vitaminas para o 318is
Moderador: Staff
se eu meter um turbo com baixa presao imaginem ate aos 190cv a durabilidade do carro vai ser quase a mesma é claro que tambem ja vai como o carro é conduzido o meu tipo de conduçao é devagar e saber que tenho potencia confiante no carro gosto as vezes de puxar por ele mas nao é tipo do porto a lisboa sempre a largar lume,acredito que com um turbo com baixa presao ate ao limite que a lei permite ja ajudaria o carro a nivel de andamento e ate os consumos porque este carro ainda bebe um bom bocado obrigado pessoal pela vossa atençao abraços
Como eu disse noutro post, depende MUITO da instalação do turbo, principalmente da gestão da injecção/ignição.
Erm, não resisto. Aproveitando a ideia de aplicar um turbo num carro, tenho de "descarregar". Chamem-lhe um "desabafo" do que tenho visto nestes últimos tempos.
Tenho que avisar que vem aí mais um post chato e quilométrico.
Preparados e água com gás a postos?
Ok, cá vai. Na minha opinião existem 4 tipos de pessoas que "turbinam" carros.
Tipo 1 - Os inocentes: compram um turbo, colector, tubos e montam tudo. Depois ficam admirados porque os pistões abriram buracos
Ah, e porque é que será que o turbo parte o veio e/ou os tubos saltam ou rompem? Ups, esqueci-me da "dump-valve".
Tipo 2 - Os "old-school": compram tudo o anteriormente mencionado e mais um intercooler e uma válvula de regulação de pressão de gasolina. Não partem o motor mas ficam admirados porque é que o carro precisa de tanta pressão de sobrealimentação, porque é que gasta tanto e porque anda tão pouco. Se calhar compram uma "dump".
Tipo 3 - Os espertinhos gananciosos: compram tudo o que está acima e mandam reprogramar. Juntam uma "bleed" ao arsenal. Admiram-se porque é que rebentam pistões quando sobem a pressão do turbo. A "dump" é seleccionada pelo barulho que faz.
Tipo 4 - Os que têm mais juízo: compram turbo, colectores, tubagens, intercoolers, etc. Fazem as contas e compram injectores maiores; investem numa centralina parametrizável e aprendem a utilizá-la. Gosto de pensar que estes também compram uma "dump" para uma instalação correcta. Pesquisam o mercado e utilizam peças fiáveis e baratas. Não são adeptos do "tuning by continente", das soluções já feitas. Os que têm mais paciência investigam centralinas alternativas e menos conhecidas. Alguns até as fazem eles próprios.
Podia aqui enquadrar mais um tipo, os espertinhos com dinheiro a mais, que compram tudo do bom e do melhor e ainda para mais MANDAM OUTROS fazer o trabalho. Depois quando um dos "tipos 4" passa por eles como se estivessem parados e depois sabem que ele gastou menos de metade do dinheiro ficam todos chateados.
O facto de não quererem gastar muito não é desculpa, só quer dizer que têm de estudar mais a alteração e, se calhar, fazerem vocês próprios algum do trabalho. Também não vão ter as pecinhas "bling-bling", mas com uma pesquisa cuidadosa vão ter o mesmo efeito. Ah, se calhar vão ter que desenhar meia-dúzia de peças em CAD e pedir a um torneiro para as fazer. Em suma, dá trabalho, mas é gratificante. Será preciso dizer que isto também é o "tipo 4"?
Resumindo e baralhando, pensem bem em que "tipo" se querem enquadrar e o que querem. Pessoalmente, se me fosse meter numa coisa deste género, gostava de ser o tipo 4
Ah, e ignorância não é justificação: se tiverem dúvidas just google it
Erm, não resisto. Aproveitando a ideia de aplicar um turbo num carro, tenho de "descarregar". Chamem-lhe um "desabafo" do que tenho visto nestes últimos tempos.
Tenho que avisar que vem aí mais um post chato e quilométrico.
Preparados e água com gás a postos?
Ok, cá vai. Na minha opinião existem 4 tipos de pessoas que "turbinam" carros.
Tipo 1 - Os inocentes: compram um turbo, colector, tubos e montam tudo. Depois ficam admirados porque os pistões abriram buracos

Tipo 2 - Os "old-school": compram tudo o anteriormente mencionado e mais um intercooler e uma válvula de regulação de pressão de gasolina. Não partem o motor mas ficam admirados porque é que o carro precisa de tanta pressão de sobrealimentação, porque é que gasta tanto e porque anda tão pouco. Se calhar compram uma "dump".
Tipo 3 - Os espertinhos gananciosos: compram tudo o que está acima e mandam reprogramar. Juntam uma "bleed" ao arsenal. Admiram-se porque é que rebentam pistões quando sobem a pressão do turbo. A "dump" é seleccionada pelo barulho que faz.
Tipo 4 - Os que têm mais juízo: compram turbo, colectores, tubagens, intercoolers, etc. Fazem as contas e compram injectores maiores; investem numa centralina parametrizável e aprendem a utilizá-la. Gosto de pensar que estes também compram uma "dump" para uma instalação correcta. Pesquisam o mercado e utilizam peças fiáveis e baratas. Não são adeptos do "tuning by continente", das soluções já feitas. Os que têm mais paciência investigam centralinas alternativas e menos conhecidas. Alguns até as fazem eles próprios.
Podia aqui enquadrar mais um tipo, os espertinhos com dinheiro a mais, que compram tudo do bom e do melhor e ainda para mais MANDAM OUTROS fazer o trabalho. Depois quando um dos "tipos 4" passa por eles como se estivessem parados e depois sabem que ele gastou menos de metade do dinheiro ficam todos chateados.
O facto de não quererem gastar muito não é desculpa, só quer dizer que têm de estudar mais a alteração e, se calhar, fazerem vocês próprios algum do trabalho. Também não vão ter as pecinhas "bling-bling", mas com uma pesquisa cuidadosa vão ter o mesmo efeito. Ah, se calhar vão ter que desenhar meia-dúzia de peças em CAD e pedir a um torneiro para as fazer. Em suma, dá trabalho, mas é gratificante. Será preciso dizer que isto também é o "tipo 4"?

Resumindo e baralhando, pensem bem em que "tipo" se querem enquadrar e o que querem. Pessoalmente, se me fosse meter numa coisa deste género, gostava de ser o tipo 4

Ah, e ignorância não é justificação: se tiverem dúvidas just google it
RWD Forever
Horsepower: Is how hard you hit the wall.
Torque: Is how far you move the wall.

- Pedro///Menezes
- Membro Gold
- Registado: 10 jun 2004, 11:53
- O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!
Ao que a lei permite???couto Escreveu:acredito que com um turbo com baixa presao ate ao limite que a lei permite

A lei não deixa ter Turbo no carro atenção!
Se o pessoal da IPO desconfia sequer que tens turbo no carro, tens umas boas explicações para dar aos gajos....

Se eles embirram por ter um escape mais barulhento o que não dirão a um turbo

Outra coisa que não te lembraste ainda: Ao meteres mais 50cv em cima dele convém melhorares travagem e suspensão

Eu próprio que tenho um, não com 190cv, mas já mais puxado que o original já tenho travões de M3 E36 além de suspensões reguláveis.
Agora soma tudo: Valor do 318is + custo do turbo + montagem + upgrades de segurança.
De certeza que dá um valor se não mais alto, pelo menos idêntico a de um M3 E36 (já para não falar de um 325i E36). E o M3 além de ter pelo menos 280cv e os upgrades de segurança de origem andas legal com ele.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

- Pedro///Menezes
- Membro Gold
E21Craze, não sei se existe legislação directamente relacionado com turbo, mas é uma notória alteração das caracteristicas do automóvel em questão...
Se eles embirram por pneus mais largos, escape ou até allerons etc, não vão embirrar se descobrirem que certo carro tem turbo (coisa que não é comum na BMW a gasolina) certamente que vão chatiar o dono do carro.
A menos que se faça a IPO de formas menos legais como muitos.
Não sei se alguma vez repararam, mas da ultima vez que fui á IPO enquanto estava á espera deram-me o papel com os pontos a verificar pelo inspector para posteriormente entregar ao mesmo.
Um dos pontos consistia na verificação dos colectores. Ora o inspector ao olhar para aquela zona e vir uma forma arredondada do turbo fica desconfiado.
Se eles embirram por pneus mais largos, escape ou até allerons etc, não vão embirrar se descobrirem que certo carro tem turbo (coisa que não é comum na BMW a gasolina) certamente que vão chatiar o dono do carro.
A menos que se faça a IPO de formas menos legais como muitos.
Não sei se alguma vez repararam, mas da ultima vez que fui á IPO enquanto estava á espera deram-me o papel com os pontos a verificar pelo inspector para posteriormente entregar ao mesmo.
Um dos pontos consistia na verificação dos colectores. Ora o inspector ao olhar para aquela zona e vir uma forma arredondada do turbo fica desconfiado.

Damn... essa é forte.
Isto está a ficar off-topic, mas reparam que num carro com turbo de origem podem reprogramas, "chipar", etc, até ficar com mais 25%, 50% (e até mais) de potência... Nos Tdi's então nem se fala... E se uma pessoa meter um turbo, com uma instalação conservadora... lixa-se.
Isto está a ficar off-topic, mas reparam que num carro com turbo de origem podem reprogramas, "chipar", etc, até ficar com mais 25%, 50% (e até mais) de potência... Nos Tdi's então nem se fala... E se uma pessoa meter um turbo, com uma instalação conservadora... lixa-se.
RWD Forever

- Pedro///Menezes
- Membro Gold
Não quero ser velho do restelo, mas todos nós sabemos como são certos inspectores da IPO...
Se eles vêem para embirrar e topam que existe lá um turbo que não vinha de origem, ui nem quero pensar! E depois é chato gastar-se tantos €€€ e ter de se tirar tudo outra vez.
Faz-me lembrar aqui na zona um moço que meteu num civic 1500 o motor do VTI. Andou 2 anos bem, até que numa IPO normal o inspector ao abrir o capot fechou-o logo e apenas lhe disse.
-"Vai ter de ir a uma IPO B e se quer voltar a ver os documentos do carro, aconselho-o seriamente a meter o motor de origem..."
Mas também neste caso concordo com a IPO, um gajo que mete o motor do VTI e conserva a suspensão de origem com tambores atrás, só pode ser louco mesmo
Se eles vêem para embirrar e topam que existe lá um turbo que não vinha de origem, ui nem quero pensar! E depois é chato gastar-se tantos €€€ e ter de se tirar tudo outra vez.
Faz-me lembrar aqui na zona um moço que meteu num civic 1500 o motor do VTI. Andou 2 anos bem, até que numa IPO normal o inspector ao abrir o capot fechou-o logo e apenas lhe disse.
-"Vai ter de ir a uma IPO B e se quer voltar a ver os documentos do carro, aconselho-o seriamente a meter o motor de origem..."
Mas também neste caso concordo com a IPO, um gajo que mete o motor do VTI e conserva a suspensão de origem com tambores atrás, só pode ser louco mesmo

Opiniões interessantes que por aqui andam... acho que vou buscar a minha caderneta para levar nos próximos eventos...
Agora a sério. Porque acham que as caracteristícas dos veiculos são cada vez mais controladas?
Há uma realidade que muita das vezes passa despercebida... todos nós somos donos "virtuais" dos nossos carros, senão vejamos;
- Compramos um carro (paga-se o valor do carro mais a carga fiscal = estado)
- Para o registar pagamos ao estado
- Para circular com ele (de forma legal "aos olhos do estado, entenda-se)"
- seguro de responsabilidade civil (sobre o qual é cobrado IVA = estado)
- imposto municipal (todos os anos, até aos 25 anos do veículo. Finanças= estado)
- Gasolina carissíma( taxada pelo estado)
- Portagens, etc...
- Apartir dos 4 anos "de vida" começam as IPO (impostas pelo estado(não, não vamos falar sobre a "qualidade" dos centros/inspectores das IPO))
- Meras alterações, ainda que previstas pelo fabricante, implicam alteração de documentos = pagamentos aos organismos do estado
Após isto e outras situações que não valem a pena estar a descrever, a conclusão que posso tirar é de que virtualmente até tenho uns bm´s à maneira...
Isto pode parecer um pouco off topic, mas se calhar até nem é

Agora a sério. Porque acham que as caracteristícas dos veiculos são cada vez mais controladas?
Há uma realidade que muita das vezes passa despercebida... todos nós somos donos "virtuais" dos nossos carros, senão vejamos;
- Compramos um carro (paga-se o valor do carro mais a carga fiscal = estado)
- Para o registar pagamos ao estado
- Para circular com ele (de forma legal "aos olhos do estado, entenda-se)"
- seguro de responsabilidade civil (sobre o qual é cobrado IVA = estado)
- imposto municipal (todos os anos, até aos 25 anos do veículo. Finanças= estado)
- Gasolina carissíma( taxada pelo estado)
- Portagens, etc...
- Apartir dos 4 anos "de vida" começam as IPO (impostas pelo estado(não, não vamos falar sobre a "qualidade" dos centros/inspectores das IPO))
- Meras alterações, ainda que previstas pelo fabricante, implicam alteração de documentos = pagamentos aos organismos do estado
Após isto e outras situações que não valem a pena estar a descrever, a conclusão que posso tirar é de que virtualmente até tenho uns bm´s à maneira...

Isto pode parecer um pouco off topic, mas se calhar até nem é

-
- Membro Iniciado
- Registado: 16 set 2006, 21:41
n tenho nada a ver c isso mas as potencias especificas das motas são enormes e n precisam de turbos... e já ficou provado até na formula 1 q + potencia atravez de turbos mesmo tendo uma vantagem de mais 30% de potencia n é determinante p o resultado final. lembrem-se dos anos 80 em q motores 1500cc turbo c motores de prova c +- 1100cv começaram a perder corridas para carros c menos potencia simplesmente pq os turbos perdiam mt tempo á saida das curva devido ao tempo de espera da insuflação dos turbos... e depois eu acho sinceramente q o pessoal n sabe explorar as maquinas nem a 60% pq falta o maldito kit de unhas...q n se compra!!! se calhar era mais importante ter a relação de transmissão correta ,travões mais eficientes, melhores pneus e suspensões para estarem sempre um passo á frente da capacidade de motor senão podem ficar em apuros c muita facilidade... basta os travões aquecerem demasiado e enfim ...NÂO TRAVAREM DE TODO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! conselho de um maluco : invistam na segurança activa do carro ! 95% das ultrapassagens são são feitas na travagem e não na aceleração e terreno ganha-se é na velocidade de passagem em curva!!! espremer as travagens no limite fazer tragetorias corretas é mais de metade do caminho andado para se ser realmente rapido!! depois n se admirem se um cinquecento sport com um bom kit de unhas e nada mais vos deixou mal vistos numa zona sinuosa por mts cavalos q o vosso querido bmw tenha... abraços p todos e guardem a adrenalina para os track days