Restauro de clássico: como proceder?

Secção para modelos Clássicos

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Bom dia pessoal.

Tenho eu ideia de comprar um segundo carro para o fim de semana, estou a ponderar também um dos seguintes:
- 2002
- E12
- E28
- E30

No entanto, é provável que qualquer um destes carros precise de alguma atenção de chapa e revisão ao motor (melhor das hipóteses), ou até mesmo restauro completo e rectificação do motor.

Gostaria de ter a noção dos custos de restauro dum carro destes. Por exemplo:
- 2002
- carro a andar, a precisar de algum restauro: 2500 euros
- chapa + pintura: 1500 euros
- motor: 1000 euros para andar fiavelmente, 2500 euros para ter mais alguma potencia
- outros (jantes, pneus, travões, amortecedores, etc): 1000 euros

É possível ter uma noção assim?

Obrigado a todos
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Manuel S. »

nao faças contas assim.

olha se tu vais mexer em chapa , implica logo demontar maior parte da mecanica e restaurar! vai ser um valor bem maior do que tu dizes.

Depois pintura como nao vai ser um banho, e tem de ficar uma coisa como deve de ser, porque a poupar nisso vais gastar duas vezes!

Um carro por esse preço a precisar de chapa esta caro!

Acerca do motor, se tiver bom valerá a pela abrir? Para nao falar do 2002 com aquela bomba injectora que é mais rara e sensivel do que diamante!

jantes que decerteza vais escolher umas mini ou superlite, vai ser uma pardalada para os 750eur + pneus, suspensao , restaurar os travoes ou meter outros ... ai jesus, mt caro e moroso.

Agora pergunto, vais ser tu a fazer o trabalho ou vais mandar fazer?

PS: quando se pensa restaurar um classico, o preço nao pode ser um entrave ;)
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Manuel S., aqueles valor foram tirados ao acaso, como um exemplo de que informação eu queria saber. Não faço ideia se são aqueles ou outros muito diferentes. Não estou por dentro dos preços.

Bomba injectora?

A meter-me numa coisa destas, a maior parte do trabalho é para ser feito pelo próprio + amigos. Não estou a fazer conta de entregar um carro a cair de velho a uma empresa e esperar ir lá buscar um maquinão com uma conta do tamanho de um carro novo. E jantes novas não estou a ver... isto é para ser um carro divertido, não um clássico todo de época, daqueles que temos medo de tirar da garagem. Se no meio disto tudo conseguir salvar um carro ao abandono/sucata e restaura-lhe alguma dignidade, melhor ;)

Eu coloco a pergunta de outra forma. descascando eu um carro, quanto me levam em média por uma pintura de raiz? Quanto me pode custar meter um M10 a andar bem? Eu sei que continuo a ser muito vago, mas não estando por dentro do assunto é-me ainda difícil ser mais específico :)

Cumprimentos
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Manuel S. »

Sim bomba injectora :P

eheh

bem nesse caso a conta sai mais barata e o ate vai saber melhor andar nele!

Bem entao para o processo inicial de desmontagem e raspagem vais precisar do rascador ( objecto de raspar ) e de decapante! Conversor de ferrugem e Discos de rebarbadora para corte, rebarbe, e desbaste vao ser usados aos montes eheh.

Se vires que as peças tem muita ferrugem é preferivel ires buscar outra do que investir nelas! Cuidado que esses carros as vezes levam muito betume e ilude muito! Quando tiveres em duvida ou se vires uma onda na chapa, vai la bater e ve de so lado oposto faz o mesmo, se nao fizer, ou tem betume ou estanho!

bem, depois de raspado e mais ou menos desempenado de chapa, manda logo ao pintor para dar o banho betume pistolavel e seguidamente depois o de aparelho, de anti ferrugem ( uma tinta vermelha excelente, que e proibida por lei devido a normas de poluicao )! Mais pintura e tal... O trabalho feito á senhor pintor fica te ai pelos 900eur!

Eu trabalho numa oficina de carros antigos ;)

tenho de sair, ja volto
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
bm325i
Membro Senior
Mensagens: 998
Registado: 10 set 2007, 00:43
O meu Carro:: BMW 325i cabrio |ibiza tdi sport 99
Localização: **Portugal**

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por bm325i »

Manuel S. Escreveu:Sim bomba injectora :P
eheh
boas o 2002 nao tem bomba injectora
o 2002 e carburador, o 2002 ti e carburadores duplos e o 2002 tii e de sistema de injecção e esse tem bomba injectora
:wink1
cumps
BMW E36 cabrio SuPeRcHaRgER
Imagem

viewtopic.php?f=59&t=31541

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Alguém sabe que tipo de consumos é que um M10 1.8 stock faz num carro com 1000kg?

Aquele filtro de ar redondo em cima é mesmo preciso ser daquela forma? Penso que já vi diferente, com os filtros de lado (junto ao carburador?), o que é preciso para isso? Vantagens/desvantagens?

Carburadores é só mudar, ou é preciso mudar mais coisas? Como sabemos quais são compatíveis?

Não estou à procura de um carro com uma força bruta toda xpto. Um carro de fim de semana, ocasionalmente de dia-a-dia para variar, que tenha um sonzinho porreiro e não me leve à falência com os consumos em estrada nacional (99% dos percursos).

Sei que um M40 teria melhores consumos, mas tenho um pesadelo em que vou buscar um e a correia de distribuição parte logo no caminho... :scary

Obrigado
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
balakov
Membro Junior
Mensagens: 581
Registado: 17 fev 2010, 01:17
O meu Carro:: BMW 316 E30 (1987)
Localização: Nice, França

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por balakov »

Por mais que gostes do lindo 2002 penso que era ideal ires para um E30, não é aquele clássico, clássico, é mais lenda, quem tem adora. Pessoalmente não gosto da cabine por ser alta mas de resto adoro o carro..
E até arranjas muito mais material até no ebay...

cumps

Avatar do Utilizador
Manuel S.
Membro Gold
Mensagens: 2374
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Manuel S. »

compra mas é um saxo cup, so rebaixado ja anda bem e curva ainda melhor :D

eles vao comecar a valer dinheiro daqui a 5 ou 6 anos ;)

abraco
Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

balakov Escreveu:Por mais que gostes do lindo 2002(...)
Para ser sincero, fã mesmo sou do E21... Ando a olhar para E30s, mas têm dois problemas. Primeiro, é que já andam a aumentar de preço. Segundo, não conheço minimamente o motor M10 (e em relação às perguntas que coloquei também não fiquei mais esclarecido).
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Ildefonso
Membro Juvenil
Mensagens: 124
Registado: 18 ago 2004, 01:50
O meu Carro:: BMW 320i E30
Localização: V.N.Gaia

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Ildefonso »

O m10 é um motor extremamente fiavel,quase a prova de tudo.Mecânicamente não dá problemas aparte dos carburadores,esses sim,dão muitas dores de cabeça.Por isso seja e21,2002 ou e30 com m10,basta trocares os carburadores que dificilmente terás problemas.
Eu sou adepto do E30,mas sou suspeito,e quanto ao que disseste dos preços...isso não é bem assim.Os preços têm aumentado,mas consegues bons carros a bons preços.
Por questões de valorização futura os 2 portas são mais valorizados,por isso ao comprar opta por um desses(contra mim falo que tenho um 4 portas).Quanto aos motores dos E30 tens os m10 com motores 1.8,m40 com 1.6 e 1.8,m42 -1.8,m20 2.0,2.3,2.5;m21-2.4(diesel) e s14 2.0 ou nas variantes M os S14 2.3 e 2.5. As potências vão dos 75 aos 238cv.Se preferes um com alguma alma,tens sempre os m42 com 136cv, os 325i com 170cv ou os S14 dos 320is com 192cv.Os preços sobem com as potencias.
Mas se quiseres começar por algo com um bom compromisso,compras um 318i com motor m40 e consegues um carro com um bom compromisso de andamento e preço.E consegues um carro em bom estado,sem gastares muito dinheiro com ele.

Principalmente é uma questão de paciência esperar por encontrar um em bom estado e a bom preço.E há muitos por ai...

Os e21's têm os m10 e os m20,até aos 1.8 são m10,dai para a frente são m20 e 6 cilindros.Mais valorizados e com melhores andamentos também.
Ponderas a carteira,apuras o gosto,e sonda com calma o mercado.Ah e preços de material para os E30's costumam ser relativamente em conta... ;)

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Ildefonso Escreveu:O m10 é um motor extremamente fiavel,quase a prova de tudo.Mecânicamente não dá problemas aparte dos carburadores,esses sim,dão muitas dores de cabeça.Por isso seja e21,2002 ou e30 com m10,basta trocares os carburadores que dificilmente terás problemas.
Não faço a menor ideia de quanto custam carburadores, por volta de que valores andam? Onde comprar, onde afinar?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Carlos Tavares
Membro Gold
Mensagens: 1598
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06
Localização: Seixal/Setubal

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Carlos Tavares »

Rapazão, vai antes para um E21 323i, e vais ver que não queres outra coisa, alem disso, os E21 foram carros espectaculares ja naquele tempo ou então melhor ainda arranja um 1602 ou 2002 e veras que não queres outra coisa, são carros do asssuuuuu, mas ja querem alguns mimos tambem, sabes o PDI neles tambem é fu*k!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Carlos, os 323i estão a um preço abusadíssimo. Exemplos cuidados, tudo dos 5-6000 euros para cima. É o dobro do que quero gastar como preço inicial do projecto.

Não descarto o E21, adoro o design, mas tem que ser com um motor mais humilde.

1602/2002 acho que já descartei, porque não me estou a imaginar conduzir esse chassis com muita regularidade.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Avatar do Utilizador
Carlos Tavares
Membro Gold
Mensagens: 1598
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06
Localização: Seixal/Setubal

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por Carlos Tavares »

Rapazão, eu sei apenas te estava a dar bons exemplos, mas mo E21 se quiseres, eu posso te dizer que o meu 315, era bem bom e problemas 0 tirando o facto da bobedeira do bicho, que ja na altura bebia mais do que eu, mas isso é um a parte!
Se não estou em erro esse motor, provem dos 1602 so que com apenas 75cv ao contrario dos 1602 que traziam 85cv, e posso tambem te dizer que era um carro muito fixe de se conduzir, pelo menos como 1º BMW que tive para iniciante, era a pura da loucura e eu até achei o carro muito seguro, graças as 2 estabilizadoras FRT/TRS, e bem calçado com bons amortecedores, sinceramente eu curti imenso esse carro e ainda tenho boas memorias do mesmo, e das facturas da gasolina tambem (4 contos por dia) :susto era obra, mas tambem eram tempos das vacas gordas aqui por casa!!! O E30 316 (1.600) acho que trazia precisamente o mesmo motor, atenção que tens o 316 mas em 1.8 (1800) isto no E21 no E30 não sei!
Em relação aos outros (1602/2002) daquilo que eu ouvi dizer, e daquilo que eu via quando o meu tio os teve, ele dizia que eram carros fantasticos de conduzir principalmente o 2002, andava que se fartava, mas acho que tambem era bebado e bem seguro, não sei qual é a ideia que tens desses carros, mas eu tenho muito boa mesmo...
Sei que até ha bem pouco tempo, estava um 1602 a venda no standvirtual, em muito bom estado e não estava nada de abusado em relação preço, isto se tivermos em conta, que ja se trata de um classico!!!
Tambem tens um E28 520i a venda por 2 mil e tal euros no mesmo sitio, e parece estar muito bem estimado, pelas fotos do mesmo é tudo uma questão de ires ver, e digo-te carro excelente em tudo, tambem ja tive um mas fumarento e estéticamente, muito bonitos eu adorava aquele modelo, vai ver e diz-me qualquer coisa, um grande abraço e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
metale
Membro Gold
Mensagens: 2459
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95
Localização: Santarém

Re: Restauro de clássico: como proceder?

Mensagem por metale »

Mau, um E28?? ADONDE??? :lol: Sou louco por esse carro! Eles andem aí, mas não são fáceis de achar.

Vou pesquisar.

-- Quarta Jun 02, 2010 10:08 am --

Já espreitei o carro na net, mas tem alguns aspectos menos bons.

Precisa de pintura na mala e capot.

Precisa de pneus, e são dos TRX impossíveis de arranjar e caríssimos.

Motor de injecção L-jetronic que o meu mecânico me diz ser uma dor de cabeça para diagnosticar e trabalhar.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Clássicos”