1 de 3
2002
Enviado: 25 out 2006, 22:47
por R_u_i
Boas, tou a pensar em fazer uma "brincadeira" com um classico, entre as minhas escolhas esta o Bmw 2002, que tipo de engine swap´s são mais habituais neste modelo, queria qq coisa easy on , tipo tira e mete.
Abraços
Enviado: 25 out 2006, 23:31
por E21Craze
Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".
A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
Enviado: 26 out 2006, 21:51
por R_u_i
E21Craze Escreveu:Todos os 2002 vieram com m10, com várias variantes: 1502, 1602, 1802, 2002, 2002 ti, 2002 tii e 2002 turbo. Qualquer um destes é (mais ou menos) intermutável. Os piores são os 2002 tii e o 2002 turbo, mas mesmo eles não devem ser muito difíceis de "encaixar".
A mudança mais radical é a mudança para um S14, o motor do BMW M3 E30 e do E30 320is.
Por exemplo um motor 325i de um E30 "encaixa" la na perfeição???
Enviado: 27 out 2006, 03:16
por E30power
se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40...
a partida vais necessitar de alguns ajustes, mas caber a partida cabe...
Enviado: 27 out 2006, 16:27
por jnm
[quote="E30power"]se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40...
O motor do 325i E30 é um M20...
Enviado: 27 out 2006, 19:06
por Pedro///Menezes
E30power Escreveu:se nao estou em erro o motor do 325i E30 é um M40...
a partida vais necessitar de alguns ajustes, mas caber a partida cabe...
M20, M40 é o do 316i E30.
Alguns ajustes tipo cortar um bom bocado á carroçaria
Isso é enorme para esse carro, embora tecnicamente dê para por (em portugal existe pelo menos um embora com o motor do 320i E30). Por exemplo um motor de M3 E30 que fica com algum espaço a mais no E30, num 2002 fica bem apertadinho. Lembrem-se que o '02 foi idealizado apenas para 4 cilindros, não 6 como o E30.
Por exemplo aqui um 2002 com motor S14. Estás a ver como o motor fica entalado entre o radiador e a carroçaria?
Com um 6 cilindros o espaço extra tens de o roubar na carroçaria.
Para mim o melhor motor, em termos de potência e maior facilidade em o colocar seria o S14. Até o de um 320is já te dá 192cv de origem vs os 174 do 325i.
Enviado: 27 out 2006, 20:17
por E21Craze
Sem contar que até a barra estabilizadora frontal tem de ser alterada para um m20 caber num '02. Meter esse motor no carro é matá-lo. Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.
Enviado: 27 out 2006, 21:00
por Pedro///Menezes
E21Craze Escreveu:Um m10, bem vitaminado, pode atingir com facilidade 140 a 160 cv. Para esse carro já é muito, muito bom.
É o que vou fazer nos meus. Mais do que isso já não se aproveita a potencia que se tem a mais. Duvido mesmo que, com 160cv, a aproveitemos toda.

Enviado: 27 out 2006, 21:10
por Picon
Boas,
O s14 é carissimo e a manutenção tb pode ser cara.
O M10 dá pr aartilhr e é mto fiavel, conta com 150cvs e 2000€ só em peças para fazer um motor fiavel se souberes fazer, senão ainda tens de pagar a alguém...
O M20 dá mais trabalho a enfiar lá dentro... mas a manutenção é minima e baratissimo em termos de peças... gasta menos do que qualquer um dos outros motores, apenas dá mais trabalho para instalar... Faz mtos mais km tb, e n precisa de afinações.. tira dum e30/e34 q funcione bem e funcinará bem no 02.
Tem mto mais torque do que qualquer um os outros. apeas pesará masi 30kg na frente...
Já para não falar q pra meter um s14 ou um m10 vitaminado conéem ter uma caixa close o q acresce o custo da brincadeira toda em mais 1000€ no minimo mas tb fica mais rápido.
Quanto á potência ser aproveitavel apenas digo isto: A potencia nunca é suficiente! Desde que a saibamos utilizar.
Dinis Gomes
Enviado: 27 out 2006, 23:24
por E21Craze
Ou como dizia o outro:
"When too much power is barely enough."
Enviado: 28 out 2006, 11:14
por Pedro///Menezes
O problema é que muito poucos sabem utilizar essa potência extra. Com o meu 316i já acompanhei carros com mais 30/40cv do que eu e eles não se foram embora. Claro que em estradas sinuosas, sem muitas rectas, porque é aí que quase todo o pessoal dá muitos erros de condução e perde muito tempo.
A menos que se invista bem em suspensão, travões,pneus etc, um '02 com 150cv já dá imenso jogo de mãos á maioria das pessoas. Mas certamente que há pessoal que consegue lidar com potências superiores num '02.
P.S.- Não me considero nenhum ás a conduzir apenas tenho a experiência inerente a andar desde os 18 com E30s e RWD.
Enviado: 28 out 2006, 11:27
por E21Craze
Já vi imagens de um S38 num 2002, gostava era de ter visto vídeos, hihihihi...
Enviado: 01 nov 2006, 23:08
por discovery
R_u_i, vai as Mp....
Abraços

Enviado: 24 nov 2006, 17:57
por Paulo Rui
Ola boas,
Por acaso alguem sabe de alguem que queira vender um 1502, 1602 ou 2002?
pode estar velhinho e podre....do resto trato eu..
Obrigado

Enviado: 15 dez 2006, 17:01
por Rui Pinto
Boas, tenho um 1502 para vender com a carroçaria muito saudável, e todo de origem.
preço 650€.
Tenho também os solex PHH40 do 2002 Ti. € 225
91 976 96 44