Colocar umas velas melhores no carro
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Colocar umas velas melhores no carro
Aqui vai uma referencia de umas boas velas pos BMW DOR15LGS Brisk Premium são de 4 polos e de platina, sao as que eu uso wink
- Pedro///Menezes
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Apenas quero dizer que as velas de platina, a nível de performance são muito piores do que as de cobre, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa. E as velas com mais do que um polo também não trazem benefícios para a performance. As vantagens das velas de platina e com mais do que um polo estão apenas relacionadas com a vida do componente.
Aproveito para deixar um texto que o SergioRZ colocou no Contra-Brecagem (penso que é da autoria dele).
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VELAS
Em primeiro lugar as velas. As velas são um dos componentes que geram maior controvérsia e onde existe demasiado marketing e pouca verdade… é uma área onde as modas contam muito e infelizmente a grande maioria das pessoas não consegue discernir a realidade. O formato da cabeça da vela pouca ou nenhuma influência tem no seu desempenho, em termos de performances. As velas com mais do que um pólo apenas são melhores porque divide o número de descargas pelos vários pólos e isso faz aumentar o tempo de vida útil da vela, mas a performance não melhora por causa disso. As velas que rompem com o design tradicional da cabeça (com um ou mais pólos sobrepostos ao eléctrodo), não trazem qualquer benefício em termos de performance, pelo menos que se note no mundo real (como por exemplo as velas sem pólos sobrepostos).
A grande diferença entre os vários tipos de velas é o material com que é feito o eléctrodo, a qualidade de construção, e a presença (ou não) de componentes restritivos para isolar interferências. Os materiais empregues no eléctrodo podem ser o cobre, platina, ouro, prata, nickel e o aço. Para os classificar deve usar-se uma regra simples (quando a performance é a prioridade, claro), o metal com maior nível de conductividade térmica e eléctrica é o melhor para utilizar no eléctrodo, porque permite fazer uma descarga maior, mais rápida, e mais intensa. Neste particular os números são claros, a prata tem os valores mais altos, seguida pelo cobre, depois o ouro e por fim a platina (estando o nickel e o aço no fundo da tabela...).
Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes
Material / Thermal Conductivity W/(m·K) / Electrical Conductivity MS/m
Silver 407 66
Copper 384 57
Gold 310 45
Platinum 70 10
Nickel 59 10
Steel 58 7
W/(m·K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m·h·grd) = 1.163 W/(m·K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)
O que impressiona mais, é o facto da platina ser referida no mundo do Tuning nacional como se fosse o melhor material que pode ser empregue em velas de rendimento, quando a realidade é exactamente o oposto, até as tradicionais velas de cobre suplantam a platina (e por muito) em capacidade térmica / eléctrica! A platina é realmente excelente no que respeita a durabilidade e estabilidade da folga entre o pólo e o eléctrodo, mas em termos de performance é dos piores materiais, produzindo descargas eléctricas muito fracas.
Por outro lado, podemos observar que o material que tem melhores qualidades para as velas é a prata, e ainda tem o “bónus” de ter quase tanta resistência e durabilidade como a platina, e a prová-lo está o facto das velas de prata serem o equipamento de origem de grande parte dos carros de alta performance como alguns Porsche, BMW e Volkswagen, entre outros. Aliás, as velas de prata são até recomendadas para carros que funcionam a GPL, que por terem uma inflamação do combustível mais difícil precisam de velas mais eficazes na descarga…. Está tudo dito!
De qualquer forma, a clássica vela de cobre continua a ser do melhor que há em termos de performance, tendo apenas a desvantagem de ser necessário comprar velas novas regularmente para manter as suas excelentes propriedades.
Quanto à qualidade dos componentes, a única recomendação possível é que se abstenham de comprar velas de marcas duvidosas, que prometem mundos e fundos mas que na realidade são mais empresas de marketing do que de componentes eléctricos… O que parece ser razoável é apostar em marcas firmadas como a Nippon Denso, a NGK, a BOSCH ou a BERU. A razão é simples, cada vez mais os fabricantes de automóveis apostam no maior intervalo entre revisões dos motores como forma de aliciar os clientes, e se eles usam maioritáriamente estas marcas é por alguma razão… E é também por isso que muitos carros usam velas de platina, apenas para durar mais tempo.
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Aproveito para deixar um texto que o SergioRZ colocou no Contra-Brecagem (penso que é da autoria dele).
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VELAS
Em primeiro lugar as velas. As velas são um dos componentes que geram maior controvérsia e onde existe demasiado marketing e pouca verdade… é uma área onde as modas contam muito e infelizmente a grande maioria das pessoas não consegue discernir a realidade. O formato da cabeça da vela pouca ou nenhuma influência tem no seu desempenho, em termos de performances. As velas com mais do que um pólo apenas são melhores porque divide o número de descargas pelos vários pólos e isso faz aumentar o tempo de vida útil da vela, mas a performance não melhora por causa disso. As velas que rompem com o design tradicional da cabeça (com um ou mais pólos sobrepostos ao eléctrodo), não trazem qualquer benefício em termos de performance, pelo menos que se note no mundo real (como por exemplo as velas sem pólos sobrepostos).
A grande diferença entre os vários tipos de velas é o material com que é feito o eléctrodo, a qualidade de construção, e a presença (ou não) de componentes restritivos para isolar interferências. Os materiais empregues no eléctrodo podem ser o cobre, platina, ouro, prata, nickel e o aço. Para os classificar deve usar-se uma regra simples (quando a performance é a prioridade, claro), o metal com maior nível de conductividade térmica e eléctrica é o melhor para utilizar no eléctrodo, porque permite fazer uma descarga maior, mais rápida, e mais intensa. Neste particular os números são claros, a prata tem os valores mais altos, seguida pelo cobre, depois o ouro e por fim a platina (estando o nickel e o aço no fundo da tabela...).
Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes
Material / Thermal Conductivity W/(m·K) / Electrical Conductivity MS/m
Silver 407 66
Copper 384 57
Gold 310 45
Platinum 70 10
Nickel 59 10
Steel 58 7
W/(m·K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m·h·grd) = 1.163 W/(m·K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)
O que impressiona mais, é o facto da platina ser referida no mundo do Tuning nacional como se fosse o melhor material que pode ser empregue em velas de rendimento, quando a realidade é exactamente o oposto, até as tradicionais velas de cobre suplantam a platina (e por muito) em capacidade térmica / eléctrica! A platina é realmente excelente no que respeita a durabilidade e estabilidade da folga entre o pólo e o eléctrodo, mas em termos de performance é dos piores materiais, produzindo descargas eléctricas muito fracas.
Por outro lado, podemos observar que o material que tem melhores qualidades para as velas é a prata, e ainda tem o “bónus” de ter quase tanta resistência e durabilidade como a platina, e a prová-lo está o facto das velas de prata serem o equipamento de origem de grande parte dos carros de alta performance como alguns Porsche, BMW e Volkswagen, entre outros. Aliás, as velas de prata são até recomendadas para carros que funcionam a GPL, que por terem uma inflamação do combustível mais difícil precisam de velas mais eficazes na descarga…. Está tudo dito!
De qualquer forma, a clássica vela de cobre continua a ser do melhor que há em termos de performance, tendo apenas a desvantagem de ser necessário comprar velas novas regularmente para manter as suas excelentes propriedades.
Quanto à qualidade dos componentes, a única recomendação possível é que se abstenham de comprar velas de marcas duvidosas, que prometem mundos e fundos mas que na realidade são mais empresas de marketing do que de componentes eléctricos… O que parece ser razoável é apostar em marcas firmadas como a Nippon Denso, a NGK, a BOSCH ou a BERU. A razão é simples, cada vez mais os fabricantes de automóveis apostam no maior intervalo entre revisões dos motores como forma de aliciar os clientes, e se eles usam maioritáriamente estas marcas é por alguma razão… E é também por isso que muitos carros usam velas de platina, apenas para durar mais tempo.
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BMW E24 635CSI Hartge H6S (1981)
BMW E39 530D Touring (1999)
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Em relação aos polos, não sei se há vantagens...
Agora em relação ao material (a nivel de perfomance), não há dúvida de que as velas de prata será a melhor opção...
Mas para tirar as teimas, basta ver o tipo de velas que é usado na competição...
Agora em relação ao material (a nivel de perfomance), não há dúvida de que as velas de prata será a melhor opção...
Mas para tirar as teimas, basta ver o tipo de velas que é usado na competição...
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A vantagem de um maior número de polos está apenas na duração. Mas a maioria das velas de competição são de apenas um pólo, pois são substituidas mais frequentemente. Por exemplo, no Pug de Autocross, uso Champion Racing.
Sem dúvidas que as de Prata são as melhores, como referiste, basta ver a condutividade.
Lembrei-me de colocar isto, porque é muito frequente dizerem que as velas de platina é que são do melhor para performance quando as normais são muito superiores nesse aspecto.
Abraços
Sem dúvidas que as de Prata são as melhores, como referiste, basta ver a condutividade.
Lembrei-me de colocar isto, porque é muito frequente dizerem que as velas de platina é que são do melhor para performance quando as normais são muito superiores nesse aspecto.
Abraços
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Boas amigos experimentei 2 tipos de velas distintos, o primeiro foi 4 velas de 4 polos compradas na BMW são originais e tem la tatuado BMW e NGK, nao notei diferença no carro, depois experimentei umas BOSCH Super 4 de 4 polos, e pronto tenho a dizer notei logo diferença o carro mais solto, ate parecia mais leve e nao estou para aqui a dizer mentiras, aconselho a voces experimentarem umas velas BOSCH Super 4. E digam a diferença.
-
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excelente post :palmas
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
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