Página 1 de 2
duvidas 02s
Enviado: 16 jan 2005, 13:00
por Enio Luciano
boas... tenho um bmw2002 do kal tenho uma duvida keria saber se o motor e mesmo 2000 ou se 1600 no livrete diz k e o 2.0 e no nº de motor em baixo ta 1.6 keria saber se me sabem dizer alguma difrença visivel entre os motores 2.0 1.6 adapetei lhe dois duplos solex phh40 antes tinha um solex 38
ja gastei um dilheirinho nakele motor so k ta sempre com probelemas axo k agora e uma valvula de adimiçao k ñ ta a vedar bem pois sai lume num dos carburadores keria saber se tb sabem o pk disto k ta a acontecer ñ keria tirar a cabeça sem ter a certeza k e mesmo da valvula por enkanto ñ ponho mais duvidas

saudaçoes a todo o pessoal fikem bem
Enviado: 16 jan 2005, 13:11
por Pedro///Menezes
hummmmm
os 2002 têem um sitio onde dizem se são 2002, 1802 ou 1602.... Mas se por ventura algum antigo proprietário estoirou o motor não me admiro que tenha lá posto algum 1602... Eles são quase iguais!
Enviado: 16 jan 2005, 13:30
por Enio Luciano
E sabes me dizer onde e esse sitio?
Enviado: 16 jan 2005, 13:32
por Enio Luciano
tipo se sao kase iguais ker dizer k a algu k ñ e sabes dizer isso o k é?
Enviado: 16 jan 2005, 13:36
por Pedro///Menezes
sim há uma "placa" que diz 1.6 ou 2.0 salvo erro
tenho de ir ver no meu onde é isso
Enviado: 18 jan 2005, 05:55
por Picon
Olá,
pra saber se é 1.6 ou 1.8 basta ver na cabeça do lado da admissão junto ao cilindro 3 e 4 se tem o numero 118 fundido. se for 2.0 é 121 ou e12 incrito.
Pra resolver o problema do teu motor precisas: 1 mecanico que perceba do assunto e não te intruje, ou seja ou é de familia ou tás feito. ninguem tem tempo pra gastar nisso, a n ser que pagues muito bem a quem vá fazer o trabalho senão fica uma cagada na mesma. 99.5% do pessoal que trabalha em oficinas não sabe/percebe como afinar um carro artilhado! Podes recorrer a oficinas de competição de classicos($$$$$$$$$$$$$$!!)
Aqui há uns mesitos afinei o 2002 artilhado dum amigo meu, coisa pra 3 dias se tiver o material todo. Neste caso e pq se andou á procura de outros problemas levei 1 semana. No final e quando vieram os gicleurs prós carburas o carro ficou impec e acabamos por usar uns weber 45 em vez duns 40 de antes. Aquilo ficou mto fixe, muito suave, é raro o 02 de origem a trabalhar tão suave ao ralenti como aquilo, q ainda por cima tem escape artilhado, arvore de cames maluca e cambota/volante aligeirados!!!!
O prob pode ser da ignição, da afinação dos carburas, ou problema mecanico, que eu não acredito muito. Faz um teste de compressão.
tb pdes ter os phh de 1600 num 2000 ou vice versa, n trabalha bem... eu tenho acesso a material pra Ti, se precisares duns carburas diferentes apita!
O melhor mesmo é "entregares" o carro a quem tenha experiencia nesses assuntos senão podes ficar de volta disso prá eternidade...
Se precisares de ajuda diz...
Boa sorte
Dinis Gomes
2002 74
1602 74
325i 87
Enviado: 18 jan 2005, 21:50
por Enio Luciano
boas fui espreitar la a cabeça ta 188 74 parece mesmo ser o 1.6 ñ a possiblidade de ser o 2.0 com cabeça do 1.6? ñ ha nada no bloco k de pa ver ? tipo comprei a xunta da cabeça e la na folha dizia k era do 2.0 .pelo tamanho dos cilindros ñ da pa ver se e um ou outro? e k este carro ta todo enxertado :/
logo k possas diz kalker coisa
força ai obrigado hennnnn olha e mais uma coisa kal a difrença do 1.6 do 1.8

Enviado: 20 jan 2005, 19:08
por Pedro V
Eu tenho um motor E12 para venda... aliaz tenho um 2002 para peças...
Se percisares de peças...
Enviado: 21 jan 2005, 06:23
por Picon
a cabeça do 2000 n serve no 1600... o diametro dos cilindros é diferente...
A diferença entre o 16. e 1.8 está no diametro dos cilindros mas mantem a mesma cambot(curso) , ou seja tem o diametro do 2000 e o curso do 1600.
Dinis Gomes
Enviado: 21 jan 2005, 21:33
por Enio Luciano
olha e sabes me dizer kal e o diametro ?
Enviado: 21 jan 2005, 21:38
por Enio Luciano
eu axo k e 94.5 mas tipo se fosse o 1.8 no bloco devia tar 1.8 na era?
Enviado: 22 jan 2005, 03:37
por black 300zx
Picon, boa explicação!

Essa do código é sempre útil.
Engraçado o facto desse 2002 que referes com uns DCOE 45 e Cam alterada ser suave! Eu esperava tudo menos suavidade em baixas, se bem que em altas deve ser uma coisa linda de se ouvir!

Mesmo estando bem afinado, é progressivo em baixas?
Abraço
Enviado: 22 jan 2005, 05:30
por Picon
diametro cilindros M10:
1.6 = 84mm
2.0 = 89mm
Qto ao carro do meu amigo é facto mto suave em baixas, apenas n se pode pisar a meio pedal antes das 2500, pq n adianta nada... se bem que com 1/5 de acelerador ás 1000 aquilo sai bem disparado!
A fundo não houve tempo pra testar muita coisa mas esta semana falei com o dono que testou umas afinações de gicleurs e aquilo agora puxa com força até ás 7500 e entra nas 8000 bem rapido

não é lindo de ouvir, é aterrador... mas eu gosto
Saudades do meu, sniff
Dinis
Enviado: 26 jan 2005, 18:16
por jokeriswild
7500 rpm?
entra nas 8000 rpm bem rápido?
eu quero um pra miiiiim.
Pedro
Enviado: 05 fev 2005, 14:12
por farturas
Exmos,
Estou a recuperar um 1602 de 1969 e apercebi-me de que a carroceria tem que ser outra, esta está podre demais, será que me podem dizer onde encontro uma em melhor estado, com o ou sem documentos.
Obrigado