Kit de travagem do 330 para coupés

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Et é o Offset da jante.
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Ivo
Membro Iniciado
Registado: 03 dez 2004, 14:53
O meu Carro:: BMW 1M - 2011/11
Contacto:

Mensagem por Ivo »

Boa noite!

Eu tenho um E46 coupé e tb é um 320ci!
Acabei de comprar o sistema do 330 e vou monta-lo em principio no final desta semana, se quiseres vir assistir/ajudar estas á vontade!

Para os travões da frente é troca directa, para trás tem mais uns truques...mas nada de especial!

Podes sempre pôr travões de M3, mas, na minha opinião o investimento não compensa! Tens que mudar muito mais coisas!!!!

Os discos do 330 são de 325mm (fr) e 320 (tr) o que signifaca que são quase do do tamanho do M3!!!

Se optares por pôr uns discos perfurados nem notas a diferença para os discos do M!!!

Diz qq coisa!

Nota: Jante 17 obrigatório, no mínimo!!!!!

Ivo

equinox
Membro Iniciado
Registado: 21 mar 2006, 19:41

Mensagem por equinox »

Atras é q tá o berbicacho... como é q vais fazer para o arsenal do travao de mao?
Trocas os suportes, ou mexes nas pastilhas?

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Vocês acham mesmo necessário trocar os discos traseiros? Já pensaram na percentagem da capacidade de travagem do trem traseiro? É miníma em relação ao trem dianteiro, onde aí sim, essa mod faz muita diferença.
A não ser por mera "cosmética" não vejo qual a necessidade de alterar os discos traseiros.
Se ainda fosse num carro de tambores... até se compreendia, mas neste caso é puro desperdício de €€€ ;) Mas, cada um sabe de si :roll:

Ivo
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Ivo »

Boa tarde!

A capacidade de travagem no eixo traseiro é muito importante, ao contrario do que se pensa, se não fosse assim as marcas nem se davam ao trabalho de desenvolver os travões no eixo traseiro!!!

A troca de apenas uma parte do sistema vai desiquilibrar a travagem!

No caso de trocar os travões só da frente, a traseira vai ficar muito mais solta numa travagem a fundo, correndo o risco da traseira "ultrapassar" a frente!!!

Se for só para passear...até discos de imitação servem!!:)...mas acho que estamos a falar de performance!!

Ivo

P.S. Equinox, tenho as pastilhas alteradas!

Pedro///Menezes
Membro Gold
Registado: 10 jun 2004, 11:53
O meu Carro:: Demasiados para este espaço curto!

Mensagem por Pedro///Menezes »

Ivo Escreveu: Se for só para passear...até discos de imitação servem!!:)...
Esses são mesmo FEIOS! Preferia ver o tambor....

Se todos notam que é imitação porquê ter? :roll:
BMW 2002 '71; 1602 '75; 735i E23 '81
325ix Touring E30 '89; 320is E30 '89; 316i Edition E30 '90
520i Vanos Touring E34 '93; 318is E36 '93; 318tds Touring E36 '98

Imagem

Cravo
Membro Senior

Mensagem por Cravo »

Se é isso que pensas, quem sou eu para dizer o contrário :roll:
Já agora, estamos a falar de que níveis de performance?

Ivo
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Ivo »

Boa noite!

Cravo, não é o que eu penso, é o que os engenheiros que projectam os travões calculam!!

A afirmação que os travões traseiros são quase desnecessários, desculpa que te diga, mas não faz sentido!

Nivel de performance? depende qual o objectivo de ter travões, mas normalmente, qunto maior for a performance pretendida, maiores são os travões!

Ivo
BMW 2002ti (70); BMW 2002 (72); BMW 2002tii (74); BMW 325i (90) track day car; BMW 1M (11)

Cravo
Membro Senior

Mensagem por Cravo »

Ivo Escreveu:Boa noite!

Cravo, não é o que eu penso, é o que os engenheiros que projectam os travões calculam!!

A afirmação que os travões traseiros são quase desnecessários, desculpa que te diga, mas não faz sentido!

Nivel de performance? depende qual o objectivo de ter travões, mas normalmente, qunto maior for a performance pretendida, maiores são os travões!

Ivo
A julgar pela tua mensagem, não devemos estar a falar na mesma lingua...
EM TEMPO ALGUM EU DISSE QUE OS TARVÕES TRASEIROS SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
O que eu disse foi que os originais chegam para cumprir com a função!!!
Por sinal foi um eng. que pojecta travões que te aconselhou a fazer essas alterações, é como eu disse, quem sou eu para o desmentir.
O nível de performance... é um termo subjectivo e depende dos conhecimentos de cada um.
Conheço pessoas que pensam que pelo simples facto de trocar de velas e meter uma admissão directa, tem forçosamente de mudar de travões devido ao incremento de potência... :roll:

Já agora se não for pedir muito, podes explicar-me o funcionamento/comportamento da travagem num veículo?
Obrigado.

Ivo
Membro Iniciado
Contacto:

Mensagem por Ivo »

Boa noite!

Reconheço que não é do conhecimento geral o comportamento de um veiculo em travagem! Assim recomendo que façam uma pesquisa sobre o tema "break balance" na internet! Existem inumeros sites que explicam o efeito de uma travagem mais forte na frente do carro ou mais forte na traseira do carro! Alguns carros de competição são equipados com repartidores de travagem ajustaveis para que o piloto possa aplicar o difrencial de travagem da maneira que mais lhe convem!

Em relação aos travões de origem, os carros são comercializados com um break balance definido para cada carro! Alterar esse break balance so é aconselhado quando se sabe o que se esta a fazer e se procura mudar o comportamento do carro!

No caso especifico do serie 3 coupé, este carro vem equipado com travões diferentes consoante o poder de travagem que lhe é conferido!

Travões de 286mm ventilados na frente; atras - 280mm n/ventilados ou 276mm ventilados (desde 316ci a 320ci)

Travões de 300mm ventilados - frente; atras 297mm ventilados (325ci) ou 294mm (328ci)

Travões de 325mm vent - frente; tras - 320mm vent para os 330

Estes são valores de referencia, poderão existir algums modelos com discos de outros tamanhos, depende do ano de fabrico, por exemplo os 320ci cabrios e 320i berlina têm discos de 300mm na frente!

Assim sendo cada conjunto destes têm o seu brake balance calculado! Misturar travões de 330 na frente com travões de 320 na traseira, ou travões de 316 vai alterar o break balance original!

Tb concordo que os travoes originais chegam para cumprir a função, mas os travões originais são ás 4 rodas!!

Espero ter esclarecido alguns pontos importantes sobre travões!

Ivo
BMW 2002ti (70); BMW 2002 (72); BMW 2002tii (74); BMW 325i (90) track day car; BMW 1M (11)

Cravo
Membro Senior

Mensagem por Cravo »

Realmente há aqui informação útil, e alguma teoria interessante de assimilar, mas o mais importante é saber na prática como as coisas funcionam ;) .

O que eu pretendia era uma explicação à função prática do sistema de travagem.

Qualquer coisa deste tipo;

Numa travagem, a força maior é exercida sobre o trem dianteiro, nesse momento dà-se a deslocação da massa do veículo no sentido em que este circula. A função do sistema de travagem do trem traseiro é a de auxiliar na travagem por forma a quebrar essa deslocação e desta forma ajudar a baixar o centro de gravidade do veículo, compensando desta forma o seu equilibrio.

Concordo contigo, há muita gente cujo conhecimento do sistema de travagrem se restringe a saber onde fica o pedal do meio (e alguns nem isso :lol: )

Cumps.

equinox
Membro Iniciado
Registado: 21 mar 2006, 19:41

Mensagem por equinox »

Ivo, q tal as alteracoes dos travoes, depois de alguns meses a rodar com eles?

TdiSportR
Membro Gold
Registado: 19 fev 2006, 04:44

Mensagem por TdiSportR »

luisturbinas Escreveu:TdiSport logo já te digo o preço.....Já agora tens o carro em casa do melo nao tens? O seat.....Até logo!
Sim, o Ibiza está lá.

Gualberto Rocha
Membro Juvenil
Registado: 18 mar 2006, 19:40

Mensagem por Gualberto Rocha »

desculpem o atraso mas... o módulo de abs (k comanda desde travagem a ASC DSP e todas essas três letras auxiliares de condução) não comanda a repartição frente/tras?

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Gualberto Rocha Escreveu:desculpem o atraso mas... o módulo de abs (k comanda desde travagem a ASC DSP e todas essas três letras auxiliares de condução) não comanda a repartição frente/tras?
Sim comanda, eu estou a pensar fazer a troca só dos travões da frente para os do 330d e deixar ficar os de trás.
Quando uma roda pára o ABS liberta a pressão de tavagem e é assim que é distribuida a pressão de travagem, aliás a bomba dos carros com DSC é igual para os 320d/330d.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”