BMW a história das duas rodas na marca bávara

Área geral

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
Luís Melo
Membro Juvenil
Mensagens: 51
Registado: 21 fev 2007, 23:57

BMW a história das duas rodas na marca bávara

Mensagem por Luís Melo »

O mundo das duas rodas visto pelos olhos dos engenheiros da BMW.
Um breve olhar sobre a história desta grande marca.

BMW R32 (1923)



Desenhada no papel por meados do ano de 1922, a primeira moto BMW R 32 causa autêntico furor durante a sua apresentação na Exposição de Berlim de 1923.
Com o intuito de melhorar a refrigeração a ar, o Engenheiro Jefe Max Friz coloca o motor plano de forma transversal num chassis de tubo duplo e a potência é transmitida directamente à roda através de cardam: um principio de desenho que se mantém nas motos BMW dos dias de hoje.

Imagem
Shot at 2007-07-12


R12 e R17 (1935)

As más suspensões da BMW eram coisa do passado: em 1935, a BMW lança a R 12 e a R 17, equipadas com as primeiras forquilhas telescópicas com amortecimento hidráulico do mundo. Estas forquilhas não só atenuavam as sacudidelas consequentes de um piso irregular, como também garantiam que a roda permanecia em contacto com o solo, o que aumentava enormemente a segurança do motard.

Imagem
Shot at 2007-07-10

R68 (1952)

Entre 1952 e 1954, a BMW fabrica uma moto excepcionalmente rápida, a BMW R 68, capaz de alcançar os 160 km/h de velocidade máxima. Esta 600 cc com 35 CV estabelece um novo reinado entre os fabricantes internacionais de motos. Com um preço de 4.000 marcos, a exclusividade também faz parte deste modelo, do qual só se fabricaram 1.452 unidades.

Imagem
Shot at 2007-07-12

R50/5 (1969)

Neste ano só se produziram 4.700 motos BMW.
No momento mais oportuno, a BMW apresenta a Série /5, uma linha de produtos totalmente nova composta pela R 50/5, a R 60/5 e pela primeira vez desde a guerra, um modelo de 750 cc, a R 75/5. Produzidas na fábrica de Spandau, em Berlim, estes modelos anunciam o regresso das motos como sinónimo da busca pela liberdade.

Imagem
Shot at 2007-07-12


Os novos motores Boxer (1993)

1993 é o ano de lançamento de uma nova geração de motores boxer com tecnologia multiválvulas e electrónica digital do motor. A roda dianteira é controlada por meio de um Telelever - uma combinação de forquilha telescópica e basculante - que garantia um maior grau de segurança e conforto. Entre os extras opcionais figuram um catalizador controlado por computador e um ABS avançado. Nos anos seguintes, a série boxer irá ampliar-se para dar abrir espaço a modelos todo-o-terreno.


Imagem
Shot at 2007-07-10

Imagem
Shot at 2007-07-10

Imagem
Shot at 2007-07-12
BMW E46 320D Touring 2000' 136 Cv.
Daewoo Matiz 2000' 40 Cv
Yamaha XJ600 Diversion 92' 60 Cv (ou não)

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Mensagem por germanii »

è outro mundo mas um mundo real GRANDES MAQUINAS alguem que diga o contrario :evil: :lol:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Discussão Geral”