Página 1 de 3

BMW 507

Enviado: 11 nov 2008, 22:50
por Rick
Tenho um forum sobre automóveis no ar, e volta na volta faço uns artigos sobre clássicos. Um dos que fiz foi este que vou partilhar aqui.

Espero que gostem.

Imagem

Considerado um dos mais raros automóveis da história, o BMW 507 foi fabricado com o que a marca alemã tinha de mais avançado em meados dos anos 50.

Além dos vários componentes de alumínio, as 252 unidades do 507 produzidas entre 1956 e 1959 tinham o desenho da carroçaria assinado por Albert Goetz, autor das linhas de vários modelos de sucesso, como o Datsun 240Z e o Toyota 2000 GT.

Imagem

Os detalhes estéticos do descapotável alemão dos anos 50, como as entradas de ar cromadas nos guarda-lamas e a larga grade dianteira bipartida, continuam presentes nos actuais descapotáveis da marca alemã. Com linhas que traduziam a desportividade dos carros de competição, o 507 podia ser equipado com rodas de cubo rápido (que facilitavam a troca de pneus) e tinha uma capota metálica removível que o transformava num coupé.

Imagem

O interior simples tinha um volante de quatro raios, instrumentação bem visível e acabamentos de primeira, com destaque a carpete de revestimento, bancos e painel revestidos a couro. A capota de lona instalada atrás dos bancos, presa por botões de pressão, ainda exigia a boa vontade de ser manuseada sem a ajuda de um mecanismo automático. Na época, o preço do 507 era mais alto que o do Porsche mais caro da época, embora fosse ligeiramente mais barato que o Mercedes-Benz 300 SL.

Imagem

O exclusivo motor V8 3.2, feito totalmente em alumínio, era capaz de gerar 150 cavalos, potência que podia aumentar para 195 cv nos modelos exportados para os Estados Unidos. Para isso, além dos carburadores maiores, a taxa de compressão era aumentada, graças à gasolina com mais octanas. Convencido na emoção de estar ao volante do BMW mais cobiçado dos anos 50, o condutor podia trocar as quatro velocidades da caixa ZF com precisão, ajudado pela embraiagem de accionamento hidráulico.

Imagem

Nas curvas, a suspensão com eixo de torção mantinha o carro preso ao solo, e os travões a disco no eixo dianteiro transmitiam segurança nas travagens mais bruscas. Mesmo sem muita potência, o 507 arrebatava, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 218 km/h. Pisando no acelerador a fundo, o carro chegava a 160 km/h em apenas 23 segundos.

Imagem

Dados Técnicos
Construtor - BMW
Modelo - 507
Ano - 1956–1959
Unidades produzidas - 251
Origem da Marca - Alemanha

Motor
Tipo - V8
Colocação - Dianteira, longitudinal
Cilindrada (cc) - 3168
Distribuição - Árvore de cames, 2 válvulas por cilindro
Alimentação - 2 carburadores Zenith 32 NDIX
Potência (CV/rpm) - 150/5000
Binário (Nm/rpm) - 222/4000
Combustível - Gasolina

Transmissão
Tracção - Traseira
Caixa - Manual, 4 velocidade ZF

Plataforma
Suspensão F/T - Eixo de torção
Direcção - Cremalheira
Travões F/T - Discos/Tambores

Carroçaria
Comprimento/Largura (mm) - 4380/1650
Altura/Entre eixos (mm) - 1260/2480
Peso (kg) - 1220
Número de lugares - 2

Prestações
Veloc. máxima (km/h) - 218
0-100 km/h (s) - 7.2
Cons. médio (l/100km) - 17.0

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Video com filmagens antigas do Bmw 507
http://youtube.com/watch?v=KbvJuE3adNo

O belíssimo trabalhar do Bmw 507
http://youtube.com/watch?v=094JkUXUgIc

E por último uma foto do Bmw 507 com um irmão mais novo, o Bmw Z8

Imagem

Abraço

Enviado: 12 nov 2008, 00:14
por 318isCoupé
Bom post! fotos interessantes essas... :fixe
:driving

Enviado: 12 nov 2008, 01:05
por boixo nois
bem mais bonito que o z8 eu contentome com a miniatura que tenho em branco

Enviado: 12 nov 2008, 01:06
por boixo nois
e parabens rick muito interessante o trabalho

Enviado: 12 nov 2008, 17:32
por Carlos Tavares
O 507 para mim, é a loucura total.
Bem mais bonito que o Z8.

Enviado: 12 nov 2008, 18:45
por bmaniaco
O 507 era o concorrente do 300SL Gullwing.Garantem-me a pés juntos que está um a apodrecer numa oficina aqui na zona de Gaia,tenho de lá passar...

Enviado: 12 nov 2008, 19:17
por Rick
Obrigado! Se gostarem de mais clássicos de outras marcas são bem-vindos a conhecer o meu forum.

Abraço

Enviado: 13 nov 2008, 22:23
por germanii
bom post!

Re: BMW 507

Enviado: 24 abr 2009, 23:49
por liquid
muitos parabéns pelo artigo :palmas agora queremos mais :dance

Re: BMW 507

Enviado: 25 abr 2009, 19:27
por marco pires
espero que gostem?
estás a brincar ou quê? :dance
este deve ser provavelmente um dos melhores trabalhos que eu já vi aqui no forum nos ultimos tempos,muito obrigado e parabens pela qualidade,assim vale apena.

Re: BMW 507

Enviado: 27 abr 2009, 11:17
por Rico
esse bmw vale um balurdio!!!!!!!!!!!! excelente trabalho!!!

Re: BMW 507

Enviado: 02 mai 2009, 02:41
por jm_320cd
este é o melhor BMW de sempre...
adoro este carro, talvez um dia consiga encontrar um a um preço fixe :lol1

Re: BMW 507

Enviado: 24 mai 2009, 15:36
por cmp
muito bonito mesmo,o Z8 foi inspirado neste carro! :D

Re: BMW 507

Enviado: 24 mai 2009, 15:51
por m compact
marco pires Escreveu:espero que gostem?
estás a brincar ou quê? :dance
este deve ser provavelmente um dos melhores trabalhos que eu já vi aqui no forum nos ultimos tempos,muito obrigado e parabens pela qualidade,assim vale apena.
partilho da mesma opiniao :P
excelente post :palmas

Re: BMW 507

Enviado: 11 mai 2010, 18:32
por Rick
Obrigado.

Vou ver se arranjo mais algum para colocar aqui.