Boas Pedro,pedrosousa Escreveu:Bem mas por esse principio o pessoal não pode meter só a barra depois tem que trabalhar a suspensão... O que não é para se discutir aqui. Pois aqui interessa gastar pouco e aproveitar alguma coisa do que se gastou em nosso beneficio.metale Escreveu:Eu concordo que em chuva tem de haver menos rapidez nas transferencias de massas / transferencias de apoio, para haver uma maior progressividade.
Apenas eu nunca ía atingir esse fim removendo rigidez ao chassis. Trabalhava com a suspensão. As molas é que têm a função de dobrar.
Eu só te quiz fazer ver uma desvantagem que é real, à chuva perdes agilidade, (a frente tende a demorar mais tempo a reagir) que pode ser necessária para te desviares de um peão, de uma porcaria que caiu no chão de uma AE, de um carro que parou sem mais nem menos, etc...
Se falares de colocar essas barras a trás, então em chuva terás mais dificuldade em colocar a potência no chão, especialmente à saída de curvas se acelerares a fundo ou até na situação em que vais entrar a uma estrada e estás num cruzamento em que as estradas não estão ao mesmo nivel, conduzir em calçada....
Técnicamente à chuva os carros com os conjuntos mais rijos não se dão tão bem, é totalmente diferente de andar em piso seco.
Não se está a desvalorizar o uso nem os beneficios da barra AA, mas sim a mostrar que existem situações em que não é tão benéfico.
Não digo para não comprarem, eu próprio quando tiver possibilidades estou a pensar comprar uma e não a vou desmontar no inverno, mas tenho a noção das desvantagens.
Para teres uma ideia, quando um carro estava afinado para tempo seco e por acaso estavamos num dia frio mas seco, senão queriamos mexer nas molas/amortecedores e querias uma solução prática para teres o piloto em pista, sacavas a barra e ele parava de se queixar
Eu assisti a um caso desses com um piloto português conceituado, que disse para dar mais asa e etc... e o chefe de equipa disse-me saca de lá a barra se ele perguntar o que se fez, responde-lhe que foi o que ele disse.
Quando ele chegou perguntamos se estava melhor, ele todo contente respondeu que sim. O chefe de equipa disse-me, estes gajos disto não percebem nada, mas têm a mania que sabem tudo ....
Claro que isto não era feito a nivel de corrida mas sim fora das corridas e se por acaso fosse uma corrida nessas circunstancias, aí toda a suspensão era repensada.
Concordo com tudo o que escreveste, mas não te esqueças que esses set-ups que descreves são de carros de competição para condições de corrida.
Um fórmula ou um carro de turismo de competição com roll bar, pneus com muito mais grip e outras coisas não podem ser comparados com um carro de dia-a-dia, e o facto de meteres uma barra anti-aproximação num carro "normal" não altera negativamente o comportamento do mesmo em piso molhado.
Para teres uma ideia, nos E60's a barra AA já vem de origem e penso que nos E90's também.
Eu no meu Cabrio tive necessidade de meter uma barra AA para diminuir a torção que sentia no chassi e fiquei com um carro mais equilibrado e com um comportamento mais semelhante a um E46 com tecto.
De resto, em competição, para se andar à chuva, concordo que tem de se soltar o chassi do carro ao máximo para ele poder trabalhar à vontade, e em seco faz-se o inverso.
Já agora, andaste a dar assistência na Formula Novis?