Novas ideias sobre a anulação da EGR
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR
JPimpao01, a ideia que tenho é que a pressão feita pelo turbo na admissão é resultado directo da pressão dos gases de escape e não ao contrário. Mais pressão no escape, maior pressão na admissão. A fórmula que representa essa relação não deve ser linear. Provavelmente é uma função complexa e dependente de outros factores. Os engenheiros mecânicos que se manifestem!! :pcman
Esse técnico que me falou sobre a anulação da EGR chama-se Fernando.... não me lembro do apelido. Conheci-o numa oficina Precision de qual é dono e conduz um Série 1 reprogramado.
Esse técnico que me falou sobre a anulação da EGR chama-se Fernando.... não me lembro do apelido. Conheci-o numa oficina Precision de qual é dono e conduz um Série 1 reprogramado.
-
- Membro Juvenil
- Registado: 30 ago 2009, 13:44
- O meu Carro:: Bmw e39 30d 1999
- Contacto:
Cheira-me que lá fez alguma repro mal feita, e deu nesse dito turbo partido...
E depois colocou as culpas para a EGR... LOL
E depois colocou as culpas para a EGR... LOL
-
- Membro Juvenil
- Registado: 23 set 2011, 22:09
- O meu Carro:: BMW 520d E39 07/2001
vou dar o meu parecer....quer a egr esteja antes ou depois do turbo ela reaproveita os gases de escape (sujos) para a admissao logo vao ter que passar outra vez pelo turbo ainda mais sujos da segunda volta....nao sei digo eu...mas eu tambem sou mecanico de pesados...se calhar é diferente....LOL
ta dito, do que sei é isto mesmo. ganha-se uma admissão mais limpa, resposta melhor de baixas pois a mistura tem logo desde o inicio mais O2 e melhor pressão de gases no escape para girar a turbina do turbo...JM318is Escreveu:em primeiro lugar e apesar de estar no primeiro ano de engenharia mecanica ja tenho algumas noçoes, e para começar ao anular a egr, é como se no tubo que vai para a egr se colocasse uma tampa ou seja já nao passa ar para lá e ja nao passa ar para a admissao vindo de lá, ou seja como a egr aproveita os gases de escape para serem queimados outra vez e esta agora esta fechada podemos dizer que o que entra no motor é ar limpo. Segundo, o turbo aproveita a velocidade dos gases de escape para fazer rodar uma turbina que está ligada a um veio, que vai rodar outra turbina e é esta que é que vai sugar o ar de fora através do filtro e aumentar a pressão no colector, e em ultimo a ligaçao da egr à admissao de qualquer das maneiras que os gases vão para a egr quer seja apos o turbo ou antes do turbo, é feita no colector de admissão ou seja não vai ao turbo, e pelo que percebo a anulação de egr, o unico maleficio é o maior numero de oxidos de azoto, de resto não vejo mais nenhum maleficio, e ese turbo deve ser de uma repro mal feita ou de andar sem filtro e ter entrado alguma pedra ou assim que danificou o turbo. :fixe
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Mas se os gases de escape fizerem girar a turbina em regimes próximos dos limites para os quais o turbo foi desenhado? Ao fim de algum tempo se calhar o turbo não fica muito saudável, pois não?
Quero dizer, se fecharem a EGR o turbo fica sob maior pressão e a centralina perde uma maneira de controlar a pressão no turbo. Isso pode não ser bom se o carro for puxado ao limite.
Quero dizer, se fecharem a EGR o turbo fica sob maior pressão e a centralina perde uma maneira de controlar a pressão no turbo. Isso pode não ser bom se o carro for puxado ao limite.
Essa era a explicação para ao anular a EGR o turbo ter maior probabilidade de desalvorar.rafias Escreveu:Mas se os gases de escape fizerem girar a turbina em regimes próximos dos limites para os quais o turbo foi desenhado? Ao fim de algum tempo se calhar o turbo não fica muito saudável, pois não?
A EGR não é apenas um mecanismo de recirculação de gases de escape, é também uma "válvula" de controlo de pressões (daí alguns motores entrarem em safe mode quando ela não está a funcionar bem).
Mas pronto, se acham que não faz mal, toca toda a gente a anular a dita. Já agora tirem também o catalisador e as panelas, já que não estão lá a fazer nada.
- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
MarceloN: A EGR controlar as pressões do turbo?!?! WTF?!?!
Para controlar a pressão do turbo temos um sensor de pressão MAP e o respectivo controlo da geometria!
A EGR funciona apenas a baixa rotação! Na banda de rpm onde a EGR actua não existem pressões de turbo exageradas e temperaturas de gases de escape que possam danificar o turbo!
Foi a maneira que os contructores arranjaram de diminuir as particulas NOX (por exemplo em casos de pára/arranca em filas demoradas ajuda a poluir menos...até mesmo em parques de estacionamento e garagens...)
Engenheiros...
Para controlar a pressão do turbo temos um sensor de pressão MAP e o respectivo controlo da geometria!
A EGR funciona apenas a baixa rotação! Na banda de rpm onde a EGR actua não existem pressões de turbo exageradas e temperaturas de gases de escape que possam danificar o turbo!
Foi a maneira que os contructores arranjaram de diminuir as particulas NOX (por exemplo em casos de pára/arranca em filas demoradas ajuda a poluir menos...até mesmo em parques de estacionamento e garagens...)
Engenheiros...
foi mesmo o que fiz ... catalisadores pro caraçasMarceloN Escreveu:Essa era a explicação para ao anular a EGR o turbo ter maior probabilidade de desalvorar.rafias Escreveu:Mas se os gases de escape fizerem girar a turbina em regimes próximos dos limites para os quais o turbo foi desenhado? Ao fim de algum tempo se calhar o turbo não fica muito saudável, pois não?
A EGR não é apenas um mecanismo de recirculação de gases de escape, é também uma "válvula" de controlo de pressões (daí alguns motores entrarem em safe mode quando ela não está a funcionar bem).
Mas pronto, se acham que não faz mal, toca toda a gente a anular a dita. Já agora tirem também o catalisador e as panelas, já que não estão lá a fazer nada.

ao usar gases de escape a mistura fica mais pobre o que faz com que as temperaturas de combustão descam um pouco produzindo menos oxidos de azoto(NOX) mas isto só aconteçe quando não se está a puxar pois se não o carro perdia MUITO andamento...
- Crow
- Membro Gold
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
Experimentem andar com a EGR completamente aberta e vejam o que o vosso carro anda...
- Disturber
- Membro Juvenil
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Ora, é impressão minha ou está toda a gente a falar como se os gases fossem consumidos por magia dentro do motor? Independentemente de saírem directamente para o turbo, ou de se dividirem entre este e a EGR, a quantidade de ar que sai do escape é exactamente a mesma que entra pelo filtro de ar! E todos os gases que saem pelo escape vêm do turbo, portanto presumo que a quantidade de gases que passa pelo turbo seja sempre a mesma, independentemente da EGR estar aberta ou fechada. Na minha lógica, a anulação da EGR causará apenas o efeito de fazer com que o motor demore mais a aquecer devido a entrar apenas ar "frio", para além de manter o motor mais limpo. Ou seja, NO CASO do combustível injectado seja calculado pela centralina a ter em conta a EGR aberta, a mistura não será perfeita, portanto, tapando ou retirando a EGR suponho que seja recomendada uma reprogramação que faça com que os cálculos não contem com a EGR aberta, tendo sempre assim uma mistura perfeita com ar mais rico em oxigénio.
Para além disto, eu conheço a EGR como um simples mecanismo que serve para que seja feita a queima de uma pequena parte dos gases que já foram queimados, de forma a poluir menos. E se há partículas que possam danificar o turbo, serão apenas partículas da sujidade acumulada pelo funcionamento da EGR.
Portanto, a única desvantagem que vejo em anular a EGR, é o motor demorar mais a aquecer, e poluir mais um pouco. De resto, só vejo vantagens!
Corrijam-me se tiver errado, porque eu sou apenas mais um que não percebe nada disto, nem sou mecânico, nem nunca estudei nada sobre o assunto. Apenas dei a minha opinião, baseada no que fui aprendendo pelos meus meios, e na lógica com que vejo as coisas.
Para além disto, eu conheço a EGR como um simples mecanismo que serve para que seja feita a queima de uma pequena parte dos gases que já foram queimados, de forma a poluir menos. E se há partículas que possam danificar o turbo, serão apenas partículas da sujidade acumulada pelo funcionamento da EGR.
Portanto, a única desvantagem que vejo em anular a EGR, é o motor demorar mais a aquecer, e poluir mais um pouco. De resto, só vejo vantagens!
Corrijam-me se tiver errado, porque eu sou apenas mais um que não percebe nada disto, nem sou mecânico, nem nunca estudei nada sobre o assunto. Apenas dei a minha opinião, baseada no que fui aprendendo pelos meus meios, e na lógica com que vejo as coisas.
-
- Membro Juvenil
eu acho que vou ter que ir tirar o curso de mecanica outra vez que ja ando desactualizado.....
á uns anos o MAP era o sensor de pressao absoluta e o MAF sensor de fluxo de ar e isto para a centralina regular a quantidade de combustivel a injectar; a egr é uma vavula de reciclagem de gases apenas faz com que o carro fique menos poluente; o que faz rodar o turbo sao os gases de escape ou seja quanto mais gases de escape saiem mais ar de admissao entra isto até uma certa pressao regulada por uma vavula a wastegate que ao atingir a pressao estabelecida (mecanica ou electronicamente) vai libertar o excesso de pressao.... mas isto ha uns anos atras...
agora quanto ao assunto principal a EGR apenas serve para poluir menos aproveitando os gases de escape outra vez para a admissao, ou seja, vamos ser bué amigos do ambiente mas em compensação temos os colectores de admissao a ficarem cheios de carvao (uma vez que os gases "reciclados" nao passam por nenhum filtro) e é mais uma coisa que exige manutenção para nao dar problemas...mas só tira/anula quem quer mas a unica função que ela tem é apenas de poluir menos o ambiente de resto nao tem mais vantagem nem utilidade nenhuma....
á uns anos o MAP era o sensor de pressao absoluta e o MAF sensor de fluxo de ar e isto para a centralina regular a quantidade de combustivel a injectar; a egr é uma vavula de reciclagem de gases apenas faz com que o carro fique menos poluente; o que faz rodar o turbo sao os gases de escape ou seja quanto mais gases de escape saiem mais ar de admissao entra isto até uma certa pressao regulada por uma vavula a wastegate que ao atingir a pressao estabelecida (mecanica ou electronicamente) vai libertar o excesso de pressao.... mas isto ha uns anos atras...
agora quanto ao assunto principal a EGR apenas serve para poluir menos aproveitando os gases de escape outra vez para a admissao, ou seja, vamos ser bué amigos do ambiente mas em compensação temos os colectores de admissao a ficarem cheios de carvao (uma vez que os gases "reciclados" nao passam por nenhum filtro) e é mais uma coisa que exige manutenção para nao dar problemas...mas só tira/anula quem quer mas a unica função que ela tem é apenas de poluir menos o ambiente de resto nao tem mais vantagem nem utilidade nenhuma....
-
- Membro Juvenil
ja agora quando as EGRs avariam e em alguns carros faz com que entrem em safe mode é porque se pode dar o caso de ela avariar aberta ou avariar fechada e como a centralina apenas detecta avaria entra em safe para o caso de ter ficado aberta que é bastante mais prejudicial para o motor do que se estiver fechada....
- Disturber
- Membro Juvenil
- Registado: 06 mai 2010, 01:22
- O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Também ajuda a aquecer, e isso é bom. A EGR aquece a água, que por sua vez aquece o motor.