Catalizador 318 TDS

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Responder
brunata
Membro Juvenil
Registado: 23 nov 2005, 16:31

Catalizador 318 TDS

Mensagem por brunata »

Boas!

Tenho uma BMW 318 TDS Touring de 1996 e estou na dúvida se este modelo já vinha com catalizador. Tenho ideia que sim mas não tenho a certeza.

No caso de já estar equipado algum membro já experimentou retira-lo? Quais as vantagens em termos de rendimento? Não há problemas para o motor em termos de desafinação?

Quanto às desvantagens há o problema do ambiente e das IPO mas relativamente à 2.ª tenho um amigo que tem uma casa de escapes e que me vê isso na boa sempre que fôr à IPO

Uma outra questão: tenho lido aqui no fórum vários membro com 318 TDS a dizer que gastam em média 6/7l aos 100. Eu por mais que tente não consigo, em condução mista, baixar dos 10l. O que poderá ser?

Obrigado pela ajuda!

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Re: Catalizador 318 TDS

Mensagem por Rui_318TDS »

brunata Escreveu:Boas!

Tenho uma BMW 318 TDS Touring de 1996 e estou na dúvida se este modelo já vinha com catalizador. Tenho ideia que sim mas não tenho a certeza.

No caso de já estar equipado algum membro já experimentou retira-lo? Quais as vantagens em termos de rendimento? Não há problemas para o motor em termos de desafinação?

Quanto às desvantagens há o problema do ambiente e das IPO mas relativamente à 2.ª tenho um amigo que tem uma casa de escapes e que me vê isso na boa sempre que fôr à IPO

Uma outra questão: tenho lido aqui no fórum vários membro com 318 TDS a dizer que gastam em média 6/7l aos 100. Eu por mais que tente não consigo, em condução mista, baixar dos 10l. O que poderá ser?

Obrigado pela ajuda!
Boas, de facto a tua carrinha tem catalizador tal como todos os 318TDS pelo menos de origem ;)

Eu também ando com essa ideia, pelo que o Pedro Menezes (o expert nos escapes) diz é uma boa modificação pra quem tem chip como é o meu caso. Quanto a pontos negativos desconheço.

No que toca aos consumos de facto é um pouco estranho, se andassem pelos 8L ainda vá, contudo tb depende mt do tipo de condução, pelo menos no meu caso tanto me faz 6 como perto de 10, depende é do ritmo :D
Agora se tentas fazer bons consumos e não consegues é porque algo se passa com a carrinha.

Já agora, sempre fez esses consumos?

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Certifica-te sempre que possas voltar atrás um dia se tiveres indeciso...

Os ganhos que os clientes notam é em baixas, subindo o ponteiro das rpm mais depressa um pouco.

O catalisador é isto, que está a seguir á caixa de velocidades para trás, mais ou menos no nivel da porta da frente.:
Imagem
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

brunata
Membro Juvenil
Registado: 23 nov 2005, 16:31

Mensagem por brunata »

Quanto a pontos negativos relacionados com a fiabilidade do carro não têm nada a apontar.

Posso tira-lo à vontade?

Pedro///Menezes
Membro Gold

Até hoje não vi ninguém queixar-se mas se houver vozes em contrário que se pronunciem...

Imagem

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Mensagem por Rui_318TDS »

brunata Escreveu:Quanto a pontos negativos relacionados com a fiabilidade do carro não têm nada a apontar.

Posso tira-lo à vontade?
Boas, o meu Cat foi retirado ontem e foi instalado um tubo do mesmo diametro do sistema de escape, agora tenho um sistema plug and play, prás inspecções :)

Mas vamos ao que interessa :) : Na estrada 250Klms feitos:) as diferenças são bem notórias pelo menos no meu caso, o carro está com o acelerador mais vivo e recupera um pouco melhor.

É claro q não me deu mais 5 ou 10 CV mas melhorou o escoamento de gases de escape o que por si só deixa o carro um pouco mais solto.
No que toca a consumos penso q está igual mas ainda é cedo pra falar.

Contras: mais cheiro a gasóleo. :(

Cump
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Pedro///Menezes
Membro Gold

Rui_318TDS Escreveu:Boas, o meu Cat foi retirado ontem e foi instalado um tubo do mesmo diametro do sistema de escape, agora tenho um sistema plug and play, prás inspecções :)
Na IPO até ao momento não conseguem verificar a falta de catalisador nos carros a Diesel, e só o fazem apenas porque olham para lá e vêem que falta lá o "volume" do catalisador, isto se for algum inspector experiente. muitos nem isso vêem.
Rui_318TDS Escreveu:Mas vamos ao que interessa :) : Na estrada 250Klms feitos:) as diferenças são bem notórias pelo menos no meu caso, o carro está com o acelerador mais vivo e recupera um pouco melhor.
É isso que as pessoas notam, o carro mais forte em baixas, com o ponteiro das rpms mais "vivo".
Rui_318TDS Escreveu:No que toca a consumos penso q está igual mas ainda é cedo pra falar.
Normalmente, e desde que a pessoa mantenha o MESMO ritmo de andamento (que não caia na tentação de, se o carro é mais rápido andar mais rápido), ele tem tendência a gastar menos. isto porque o carro ao recuperar melhor, numa subida por exemplo, aguenta-se mais tempo em 5ª, evitando uma redução mais cedo, levando á tal poupança minima de gasóleo.
Rui_318TDS Escreveu:Contras: mais cheiro a gasóleo. :(
E um pouco mais de fumo, segundo alguns clientes.

--//--

Para quem quer aprender mais um pouco sobre o funcionamento dos catalisadores, veja:

Imagem

O que está por dentro do volume do catalisador, o miolo cerâmico:

Imagem

Modos de funcionamento e cuidados (desculpem, só encontrei em brasileiro):

CATALISADOR

O catalisador encontra-se em todas as versões e tem a função de reduzir os níveis d poluentes dos gases de escapamento que possam atender a legislação atual.
Para montar o catalisador no conjunto é utilizado o revestimento de suporte, que é fabricado com uma fibra cerâmica resistente a elevadas temperaturas (silicato de alumina) e contém vermiculite, que causa da dilatação do revestimento a medida que a temperatura do catalisador aumenta, mantendo assim no catalisador uma força de fixação adequada em todas as condições de funcionamento.
O substrato é o componente que contém os materiais catalíticos. A sua estrutura de colméia proporciona uma grande área para os gases de escape. Os substratos são em cerâmica porosa, que proporciona uma boa adesão. O substrato tem um revestimento especial impregnado com metais preciosos.
O revestimento a base de alumina é aplicado n substrato para proporcionar uma grande área para melhor dispersão dos metais preciosos. A estrutura complexa do revestimento aumenta efetivamente a área do substrato, característica esta indispensável para se conseguir um elevado grau de atividade catalítica. Os metais preciosos são os componentes catalíticos ativos, e estão dispersos no revestimento como sais de metais preciosos. Os três metais preciosos utilizados nos catalisadores dos automóveis são: platina, paládio e ródio.

FUNCIONAMENTO

O funcionamento do catalisador necessita atingir uma temperatura mínima. Uma vez atingida essa temperatura, o catalisador começa a reagir e chega rapidamente à eficiência máxima de conversão catalítica, gerando o seu próprio calor. Abaixo de 320º C, a conversão dos gases de escapamento é insignificante.
Para o catalisador converter com eficácia os gases poluentes, é essencial a relação ar/combustível ser controlada corretamente. Isto é especialmente verdade no caso do catalisador TWC (três vias), o qual atua com eficácia apenas dentro de parâmetros restritos. Para atuar nessa faixa de parâmetro, empregou-se a carburação em circuito fechado (malha fechada do sistema de injeção com a Hego), de modo a conseguir níveis de emissões mais baixos.

DESATIVAÇÃO DO CATALISADOR

O chumbo (Pb) no combustível pode causar desativação severa a níveis acima de 5mg por litro de combustível. O Zinco (Zn) e o fósforo (P), presentes em alguns óleos de motor, podem causar a desativação, quando os níveis de consumo de óleo forem elevados.
O enxofre (S) no combustível também pode causar a desativação do catalisador, mas o seu efeito é mais sentido se for libertado do catalisador como gás sulfídrico (H2S), com um cheiro desagradável. Isso corre durante o funcionamento do motor com mistura rica, esse enxofre combinado com o hidrogênio no escapamento é liberado como gás sulfídrico.
A desativação térmica do catalisador ocorre no decurso da vida útil do sistema de escapamento. É mais severa durante os primeiros 5000 Km. Os catalisadores foram feitos para atuarem em temperaturas até 900ºC, nessa condição ocorre uma desativação normal.
Se forem atingidas temperaturas superiores a 1400ºC, ocorrerá a fusão do substrato do catalisador. Esse derretimento do catalisador é normalmente acompanhado de perda de potência do motor, devido a contrapressão excessiva dos gases de escapamento.
As temperaturas elevadas do substrato podem ser causadas pelo funcionamento incorreto dos sistemas de ignição e de combustível, ou por abuso por parte do motorista (como por exemplo, desligar a ignição com o veículo em andamento engrenado), ou mesmo por vazamento de ar nas junções do escapamento anteriores ao catalisador. Esses fatores causais permitem que entre combustível não queimado no catalisador, onde se inflama, produzindo dentro do catalisador temperaturas muito elevadas. Os catalisadores agüentam razoavelmente falhas do motor em baixa rotação, mas se isso suceder as altas rotações o catalisador poderá derreter instantaneamente.

Imagem

Vitamina
Membro Junior
Registado: 17 mai 2005, 14:49
O meu Carro:: 320td VCpower
Contacto:

Mensagem por Vitamina »

Bom post Menezes ;)

Responder