História BMW Alpina

Secção para modelos Clássicos

Moderador: Staff

Responder
BMW 02 Club Portugal
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 13 ago 2003, 08:37
Contacto:

História BMW Alpina

Mensagem por BMW 02 Club Portugal »

A mais antiga e conhecida companhia que trabalhava nos BMW 2002, era a Alpina. A empresa começou em 1963 através de Burkard Bovensiepen, filho de um fabricante de máquinas de escrever. As conversões para alta performance dos 2002 eram feitas numa área da fábrica de máquinas de escrever. Em 1965, Bovensiepen decidiu trabalhar exclusivamente em carros BMW, e em 1969 a companhia conseguiu as suas próprias instalações em Buchloe na Bavária.



Foi também em 1969 que a Alpina criou a sua própria equipa de corridas, que nos 5 anos seguintes provou ser muito bem sucedida. Embora tenham sido contra os trabalhos nos saloons de corrida da BMW no início da década de 70, a Alpina sempre manteve boas relações com a fábrica.



Uma das razões que favorecia o bom relacionamento com a BMW era a alta qualidade das suas conversões, e a BMW concordou não só em dar garantias em qualquer carro convertido pela Alpina, mas também, em distribuir os seus produtos através dos seus concessionários. Devido a isto a relação tornou-se ainda mais próxima entre a BMW e a Alpina, e até meados da década de 80, a Alpina era reconhecida como especialista Tuning em carros da BMW.



Não existem arquivos sobre as conversões que a Alpina fazia nos 2002, e os seus carros não possuíam nenhum distintivo que lhes identificasse as suas origens, embora os carros transformados na Alemanha possuíssem documentação da Alpina capaz de comprovar a sua autenticidade. Isto gera alguns problemas nos dias de hoje. As conversões Alpina eram feitas também fora da Alemanha, e na Inglaterra estava presente através de franchising com o nome Crayford Engineering em 1970, até a BMW (inglesa) apoderar-se dela em 1973, passando a ser BMW Sports Parts Division. Confusamente, existia também uma ramificação da Alpina no Reino Unido, conhecida como Alpina Automotive Ltd.



Quando o 2002 foi anunciado em 1968, a Alpina já possuía conversões nos BMW 1600, que aconteceram pouco tempo antes do aparecimento do 2002. Contudo os BMW 2002 convertidos pela Alpina ficaram disponíveis no início de 1970, em vários estados tuning com uma variedade de opções. A partir de 1975 foi possível comprar Listas Alpina Laterais para o 2002, mas estas por si só, não garantem a autenticidade de que o carro foi modificado pela Alpina!

Características dos Motores Alpina



A Alpina oferecia seis básicos motores. Com a excepção do menos poderoso motor A1, todas as conversões tinham de ser acompanhadas de discos de travões frontais ventilados, por forma a estarem de acordo com as regulamentações TUV na Alemanha. A companhia produziu motores para o Grupo 1 (carros de produção) e Grupo 2 (carros de competição).



Grupo 1 - motores de corrida



Os motores do grupo 1 tinham de permanecer com especificações standard, embora fosse permitido usar quaisquer peças homologadas para corrida (aprovadas pelas autoridades da competição automóvel). Na preparação dos motores, também era permitido tomar vantagem de tolerância de fabrico para melhorar a performance.

A especificação precisa do motor Alpina do Grupo 1 nunca foi conhecida. Contudo, com um sistema de escape standard, o 2002 tii Grupo 1 possuía 140CV, tendo tido sido incrementados mais 10CV ao 2002 tii standard de fábrica.

Grupo 2 - motores de corrida



Como no caso anterior, também aqui as especificações dos motores não eram conhecidas. Contudo, o motor 1990cc possuía 205CV para as corridas tuning, e 195CV para os rallys tuning. Isto era conseguido com pistons alterados, carburadores duplos Weber 45 DCOE, uma cabeça de cilindros especial, com uma admissão da cabeça de culassa mais larga, válvulas de escape, manivela re-trabalhada da caixa de velocidades, colector de óleo de 5 litros com uma modificada bomba de óleo. A principal diferença entre os motores de corrida e de rally residia nos sistemas de escape e nos perfis das cabeças de culassa, sendo a dos motores de rally desenhadas para melhorar o intervalo médio do torque.

Mais tarde os carburadores Weber foram substituídos pelo sistema de injecção Kugelfischer, e a potência aumentou para 220CV. Isto era obtido pelas 8000 RPM. Que fez com que a lubricação a seco do colector fosse essencial.



Em Fevereiro de 1969, um teste de estrada num 2002 de competição do Grupo 5 com 180CV as 7000 RPM, com uma taxa de compressão 11:1 e dois carburadores Weber 45 DCOE fez os 0 aos 100 km em 6 segundos.


Saudações BMWistas
Pedro Pires
BMW 02 Club Portugal
www.bmw02club.cjb.net

Avatar do Utilizador
josecoy
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 22 jun 2003, 16:37

Mensagem por josecoy »

que voy a decir yo,es lo MAS!!.
Imagem

Avatar do Utilizador
josecoy
Membro Iniciado
Mensagens: 3
Registado: 22 jun 2003, 16:37

Mensagem por josecoy »

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
:shock:
Imagem

BMW 02 Club Portugal
Membro Iniciado
Mensagens: 5
Registado: 13 ago 2003, 08:37
Contacto:

Mensagem por BMW 02 Club Portugal »

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

marioCDTI
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 01 mar 2010, 09:28
O meu Carro:: BMW X5 3.0d - 2003/03

Re: História BMW Alpina

Mensagem por marioCDTI »

:lovebmw

Pedro.m
Membro Iniciado
Mensagens: 28
Registado: 08 mai 2010, 17:20
O meu Carro:: BMW 320d touring e46

Re: História BMW Alpina

Mensagem por Pedro.m »

QUERO LOLOL

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: História BMW Alpina

Mensagem por germanii »

:fixe
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Avatar do Utilizador
Carlos Tavares
Membro Gold
Mensagens: 1598
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06
Localização: Seixal/Setubal

Re: História BMW Alpina

Mensagem por Carlos Tavares »

Muito bom mesmo, pena haver fotos que não se consiga visualizar, de resto ou não fosse eu um fã incondicional da BMW e da Alpina, venham mais fotos e sei la se calhar, arranjar uma petição e enviar ao representante maximo da BMW, ou Baviera para que sejam comercializados Alpinas ca em Portugal!!! :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: História BMW Alpina

Mensagem por metale »

Por curiosidade, qual a diferença de preço entre digamos um 325i actual, e o modelo correspondente da alpina?

É pena não haver mercado, na minha opinião.

-- Sábado Mai 29, 2010 9:23 pm --

edit: consideremos antes entre o 335i e o B3 S Biturbo, que me parecem ser os modelos respectivos.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Carlos Tavares
Membro Gold
Mensagens: 1598
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06
Localização: Seixal/Setubal

Re: História BMW Alpina

Mensagem por Carlos Tavares »

Ola metale, boas.
Rapazão se queres mesmo saber isso tudo, vai ao google e escreve ALPINA e depois se te aparecer, uma pagina da wikipédia abre a mesma, tens la toda a historia e as comparações, sobre que modelos da BMW foram criados os ALPINA, ou seja quais os modelos comparaveis, se é que me estou a explicar bem, ja estou a deitar fumo, so mesmo por te estar a tentar explicar, ok ficamos por aqui!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Rapazão, são lindos não são? Percebes agora porque eu uso os emblemas da ALPINA na minha touring ou PANZER? E acredita, da mais uns 100cv :assubiar :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Va fica bem, boas curvas e um grande abraço. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: História BMW Alpina

Mensagem por metale »

Não tem é lá os preços, que era o que queria ter uma ideia. Mas fui ao site da alpina e corri uma configuração, e fiquei com a ideia que não são muito mais caros que um BMW... O preço na Alemanha do B3 S Biturbo fica abaixo dos 63.000 euros, para um maquinão de 400cv. Não percebo como não há mais procura destes carros.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Carlos Tavares
Membro Gold
Mensagens: 1598
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06
Localização: Seixal/Setubal

Re: História BMW Alpina

Mensagem por Carlos Tavares »

metale Escreveu:Não tem é lá os preços, que era o que queria ter uma ideia. Mas fui ao site da alpina e corri uma configuração, e fiquei com a ideia que não são muito mais caros que um BMW... O preço na Alemanha do B3 S Biturbo fica abaixo dos 63.000 euros, para um maquinão de 400cv. Não percebo como não há mais procura destes carros.
Pois, é de facto a lamentar e pior, ha uns meses atras liguei para a BMW Grupo Portugal, e perguntei se havia algum importador da Alpina em Portugal e disseram-me, simplesmente que não sabiam do que eu estava a falar... :rezar :duh mas a melhor delas todas e o cumulo dos cumulos, foi ligar para a BAVIERA na Alameda dos Oceanos e fazer exactamente a mesma pergunta, e eis a resposta da recepcionista: "O sr desculpe mas aqui so vendemos carros, e esses auto-radios não sei se vêem a acompanhar todos os modelos, aguarde so um momento que eu vou passar, ao meu colega vendedor da parte comercial" :susto :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Bem eu fiquei a rir durante uns bons 5 min, francamente sera que a sra, sabe aonde trabalha ou sera que esta gente, ou menos sabe o que é um BMW? A minha resposta, não se fez esperar e disse a simpatica sra, que não estava interessado em nenhum auto-radio, mas sim num carro da marca ALPINA, pois os referidos radios chamam-se Alpine e não andam!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
De facto, por vezes tenho vergonha de ser tuga, ou Portuga mas pronto a coisa passou, é por estas e por outras, que o nosso país nunca ha-de andar para a frente, basta ires a vizinha Espanha e la vês, alguns exemplares da Alpina a circular e se fores mais para a frente em França, ainda vês mais, eu pelo menos quando la estive via alguns com alguma frequência no modelo do E28 e eram bem lindos!!!
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: História BMW Alpina

Mensagem por germanii »

AlPINE e BMW nao tem nada aver um com o outro ,normal que se telefone à BMW nao tenham respostas !mas jà podem encomendar na Belgica pois este Pais importa Esses Carros de Novo :driving
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Clássicos”