GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Sotnas
Membro Juvenil
Registado: 26 mar 2004, 15:09
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 04/2001

Re: GPL - Gás de Petróleo Liquefeito

Mensagem por Sotnas »

navigator Escreveu:Eu não aconselho a dar tanto calor num carro a GPL.
A questão das válvulas, com a cabeça do motor bem quente, de certeza que produz mais desgaste. Os injectores, sem estarem a ser arrefecidos pela gasolina apanham só calor e devem ficar mal tratados a nível de válvula.

Que sabem dizer sobre isso?
Para mim GPL é para economizar, trocando para gasolina se for para conduzir o carro como se fosse roubado
A questão das válvulas tem sido resolvida com a aplicação de um produto lubrificante que é injectado ao mesmo tempo que o gás.

Injectores.... não percebi bem a tua questão. Os injectores a gasolina não injectam o gpl. Isso fica a cargo do dispositivo próprio de injecção de gás.

O GPL só é económico porque a demanda ainda é pouca.

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

Sotnas Escreveu:
navigator Escreveu:Eu não aconselho a dar tanto calor num carro a GPL.
A questão das válvulas, com a cabeça do motor bem quente, de certeza que produz mais desgaste. Os injectores, sem estarem a ser arrefecidos pela gasolina apanham só calor e devem ficar mal tratados a nível de válvula.

Que sabem dizer sobre isso?
Para mim GPL é para economizar, trocando para gasolina se for para conduzir o carro como se fosse roubado
A questão das válvulas tem sido resolvida com a aplicação de um produto lubrificante que é injectado ao mesmo tempo que o gás.

Injectores.... não percebi bem a tua questão. Os injectores a gasolina não injectam o gpl. Isso fica a cargo do dispositivo próprio de injecção de gás.

O GPL só é económico porque a demanda ainda é pouca.
não é a demanda que é pouca, os lobby´s é que são muitos.

eu também uso lubrificante, agora ate tenho um com grafite :lol1

em relação aos injectores, fora os carros com injecção directa (VW, MERC...) de gasolina, não perigo algum pois os injectores estão situados no colector de admissão e não na cabeça do motor.
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

O GPL é feito a partir do petróleo, anda não percebi bem essa história dos lobbies.

Para as gasolineiras é indiferente vender GPL ou gasolina.

Se toda a gente aderisse ao GPL, o gasóleo e a gasolina desciam de preço e o GPL seguia orientação inversa.

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

O preço do GPL não é influenciado só pela lei da procura e da oferta senão, como se gere negócios em Portugal, faziam panelinha (de preços livres) e as gasolineiras aumentavam o GPL para o valor que quisessem.
O GPL tem menos "tratamento" uma vez que é o 1º produto a sair da reserva de petróleo, não precisando da refinação do gasóleo e gasolina e é mais barato de extrair.

A questão é que a gasolina tem ISP e IVA a rondar os 60% e o GPL por ser combustível bem mais limpo (emite menos CO2) e alternativo, tem benefícios fiscais, descendo a factura para uns 20% ou lá quanto é, de imposto.
Imagem

Sotnas
Membro Juvenil

Mensagem por Sotnas »

navigator Escreveu:O preço do GPL não é influenciado só pela lei da procura e da oferta senão, como se gere negócios em Portugal, faziam panelinha (de preços livres) e as gasolineiras aumentavam o GPL para o valor que quisessem.
O GPL tem menos "tratamento" uma vez que é o 1º produto a sair da reserva de petróleo, não precisando da refinação do gasóleo e gasolina e é mais barato de extrair.

A questão é que a gasolina tem ISP e IVA a rondar os 60% e o GPL por ser combustível bem mais limpo (emite menos CO2) e alternativo, tem benefícios fiscais, descendo a factura para uns 20% ou lá quanto é, de imposto.
Se aumentassem o GPL para o que quisessem, sem terem "addictedes" em número suficiente, estariam a matar o próprio negócio.

A GALP vai investir na promoção do GPL. Posso adiantar que estão em curso experiências no domínio dos motores marítimos.

E quando isso se generalizar, garanto que o GPL vai começar a aproximar dos combustíveis de referência.

Compackt 007
Membro Juvenil
Registado: 11 nov 2005, 13:11

Mensagem por Compackt 007 »

Sotnas Escreveu:
navigator Escreveu:O preço do GPL não é influenciado só pela lei da procura e da oferta senão, como se gere negócios em Portugal, faziam panelinha (de preços livres) e as gasolineiras aumentavam o GPL para o valor que quisessem.

Se aumentassem o GPL para o que quisessem, sem terem "addictedes" em número suficiente, estariam a matar o próprio negócio.

A GALP vai investir na promoção do GPL. Posso adiantar que estão em curso experiências no domínio dos motores marítimos.

E quando isso se generalizar, garanto que o GPL vai começar a aproximar dos combustíveis de referência.

Boas

O mesmo se vai passar com a electrecidade e ainda vamos ficar piores pois vamos ter de pagar a q consumimos em casa mais cara como foi dito existe sempre os lobis

power-full
Membro Juvenil
Registado: 04 ago 2009, 19:50
O meu Carro:: BMW 316I E36 12/1994
Contacto:

Mensagem por power-full »

germanii Escreveu:
burnout Escreveu:germanii,
desculpa la mas deves ter uma instalação muito fraca ou mal feita/afinada.

o meu carro, o que da a GPL, da a gasolina ( 275 km/h limitados) e se queres potencia pura tens o M3 da acshnitzer a GPL que o mais rápido de todos :lol1

http://www.ac-schnitzer.de/en/bmw-cars/ ... worldwide/

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m1s5Bnvf ... r_embedded[/youtube]

ou então podes ver aqui 1 carro a GPL a ganhar corridas :lol1

http://www.thecheckeredflag.co.uk/2010/ ... t-lpg-win/

http://europeanmotornews.com/2010/03/19 ... 2010-btcc/

Estou de acordo contigo nesse video de Publicidade !!!mas porque a BMW nao os tras de Origem?????? pois fui a Braga e falei de GPL nem querem saber e nao podem fazer nada :roll:

Mas Atençao pessoal deste Forum na Qual Estimo! Que Fique Entre Nos ;pois venho de saber uma coisa Importante ,pode-se encher as Garrafas de Gaz (Aquelas de Casa )Nas Bombas GPL na qual o Custo fica pela Metade do Preço,ver menos de um Botija comprada no Comercio ,estou a procurar esse Sistema na Qual se Adapta na Botija para Meter a Pistola nas Bombas de Gasolina (gpl)è o que os Ciganos Fazem Aqui ;)

ps: o que gaz que compro custa 27€+- aqui pra casa e com esse sistema ficaria-me por 10€ +-.....

atençao que isso depois tem requesitos de enchimento.. é que pode acontecer teres de ir buscar a bilha ao 5º andar..
lol
alem disso se fores apanhado da prisao..

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

power-full Escreveu:
germanii Escreveu:
burnout Escreveu:germanii,
desculpa la mas deves ter uma instalação muito fraca ou mal feita/afinada.

o meu carro, o que da a GPL, da a gasolina ( 275 km/h limitados) e se queres potencia pura tens o M3 da acshnitzer a GPL que o mais rápido de todos :lol1

http://www.ac-schnitzer.de/en/bmw-cars/ ... worldwide/

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m1s5Bnvf ... r_embedded[/youtube]

ou então podes ver aqui 1 carro a GPL a ganhar corridas :lol1

http://www.thecheckeredflag.co.uk/2010/ ... t-lpg-win/

http://europeanmotornews.com/2010/03/19 ... 2010-btcc/

Estou de acordo contigo nesse video de Publicidade !!!mas porque a BMW nao os tras de Origem?????? pois fui a Braga e falei de GPL nem querem saber e nao podem fazer nada :roll:

Mas Atençao pessoal deste Forum na Qual Estimo! Que Fique Entre Nos ;pois venho de saber uma coisa Importante ,pode-se encher as Garrafas de Gaz (Aquelas de Casa )Nas Bombas GPL na qual o Custo fica pela Metade do Preço,ver menos de um Botija comprada no Comercio ,estou a procurar esse Sistema na Qual se Adapta na Botija para Meter a Pistola nas Bombas de Gasolina (gpl)è o que os Ciganos Fazem Aqui ;)

ps: o que gaz que compro custa 27€+- aqui pra casa e com esse sistema ficaria-me por 10€ +-.....

atençao que isso depois tem requesitos de enchimento.. é que pode acontecer teres de ir buscar a bilha ao 5º andar..
lol
alem disso se fores apanhado da prisao..
Infelizmente nao tenho mais Novidades ,pois foi uma sorte esse meu Cunhado estar no sitio certo e na boa Hora e ver esses Ciganos a fazer isso ,mas o Mundo ainda nao Acabou ;)
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

marcellom50
Membro Iniciado
Registado: 21 set 2010, 23:46
O meu Carro:: bmw 323ti e36 1998/98

Mensagem por marcellom50 »

Olá amigos,

sou brasileiro e por aqui ja se usa esse sistema a muito conhecido como GNV(gás natural veicular) e sendo franco, é horrível, só traz malefícios para nossos motores, nossas viaturam em sua maioria foram feitas para andar com combustível premium, isso prejudica um motor de maneira inacreditável. Vendo um motor que fez uso desse combustível é de dar pesadelos a um apaixonado por veículos de ponta. Fica meu relato aos colegas.

abraço.
BMW 323TI ///M-packet: M52B25 2.5 24v Headers + catback, s52b32us cams, K&N inbox... soon the new intake manifold...

OnDaS
Membro Junior
Registado: 28 abr 2009, 10:39
O meu Carro:: BMW 528I E39 -> M5 Project

Mensagem por OnDaS »

O GNV e diferente do GPL.

GNV = gás natural veicular

Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool.

O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano.

O GNV trabalha com uma pressão de 220 bar, enquanto que o GLP o faz a somente 8 bar. Além de ser mais leve que o GLP, o GNV é armazenado em um cilindro sem costuras, bifurcações ou soldas, sendo uma peça completa, já o GLP possui uma costura em volta de seu cilindro. O cilindro para GNV passa por um processo de tratamento chamado têmpera que consiste em aquecer o material até temperaturas elevadas e depois submergi-lo em um fluido com substâncias que quimicamente contribuirão para aumentar a resistência do material.

GPL = Gas de Petroleo Liquefeito

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Ondas, info interessante.
Pena que a realidade portuguesa seja a de que a constituição do GPL ficou igual ao gás natural, e assim, só tem propano. Se tivesse butano como noutros países europeus baixava o consumo e aumentava a potência ligeiramente.

É o que temos :assubiar
Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Este Ano reparei meto Gaz Ai e o carro engasga-se mais do que quando meto Aqui em (França)estranho :think
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

elav_320d
Membro Senior
Registado: 14 mai 2010, 22:37
O meu Carro:: 320d E46 (136cv)

Mensagem por elav_320d »

e GPL em Diesel alguem sabe pros e contras
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

elav_320d Escreveu:e GPL em Diesel alguem sabe pros e contras
a instalação é cara, a volta de 2500/3000€ e torna-se difícil de amortizar o investimento.

é bom para os camiões, devido ao alto consumo.

por outro lado, o carro ganha potencia e deixa de fazer fumo :fixe
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

elav_320d
Membro Senior
Registado: 14 mai 2010, 22:37
O meu Carro:: 320d E46 (136cv)

Mensagem por elav_320d »

não sabes quanto é k se poupa nos a gasolina é cerca de 50%
e como faço cerca de 60000km ano talvez me compense, ficar sem fumo tb era bom o meu parece um cargueiro lol
Meu Projecto:
viewtopic.php?f=59&t=43739&p=571903#p571903

320d em 1998, foi o 1º diesel ganhar as clássicas 24 Horas de Nürburgring 1º diesel a ganhar uma prova de 24 horas
Vendo:
Bancos e interior E36 compact TI (bancos versao sport)
Turbo 320d 136cv
Map 320d 136cv
Catalisadores 320d 136cv
4 jantes AX GTi 13"

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”