para te responder a tudo amigo:
foi no sentido lx -mtj.. o pico com a mota foi no outro sentido mt -lx. mas a direito ou a descer é quase igual. a nao ser que faça a descida de fatima, monsanto ou da serra do algrave, aí esgota mesmo a caixa. mas a direito fica a 100 rpms de esgotar.+-
caixa manual é sempre outra coisa, mas tenho que me aguentar. mas como ocarro tem uita força, a caixa autm. ajuda na distribuição de binario e potencia, alem que a trocar em sequencial é muito rapido e ele troca mesmo sozinha quando sente que ja nao tem mais força. o fap, é bom , pois nao fica uma locomotiva a deitar fumo. o problema é que com estes carregamentos de potencia fortes como fiz, se andar muito tempo a fundo, começa logo a entupir e depois regenera e volta ao normal, o problema é que se for uam viagem de lsiboa /porto a dar gas, pode dar cabo. o meu ja levou um, mas andei a fazer muitos picanços, daí nao haver milagres.agora a ndar normal e de vez em quando puxar. no problem. o meu já é o 2 fap. o carro tem 82 mil kms, mas reprogramado 35 mil. com fap nunca faz fumo.o fap com muita carga nao aguenta, para teu azar. vai logo á vida.não des muita carga.
consumo....... meto 75 euros por semana e faço 600 kms+-. faço metade em cidade e metade fora de cidade/ nao auto estrada. a media é sempre entre 10 e 11. se for so cidade 12, auto estrada 9. mas ando sempre a 180/200 normalmente.
em relaç\ao ´questao do almeida e lamas, ás vezes convem saber o que se diz, porque o preço do banco rotronics comparado com um maha não é igual. o rotronics é muito, mas muito mais caro. e com o dinheiro que os donos do banco têm, acreditem que se o maha fosse melhor ele tinha comprado. se marca mais, se calhar pode ate marcar, mas com um maha normal pouca diferença. 2 a 5 cvs maximo. o meu carro na vilauto de orgem deu 282 cvs e no rotronics 284 cvs. eles t~em mais de 60 testes de potencia de 535d e mais 80 de 530, todos feitos por eles e alguns de outras casas.
nao façam confusao com o vamag, que esse sim marcava bem mal. ha bancos que custam 50 mil euros e o rotronics custou 10 vezes isso, para quem nao sabe.
mas é virem medir cá abaixo, se der os tais 40 cvs entre um maha ( não o da vilauto, porque é pessimo) e um rotronics pago vos os testes e os combustivel, e apstava dinheiro, mas nao quero ir por aí. venham ver o que é banco do almeida e lamas e depois digam me alguma coisa, nao falem sem saber.
até há 2 anos so havia 3 bancos desses na europa. têm videos dos carros de competição gt porche de espanha, quase todos os carros de rally que vinham de reboque do norte.... só visto.