Boas pessoal, na minha busca por angel eyes para a minha carrinha surgiram-me várias siglas e tecnologias, das quais pouco ou nada conhecia. Sendo assim, googlei e cheguei a um tópico que achei deveras interessante, explicando as diferenças entre os diversos tipos de angel eyes no mercado.
Deixo, portanto, aqui uma transcrição da explicação que encontrei um forum BMW internacional. Espero que vos ajude como me ajudou a mim.
"DEPO angel eyes have "hotspots" because they use small halogen bulbs spaced around the ring for illumination. Imagine placing a circle of candles on the ground and peering down at them from a bird's eye view. OEM Hella angel eyes use a circular fiber optic light bar (which is technology they call "Celis") that is powered by one small halogen bulb from the back of the light housing, like Tom described. The light from this one bulb is directed through the fiber optic ring and "leaks" out everywhere along the plastic rod where a cut is made, making the illumination appear very even. This is why OEM angel eyes are homogeneous in intensity and have no hotspots. Most after market angel eyes, from umnitza's predator chromium to x3racing to ZOMK, use CCFL tubes for their angel eyes. CCFL stands for Cold Cathod Fluorescent lighting. Think of taking a fluorescent light and bending it into a circle. This makes a nice even light and as a bonus provides the possibility for a variety of colors. Since Hella's Celis technology is proprietary, patented, and protected, the after market needed to come up with a way to make similar-looking rings without infringing on Hella's original method. DEPO uses small halogen bulbs in a circular pattern and most everyone else uses CCFL. The kicker is that DEPO is really the only one that makes the housing. So you have DEPO making a good after market headlight in all respects except for the angel eye ring, and you have good CCFL angel eye rings that need a home. Put them together and what do you have?? A product to sell, that's what. Tom@Eas has done this for you.
The price difference between the DEPO light and the Hella light comes from a quality standpoint. Hella is the OEM manufacturer of our lights so you're paying for something that is built to a higher standard. I'm not knocking DEPO, because they're OEM manufacturers for other cars also, but not for BMW. DEPO makes a quality aftermarket light for our cars. The general consensus is that it's not as high quality as Hella, and therein lies the disparity in pricing."
Angel Eyes: CELIS vs. CCFL
Moderador: Staff
- el_maniako
- Membro Juvenil
- Registado: 19 dez 2006, 10:23
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2001/07
Angel Eyes: CELIS vs. CCFL
BMW 320d Touring (E46 - 136cvs) + 18'' CSL Wheels + Suspensão Kit M + Molas Eibach (-30/25mm) + Película + Xenon 6k (ópticas "olho de boi") + AngelEyes
Suzuki GSX-R 600 K7 ("All Black")
Suzuki GSX-R 600 K7 ("All Black")
- Eugenio SIlva
- Membro Juvenil
- Registado: 30 dez 2007, 20:23
"Depo angel eyes, têm" pontos quentes "porque utiliza pequenas lâmpadas halógenas espaçadas ao redor do anel para iluminação. Imagine colocando um círculo de velas no terreno e para baixo e olhar de uma perspectiva olho da ave. OEM Hella angel eyes utilizam uma circular de fibra óptica luz bar (que é tecnologia eles chamam de "Celis") que é alimentado por uma pequena lâmpada de halogéneo a parte de trás da luz habitação, como Tem descrito. esta luz de da lâmpada é dirigida através do anel de fibra óptica com "fugas" para fora em todos os lugares ao longo da vareta de plástico onde é feito um corte, tornando a iluminação muiti intensa. Essa é a razão pela qual OEM angel eyes são homogéneas em intensidade e não têm hotspots. (...) Pense numa luz fluorescente e dobráda em um círculo. Isto faz uma bela luz e até mesmo como um bônus prevê a possibilidade de uma variedade de cores. Desde Hella Celis da tecnologia é proprietário, patenteado, e protegidos, após o mercado necessário para chegar a uma forma de fazer com aparência semelhante anéis sem infringir a Hella do método original. Depo utiliza pequenas lâmpadas halógenas em uma circular padrão e mais todos os outros utilizam CCFL. (...)
A diferença entre o preço Depo luz e Hella a luz vem de uma qualidade óptica. Hella OEM é o fabricante das nossas luzes, quando comprar que seja algo que é construído para um padrão mais elevado. Eu não estou batendo Depo, porque eles são os fabricantes OEM para outros carros também, mas não só para a BMW. Depo torna uma luz para a nossa qualidade aftermarket carros. O consenso geral é que não é tão elevada qualidade que Hella, e é aí que está a disparidade nos preços. "
O mais importante em portugês...
A diferença entre o preço Depo luz e Hella a luz vem de uma qualidade óptica. Hella OEM é o fabricante das nossas luzes, quando comprar que seja algo que é construído para um padrão mais elevado. Eu não estou batendo Depo, porque eles são os fabricantes OEM para outros carros também, mas não só para a BMW. Depo torna uma luz para a nossa qualidade aftermarket carros. O consenso geral é que não é tão elevada qualidade que Hella, e é aí que está a disparidade nos preços. "
O mais importante em portugês...
Bom....eu ja gastei centenas de euros a tentar fazer angel eyes pro meu antigo leon...e o que descobri foi isto:
nos bmw os angel eyes nao sao em acrilico ou plastico. saó fibra optica do tipo solid core.o que quer dizer que transmitem muito bem a luz.Outro aspecto interessante está nos entalhes que sao usados para reflectir a luz...por isso aqueles angel eyes home made de varões de acrilico nunca vao ter a mesma luz que os originais pois o acrilico mesmo com aqueles cortes para reflectir a luz nao consegue conduzir tao bem a luz como a fibra optica!
dizer ccfl ou cold cathode ou neon...vai dar ao mesmo. o principio é igual.tens vantagens e desvantagens. Nao fundem com facilidade se bem aplicados, mas sao frageis e extremamente luminosos(ate de mais) o que pode causar alguma reflexão nos farois causando aquele efeito desfocado.
o meu conselho. mede o diametro das rodas dos teus farois e tenta arranjar angel eyes originais de outro bmw e adapta-os lá.Para os iluminares podes usar 3 sistemas. ou fibra optica "alimentada" por uma lampada (como nos e46 com xenon) ou entao colocar uma lampada de minimos perto da extremidade dos angel eyes (tipo e46 sem xenon).
O melhor look vais conseguir se meteres um led de 5mm branco frio (branco azulado) ou branco quente (branco amarelado) em cada extremidade dos angel eyes!vais ver k akilo da uma luz do caraças!tenho lá 4 angel eyes originais sacados de uns farois do e39 e ja testei com leds e fica formidavel! agora so espero k o diametro dos angel eyes seja do mesmo diametro das rodinhas dos farois do e46!
se quiseres fotos fica a vontade!
ahh....os angel eyes originais no ebay rondam os 30/50€ com portes (2 pares)
nos bmw os angel eyes nao sao em acrilico ou plastico. saó fibra optica do tipo solid core.o que quer dizer que transmitem muito bem a luz.Outro aspecto interessante está nos entalhes que sao usados para reflectir a luz...por isso aqueles angel eyes home made de varões de acrilico nunca vao ter a mesma luz que os originais pois o acrilico mesmo com aqueles cortes para reflectir a luz nao consegue conduzir tao bem a luz como a fibra optica!
dizer ccfl ou cold cathode ou neon...vai dar ao mesmo. o principio é igual.tens vantagens e desvantagens. Nao fundem com facilidade se bem aplicados, mas sao frageis e extremamente luminosos(ate de mais) o que pode causar alguma reflexão nos farois causando aquele efeito desfocado.
o meu conselho. mede o diametro das rodas dos teus farois e tenta arranjar angel eyes originais de outro bmw e adapta-os lá.Para os iluminares podes usar 3 sistemas. ou fibra optica "alimentada" por uma lampada (como nos e46 com xenon) ou entao colocar uma lampada de minimos perto da extremidade dos angel eyes (tipo e46 sem xenon).
O melhor look vais conseguir se meteres um led de 5mm branco frio (branco azulado) ou branco quente (branco amarelado) em cada extremidade dos angel eyes!vais ver k akilo da uma luz do caraças!tenho lá 4 angel eyes originais sacados de uns farois do e39 e ja testei com leds e fica formidavel! agora so espero k o diametro dos angel eyes seja do mesmo diametro das rodinhas dos farois do e46!
se quiseres fotos fica a vontade!
ahh....os angel eyes originais no ebay rondam os 30/50€ com portes (2 pares)