ERRO NO COMPUTADOR DE BORDO....

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

jmbfs Escreveu:Agora finalmente entendo a diferença de consumos que tinha com alguns de vós.
Afinal................................. :roll: :roll: :roll: :driving
No entanto consigo andar regularmente abaixo dos 6l/100km de média real, ou seja ando com facilidade entre os 5.4 e os 6 e raramente acima de 6... REAL :P

Os meus valores de CB são entre 4.4 e 5 :P
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

jmbfs
Membro Gold
Registado: 27 mar 2007, 23:21
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por jmbfs »

É pá, ó Pedro, se o meu CB um dia me indica 4.4 e 5, sinceramente, paro o carro e vou ver se tenho gasoleo..................... ;) ;) ;) :driving
Imagem
BMW 320d 136 CV Sport

VHL
Membro Juvenil
Registado: 15 mar 2007, 22:53
O meu Carro:: BMW E46-320d Touring

Mensagem por VHL »

jmbfs Escreveu:É pá, ó Pedro, se o meu CB um dia me indica 4.4 e 5, sinceramente, paro o carro e vou ver se tenho gasoleo..................... ;) ;) ;) :driving
Pois, médias de consumo dessas só em sonhos :? , quando fica menos de 7 já fico :D
O meu Projecto
http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... 59&t=27138

A garagem:
- BMW E46 320d touring - "A verdocas"
- Ford Fiesta MK6 1.25i - "O ZuN ZuN"
- Suzuki GSX1000R K5 - "O Anti-Stress"
- GS STORM UNLIMITED TRUCK - Escala 1:8 - "O Brinquedo"

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

spedy Escreveu:o meu anda a marcar na casa dos +0,2 do que o calculado
0,2 l/100kms?
Pela minha "teoria" isso não é erro, essa diferença é originada pelo tempo que estás com o carro imobilizado com o motor em funcionamento, STOP's, semaforos, filas..........
O meu Projecto

A garagem:

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

VHL Escreveu:Corrijam-me se estou enganado;
O CB dá a média de consumo aos 100kms com base na leitura que faz e indica no ponteiro dos consumos, ou seja, quem está muito tempo parado, (filas, etc,) obtém um erro significativo face ao calculado manualmente uma vez que o CB não considera esse consumo, (parado com o motor a trabalhar o ponteiro indica 0l/100kms, o que é lógico, caso contrário teria que marcar um valor infinito, pois por menor que fosse o consumo, consumiria todo o combustível do universo :roll: )!

Fiz várias vezes a média manualmente e constatei que a diferença não era sempre a mesma, sendo mínima ou não existindo quando a fazia durante uma viagem em AE ou em percursos onde não se verificavam imobilizações com o motor a trabalhar, o que fundamenta a minha idéia.

Mas, posso estar errado e para além disso não quer dizer que alguns dos nossos CB's não possam estar com erro de cálculo :)
Olha que calcula o combustivel gasto, quando estas parado em filas, o do meu e39 se estiver parado, ve-se bem a subir, e nos menus secretos um deles, é o consumo por "hora" e não por km

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

525_tds Escreveu:Olha que calcula o combustivel gasto, quando estas parado em filas, o do meu e39 se estiver parado, ve-se bem a subir, e nos menus secretos um deles, é o consumo por "hora" e não por km

Nunca reparei o meu a subir quando está parado, mas.......

Em relação ao consumo hora, é logico que dessa forma contabilize quando o carro está parado, tem tudo a ver com as grandezas que estás a considerar na tua medição, repara:

- L/100km - 2 grandezas, litros e quilómetros, se não há registo de kms, (por estar parado), não faz medição

- L/hora - 2 grandezas, litros e horas, desde que o motor esteja a trabalhar tem por obrigação medir, uma vez que o tempo não pára ;)

Mas como referi é penas uma teoria, que fundamenta o facto do "erro" do meu CB face ao cálculo manual não ser sempre o mesmo e ser mínimo ou mesmo nulo por exemplo em viagens por AE
O meu Projecto

A garagem:

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

jmbfs Escreveu:É pá, ó Pedro, se o meu CB um dia me indica 4.4 e 5, sinceramente, paro o carro e vou ver se tenho gasoleo..................... ;) ;) ;) :driving
Já tive média de 4.6 durante mais de 10.000 km's LOL o Yasser viu... LOL
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

Logicamente que mesmo parado o sensor que mede o caudal de combustível está activo e a registar o consumo, basta que o motor esteja a trabalhar.

O meu CB dá diferença de 0.2/0.3ltrs da média real (para menos como todos).
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Eu tenho uma média de 6.8L urbano e extra-urbano com 225/45-17. Agora nunca fiz as contas à mão. :|

320D-PP
Membro Gold
Registado: 15 nov 2006, 13:33
O meu Carro:: BMW 320d E46 "136cv"

Mensagem por 320D-PP »

a minha media varia entre 6.7 e os 7.1 dependendo do andamento da coisa!!! mas fazendo as contas bem feitas dá perto de 0.5lt a mais que no CB..
BMW 320D "136CV" - 18" ///M4 WHEELS - COILOVER'S KIT - ///M-TECHNIK II FRONTBUMPER - XÉNON 6000K - BLACK GRILL - KÉVLAR CLUTCH - EGR OFF - CCFL ANGEL EYES - 20MM AND 29MM WHEEL SPACERS - DIRECT EXHAUST

PROJECTO: viewtopic.php?f=59&t=31102

VHL
Membro Juvenil

Mensagem por VHL »

matrix76 Escreveu:Logicamente que mesmo parado o sensor que mede o caudal de combustível está activo e a registar o consumo, basta que o motor esteja a trabalhar.

O meu CB dá diferença de 0.2/0.3ltrs da média real (para menos como todos).
Claro que está a medir, mas não o consumo aos 100kms se o carro estiver parado.......... mas talvez eu esteja enganado, de qq forma no meu as diferenças entre o CB e o calculado tb é de 0,2/0,3 litros.
Notlim Escreveu:Eu tenho uma média de 6.8L urbano e extra-urbano com 225/45-17. Agora nunca fiz as contas à mão. :|
320D-PP Escreveu:a minha media varia entre 6.7 e os 7.1 dependendo do andamento da coisa!!! mas fazendo as contas bem feitas dá perto de 0.5lt a mais que no CB..
Pois eu não consigo fazer menos de 7,XXX ando nos 7,6 actualmente :?
O meu Projecto

A garagem:

matrix76
Membro Senior
Registado: 22 mar 2007, 10:59
O meu Carro:: BMW 330d E46 - 2000/01

Mensagem por matrix76 »

VHL Escreveu: Claro que está a medir, mas não o consumo aos 100kms se o carro estiver parado.......... mas talvez eu esteja enganado, de qq forma no meu as diferenças entre o CB e o calculado tb é de 0,2/0,3 litros.
VHL Estás enganado.
Mesmo estando parado e com o carro a trabalhar, a média (ltrs/100km) vai subindo no CB, se bem entendo o que queres dizer.
VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

320td
Membro Senior
Registado: 21 mar 2007, 17:07
O meu Carro:: 525I e60

Mensagem por 320td »

o meu tem um erro de +/- 1 litro e nao consigo baixar dos 8.2 em cb e 9.2 em real mas tb so ando em para arranka
vitor lopes bmw e60 525i

tiagod
Membro Junior
Registado: 01 jun 2007, 15:48
O meu Carro:: 12od E87 - 2007

Mensagem por tiagod »

VHL Escreveu:Corrijam-me se estou enganado;
O CB dá a média de consumo aos 100kms com base na leitura que faz e indica no ponteiro dos consumos, ou seja, quem está muito tempo parado, (filas, etc,) obtém um erro significativo face ao calculado manualmente uma vez que o CB não considera esse consumo, (parado com o motor a trabalhar o ponteiro indica 0l/100kms, o que é lógico, caso contrário teria que marcar um valor infinito, pois por menor que fosse o consumo, consumiria todo o combustível do universo :roll: )!

Fiz várias vezes a média manualmente e constatei que a diferença não era sempre a mesma, sendo mínima ou não existindo quando a fazia durante uma viagem em AE ou em percursos onde não se verificavam imobilizações com o motor a trabalhar, o que fundamenta a minha idéia.

Mas, posso estar errado e para além disso não quer dizer que alguns dos nossos CB's não possam estar com erro de cálculo :)
Este erro nada tem a ver com isso, a minha ex passat dava consumos certissimos....

O erro do meu é sempre 1L...

Se alguem descobrir como se resolve este problema... apite!!!!

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

matrix76 Escreveu:
VHL Escreveu: Claro que está a medir, mas não o consumo aos 100kms se o carro estiver parado.......... mas talvez eu esteja enganado, de qq forma no meu as diferenças entre o CB e o calculado tb é de 0,2/0,3 litros.
VHL Estás enganado.
Mesmo estando parado e com o carro a trabalhar, a média (ltrs/100km) vai subindo no CB, se bem entendo o que queres dizer.
Exacto. A média é feita tendo em conta o gasóleo que a centralina pensa que foi gasto desde o último reset e os metros percorridos. Enquanto o motor estiver a trabalhar, o total de gasóleo gasto aumenta, aumentado obviamente a média.

Mas há uma maneira muito simples de constatar isto. Com o motor ainda desligado faz-se reset à média no cb, depois anda-se prai 1km e para-se o carro, deixando o motor a trabalhar.. Deve subir devagar deve. :D

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”