Barra AA 320d

Área de modificações e performance em geral

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AMS
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Mensagem por AMS »

pedrosousa Escreveu:
metale Escreveu:Eu concordo que em chuva tem de haver menos rapidez nas transferencias de massas / transferencias de apoio, para haver uma maior progressividade.

Apenas eu nunca ía atingir esse fim removendo rigidez ao chassis. Trabalhava com a suspensão. As molas é que têm a função de dobrar.
Bem mas por esse principio o pessoal não pode meter só a barra depois tem que trabalhar a suspensão... O que não é para se discutir aqui. Pois aqui interessa gastar pouco e aproveitar alguma coisa do que se gastou em nosso beneficio.

Eu só te quiz fazer ver uma desvantagem que é real, à chuva perdes agilidade, (a frente tende a demorar mais tempo a reagir) que pode ser necessária para te desviares de um peão, de uma porcaria que caiu no chão de uma AE, de um carro que parou sem mais nem menos, etc...

Se falares de colocar essas barras a trás, então em chuva terás mais dificuldade em colocar a potência no chão, especialmente à saída de curvas se acelerares a fundo ou até na situação em que vais entrar a uma estrada e estás num cruzamento em que as estradas não estão ao mesmo nivel, conduzir em calçada....

Técnicamente à chuva os carros com os conjuntos mais rijos não se dão tão bem, é totalmente diferente de andar em piso seco.

Não se está a desvalorizar o uso nem os beneficios da barra AA, mas sim a mostrar que existem situações em que não é tão benéfico.

Não digo para não comprarem, eu próprio quando tiver possibilidades estou a pensar comprar uma e não a vou desmontar no inverno, mas tenho a noção das desvantagens.

Para teres uma ideia, quando um carro estava afinado para tempo seco e por acaso estavamos num dia frio mas seco, senão queriamos mexer nas molas/amortecedores e querias uma solução prática para teres o piloto em pista, sacavas a barra e ele parava de se queixar ;)

Eu assisti a um caso desses com um piloto português conceituado, que disse para dar mais asa e etc... e o chefe de equipa disse-me saca de lá a barra se ele perguntar o que se fez, responde-lhe que foi o que ele disse.
Quando ele chegou perguntamos se estava melhor, ele todo contente respondeu que sim. O chefe de equipa disse-me, estes gajos disto não percebem nada, mas têm a mania que sabem tudo .... :D

Claro que isto não era feito a nivel de corrida mas sim fora das corridas e se por acaso fosse uma corrida nessas circunstancias, aí toda a suspensão era repensada.
Boas Pedro,
Concordo com tudo o que escreveste, mas não te esqueças que esses set-ups que descreves são de carros de competição para condições de corrida.

Um fórmula ou um carro de turismo de competição com roll bar, pneus com muito mais grip e outras coisas não podem ser comparados com um carro de dia-a-dia, e o facto de meteres uma barra anti-aproximação num carro "normal" não altera negativamente o comportamento do mesmo em piso molhado.

Para teres uma ideia, nos E60's a barra AA já vem de origem e penso que nos E90's também.

Eu no meu Cabrio tive necessidade de meter uma barra AA para diminuir a torção que sentia no chassi e fiquei com um carro mais equilibrado e com um comportamento mais semelhante a um E46 com tecto.

De resto, em competição, para se andar à chuva, concordo que tem de se soltar o chassi do carro ao máximo para ele poder trabalhar à vontade, e em seco faz-se o inverso.

Já agora, andaste a dar assistência na Formula Novis?
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TdiSportR
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Mensagem por TdiSportR »

Continuo a apoiar a explicação do pedrosousa e inclusíve conheço o piloto Pedro Salvador que concorda com o que foi dito.
Nos casos práticos do dia a dia, como a autoconfiança é mais reduzida que a de um profissional é obvio que sentimos melhorias, pois nao exploramos ao limite.

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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

AMS Escreveu:Já agora, andaste a dar assistência na Formula Novis?
Sim na ultima época que infelizmente acabou por não arrancar, a equipa era de sesimbra de um italiano, também dei uma perninha na Mazda MX5 cup ;)
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Kaux
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Mensagem por Kaux »

pedrosousa Escreveu:Eu assisti a um caso desses com um piloto português conceituado, que disse para dar mais asa e etc... e o chefe de equipa disse-me saca de lá a barra se ele perguntar o que se fez, responde-lhe que foi o que ele disse.
Quando ele chegou perguntamos se estava melhor, ele todo contente respondeu que sim. O chefe de equipa disse-me, estes gajos disto não percebem nada, mas têm a mania que sabem tudo .... :D
Pedro o que me deixa mais pena no meio disto tudo é que falta escola aos pilotos portugueses para saberem pelo menos explicar o que sentem..

O meu universo de corridas é muito restrita ao karting mas ainda hoje estava em viana a ver pessoal a treinar e um dos pilotos estava a queixar-se que o karting falhava na recta e o mecânico toca a trocar o gigler 2 vezes.. até que eu tive de lhe ir lá dizer que estava com pouca gasolina do depósito e o tubo não chegava porque a gasolina ia para a parte de traz do depósito com a pressão :| :?

agora on tópic: Com a rigidez que os carro de origem têm acho que mesmo em chuva uma AA trará benefícios apesar de que dizes é verdade (pelo menos também se aplica no karting) é comparar níveis de rigidez completamente diferentes.. :) e ai concordo com o metale

por outras palavras, ambos têm 1 parte da razão. :)
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metale
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Mensagem por metale »

AMS Escreveu:Para teres uma ideia, nos E60's a barra AA já vem de origem e penso que nos E90's também.
Correcto.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
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pedrosousa
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Mensagem por pedrosousa »

metale Escreveu:
AMS Escreveu:Para teres uma ideia, nos E60's a barra AA já vem de origem e penso que nos E90's também.
Correcto.
Nos E60 já tinha visto, vi na do Nuno pensei que só vinha nas kit M, se essa barra viesse de série num Volvo os jornalistas diziam que se devia aos chassis não ser grande coisa, como já ouvi dizer do S80...
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AMS
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Mensagem por AMS »

pedrosousa Escreveu:
AMS Escreveu:Já agora, andaste a dar assistência na Formula Novis?
Sim na ultima época que infelizmente acabou por não arrancar, a equipa era de sesimbra de um italiano, também dei uma perninha na Mazda MX5 cup ;)
PNC?
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Mensagem por TdiSportR »

Já agora... preço de uma barra ACS para E46 320TD Compact?

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Mensagem por pedrosousa »

AMS Escreveu:
pedrosousa Escreveu:
AMS Escreveu:Já agora, andaste a dar assistência na Formula Novis?
Sim na ultima época que infelizmente acabou por não arrancar, a equipa era de sesimbra de um italiano, também dei uma perninha na Mazda MX5 cup ;)
PNC?
Não a equipa era a Morelli racing team, partilhava as instalações com a CJT (Couceiro Junior Team) que deves conhecer dos karts.
TdiSportR Escreveu:Já agora... preço de uma barra ACS para E46 320TD Compact?
A tribal tuning deu-me o preço para uma barra sparco 98 euros... Vi umas nuns sites ingleses em aluminio, espetaculares o preço é que já era superior.
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Mensagem por TdiSportR »

Prefiro de alumínio sem afinação.

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TdiSportR Escreveu:Prefiro de alumínio sem afinação.
E uma coisa destas:

http://www.rogueengineering.com/Merchan ... egory_Code

O estas:

http://www.bimmerworld.com/html/carbon- ... ---bfp.htm

Os preços é que :|
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Mensagem por brunominis »

TdiSportR Escreveu:Já agora... preço de uma barra ACS para E46 320TD Compact?
Ja agora onde posso arranjar uma pra mim,nao faço ideia onde compra-las 8)

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Mensagem por AMS »

TdiSportR Escreveu:Já agora... preço de uma barra ACS para E46 320TD Compact?
Penso que a do Compact seja igual à do Cabrio...

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Esta custou-me 500,00 € à 2 anos, mas para o que eu queria tinha mesmo de ser rigida...

Depois de comprar esta, descobri que a do M3 também dava, que a Hartge também tem rigidas em aluminio para o E46 e mais baratas que a ACS, por isso é uma questão de veres a diferença de valores entre as elas...
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pedrosousa Escreveu:
AMS Escreveu:
pedrosousa Escreveu: Sim na ultima época que infelizmente acabou por não arrancar, a equipa era de sesimbra de um italiano, também dei uma perninha na Mazda MX5 cup ;)
PNC?
Não a equipa era a Morelli racing team, partilhava as instalações com a CJT (Couceiro Junior Team) que deves conhecer dos karts.
Conheço bem, PNC e CJT é a mesma coisa...

Se quiseres ver um Formula desses sei onde tá um rigorosamente novo...

:fixe
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AMS Escreveu:
pedrosousa Escreveu:
AMS Escreveu: PNC?
Não a equipa era a Morelli racing team, partilhava as instalações com a CJT (Couceiro Junior Team) que deves conhecer dos karts.
Conheço bem, PNC e CJT é a mesma coisa...

Se quiseres ver um Formula desses sei onde tá um rigorosamente novo...

:fixe
Não me digas que é um todo branco, montei um todo, com a ajuda da equipa em 2002 salvo erro, não rodou muito e estava novo...
Acho que pelo menos 4 deles (vermelhos) foram para espanha.

Quanto às barras AA era itos que queria mostrar:

http://www.ca-automotive.co.uk/strut-br ... ther.shtml

Em aluminio ou em carbono o preço é odentro dos valores que o AMS disse...
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