Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: problemas com instalação de xenon

Mensagem por marco pires »

100w equivale mais ou menos a cerca de 1750 lumen numa lampada de halogenio,o que interessa é a unidade lumen e não os wats,uma lampada de 100w passa na IPO,porque não atinge os 2000 lumen que a lei define como limite.

como eu referi,uma lampada de xenon não consegue projectar uma unidade lumen inferior a 2000 numa optica não preparada,logo não cumpre com a lei.

em termos técnicos é possivel provar que a lampada não é de halogenio,basta tirar a lampada,e vê-se claramente as diferenças,as lampadas de halogenio tem uma carcaça diferente,e possuem filamento,as lampadas de xenon tem um corpo vazio com gas xenon que a olho nu é invisivel,técnicamente consegue-se assim provar que as diferenças entre uma e outra,porque não é possivel existir lampadas de halogenio sem filamento interior.
para alem disso,se uma lampada projecta mais de 2000 lumen,e sabendo-se que as lampadas de halogenio não tem essa capacidade,imediatamente se não é halogenio,tem que ser xenon.

agora deixa-me explicar uma coisa:

o que o teu amigo disse é mentira,eles não medem a potencia da lampada,eu admito que isso que ele disse foi certamente por desconhecimento,mais do que propriamente por estar a mentir,considero que quem está num centro de inspecção não tem que ter um curso superior,mas ainda assim devia ter um certo conhecimento por forma conseguir desempenhar correctamente as funções no seu local de trabalho.
isto tudo para dizer que o que eles medem é de facto o indice lúmen,que é uma unidade do fluxo de luz projectada.

watts é uma unidade electrica,e por isso não é uma unidade de medição da capacidade de iluminação espectral fotometrica,watts indica apenas a quantidade de energia usada pela lampada,contudo por ser medido em termos radiométricos,não sendo este o caso.
lúmen é a unidade de medição fotométrica de projecção/emissão de luz,durante algum tempo pensou-se que existia uma relação directa entre watts e lúmen na criação de uma escala de valores,contudo esse conceito não é mais aplicado,visto lampadas com diferentes potencias(watts),poderem emitir o mesmo nivel de lúmen,a razão deve-se ao facto da unidade lumen ser uma unidade fotométrica e por isso estarem relacionada com as ondas de luz emitidas por um corpo luminoso e não propriamente com os watts desse mesmo corpo.

para medires os watts,necessitas de uma aparelho chamado Wattímetro,que obviamente não é usado nas IPO (a foto deste aparelho está mais abaixo),por isso aquilo que o teu amigo disse é simplesmente ridiculo,e impossivel técnicamente usando aquela maquina que eles colocam na frente do farol :naonao

a saber:

a temperatura da cor é medida em= Kelvin (não é uma unidade de escala,logo o termo "grau Kelvin" está errado,embora eu tenha usado a palavra "grau"para melhor entendimento).
o brilho/luz capacidade de luz projectada é medida em= Lúmen
a intensidade é medida em= Candela

Wattímetro

Imagem
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

Boas, eu penso que se aparecer um fiscal, com um carro com xenon e sem lava-farois e niveladores automáticos, e se o inspector resolver aprovar o carro dizendo que desconheçe se a lâmpada é de xenon ou não, de certeza que esse centro vai ser multado e o inspector chamado à pedra pela cagada de não saber se a lâmpada é de xenon ou não, qualquer um sabe....... isso até é bizarro.
Partindo do principio que os inspectores fazem cursos de inspectores e lidam com dezenas de carros por dia.........

Cumps
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

stoca3 Escreveu:Boas, eu penso que se aparecer um fiscal, com um carro com xenon e sem lava-farois e niveladores automáticos, e se o inspector resolver aprovar o carro dizendo que desconheçe se a lâmpada é de xenon ou não, de certeza que esse centro vai ser multado e o inspector chamado à pedra pela cagada de não saber se a lâmpada é de xenon ou não, qualquer um sabe....... isso até é bizarro.
Partindo do principio que os inspectores fazem cursos de inspectores e lidam com dezenas de carros por dia.........

Cumps

exato :wink1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Marl76lopes
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2007, 12:31
O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo

Mensagem por Marl76lopes »

marco pires Escreveu:100w equivale mais ou menos a cerca de 1750 lumen numa lampada de halogenio,o que interessa é a unidade lumen e não os wats,uma lampada de 100w passa na IPO,porque não atinge os 2000 lumen que a lei define como limite.

como eu referi,uma lampada de xenon não consegue projectar uma unidade lumen inferior a 2000 numa optica não preparada,logo não cumpre com a lei.

em termos técnicos é possivel provar que a lampada não é de halogenio,basta tirar a lampada,e vê-se claramente as diferenças,as lampadas de halogenio tem uma carcaça diferente,e possuem filamento,as lampadas de xenon tem um corpo vazio com gas xenon que a olho nu é invisivel,técnicamente consegue-se assim provar que as diferenças entre uma e outra,porque não é possivel existir lampadas de halogenio sem filamento interior.
para alem disso,se uma lampada projecta mais de 2000 lumen,e sabendo-se que as lampadas de halogenio não tem essa capacidade,imediatamente se não é halogenio,tem que ser xenon.

agora deixa-me explicar uma coisa:

o que o teu amigo disse é mentira,eles não medem a potencia da lampada,eu admito que isso que ele disse foi certamente por desconhecimento,mais do que propriamente por estar a mentir,considero que quem está num centro de inspecção não tem que ter um curso superior,mas ainda assim devia ter um certo conhecimento por forma conseguir desempenhar correctamente as funções no seu local de trabalho.
isto tudo para dizer que o que eles medem é de facto o indice lúmen,que é uma unidade do fluxo de luz projectada.

watts é uma unidade electrica,e por isso não é uma unidade de medição da capacidade de iluminação espectral fotometrica,watts indica apenas a quantidade de energia usada pela lampada,contudo por ser medido em termos radiométricos,não sendo este o caso.
lúmen é a unidade de medição fotométrica de projecção/emissão de luz,durante algum tempo pensou-se que existia uma relação directa entre watts e lúmen na criação de uma escala de valores,contudo esse conceito não é mais aplicado,visto lampadas com diferentes potencias(watts),poderem emitir o mesmo nivel de lúmen,a razão deve-se ao facto da unidade lumen ser uma unidade fotométrica e por isso estarem relacionada com as ondas de luz emitidas por um corpo luminoso e não propriamente com os watts desse mesmo corpo.

para medires os watts,necessitas de uma aparelho chamado Wattímetro,que obviamente não é usado nas IPO (a foto deste aparelho está mais abaixo),por isso aquilo que o teu amigo disse é simplesmente ridiculo,e impossivel técnicamente usando aquela maquina que eles colocam na frente do farol :naonao

a saber:

a temperatura da cor é medida em= Kelvin (não é uma unidade de escala,logo o termo "grau Kelvin" está errado,embora eu tenha usado a palavra "grau"para melhor entendimento).
o brilho/luz capacidade de luz projectada é medida em= Lúmen
a intensidade é medida em= Candela

Wattímetro

Imagem

Eu escrevi em espanhol ou que???
Disse e vou repetir, eles não ligam á potencia da lâmpada ou á luz projectada ou outro nome que lhe queiras dar, seja em watts em lumens ou outra designação qualquer.
Eles na inspecção vêm é se há diferença entre as duas lâmpadas, eu disse 100w mas podia ter dito 1000w, foi um exemplo, meu não dele.
Mais uma vez vou dizer, para quem não percebeu, o carro só reprova se houver diferença entre as duas lâmpadas, até podem ser de 3000 lumen ou watts ou kelvin, logo que sejam iguais, agora estares a dizer que o meu amigo é incompetente, por amor de deus!!! Tem curso e esta devidamente credenciado!!! Ele sabe do que fala pois faz inspecções todos os dias.
Tu sabes é de lumens e watts e kelvin e não sei que mais, ele sabe de inspecções!!!!
Os inspectores tambem vão desmontam lampas agora, também são mecânicos, daqui a pouco também mudam o óleo, era o que mais faltava, isso sim é ridículo.
Se duvidas do que te digo, vais a um centro de inspecções e perguntas, e já ficas esclarecido.

Cumps.
BMW e39 528i & Smart Fortwo

marco pires
Moderador do Fórum

tudo bem,se achas que é assim na boa,só te digo que ou apanhas um inspector que não liga a isso,ou tens o carro chumbado como normalmente acontece,mas tu é que sabes :assubiar

quanto ao que disseste,só uma pequena referencia,porque de facto disseste que eles mediam a potencia,medir a potencia é medir os watts,ok?

eis o que disseste:

"...aquilo mede a altura que a luz é emitida e a potência das lâmpadas..."
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:tudo bem,se achas que é assim na boa,só te digo que ou apanhas um inspector que não liga a isso,ou tens o carro chumbado como normalmente acontece,mas tu é que sabes :assubiar

quanto ao que disseste,só uma pequena referencia,porque de facto disseste que eles mediam a potencia,medir a potencia é medir os watts,ok?

eis o que disseste:

"...aquilo mede a altura que a luz é emitida e a potência das lâmpadas..."
Eu disse potência, mas podia ter dito luminosidade ou outro termo qualquer, o que quis dizer é que o carro só reprova se eventualmente houver diferença entre a luz que emitem as lâmpadas, não reprovam pela luz quantidade de luz que emitem.

Isso de reprovar por ter xenon, qualquer inspector pode fazer, mas se fosse a mim o inspector vai ter problemas de certeza, isso é garantido.

E vou tentar explicar porque, imagina que vais a 200km/h numa estada de 50km/h de limite, e passas por um polícia, ele aponta a matricula, pois ele vê perfeitamente que vais em excesso de velocidade, achas que ele te pode multar?
Não pois não tem o radar para provar esse excesso, no caso do xenon é exactamente igual, legislação existe, não existe é meios para verificar se realmente é xenon, pois qualquer um vê que é xenon, o problema é provar.

Cumps.

marco pires
Moderador do Fórum

tudo bem.
cada um fica com a sua :wink1

ps-xenon ou não interessa,o que interessa é que qualquer lampada que passe dos 2000 lumen chumba,como o xenon passa dos 2000 lumen chumba imediatamente,o inspector nem precisa de argumentar se é xenon ou não,passou dos 2000 lumen,está chumbado.
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:tudo bem.
cada um fica com a sua :wink1

ps-xenon ou não interessa,o que interessa é que qualquer lampada que passe dos 2000 lumen chumba,como o xenon passa dos 2000 lumen chumba imediatamente,o inspector nem precisa de argumentar se é xenon ou não,passou dos 2000 lumen,está chumbado.
Vou repetir mais uma vez, que eles não ligam ao lúmen, mas sim se há diferenças entre a luz emitida pelas duas lâmpadas.
Por legislação diz isso dos 2000 lúmen, mas não pratica eles não vêm isso...não aplicam.

Mas também não sei porque estamos a fazer uma tempestade num copo de agua, pois em 2 minutos ou menos tira-se as fichas dos balastros e mete-se lâmpadas halogéneo, isto para quem tiver medo de reprovar, mas eu não conheço ninguém que tenha reprovado ou multado pela policia por ter xénon.

Cumps.

marco pires
Moderador do Fórum

responde-me lá a isto:

eles ligam quando existe diferença entre as duas lampadas não é assim?

como é que eles medem isso?

ou seja,como é que eles sabem que existe uma diferença entre a luz emitida por uma e a luz emitida pela outra?

é que o que se passa é o seguinte:

para aferirem tecnicamente que uma lampada é diferente de outra,necessitam de avaliar exatamente a intensidade lúmen de uma e de outra,só assim conseguem provar de facto que uma difere da outra(a olho não conta,nem tem valor legal,como é obvio),agora gostava de saber como é que eles sem avaliar os lúmen(tal como tu dizes),conseguem provar técnicamente que uma difere de outra,e que dessa forma existe motivo para o chumbo,é que eu saiba,não conheço nenhuma outra unidade de medição,mas se conheceres agradecia a informação 8)
Última edição por marco pires em 23 fev 2010, 00:53, editado 2 vezes no total.
[email protected]

volwerine
Membro Senior
Registado: 06 jul 2009, 15:04
O meu Carro:: peugeot 607 hdi bi turbo

Mensagem por volwerine »

nao conheces ninguem que tenho sido chumbado??? Entao nem vale a pena discutir. Lol...

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:responde-me lá a isto:

eles ligam quando existe diferença entre as duas lampadas não é assim?

como é que eles medem isso?

ou seja,como é que eles sabem que existe uma diferença entre a luz emitida por uma e a luz emitida pela outra?

é que o que se passa é o seguinte:

para aferirem tecnicamente que uma lampada é diferente de outra,necessitam de avaliar exatamente a intensidade lúmen de uma e de outra,só assim conseguem provar de facto que uma difere da outra(a olho não conta,nem tem valor legal,como é obvio),agora gostava de saber como é que eles sem avaliar os lúmen(tal como tu dizes),conseguem provar técnicamente que uma difere de outra,e que dessa forma existe motivo para o chumbo,é que eu saiba,não conheço nenhuma outra unidade de medição,mas se conheceres agradecia a informação 8)
É obvio que medem a luz, mas vou repetir mais uma vez, eles não tomam isso em conta, pois as lâmpadas estão calibradas para emitir uma certa intensidade de luz, pois isso é o que eles verificam se há diferenças entre as lâmpadas.
Já te disse para passares num centro de inspecções e pergunta como fazem, e já ficas esclarecido.

volwerine Escreveu:nao conheces ninguem que tenho sido chumbado??? Entao nem vale a pena discutir. Lol...
Ninguém está a discutir, estou apenas a tentar explicar o que me disseram, nada mais.
Em relação ao chumbo, já disse que até pode haver espertinhos, há em todas as profissões, mas não acham estranho que poucos são os que são chumbados, deve haver um motivo para isso não, ou então os inspectores são todos uns baldas.
Quem já reprovou no IPO ou foi multado que se acuse, pois assim ficamos a saber o motivo pelo qual foi reprovado, pois na ficha tem deve ter algo.

Cumps.

marco pires
Moderador do Fórum

Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção

então se eles medem a luz,medem os lumen,porque não existe outra unidade para medir a luz a não ser esta.

eu entro num centro de inspecção com um carro,este tem uma lampada que emite uma luz mais intensa do lado esquerdo,do que a do lado direito,o teu amigo que diz que chumba os carros nestas circunstancias e que diz que não medem os lumen,chumba-me o carro,e eu de seguida pergunto ao teu amigo:

amigo desculpe lá,mas o senhor chumbou-me o carro baseado em quê,e ele diz-me:

o senhor tem uma lampada que dá mais luz do lado esquerdo do que a do lado direito.

eu digo:

muito bem,eu olho para uma e para outra e de facto vê-se que assim é,contudo o senhores medem os lumen?

ele responde-me

não,nós não medimos os lumen(foi isso que ele disse,não foi?)

então eu digo:

muito bem,embora se veja claramente a olho nú que as lampadas não são iguais,contudo isso não vale em termos técnicos para me chumbar o carro,ou seja,o senhor tem que me provar no papel que uma está a emitir mais luz que outra,nomeadamente indicando-me a quantidade de lúmen que a do lado esquerdo emite,em contraste com a do lado direito,fazendo assim prova técnica que a do lado esquerdo está a emitir mais luz.

agora o que o teu amigo vai responder de seguida é que já não sei.

porque se ele não consegue provar que alguem tem xenon(se medirem os lumen isso fica provado sem estar dentro da lampada como ele diz),então não sei com que argumento técnico ele pode chumbar um veiculo que tem lampadas de intensidade diferente em cada um dos lados,é que ou ele por exemplo prova-me em técnicamente que por exemplo uma das lampadas está a emitir 1500lúmen e a outra 1700lúmen ou caso contrário não tem argumento que possa provar de facto que uma emite mais luz que outra,e assim chumbar o carro baseado nesse item.

é como disseste anteriormente,não basta eu passar a alta velocidade ao lado do carro da policia e ele tirar a matricula,tem depois que ter provas que sustentem a infracção,nomeadamente o registo do radar.

neste caso não faço ideia como é que ele pode chumbar um carro nestas circunstancias,é que para o fazer teria que declarar as diferenças em lumen entre uma e outra lampadas,e assim ter base provada que sustente o chumbo,como ele diz que não medem isso,contradiz-se a si proprio.

provavelmente aqui sim,teriamos uma boa base de trabalho,para uma queixa ao IMTT acerca da metodologia usada pelo teu amigo nas aprovações e reprovações dos veiculos que ele inspecciona.
[email protected]

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

penso que o que o amigo do Marl76lopes, faz é xumbar SÓ se elas forem diferente...Embora ele verifique a intensidade...Ou seja, xumba se uma lampada for 2200 lúmen e outra 2000 lúmen, mas não chumba por passar ser >= que 2000 lúmen...

Eu tou prestes a ir à inspecção, e o ano passado passou, pois foi atraves do stand que foi lá...Este ano, sou eu, e nao queria tar a mandar 20 e tal euros para o lixo...

A melhor maneira é meter o halogeneo, certo? Não estragarei os balastros?
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

marco pires
Moderador do Fórum

MarcosFonseca Escreveu:penso que o que o amigo do Marl76lopes, faz é xumbar SÓ se elas forem diferente...Embora ele verifique a intensidade...Ou seja, xumba se uma lampada for 2200 lúmen e outra 2000 lúmen, mas não chumba por passar ser >= que 2000 lúmen...

Eu tou prestes a ir à inspecção, e o ano passado passou, pois foi atraves do stand que foi lá...Este ano, sou eu, e nao queria tar a mandar 20 e tal euros para o lixo...

A melhor maneira é meter o halogeneo, certo? Não estragarei os balastros?
mas se ele não mede os lumen,como é que prova que uma dá mais luz que outra?

não basta olhar e dizer que uma dá mais luz que outra,tem provar isso,e para o provar tem medir os lumen.
[email protected]

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

ele deve medir, mas fecha os olhos quando ultrapassa o limite de 2000 lúmes...digo eu..
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”