Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

HEAVYLIFT
Membro Junior
Registado: 27 fev 2010, 20:41
O meu Carro:: bmw 323 ci cabrio

Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.

Mensagem por HEAVYLIFT »

a discusao nesta thread vai interessante!!.. desculpem la meter aqui o "bedelho" mas n tenho encontrado o topico dos 6cil a gasolina e46.... o motor 323 , é um 2500 cc .. M52TUB25 mto semelhante ao M52TUB28 do 328 .. com 193 cv.. sera que da para trocar alguma coisa? tipo cams ou whatever? ou com um 325 ? teem a msm cilindrada mas mais diferentes... penso k seria mto melhor trocar assim umas partes do que um engine swap inteiro com um 330.. ja vi k ha aki entendidos.. podiam dar a vossa opiniao?

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Mensagem por Dudex »

O ideal seria trocar toda a admissão do 23i pela do 25i, assim como o escape. Embora nunca tenha investigado visto que não tive necessidade lembro me de ler que a malta tinha problemas com electronicas e sensores, que ficava muito adaptação e pouco OEM.

MAs com pés e cabeça tudo se faz e bem. Provavelmente o ideal será um misto de coisas do 28 com 25.

O swap para 30i é que era de homem :fixe

Mas podes sempre tentar adaptar ITB's, etc...

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

Dudex Escreveu: O swap para 30i é que era de homem :fixe

Mas podes sempre tentar adaptar ITB's, etc...
POIS mas isso evolve trocar tdo.. motor..transmisao ..electronica.. se desse para trocar assim umas valvulas, uns cams e por ai uma rectificaçao ali e aki.. sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?

mandei vir uns colectores.. sei k vou ganhar no min uns 10 cv pa cima.. mas to com medo por causa do cheiro e gasolina e barulho.. mas preciso de mais que isso... sera cque apenas com colectores e filtro de ar ja vale a pena reprogramar? ..uma potencia que me fazia sentir confortavel era ali os 200 -220 cv .. la esta o 330.. pk ja andei com um e era msm disso que eu precisava..

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

HEAVYLIFT Escreveu:sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?
Caber cabe, o bloco é o mesmo. Acredito ser preciso mudar a electrónica toda, mas aí falo sem conhecimento de causa.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

metale Escreveu:
HEAVYLIFT Escreveu:sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?
Caber cabe, o bloco é o mesmo. Acredito ser preciso mudar a electrónica toda, mas aí falo sem conhecimento de causa.
acho que vou tentar explorar essa possibilidade , a longo prazo claro :fixe la fora ng faz isso.. pk e lgo ou turbos ou compressores ou m3 swaps.. mas na nossa realidade ate faz sentido.. e mto menos oneroso em termos de mao de obra que um swap inteiro de motor..acho que o bloco de 2800 uma ekilibrio entre potencia/binario/consumos..

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Aparentemente, se usares o teu colector de admissão actual, até um 3.000 é relativamente simples (se é que se pode chamar simples a uma mudança de motor).

http://forum.e46fanatics.com/showthread ... 283&page=2
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

metale Escreveu:Aparentemente, se usares o teu colector de admissão actual, até um 3.000 é relativamente simples (se é que se pode chamar simples a uma mudança de motor).

http://forum.e46fanatics.com/showthread ... 283&page=2
pelo que li o 323 e o 328 utilizao o mesmo bloco, e motor, so muda a nivel de cambota que tem mais curso no 328 e bielas provavelmente, as valvulas sao as msm..
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=885375
http://www.maxbimmer.com/forums/showthr ... ?p=1298181
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=667321

parece que a DME é a msm.. nunca ng aqui mudou o colector de admissao? isto e td mto interessante..

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Eu ando na minha busca activa por colectores de admissão do 30i.
Heavylift,
no teu motor, o colector 25i dá-te mais binário em baixos e médios regimes e ainda melhora altas, já vi uma boa explicação sobre isso, em principio no e46fanatics. Que é preferível do que meteres do 30i, para um aumento de potência moderado, sem sobrealimentações e tal.

Não tenho é muitos €€ disponíveis, acabei de gastar uns €€ também. Há que recuperar para me meter em escapes e admissões e repro.

O 28i, tem aquele binário extra, tem um curso x diâmetro quadrado, cambota forjada, óptimo para meter potência. Mas a cabeça apesar de igual ao teu e ao 25 e 30, não tem as mesmas molas de válvulas nem cames. Portanto o ideal para nós é meter cames Dr. Schrick do M54 (são as mais agressivas), 268 graus de abertura da admissão e molas a acompanhar, até as do 30i dão, são mais fortes.

Acho que o 30i deve ser um espanto de motor mas investindo um bocado nos 23i e 28i também ficam ao nível, com bastante binário e altas que estes não têm.
Cumps

PS: Não gosto de desarrumar o fórum e gostava que esta info referente a E46 6 cilindros (motores M52TU e M54) fosse discutida noutro tópico dedicado. Estamos a dispersar este bom tópico de E36...ou criamos um ou um administrador cria e muda estas coisas para lá, k tal?

PS2: É uma consola, e para acrescentar que não gosto nada do PS!
Imagem

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

navigator Escreveu:Eu ando na minha busca activa por colectores de admissão do 30i.
Heavylift,
no teu motor, o colector 25i dá-te mais binário em baixos e médios regimes e ainda melhora altas, já vi uma boa explicação sobre isso, em principio no e46fanatics. Que é preferível do que meteres do 30i, para um aumento de potência moderado, sem sobrealimentações e tal.

Não tenho é muitos €€ disponíveis, acabei de gastar uns €€ também. Há que recuperar para me meter em escapes e admissões e repro.

O 28i, tem aquele binário extra, tem um curso x diâmetro quadrado, cambota forjada, óptimo para meter potência. Mas a cabeça apesar de igual ao teu e ao 25 e 30, não tem as mesmas molas de válvulas nem cames. Portanto o ideal para nós é meter cames Dr. Schrick do M54 (são as mais agressivas), 268 graus de abertura da admissão e molas a acompanhar, até as do 30i dão, são mais fortes.

Acho que o 30i deve ser um espanto de motor mas investindo um bocado nos 23i e 28i também ficam ao nível, com bastante binário e altas que estes não têm.
Cumps

PS: Não gosto de desarrumar o fórum e gostava que esta info referente a E46 6 cilindros (motores M52TU e M54) fosse discutida noutro tópico dedicado. Estamos a dispersar este bom tópico de E36...ou criamos um ou um administrador cria e muda estas coisas para lá, k tal?

PS2: É uma consola, e para acrescentar que não gosto nada do PS!
mto boa informaçao essa tua.
pois, entao colectores de admissao do 325, é so plug and play? vou começar a procura.. vou comprar um msm que dps nao de! sounds really good..

akilo (o 323 )com o cams schirck e a admissao dos 325 ja deve andar pelos 190 cv nao? pois.. eu podia ter feito essa thread.. mas eu reparei que mtos "cromos" da cena dos motores 6 em linha , teem e36.. o que eu reparei neste forum, e que mods de motor é para os 320d e diesel turbinados... o pessoal da gasolina n se ker chatear.. penso que foste o primeiro a falar cmg de alteraçoes de motor, tendo um 6 a gasolina

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Se as do nosso M50 325i der qq dia há umas q saltam fora :D se funcionarem no teu... podemos conversar :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Infelizmente não funcionam, tem msm de ser os colectores M54, não é plug and play, precisa do prato adaptador para a DISA ser bem posicionado. É um pequeno bloco que fazes em aluminio para apertar lá no colector e com a DISA raspada, para caber. No fim, tens de afinar de novo o cabo de acelerador para acelerar a fundo. Há um DIY mas aqui neste pc não tenho gravado. Amanhã a ver se aprofundo isso. Mas entre admissão e escape, soltamos muitos cavalos sim. Com electrónica afinada, melhor. :driving

O M52 acho que fica mais bruto com o colector M50 :fixe
Imagem

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

navigator Escreveu:Infelizmente não funcionam, tem msm de ser os colectores M54, não é plug and play, precisa do prato adaptador para a DISA ser bem posicionado. É um pequeno bloco que fazes em aluminio para apertar lá no colector e com a DISA raspada, para caber. No fim, tens de afinar de novo o cabo de acelerador para acelerar a fundo. Há um DIY mas aqui neste pc não tenho gravado. Amanhã a ver se aprofundo isso. Mas entre admissão e escape, soltamos muitos cavalos sim. Com electrónica afinada, melhor. :driving

O M52 acho que fica mais bruto com o colector M50 :fixe
:fixe :fixe mto bom, to a ver que és uma pessoa com mto informaçao sobre straight six´s :fixe :fixe
e olha.. ja mudaram o nome da thread :fixe :fixe
venha esse DIY! preciso de saber exactamente de qtas peças preciso para alem de um colector de admissao de um 325!(relativamente facil de arranjar aki em sacavem!)

ps, ja agora, com colectores de admissao e filtro de ar , e escape (colectores com cat delete.. o resto n kero tirar n gosto de barulho excessivo..) e um "tune" axas k o 323 vai para qtos cavalos?

Dudex
Membro Gold
Registado: 29 mai 2009, 16:17
O meu Carro:: BMW 325i E36

Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"

Mensagem por Dudex »

Acho que os 200 são fáceis de atingir :onfire

HEAVYLIFT
Membro Junior

Mensagem por HEAVYLIFT »

Dudex Escreveu:Acho que os 200 são fáceis de atingir :onfire

:onfire :onfire :onfire :onfire e dps mais uns cams schrick.. e vou papar os açados tds dos turbodiesel.. vou precisar e de um velocimetro a marcar plo menos 280.. :onfire :onfire to mortinho por começar as alteraçoes de motor!!

navigator
Membro Gold

Mensagem por navigator »

Se a linha de escape do 23i for como a do 28i, é tubo único a partir da 1ª panela, e estreito. Há sempre a hipótese de meter escape do M54, são sempre 2 tubos (maior diâmetro no total) e panelas divididas interiormente, acho que dão melhor fluxo e mantêm silenciador eficaz. Vê essa hipotese, se arranjares na sucata pode valer a pena. No 28i a junta de escape é a mesma do 30i, portanto até desde os colectores há de dar. Já o 23i não confirmei, vê as referências...
Irrita-me a panela final ter borboleta a fechar uma das saídas da panela final, para baixa carga e depois assobiar quando a fundo.
Imagem

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”