Bmw M1

Secção para modelos Clássicos

Moderador: Staff

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Bmw M1

Mensagem por Rick »

Imagem

Em meados da década de 70, a BMW (Bayerische Motoren Werke) obtinha bons resultados na disputa com a Ford no Campeonato Europeu de Turismo, com o "Batmóvel" 3.0 CSL, mas não estava satisfeita. A empresa tinha interesse em participar do Mundial de Carros-Desportivos, categoria que havia revelado carros notáveis como o Ferrari 250 GTO e o Shelby Cobra Daytona Coupe. Só faltava à empresa bávara um modelo apropriado.

Não havia sequer um automóvel na linha BMW que pudesse ser chamado de carro-desportivo: apenas existiam versões sedans, coupés e cabriolets, ainda que alguns de alto desempenho. Nasceu assim o projecto do M1: deveria gerar uma versão de competição, para enfrentar os Porsches, e uma de rua, pois a homologação para as corridas exigia a oferta de 400 unidades ao público.

Imagem

O carro das pistas ficou a cargo da divisão Motorsport, mas a versão de rua era um obstáculo: o departamento não tinha capacidade para fazer os 400 veículos, sobretudo com motor central, configuração que a BMW só havia usado até então no concept-car Turbo, de 1972. A decisão final foi a de contratar a engenharia de um homem há anos ligado aos carros-desportivos: Ferruccio Lamborghini.

A empresa do italiano, que havia entregue ao mundo projectos como o Lamborghini Miura e Countach, tinha uma enorme experiência no desenvolvimento de motores central, capacidade de produzir facilmente os 400 carros e, ainda, bons contactos com a ItalDesign. A empresa de desenho de Giorgio Giugiaro, que se encarregaria do design exterior e interior, já havia projectado o conceito Turbo.

Imagem

O projecto de código E26 recebia luz verde em 1975, com o primeiro protótipo pronto em 1977 e o lançamento no Salão Automóvel de Paris do ano seguinte. A cooperação entre a BMW Motorsport, a Lamborghini e a ItalDesign resultaria num carro-desportivo tão bom nas pistas quanto no uso quotidiano: o M1, sigla que indicava o primeiro carro de rua com a participação da Motorsport.

A base do motor já existia na "prateleira" da marca, mas exigia extensas reformulações. O bloco de ferro fundido do seis-cilindros em linha de 3.453 cc, utilizado no coupé 635 CSi, foi mantido mas recebeu nova cabeça de alumínio, com duplo comando de quatro válvulas por cilindro, além de uma alta taxa de compressão (10,5:1). A injecção era mecânica, através do sistema Kugelfischer, e a lubrificação utilizava o cárter seco. Na versão para rua, desenvolvia 277 cv de potência (contra os 218 cv do 12 V).

Imagem

Era o suficiente para levar os seus 1.440 kg dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h. Para as pistas, o carro do Grupo 4 (com uma cilindrada um pouco maior, 3.498 cc) chegava aos 470 cv e via o seu peso aliviado para os 1.020 kg. Chegava aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e alcançava os 310 km/h de velocidade máxima!! Melhor performance, só o carro do Grupo 5, equipado com um motor de 3,2 litros, turbocompressor e uns monstruosos 850 cv de potência máxima.

A montagem central e longitudinal do motor seguia a escola Lamborghini, com a potência transferida para uma caixa ZF de cinco velocidades na traseira, com um diferencial autobloqueante e com largos pneus 225/50. Típicos de competição eram o chassis tubular, do tipo treliça, e a suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares transversais sobrepostos e amortecedores pressurizados, assim como os enormes travões a disco.

Imagem

Enquanto a equipa de Ferruccio elaborava um primor de desempenho e comportamento dinâmico, a de Giugiaro inspirava-se no mesmo conceito Turbo para elaborar a carroçaria de plástico reforçado com fibra-de-vidro do M1. A frente era praticamente igual, com a grelha de "duplo rim" da BMW, enquanto a traseira exibia outras soluções e ópticas emprestadas dos coupés Série 6.

Uma única e enorme porta dava acesso ao motor e ao porta-bagagens posterior, juntamente com uma persiana que ocultava o vidro traseiro. Os faróis escamoteáveis e as linhas rectilíneas e angulosas, bem ao estilo Giugiaro, faziam lembrar outro projecto do estilista nos anos 70, o Lotus Esprit. Embora possamos afirmar que o M1 não era uma obra de arte, como um Lamborghini Miura, não deixava de ser moderno e atraente.

Imagem

O interior combinava caracteres típicos da marca, como os instrumentos, com itens de conforto - ar-condicionado, vidros eléctricos e acabamentos em carpete. Além de requintado, o M1 conquistava pela facilidade de condução, não exigindo esforço ou habilidades excepcionais por parte do condutor.

Para os entusiastas da BMW, o M1 foi um marco na sua história. No entanto, não passou à história com o mesmo prestígio de um Countach ou um Ferrari Berlinetta Boxer, por exemplo. As razões para tal facto começam nos três anos exigidos para concluir o seu desenvolvimento: pode parecer um tempo adequado para um carro de rua, mas para competição é longo demais.

Imagem

Passam também por uma profunda crise, que quase levou à falência da Lamborghini logo após assinar o contrato. A BMW procurou então fornecedores alternativos para o chassis e a carroçaria. Contratou duas empresas italianas: a Marchesi & C., de Modena, que construía chassis para a Lancia, Maserati, De Tomaso e Lamborghini, e a T.I.R., que tinha a Ferrari como cliente. O fabricante de veículos especiais alemão Baur, parceiro de longa data, encarregou-se da montagem final.

O resultado foi positivo: o M1 logo assumiu a fama de um dos carros-desportivos de maior qualidade já fabricados. Mas, para as pistas, os atrasos haviam comprometido a sua carreira. Quando as 400 unidades de rua ficaram prontas, o modelo já havia sido ultrapassado por outras propostas concorrentes, não conseguindo ser competitivo na categoria de Carros-Desportivos.

Imagem

A solução foi empregá-lo na Procar, classe que reuniu em 1979 e 1980 pilotos de Fórmula 1 para competir entre si, com automóveis de preparação idêntica, antes das provas de F1. Niki Lauda e Nélson Piquet foram os campeões e trouxeram uma relativa visibilidade ao M1 - mas não a ponto de viabilizar o alto investimento da sua projecção.

Como se não bastasse, a segunda crise do petróleo (em 1979, seis anos após a primeira) trouxe um novo obstáculo ao sucesso dos supercarros, levando a BMW a fornecer motores para a Fórmula 1 e a focar a produção em modelos mais comportados.

Imagem

Entre versões de competição (57) e de rua, não foram produzidas mais de 475 unidades do M1, tornando-o num dos mais apetecíveis clássicos entre os admiradores da marca bávara.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DUBintl5BJk[/youtube]

Nrod
Membro Juvenil
Registado: 10 fev 2010, 13:18
O meu Carro:: BMW 320D Touring E46 2003/06

Re: Bmw M1

Mensagem por Nrod »

Que brutal :inlove

exelente post :fixe

balakov
Membro Junior
Registado: 17 fev 2010, 01:17
O meu Carro:: BMW 316 E30 (1987)

Mensagem por balakov »

Mesmo sendo "lixado" criar um motor central de estrada penso que para bem da reputação da bmw devia ser feito um (bom) projecto de um superdesportivo tipo como o sucesso que está a ser o R8 na audi.
Fazia-se o projecto e mostrava-se a versão concept para ver o feedback.
Depois vinha o que viesse...
Gostava de o projectar para mostrar à secção de design desta lendária marca Bávara :roll: A falar a sério

Bom post...
Cumps.

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

balakov Escreveu:Mesmo sendo "lixado" criar um motor central de estrada penso que para bem da reputação da bmw devia ser feito um (bom) projecto de um superdesportivo tipo como o sucesso que está a ser o R8 na audi.
Fazia-se o projecto e mostrava-se a versão concept para ver o feedback.
Depois vinha o que viesse...
Gostava de o projectar para mostrar à secção de design desta lendária marca Bávara :roll: A falar a sério

Bom post...
Cumps.
Tens Razao tambem nao sei do Que està à espera ,para um a Motor Central :think Pelo que Vejo a BMW gosta de fazer carros Desportivos mas Discretos ..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Mensagem por Carlos Tavares »

Calma pessoal, que segundo ouvi dizer parece que a marca da hélice, tem de novo o M1 em vias de saír, pelo menos ja foi visto prototipos do mesmo em testes, vamos ver no que da e esperar que não seja outro fracasso do 850csi!!!
Até porque a ideia do 850, era precisamente colmatar a ausência de um superdesportivo, coisa que a marca ja não tinha, ou por outra que tinha deixado de ter, quando acabou este grande ícone da marca!!!
Sinceramente, entre ter um M1 e um 850csi, a minha escolha recaí sempre para o saudoso M1, esse sim deixou saudades o outro nem por isso, em tudo!!!
Ja agora, quero desde ja agradeçer o excelente trabalho do nosso membro Rick, e dar os meus parabens por esta dedicação a nossa grande marca, por mim e caso algum administardor ou moderador, venha aqui a este cantinho ver este trabalho, era reagrupar tudo num só tópico e colocar um sticky, pois bem merece estar no topo dos classicos. :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Nao Viste um CSI 850 à tua frente ainda de Certeza :lol: pois antes preferia :driving
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Mensagem por Carlos Tavares »

Para ser sincero, nem a frente nem atras, mas pronto eu acho que gostos não se discutem e tenho direito a ter a minha opinião formada..., agora que eu preferia um M1 a um 850csi, sem qualquer sombra de dúvida até mesmo pelas linhas e isto estamos a falar de um carro de finais da década de 70, é obra!
Não digo que o 850csi, tenha sido um carro feio so que nunca teve aquele impacto que o M1, eu pessoalmente acho que olhava mais depressa para um M1 do que para o 850csi, mas isso sou eu!!! :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Carlos Tavares Escreveu:Para ser sincero, nem a frente nem atras, mas pronto eu acho que gostos não se discutem e tenho direito a ter a minha opinião formada..., agora que eu preferia um M1 a um 850csi, sem qualquer sombra de dúvida até mesmo pelas linhas e isto estamos a falar de um carro de finais da década de 70, é obra!
Não digo que o 850csi, tenha sido um carro feio so que nunca teve aquele impacto que o M1, eu pessoalmente acho que olhava mais depressa para um M1 do que para o 850csi, mas isso sou eu!!! :fixe :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

Yà como tu dizes isso ès tu :lol: ,pois eu vi os 2 o 850i e o 850Csi um ao lado do outro e podes crer que mete respeito o CSI :driving

rui74
Membro Juvenil
Registado: 04 abr 2010, 22:47
O meu Carro:: bmw E46,E61 peugeot 106,chevrolet k

Mensagem por rui74 »

Carlos Tavares Escreveu:Para ser sincero, nem a frente nem atras, mas pronto eu acho que gostos não se discutem e tenho direito a ter a minha opinião formada..., agora que eu preferia um M1 a um 850csi, sem qualquer sombra de dúvida até mesmo pelas linhas e isto estamos a falar de um carro de finais da década de 70, é obra!

X 2 :fixe :lovebmw
:lovebmw

HEAVYLIFT
Membro Junior
Registado: 27 fev 2010, 20:41
O meu Carro:: bmw 323 ci cabrio

Mensagem por HEAVYLIFT »

germanii Escreveu:
Yà como tu dizes isso ès tu :lol: ,pois eu vi os 2 o 850i e o 850Csi um ao lado do outro e podes crer que mete respeito o CSI :driving
X2

boa thread, boa compilaçao de fotos e informaçao.. :fixe :fixe

falaram ai k o 850csi foi um fracaso.. entao gostava de saber o que foi o M1.. a nivel estetico n acho o M1 nada de mais, la por ser do fim dos anos 70.. k tem? lamborghini contach, porshe 911 tdo carros dos anos 70.. e nem os vamos tentar comparar esteticamente com o M1..

uma thread destas sobre o serie 8 e k era de valor :dance :dance

V8MPower
Membro Senior
Registado: 03 abr 2009, 01:38
O meu Carro:: BMW E39 M5

Mensagem por V8MPower »

São carros em que nada tem a ver um com outro, mas no fundo há ali qualquer coisa herdada.... :think
De qualquer forma, gosto tanto dos M1 como 850csi! :onfire

Imagem
Imagem

PS:
Grande post, parabens. :fixe
http://www.youtube.com/user/V8MPowerPT
viewtopic.php?f=59&t=36027
(oOO \ (||||)(||||) / OOo) Link da "Besta"! \_+--OO------------OO--+_/
Imagem

Rick
Membro Juvenil
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Mensagem por Rick »

Obrigado ;)

balakov
Membro Junior

Mensagem por balakov »

Entrando ainda no que disse ali atrás... agora que eu quero desenhar o mais possível como ainda quero seguir design automóvel, querem que faça um rascunho pessoal do que devia ser o novo desportivo de motor central da BMW? Posso não fazer grande coisa mas com tempo posso fazer algo com gosto pessoal e postar aqui quando tiver tempo...

cumps e não deixem morrer estes tópicos...

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

Ó meu amigo, venha de lá esse esboço, não só para ver do que és capaz, mas também para ver qual a perspectiva do que deve ser um super-carro da BMW do ponto de vista de alguém com tão tenra idade.
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

balakov
Membro Junior

Mensagem por balakov »

Me dê um tempo então ... xD Nunca me aventurei com perspectivas, desde pequeno era sempre side horizontal, mas vou tentar algo de diferente que entre um pouco nas linhas da marca mas vou fugir um pouco do concept M1, aquele laranja que está até muito bem conseguido...

Responder

Voltar para “Clássicos”