Domingo vamos passar por esta bela recta cheia de história
Foi uma gloriosa e quase perfeita recta – ligando a Valada do Ribatejo à Ponte do Reguengo – a grande motivadora do primeiro evento de velocidade pura no nosso país. Tal palco nascera para feitos de destreza humana e mecânica, pensaram certamente os responsáveis do tão jovem Real Automóvel Club de Portugal.
No dia 18 de Março no longínquo ano de 1906, a Valada engalanou-se para receber o inédito acontecimento: uma prova de quilómetro lançado para automóveis e motos. Vinte e nove concorrentes – quatro dos quais em motos – deram aos espectadores (entre os quais, a família real) um espectáculo nunca visto. José de Aguiar, em Fiat, demorou apenas 43 segundos para cumprir os mil metros, à media de 82,568 km/h.
Cem anos depois, por iniciativa da Câmara Municipal do Cartaxo e com o apoio do ACP Clássicos, homenagearam-se os pioneiros desse histórico evento, com outro igualmente inédito: a primeira prova no nosso país para automóveis anteriores a 1918.
Com mais de duas dezenas de inscritos, incluindo quatro motos, a comemoração do Centenário parecia bem encaminhada, mesmo se a chuva só abandonou o local poucos minutos antes da partida. Uma armada de Ford perfilavam-se como as máquinas a bater. Todavia, o Dr. António Vilar – psiquiatra e coleccionador de objectos estranhos, como armas de carregar pela boca e automóveis anteriores a 1918 – tinha um trunfo secreto.
O seu poderoso Mitchell de 1916 viria a arrebatar o troféu, com um tempo de 45,824 segundos, ameaçando o recorde de José de Aguiar. Os Ford T contentaram-se com os restantes cinco lugares da classificação geral. A melhor moto foi a Wanderer de 1911, guiada por Norberto Pedroso, conseguindo o nono tempo. O Darracq de 1902 do Museu do Caramulo, com Tiago Patrício Gouveia, Vasco Callixto e Salvador Patrício Gouveia, fez um tempo excepcional, classificando-se em décimo, à frente de automóveis bem mais recentes e vencendo folgadamente a categoria pré-1905. Participação extraordinária teve também o Benz, réplica exacta do modelo de 1896. Propriedade do C. Santos V.P. e manobrado por João Baptista da Silva, com a preciosa ajuda de Vasco pinto Basto, cumpriu o percurso à média de 17,99 km/h.
Ler mais:
http://autosport.sapo.pt/um-memoravel-q ... z2S8uLslva