quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Esquece esse banco e esse teste!
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Eu mais logo meto-te aqui um teste de um reprogramado (com +- 119 à roda)JPSC Escreveu:Sim, como podes ver no video ele já vai naquela faixa de rotações com o redline a tracejado, pouco antes das 5.000.
Fica um teste de potencia das repros da turbotec.
136,7cv à roda, nada mau.
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Então?TdiSportR Escreveu:Esquece esse banco e esse teste!
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Eu tenho por aqui um que tem, precisamente, 100kW medidos no motor e 74kW à roda. (stock)
Já agora, o método descrito em www.rri.se é fiável?
Já agora, o método descrito em www.rri.se é fiável?
Última edição por Sotnas em 14 jul 2010, 15:25, editado 2 vezes no total.
Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
So vi a pagina principal.
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Eles medem apenas à roda e, de acordo com o teste efectuado a um e46 320d 136cv, este modelo desenvolve 122cv às 3793rpm, conseguindo 120cv às 4194rpm.TdiSportR Escreveu:So vi a pagina principal.
Corta às 4444rpm, debitando 95,9cv.
A velocidade máxima declarada pela marca é de 207km/h, que deverá ser atingida em torno das 4400rpm, atendendo a um rapport de 47km/h por cada 1000rom, sendo necessários 94,6cv para atingir tal velocidade.
Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
95,88cv.Sotnas Escreveu:Eles medem apenas à roda e, de acordo com o teste efectuado a um e46 320d 136cv, este modelo desenvolve 122cv às 3793rpm, conseguindo 120cv às 4194rpm.TdiSportR Escreveu:So vi a pagina principal.
Corta às 4444rpm, debitando 95,9cv.
A diferença é muito simples... A potencia que eles indicam é a fornecida aos cubos das rodas e nao a potencia colocada no chao, daí ser mais elevada e podermos concluir que entre a cambota e o cubo de uma roda perde 14cv ( peso e inercia do volante, disco, prensa, engrenagens, etc... ) e podes verificar isso pelas diversas fotos que têm espalhadas.A velocidade máxima declarada pela marca é de 207km/h, que deverá ser atingida em torno das 4400rpm, atendendo a um rapport de 47km/h por cada 1000rom, sendo necessários 94,6cv para atingir tal velocidade.
A potencia à roda a que estamos habituados a verificar é a potência que é aplicada ao rolo, portanto é contabilizado o peso do conjunto pneu/jante e o atrito do mesmo no rolo.
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Certo TdiSportR,
Mas explica-me ( e antes que penses que é alguma forma de ironia, esclareço que não é), em quanto é que podemos estimar a potência dissipada num veículo? Penso que a potência dissipada não é constante, estou certo?
Agora outra questão, referiste que para a potência dissipada concorrem alguns factores. Entre eles referiste o peso do volante do motor. Suponhamos que se fez alguma alteração no volante do motor, que torne mais eficiente a "comunicação" da potência às rodas, mesmo num Maha o teste apresentará valores "adulterados". É correcto fazer este raciocínio?
Mas explica-me ( e antes que penses que é alguma forma de ironia, esclareço que não é), em quanto é que podemos estimar a potência dissipada num veículo? Penso que a potência dissipada não é constante, estou certo?
Agora outra questão, referiste que para a potência dissipada concorrem alguns factores. Entre eles referiste o peso do volante do motor. Suponhamos que se fez alguma alteração no volante do motor, que torne mais eficiente a "comunicação" da potência às rodas, mesmo num Maha o teste apresentará valores "adulterados". É correcto fazer este raciocínio?
Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
A potencia dissipada nao é constante. Verificas que o motor desacelera mais rapido em regimes elevados que já proximo do ralenti. Vais as 4000RPM e tiras o pé e ele desce mais depressa para as 3500RPM que se fores as 2000RPM e deixares ele desacelerar ate as 1500RPM. Portanto nunca é uma constante. Podes verificar isso num vulgar teste de potencia.
Na reduçao de potencia dissipada opta-se pela reduçao do peso, equilibraçao de peças móveis, redução de atritos, etc... Se for usado um volante de motor mais leve é evidente que irá afectar a potencia dissipada, mas nada é adulterado porque um banco regista o que ler.
Se for um banco que determinada potencia à cambota e tivermos dois motores iguais, se um deles tiver um volante mais leve, a potencia dissipada é menor e a potencia a roda será superior e terá melhor desempenho em estrada nas zonas onde essa potencia dissipada for inferior, mas isto nao é assim tao linear porque a inércia do volante é benéfica em algumas situações que nao a maior aceleraçao do motor, ou mais rápida subida de RPM.
Indo por outro lado, se for um banco que mede potencia a roda ( ou ao rolo ), se dois automoveis tiverem as mesmas linhas de potencia a roda, estes automoveis se for iguais ( aerodinamica e peso ) andarão o mesmo em estrada. Porém se um tiver menor potencia dissipada, já se sabe que o outro tem maior potencia motor, porque a potencia motor é calculada pela soma da potencia a roda pela potencia dissipada.
Na reduçao de potencia dissipada opta-se pela reduçao do peso, equilibraçao de peças móveis, redução de atritos, etc... Se for usado um volante de motor mais leve é evidente que irá afectar a potencia dissipada, mas nada é adulterado porque um banco regista o que ler.
Se for um banco que determinada potencia à cambota e tivermos dois motores iguais, se um deles tiver um volante mais leve, a potencia dissipada é menor e a potencia a roda será superior e terá melhor desempenho em estrada nas zonas onde essa potencia dissipada for inferior, mas isto nao é assim tao linear porque a inércia do volante é benéfica em algumas situações que nao a maior aceleraçao do motor, ou mais rápida subida de RPM.
Indo por outro lado, se for um banco que mede potencia a roda ( ou ao rolo ), se dois automoveis tiverem as mesmas linhas de potencia a roda, estes automoveis se for iguais ( aerodinamica e peso ) andarão o mesmo em estrada. Porém se um tiver menor potencia dissipada, já se sabe que o outro tem maior potencia motor, porque a potencia motor é calculada pela soma da potencia a roda pela potencia dissipada.
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Boas,
Eu acabei por ler alguns artigos interessantes no site sueco. Eles fizeram uma experiência de alterar um Passat 1.9Tdi de 2003. Primeiro mudaram a linha de escape e verificaram que a performance melhorou um pouco em certos regimes piorando noutros. Essa aparente falta de uniformidade da performance deveu-se a que a centralina não estava optimizada para esse nova configuração e até o carro ficou com perigo de avaria do turbo por falta de "back pressure". Depois eles meteram um intercooloer maior, mas mesmo assim a performance era errática. Por fim um especialista fez uma repro, sempre vigiando o ponto de ignição para não danificar o motor. Como a repro foi feita ensaiando no banco de potencia medido na roda, o especialista conseguiu afinar todos os parâmetros de forma ideal e sem riscos para o motor. Assim, de 150cv que tinha o carro de origem, passou a debitar 190cv.
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Pois enganei-me. É um Passat 1.8 a gasolina
Eu acabei por ler alguns artigos interessantes no site sueco. Eles fizeram uma experiência de alterar um Passat 1.9Tdi de 2003. Primeiro mudaram a linha de escape e verificaram que a performance melhorou um pouco em certos regimes piorando noutros. Essa aparente falta de uniformidade da performance deveu-se a que a centralina não estava optimizada para esse nova configuração e até o carro ficou com perigo de avaria do turbo por falta de "back pressure". Depois eles meteram um intercooloer maior, mas mesmo assim a performance era errática. Por fim um especialista fez uma repro, sempre vigiando o ponto de ignição para não danificar o motor. Como a repro foi feita ensaiando no banco de potencia medido na roda, o especialista conseguiu afinar todos os parâmetros de forma ideal e sem riscos para o motor. Assim, de 150cv que tinha o carro de origem, passou a debitar 190cv.
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Pois enganei-me. É um Passat 1.8 a gasolina

Última edição por rafias em 15 jul 2010, 12:10, editado 1 vez no total.
Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Pois... mas esse artigo para mim fica já sem credibilidade alguma pois ter atençao ao ponto de ignição de um veículo diesel, tem muito que se lhe diga...
E acho que nunca vi um Passat 1.9 TDI 150.
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Claro que não viste, o tal documento é acerca de um 1.8 turbo otto de 150cv.. 

Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
Tem tudo a haver. :lol1
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Re: quanto cvda so com repro e46 320d 136cv
um 136 para ficar com mais de 160cv não precisa de repro apenas de uns bicos



Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903
320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
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