como eu referi,uma lampada de xenon não consegue projectar uma unidade lumen inferior a 2000 numa optica não preparada,logo não cumpre com a lei.
em termos técnicos é possivel provar que a lampada não é de halogenio,basta tirar a lampada,e vê-se claramente as diferenças,as lampadas de halogenio tem uma carcaça diferente,e possuem filamento,as lampadas de xenon tem um corpo vazio com gas xenon que a olho nu é invisivel,técnicamente consegue-se assim provar que as diferenças entre uma e outra,porque não é possivel existir lampadas de halogenio sem filamento interior.
para alem disso,se uma lampada projecta mais de 2000 lumen,e sabendo-se que as lampadas de halogenio não tem essa capacidade,imediatamente se não é halogenio,tem que ser xenon.
agora deixa-me explicar uma coisa:
o que o teu amigo disse é mentira,eles não medem a potencia da lampada,eu admito que isso que ele disse foi certamente por desconhecimento,mais do que propriamente por estar a mentir,considero que quem está num centro de inspecção não tem que ter um curso superior,mas ainda assim devia ter um certo conhecimento por forma conseguir desempenhar correctamente as funções no seu local de trabalho.
isto tudo para dizer que o que eles medem é de facto o indice lúmen,que é uma unidade do fluxo de luz projectada.
watts é uma unidade electrica,e por isso não é uma unidade de medição da capacidade de iluminação espectral fotometrica,watts indica apenas a quantidade de energia usada pela lampada,contudo por ser medido em termos radiométricos,não sendo este o caso.
lúmen é a unidade de medição fotométrica de projecção/emissão de luz,durante algum tempo pensou-se que existia uma relação directa entre watts e lúmen na criação de uma escala de valores,contudo esse conceito não é mais aplicado,visto lampadas com diferentes potencias(watts),poderem emitir o mesmo nivel de lúmen,a razão deve-se ao facto da unidade lumen ser uma unidade fotométrica e por isso estarem relacionada com as ondas de luz emitidas por um corpo luminoso e não propriamente com os watts desse mesmo corpo.
para medires os watts,necessitas de uma aparelho chamado Wattímetro,que obviamente não é usado nas IPO (a foto deste aparelho está mais abaixo),por isso aquilo que o teu amigo disse é simplesmente ridiculo,e impossivel técnicamente usando aquela maquina que eles colocam na frente do farol :naonao
a saber:
a temperatura da cor é medida em= Kelvin (não é uma unidade de escala,logo o termo "grau Kelvin" está errado,embora eu tenha usado a palavra "grau"para melhor entendimento).
o brilho/luz capacidade de luz projectada é medida em= Lúmen
a intensidade é medida em= Candela
Wattímetro