esta discussão entre atmosféricos e turbinados acho que é das coizas mais ignorantes que já vi ah fase da terra, eu não presevo muito mas quando se fala em carros atmosféricos em competição só mesmo na F1 pois os carros são tão leves e já têm tanta potencia para quê estar a meter um turbo que vai trazer muitos mais cavalos, o peso que o turbo traz por consequência é um coisa insignificante pois o binário do carro ficaria tão alto que mais 40kg que traira no máximo nem se iria sentir, agora as temperaturas não tem nada ah ver com os colectores um ferro com 2 ou 3mm que tem os colectores para quase 8mm em ferro forjado. (só de pensar no pneu derretido no arranque

)
Agora pegamos num carro mais pesado mais robusto com muito espaço com uma grande distancia do deposito ao motor, quando se quer muita potencia claro turbo é ah melhor solução,!
O vti ui andava muito e tal e coiso gasta-te menos de 2000€ com pouco mais metias turbo no animal que quanto te falassem em atmosféricos sabes fazias o seguinte --->
nem vou escrever mais pois nem vale apena o off topic poderia falar nas motas que se podem comparar aos F1 em muitos pontos turbos não são precisos e ai sim ah resposta que qualquer um diria era para quê ou TAS TOLO (A)
para o 316i olha se já não vais fazer nada mais € poupas, se quiseres mesmo melhorar um pouco ah sua condução tens ah lista ai para os 30cv quase! se queres por volta dos 100cv tens um compressor que é muito simples de aplicar mudas ah admissão os injectores os os mapas da centralina e fica com umas baixas óptimas e ate aos 0,6 bar o bloco deve se aguentar bem!
boas curvas!