Novas ideias sobre a anulação da EGR

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Crow »

Disturber: Em alguns motores. O meu 20d de 150cv não tem esse sistema.

Avatar do Utilizador
Disturber
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Localização: Margem-Sul

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Disturber »

Tal como disse, fui aprendendo com os meus meios, com o que vi. Os que tenho reparado até hoje têm todos, e sei por experiência de um amigo que removeu a EGR do 1.9TDi do carro dele, que passou a demorar bastante mais tempo a aquecer.

Fico então agora a saber que também há sistemas que não fazem o aquecimento da água, obrigado pela informação. Sempre a aprender ;)
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

Avatar do Utilizador
Disturber
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Localização: Margem-Sul

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Disturber »

E sinceramente nem sei se o meu próprio carro tem...lol.. Como partia do princípio que todos tinham, ainda não prestei atenção a isso no meu. Só conheço o que está à vista quando se removem as tampas... Mas se o teu não tem, o meu também não deve ter, porque parece-me que a configuração dos motores BMW é sempre muito semelhante.
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Crow »

Do caso do teu quase de certeza que tem. Tenho aqui um carro igual, E39 530d de 2002, motor N57 e tem esse sistema.

nitrotun
Membro Junior
Mensagens: 483
Registado: 24 jun 2009, 19:33
O meu Carro:: BMW m3 e 46/audi s8/golf4 150tdi
Localização: franca

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por nitrotun »

essa ideia de quando se fecha a egr e aumenta a preassao no turbo é errada,é para isso que la esta a wastegate,é essa peça que controla a pressao

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por rafias »

nitrotun Escreveu:essa ideia de quando se fecha a egr e aumenta a preassao no turbo é errada,é para isso que la esta a wastegate,é essa peça que controla a pressao
E a temperatura dos gases de escape? Qual é a válvula que controla esse parâmetro?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por cap »

Não há qq interesse em controlar EGT sem ser a fundo, pois as mesmas andam por valores muito baixos.

E repito que a fundo, nenhuma EGR funciona, em motor algum.
Imagem

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por rafias »

cap Escreveu:Não há qq interesse em controlar EGT sem ser a fundo, pois as mesmas andam por valores muito baixos.

E repito que a fundo, nenhuma EGR funciona, em motor algum.
Queres dizer que a temperatura dos gases de escape do motor em idle são mais altos do que com o motor em carga a 4000 rpm ?
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por cap »

Não leste o meu post com atenção. Eu disse que SEM SER a fundo, não há interesse de controlar as EGT pois são muito baixas. E como a fundo, as egr estão sempre fechadas, não há qualquer influência nas EGT por parte da EGR.
Imagem

Avatar do Utilizador
pedrosousa
Membro Gold
Mensagens: 6108
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d
Localização: Barcelos

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por pedrosousa »

Está-se a fazer aí uma confusão.... com o efeito da EGR baixar o NOX devido a introduzir menos oxigénio e tornar a mistura menos rica em oxigénio...
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Avatar do Utilizador
Disturber
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Localização: Margem-Sul

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Disturber »

Claro que a EGR torna a mistura menos rica em oxigénio.. Se faz circulação de gases que já foram queimados, estes entram nós cilindros juntamente com ar rico em oxigénio que vem dá rua..
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

Avatar do Utilizador
Disturber
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 06 mai 2010, 01:22
O meu Carro:: BMW 530d E39 - 2000/02
Localização: Margem-Sul

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por Disturber »

Crow, o meu motor é anterior a esse, do ano 2000.. 184cv, M57. N sei se será igual
Imagem

BMW e39 530d 184cv - Stock
Honda CR-Z - Stock

rafias
Membro Gold
Mensagens: 1722
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Localização: Brandoa, Amadora

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por rafias »

Acabo de confirmar que não é verdade aquilo que muita gente diz que a EGR só abre com o motor em idle. Hoje tirei o tubo que vem do intercooler e observei a EGR. Às 2000rpm ela estava bem aberta a mandar fumo para o colector de admissão.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Novas ideias sobre a anulação da EGR

Mensagem por cap »

Vê lá se não disseram o contrário, que a fundo é que estava sempre fechada. Penso que terá sido isso.

Só abre para cargas e rotações parciais, isso é garantido (e com o carro desengatado nem sequer é possível simular carga máxima pois nunca se consegue os mesmos valores de injecção).
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”