Compro panela ou ponteira??

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Pois, o mal das ponteiras de origem é mesmo esse... dão um mau aspecto... :roll: :roll:

M3Power
Membro Juvenil
Registado: 07 jan 2005, 00:21
O meu Carro:: BMW Z4 3.0 Si

Mensagem por M3Power »

Eu tenho a SS paanela (mas n é homolgada) e linha.. nao tenho KAT... o k da um ronco assim um cadito alto po meu meu M :P lols... ! !! gostava era de saber.. como a minha panela Supersprint nao vinha com papel de homolgaçao.. se há forma de arranjar um ou assim ? :\ ... tipo.. dava jeito.. ! ! !lols...

Quanto a ti pssuido... acho que mais vale esperares e juntares uns trocos... e quando comprapres.. compras que dure e emcondiçoes... e de forma a nao ter problema com moina ou inspecçoes.. ! ( ou seja.. n sigas o meu exemplo lol)
BMW RULEESSSSSSS

EX: BMW M3 E36
NOW: BMW Z4 3.0 , MERC BENZ E220 CDI 08", MERC BENZ 230CE 88"
STILL COMIN THIS YEAR: 645CI ALSO LOOKING FOR M3 E30

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Sim os 6 cilindros M50 se há coisa que não lhe falta é ronco mesmo o 2000cc mais fraco...

A minha carrinha foi apenas retirado o KAT e metido uma ponteira (não panela) de 2 saídas e já ficou com um ronco bastante grande.

Quanto ás ponteiras de origem, se gostarem delas a BMW vende apenas as ponteiras. Por exemplo para quem tem 320d e tem a ponteira normal a BMW vende umas cromadas de meter por cima da original virada para baixo.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

DonQuixote
Membro Juvenil
Registado: 01 jan 2006, 17:09
O meu Carro:: BMW 318is - 1996

Mensagem por DonQuixote »

Faz muito barulho só com uns colectores diferentes e tudo o resto de origem?

M3Power
Membro Juvenil

Mensagem por M3Power »

Colectores ?? .. ui... para ja sao muito caros mudar... e eu acho que quem muda uma coisa muda sempre o resto... senao nao tiras partido total, porque continuas com o resto da linha e panela a obstruir gazes :| ... entendes? se me disseres k panela da 20cv e tirar o KAT mais 20... tb te digo ja k é mentira, lol... mas em relaçao a mudanças do que quer que seka na linha de escape... aconselho a nao começares pelos colectores, mas sim pela outra ponta... ! a nivel sonoro, so colectores notas diferença, apesar de nada ou quase nada porque o resto continua a abafar. abraço
BMW RULEESSSSSSS

Pedro///Menezes
Membro Gold

DonQuixote, o 318is já traz colectores 4-2-1 de origem... 318is é máquina :D

No REAL OEM vê-se mal mas dá para notar que já tem tubos em vez de ser de ferro funido:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=50

Quanto ao assunto de só trocar colectores, o meu 316i, carro do dia a dia tem:

-Colectores supersprint
-Panela do meio das minhas
-Panela de trás de origem.

E digo-te que é o suficiente para esgotar em 5ª a direito (antes não o fazia, nem perto) e para ganhares uma força bastante grande no carro. E a sonoridade de um 16v.

Estamos a falar de um 316i atenção! :P

Bem, na minha opinião, é claro que a linha de escape toda modificada era o ideal mas apenas os colectores já não é mau porque até á panela do meio vai mais livre o escape (antes obstruia logo nos colectores).

Prefiro gastar 400€ nuns colectores (4 cilindros) do que gastar 250€ ou mais numa panela traseira especifica para fazer barulho e pouco se notar.

Mas há excepções que são os 318is e os carros ///M que já trazem colectores destes de origem e aí a diferença é pouca e nota-se menos.

O Pssuido que diga se não se notou ou não o carro a puxar diferente ;)

O catalisador também é outra peça fundamental mas o meu E30 não tem :P

E um escape totalmente directo não quer dizer mais andamento, por vezes perde-se. Tem de se encontrar um equilibrio.

Imagem

M3Power
Membro Juvenil

Mensagem por M3Power »

se o pedro dix k se nota... lols... é porque se deve notar :P ! so acho que ou deve levar tudo especifico.. ou pelo mnos eu começaria pelos contectores... como o resto da linha abafa... n sei se se notara assim tanto... o teu n tem KAT talvez por isso tenhas outra noçao :| !
BMW RULEESSSSSSS

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Existe esse difusor OEM com espaço para uma ponteira só.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

DonQuixote
Membro Juvenil

Gracias pela info ;)
Infelizmente, devia ter pedido os vossos conselhos antes...
Há tempos comprei pela net um supersprint directo e depois de +-100km voltei a montar o de origem porque simplesmente não suportava o barulho :wall

Pedro///Menezes, haverá alguma forma daquilo fazer menos barulho?
Estava a pensar mandar fazer uma panela depois do catalizador, tipo a que o escape de origem tem, o que achas? :ajuda

Pssuido
Membro Juvenil
Registado: 07 dez 2004, 11:37
O meu Carro:: BMW X3 E83 2005/07
Contacto:

Mensagem por Pssuido »

Eu coloquei os coletores.. o meu carro nao traz catalizador de origem.. épa axo k a unica coisa que falta aquilo ou é a panela final ou o resto da linha toda nova.. lol

eu com coletores e sem Kat o barulho fikou igual.. mas claro tenho o resto tudo de origem :)
Anda-se sem carro.. mas sonha-se com outro BMW

Pedro///Menezes
Membro Gold

M3Power Escreveu:se o pedro dix k se nota... lols... é porque se deve notar :P ! so acho que ou deve levar tudo especifico.. ou pelo mnos eu começaria pelos contectores... como o resto da linha abafa... n sei se se notara assim tanto... o teu n tem KAT talvez por isso tenhas outra noçao :| !
Claro que se for tudo é muito melhor, mas a escolher meter uma peça apenas, era colectores ou tirar catalisador!

DonQuixote, se bem conheço os 318is, com essa panela devia fazer um barulho metálico muito pronunciado não?

Esses carros sempre tiveram esse barulho assim, e por vezes coisas como tirar catalisador SEM meter uma panela a substituir eleva muito o barulho.

Então a da supersprint não tem 2 panelas? A Sebring do meu trazia as duas panelas e mesmo com 2 saidas aumentou o barulho um pouco mas nada de exagerado.

Imagem

DonQuixote
Membro Juvenil

Pedro///Menezes, este supersprint é composto por duas peças: a panela final e um tubo directo de ligação até ao catalizador.
Supostamente serve também para o 6 cilindros, é só uma questão de trocar esse tubo de ligação.
tenho aqui uma foto:
Imagem

O barulho faz lembrar uma prova de turismos :lol:
O pior era mesmo nas recuperações onde o 18is leva muito tempo e então era só barulho, muito barulho :oops:
Depois de estar em altas até não era desagradável :?

Valerá a pena fazer a tal panela junto ao catalizador?

Pedro///Menezes
Membro Gold

DonQuixote, já percebi tudo... Tu compraste o sistema RACING da Superpsrint que até nem é homologado para estrada :roll:

Quem to vendeu, informou-te mal provavelmente. Podes ver aqui no site da Supersprint a panela especifica do 318is de estrada:

http://www.supersprint.com/homeuk.htm

Imagem

Como vês esta tem a tal panela como de origem.

Esses sistemas RACING da Supersprint não obedecem aos niveis de Db's impostos pela lei e pelas IPOs e nem são um bom compromisso para quem tem carros de origem. São mais indicados para carros já algo mexidos de motor (senão seriam sistemas normais como os outros).

Podes ler aqui no site deles:
SUPERSPRINT RACE SYSTEMS
For weekend sport driving sessions at the race track or the occasional club race, catalytic converter replacing silencers and tubes are available for even more performance. These systems carry all gas metering devices just as OEM parts do and can be combined with our straight center tubes (no silencers) for race car sound and performance.
The Supersprint race systems (Group A) with “oversize tubes” are recommended exclusively for use on race cars, or street cars equipped with heavily modified engines (larger engine displacement, extreme cam timing, turbo conversions, and more). These systems are not legal for street use, but can be easily replaced with original parts for everyday driving.

E por isso tem 2 tubos em vez de um como o normal o que vai provocar bastante mais barulho e a consequente perca nas recuperaçãos. Ganhou em saída mas a recuperar perdeu.

Vejam um escape como uma garrafa de champagne. Primeiro agitam-na e depois tiram a rolha. Se meterrem o dedo de maneira que saia pouco e sob pressão sai pouco mas está ali um minuto a deitar.

Se tirarem o dedo sai tudo de uma vez bruscamente mas dura muito pouco.

(podia usar o exemplo da ejaculação precoce mas achei melhor não :lol1 :lol1 :lol1 )

Quanto á tal panela que dizes e uma vez que no sitio que leva um tubo não dá por ter pouco espaço:

Imagem

E logo a seguir ao catalisador também não tens espaço:
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=18&fg=10

assim á primeira vista a unica hipótese seria colocar a outra panela na zona dos 2 tubos, ou seja, ter uma entrada e 2 saidas (fazer a divisão dentro da panela, coisa que ajuda a reduzir o barulho).

Mas não se pode atrofiar muito o carro, e por isso só reduziria uma parte (duvido muito que ficasse como a tal panela especifica que te mostrei.) Além de que os tais problemas de andamento se mantinham.

Assim, aconselho-te a pensar bem no que queres, se queres investir mais algum € nela, ou se preferes vender e comprar a tal indicada para uso na estrada.

Esse é o primeiro passo que tens de ponderar bem. depois de tomado essa decisãoa judar-te-ei no próximo passo e ajudo-te na mesma quer cá venhas como cliente quer não ok? Não há compromissos.

Imagem

DonQuixote
Membro Juvenil

Ok Pedro///Menezes, obrigadão pela ajuda ;)
Sendo assim, vou aguentar-me com o de origem até que ele rebente pelas costuras e pensar melhor no que fazer a seguir :think

:wall

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

tenho uma 318 tds touring que gostava de meter uma ponteira com duas saidas tipo 325i , sera que a panela do 325i da para meter 318 tds? gostava de umas ideia sem ser tuning
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”