Binário VS potência (longo)

Área de modificações e performance em geral

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AMVD
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Mensagem por AMVD »

Boa noite a todos.
O que tem de especial 1 motor a gasolina 2l turbinado com 200cv? Ter o binário máximo logo às 1800rpm? Só mesmo a agradabilidade de condução a baixos regimes, mas para isso temos os fumarentos... sempre gastam menos! Por essa ordem de ideias, coitadinhos dos CTR's e S2000...tão pouco binário a tão alta rotação. O que será de um Modena com 370nm apenas às 4750rpm? Que figura fará um Murcielago com 650nm às 5400rpm?

Será que um MB E AMG com os seus 460nm logo às 2700rpm abafa os 520nm apenas às 6100rpm de um M5?...Não me parece!!!

Com isto tudo já estamos a misturar gasolina com diesel, turbo com atmosférico... e no final não se chega a nenhuma conclusão!

PS. Binário sem potência não serve de muito, potência sem binário ainda dá para alguma coisa.


1 Abraço.

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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

A formula k o Super estava a colocar esta certa! Ele é k escreveu mal...

Seria entao : 340 * 2000 /7240 = 93,92cv ;)

E sem duvida é assim k se calcula a potencia k é simplesmente um valor calculado impossivel de medir sem saber o binario.

Cmo ja foi dito "People buy hp , but they drive torque".

Agr usando esta formula ficam aki dois valores k dao k pensar...

M6: 520 * 6100 /7240 = 438cv
535d: 560 * 2000 /7240 = 155cv

A unica maneira de comprar os dois carros era ter os dois cm uma caixa de velocidades igual engatada na realçao mais directa (1:1) e ver k as 2000rpm o diesel ia ser mais forte... mas as 3000 provavelmente o M6 ja estaria a recuperar terreno...e dps é obvio. Nnc se pode eskecer do binario k é desmultiplicado pela caixa.... isto é bastante complexo mas penso k me fiz intender. ;)

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metale
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Mensagem por metale »

AMVD Escreveu:Por essa ordem de ideias, coitadinhos dos CTR's e S2000...tão pouco binário a tão alta rotação. O que será de um Modena com 370nm apenas às 4750rpm? Que figura fará um Murcielago com 650nm às 5400rpm?
...tudo carros agradáveis de guiar no dia à dia, pois como eu disse, o binário favorece o relax.

Isto aqui não se trata dum frente a frente entre binário e potência em termos de força bruta ou aceleração máxima. Trata-se de discutir os pontos fortes de um e de outro.

Artur Costa Escreveu: Agr usando esta formula ficam aki dois valores k dao k pensar...

M6: 520 * 6100 /7240 = 438cv
535d: 560 * 2000 /7240 = 155cv

A unica maneira de comprar os dois carros era ter os dois cm uma caixa de velocidades igual engatada na realçao mais directa (1:1) e ver k as 2000rpm o diesel ia ser mais forte... mas as 3000 provavelmente o M6 ja estaria a recuperar terreno...e dps é obvio. Nnc se pode eskecer do binario k é desmultiplicado pela caixa.... isto é bastante complexo mas penso k me fiz intender. ;)
Interessante era ver quantos cavalos o M6 debita às 2000RPMs para se poder fazer uma comparação directa entre as duas potências, pois uma é às 2000RPMs (535d) e outra às 6100RPMs (M6).

Ya, percebi o k queres dizer.

Dá-se o caso de eu só para ultrapassar (ou dar show) passar das 3000RPMs, portanto é obvio k favoreço o binário e consequentemente os diesel. Não tou a dizer k colem mais as costas ao banco ou k sejam mais potentes :roll:
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Super_Energyzer
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Mensagem por Super_Energyzer »

Fonax que teimosia comparar , nao percebo comparar a potençia e o binario disponivel a iguais rotação de um M6 e de um 535d
2000rpm no 535d sao quase metade das rpm´s do bolide e no m6 4000rpm corresponde a metade das rpms pra piko de potençia
A mesma velocidade na mesma mudança o m6 vai com +rpms e nao esquecer que é caixa de 7....... para alem se virem o grafico de binario de um m6 ou de outro motor a gasolina atmosferico reperam que é muito constante em quanto que os diesel apartir das 3000 depende do carro o binario começa a cair por isso na minha opniao é que os carros diesel nao tem mtos cavalos.......


So pra verem como as relaçoes da caixa sao diferentes

um 120d em 6ª as 2000rpm vai a marcar no velocimetro 120 o mesmo que um ibiza tdi de 130 aqueles com a caixa longa

um F1 mclaren em 6ª as 2000rpm vai a 100km/h tanto no velocimetro como reais

Agora pega no 535d poes 6ª as 2000rpm que deve ir no minimo a 120 e agarra no m6 (que de certeza que tem a caixa mais curta que a do f1mclaren) ao lado tb em 6ª e ve se pelo facto de teres +binario se vais embora....

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metale
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Mensagem por metale »

Super_Energyzer Escreveu:Fonax que teimosia comparar , nao percebo comparar a potençia e o binario disponivel a iguais rotação de um M6 e de um 535d
2000rpm no 535d sao quase metade das rpm´s do bolide e no m6 4000rpm corresponde a metade das rpms pra piko de potençia
A mesma velocidade na mesma mudança o m6 vai com +rpms e nao esquecer que é caixa de 7....... para alem se virem o grafico de binario de um m6 ou de outro motor a gasolina atmosferico reperam que é muito constante em quanto que os diesel apartir das 3000 depende do carro o binario começa a cair por isso na minha opniao é que os carros diesel nao tem mtos cavalos.......


So pra verem como as relaçoes da caixa sao diferentes

um 120d em 6ª as 2000rpm vai a marcar no velocimetro 120 o mesmo que um ibiza tdi de 130 aqueles com a caixa longa

um F1 mclaren em 6ª as 2000rpm vai a 100km/h tanto no velocimetro como reais

Agora pega no 535d poes 6ª as 2000rpm que deve ir no minimo a 120 e agarra no m6 (que de certeza que tem a caixa mais curta que a do f1mclaren) ao lado tb em 6ª e ve se pelo facto de teres +binario se vais embora....
Tudo o k continuas a ver à frente é força bruta e aceleração. Deves andar na vasco da gama de certeza.

Porque é k não hei-de comparar?? Com qualquer carro k tenha, nunca vou andar sempre a arranhar a red-line, por isso sim, interessa-me a potência e binário disponíveis cá mais abaixo.

E cuidado com a linguagem.

PS: E os tais 2000RPMs são prái 1900RPMs acima do ralenti em ambos os carros, daí a minha comparação. Um carro arranca apartir do ralenti, não apartir da redline.
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Super_Energyzer
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Mensagem por Super_Energyzer »

Pois os carros a diesel tem mta velocidade de ponta ao ralemtim logo como passar lombas altas o 535d tem de ir pelo menos com uma mudança abaixo do que o m6 :D

2000rpm corresponde se o 535d der 5000rpm a 40% do total de rpms do motor
enquanto que no m6 2000rpm corresponde a cerca de 25%

pelos calculos do Artur costa o 535d as 2000rpm tem
535d: 560 * 2000 /7240 = 155cv

precisa de 40% de rpm para desenvolver 155cv
40% de rpms no m6 sao 3200rpm+- gostava de ver um grafico de potençia e binario do m6 para saber os cavalos que tem em todas as rpm´s

Pra concluir tenho noção que nao me expliquei mto bem mas o que queria dizer é que embora a diferença de binario seja de 560 para 520 a favor do 535d nao acredito que na pratica as performançes a nivel de recuperaçoes e suavidade do mtor em baixa se possa comparar exemplo ambos os carros em 2ª a 30 ou em 4ª a 60 etc....


cump

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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

O k voces n percebem é k os carros estao smp cm desmultiplicaçoes difrentes!

É mais k sabido k se forem comparados os dois carros cm a mesma relaçao o diesel salta logo pa frente...
Agr se estao ambos na zona de binario maximo o M6 vai ter a vantagem da desmultiplicaçao da caixa...

Vou buscar um grafico do M6... BRB
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Mensagem por metale »

Continuamos a falar linguas diferentes.

Enquanto para ti 2000RPMs são 40% das rotações até à red-line, para mim 2000RPMs são as rotações em volta das quais eu ando mais, daí as comparações.

Não me interessa se os carros dão 5000RPMs, se dão 8000RPMs, se dão 100000RPMs. Eu ando mais por volta das 2000RPMs e é essa comparação k me interessa mais para o dia-a-dia.

Claro k se fizesse autocross ou track-days podia ter necessidades diferentes, mas até ver não é o caso. Já percebeste?

PS: procurei-te um gráfico de potência do M6, mas ainda não achei nada.
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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

Imagem
Grafico do M5 k é igual...

As 2000rpm parece ter cerca de 260nm...isto é metada do 535d!

N estou aki a comparar carros , estou simplesmente a comparar valores para se ter uma ideia do k realmente sao.

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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

Metale: Eskece os carros , cmo ja te disse so tou a comparar valores para se perceber o k sao. ;)
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Mensagem por metale »

Artur Costa Escreveu:Metale: Eskece os carros , cmo ja te disse so tou a comparar valores para se perceber o k sao. ;)
Os valores têm de tar num contexto, senão são só números. ;)

Brigado pelo gráfico. Depois das 2500RPMs fica com um binário já mto competente, mas às 3000RPMs ainda só debita 150cavalos, e apenas 100cavalos às 2500RPMs.

Mas tb ninguem compra um M5 ou M6 para andar nesses regimes. Cheira-me é k as embriagens ou são mto fortes ou não duram mto... :)

PS: Parece k alguem se esqueceu de ligar o botão "power" k dá os últimos 107 cavalos (no gráfico só atinge 400cv).
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Mensagem por AMS »

A nivel de regimes de rotação não se pode comparar um diesel com um gasolina...

Eu tenho os dois e enquanto a diesel ando entre as 1500 e as 3000 a gasolina ando entre as 3000 e as 4500 (isto para uma condução calma)...

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AMVD
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Mensagem por AMVD »

Boas.
Concordo plenamente com o AMS quando diz que o regime de rotação é bastante diferente entre um diesel e um gasolina. Os conceitos e filosofia dos motores são bastantes diferentes.

Não tem comparação os 2 motores ambos às 2000rpm por ex. comparar binários, é óbvio que o diesel tá "cheio" e pronto a descarregar a sua força (binário) recuperando mt mais rápidamente que o gasolina às mesmas rotações e principalmente na mesma relação de caixa.

Quanto à (por mim imcompreendida) comparação entre as recuperações do 535d e o M5, claro que o 535d têm mt mais binário que o M5 em baixas mas sem estar agora a ver potências e tudo o resto não acredito que o 535d se vá embora do M5 mesmo partindo das 2000rpm! Atenção que estamos a falar de um dos mais evoluídos motores diesel da actualidade e mt embora o motor do M5 seja um hino à técnologia não se eskeçam que é "atmosférico". E digo isto, a título de comparação que foi dado lá mais para trás, não é por o 318tds ter mais binário em baixas que o 320i que se vai embora deste, pq falta-lhe uma coisa mt importante... potência!

Mas neste caso, para o Metale, o que lhe interessa e o que usa mais é a faixa das 2000rpm, é óbvio que é mt mais agradável conduzir um carro "cheio" nesta faxia de regime quer seja diesel ou então tem que ser gasolina turbinado tb como é o caso do Golf GTI.

Atenção Metale que as caixas manuais dos modelos M são das melhores do mundo. Não imaginas o quanto díficil é suportar na ordem dos 500nm numa caixa manual, por isso é que mtas vezes se tem que recorrer ás automáticas. Tenta ver quantas caixas manuais existem a suportar mais de 500nm.

Isto é a minha maneira de ver as coisas, apenas mais uma opinião como tantas outras... Secalhar até posso tar errado!!!

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Super_Energyzer
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Mensagem por Super_Energyzer »

As 2000rpm parece ter cerca de 260nm...isto é metada do 535d!

pois e as 2500 ja passa dos 400nm..... :shock: quero um m6 :D
Ja agora gostava de ver o grafico do 535d
CUMp :D

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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

Claro k se pode comparar valores... estamos a falar de valores , independentemente se um tem acaba mais cedo ou comexa mais cedo cm a sua força.

Pensem bem k sem a caixa de velocidades comparar os dois motores é um excelente exercicio para perceber o k é o binario.

Super:O grafico é dele cm a potencia no maximo! So k os valores k vez é a roda k é smp mais baixo k ao motor! Mesmo assim esse M5 debitou 530cv no banco de potencia :scary
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