E46 OBD II-Dá para ler valor dos cavalos? torque+android

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Responder
andre2
Membro Iniciado
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004

E46 OBD II-Dá para ler valor dos cavalos? torque+android

Mensagem por andre2 »

Descobri recentemente as dongle OBD II bluetooth e o que elas podem fazer junto com software adequado. Fiquei principalmente fascinado com o programa torque porque mostra em tempo real os cavalos que o motor está a debitar.

Antes de gastar dinheiro na dongle que ainda custa 15 euros no ebay queria saber se alguém com um E46 150cv consegue através da porta OBD II obter a leitura de cavalos ou se os E46 não dão isso?

Nos menus de diagnostico do E46 no quadrante não aparece esse valor. Por isso desconfio que o torque vá indicar "No data" nos HP.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Torque + track recorder plugin:
Imagem

Nem sei se este valor dos HP será real ou apenas uma estimativa calculada pela ECU. E como ficará no caso de termos repro.

Também há versões destes softwares OBD II para Windows mobile e Windows phone 7 mas não encontrei nenhum que indique os cavalos e filme ao mesmo tempo. De qualquer maneira mesmo os de Windows mobile permitem calcular os gastos. Inserimos o preço por litro e ao usar o carro temos um "taximetro" a indicar o custo do combustivel na viagem.

http://www.youtube.com/watch?v=RWIP9YlwI6g

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: E46 OBD II-Dá para ler valor dos cavalos? torque+android

Mensagem por navigator »

Bem, eu tenho o ELM bluetooth e o Torque a funcionar no Android 2.3.

Não tenho um diesel mas sei que há muita info que não aparece. Isso dos cv será, obviamente, estimado. De acordo com a aceleração que o telemóvel sente e tal. Nunca vi funcionar mas tenho a versão grátis do programa.

Até pressão no colector de admissão esperava ver e não dá valores...é fraquinho para essas coisas.
Imagem

r.barradas
Membro Junior
Registado: 03 ago 2009, 19:29
O meu Carro:: bmw 530i e39 2001

Mensagem por r.barradas »

Eu por acaso tenho a versão pro no meu android, so tou a espera de chegar o cabo de diagnostico por Bluetooth para ver quais os valores de ele da e quais que n, pk n sei se as funçoes funcionam todas cm deve ser na versao gratis, mas de certo que algumas coisas tao bloqueadas n dando assim certos valores, e isso pode ser uma das razoes de n receberes certos valore navigator
2001 BMW 530i E39 "Powered by G-POWER"

My Project : viewtopic.php?f=59&t=49065&hilit=bmw+530i+e39

andre2
Membro Iniciado
Registado: 23 out 2007, 16:21
O meu Carro:: BMW 320TD E46 2004

Mensagem por andre2 »

navigator Escreveu:Bem, eu tenho o ELM bluetooth e o Torque a funcionar no Android 2.3.

Não tenho um diesel mas sei que há muita info que não aparece. Isso dos cv será, obviamente, estimado. De acordo com a aceleração que o telemóvel sente e tal. Nunca vi funcionar mas tenho a versão grátis do programa.

Até pressão no colector de admissão esperava ver e não dá valores...é fraquinho para essas coisas.
Duvido muito que os cavalos sejam medidos com o acelerometro do telefone. Deve ser é uma aproximação baseada na alteração de velocidade do carro ou RPMs a dividir pelo tempo e um peso estimado de deslocação. Não há-de dar medidas absolutas, no entanto seria engraçado comparar em simultaneo com os valores medidos por um banco de potência.

Eu gostava de ter as leituras dos cavalos e da pressão no turbo, mas se calhar estou a pedir demais. Alguém que tenha isto e um 320D E46 que dê feedback dos valores que aparecem.

Quem não tiver um telefone com android e quiser testar isto também pode usar um portátil porque há muitas máquinas virtuais e live CDs a correr android.

sccurtido
Membro Senior
Registado: 04 out 2010, 18:39
O meu Carro:: BMW E82 Coupe ///M & F10 525d

Mensagem por sccurtido »

tive agora a testar no meu carro com OBDscope para Symbian^3 no meu nokia N8.
neste programa a potencia e o binario, sao irreais :P
penso que no torque, ao defenir um veiculo, tem de se meter o peso e parametros do carro, e com a aceleraçao, peso e rotaçao, permite ao programa fazer uma estimativa... claro dificilmente acertam...
de resto neste programa ao ligar ao carro, detectou-me automaticamente 29 sensores...
pressao da regua de injecçao, rpm, velocidade, temperatura da admissao, temperatura catalizador, qntidade ar e combustivel admitido,temp oleo, entre outros.
gostava era que tivesse acesso ao sensor antes e apos do filtro de particulas... para saber +/- qnd está a ficar cheio... e dar umas gazadas para o limpar.
a nivel da admissao... gostei de ver que o meu IC está a trabalhar bem :) 10ºC na rua, e a admissao tava a 9ºC, qnd pisava a fundo e em alta rpm subia ate 12ºC e voltava logo a descer ao levantar o pé.
a velocidade de recepcçao de dados é rapida...
:)

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”