Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
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- HEAVYLIFT
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
a discusao nesta thread vai interessante!!.. desculpem la meter aqui o "bedelho" mas n tenho encontrado o topico dos 6cil a gasolina e46.... o motor 323 , é um 2500 cc .. M52TUB25 mto semelhante ao M52TUB28 do 328 .. com 193 cv.. sera que da para trocar alguma coisa? tipo cams ou whatever? ou com um 325 ? teem a msm cilindrada mas mais diferentes... penso k seria mto melhor trocar assim umas partes do que um engine swap inteiro com um 330.. ja vi k ha aki entendidos.. podiam dar a vossa opiniao?
- Dudex
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
O ideal seria trocar toda a admissão do 23i pela do 25i, assim como o escape. Embora nunca tenha investigado visto que não tive necessidade lembro me de ler que a malta tinha problemas com electronicas e sensores, que ficava muito adaptação e pouco OEM.
MAs com pés e cabeça tudo se faz e bem. Provavelmente o ideal será um misto de coisas do 28 com 25.
O swap para 30i é que era de homem :fixe
Mas podes sempre tentar adaptar ITB's, etc...
MAs com pés e cabeça tudo se faz e bem. Provavelmente o ideal será um misto de coisas do 28 com 25.
O swap para 30i é que era de homem :fixe
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
POIS mas isso evolve trocar tdo.. motor..transmisao ..electronica.. se desse para trocar assim umas valvulas, uns cams e por ai uma rectificaçao ali e aki.. sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?Dudex Escreveu: O swap para 30i é que era de homem :fixe
Mas podes sempre tentar adaptar ITB's, etc...
mandei vir uns colectores.. sei k vou ganhar no min uns 10 cv pa cima.. mas to com medo por causa do cheiro e gasolina e barulho.. mas preciso de mais que isso... sera cque apenas com colectores e filtro de ar ja vale a pena reprogramar? ..uma potencia que me fazia sentir confortavel era ali os 200 -220 cv .. la esta o 330.. pk ja andei com um e era msm disso que eu precisava..
- metale
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Caber cabe, o bloco é o mesmo. Acredito ser preciso mudar a electrónica toda, mas aí falo sem conhecimento de causa.HEAVYLIFT Escreveu:sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
acho que vou tentar explorar essa possibilidade , a longo prazo claro :fixe la fora ng faz isso.. pk e lgo ou turbos ou compressores ou m3 swaps.. mas na nossa realidade ate faz sentido.. e mto menos oneroso em termos de mao de obra que um swap inteiro de motor..acho que o bloco de 2800 uma ekilibrio entre potencia/binario/consumos..metale Escreveu:Caber cabe, o bloco é o mesmo. Acredito ser preciso mudar a electrónica toda, mas aí falo sem conhecimento de causa.HEAVYLIFT Escreveu:sera que o bloco do 328 nao cabe no 323? sao tao parecidos.. e se coubesse, seria preciso mudar a electronica toda? ou uma reprogramaçao serviria?
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Aparentemente, se usares o teu colector de admissão actual, até um 3.000 é relativamente simples (se é que se pode chamar simples a uma mudança de motor).
http://forum.e46fanatics.com/showthread ... 283&page=2
http://forum.e46fanatics.com/showthread ... 283&page=2
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
pelo que li o 323 e o 328 utilizao o mesmo bloco, e motor, so muda a nivel de cambota que tem mais curso no 328 e bielas provavelmente, as valvulas sao as msm..metale Escreveu:Aparentemente, se usares o teu colector de admissão actual, até um 3.000 é relativamente simples (se é que se pode chamar simples a uma mudança de motor).
http://forum.e46fanatics.com/showthread ... 283&page=2
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=885375
http://www.maxbimmer.com/forums/showthr ... ?p=1298181
http://forums.bimmerforums.com/forum/sh ... p?t=667321
parece que a DME é a msm.. nunca ng aqui mudou o colector de admissao? isto e td mto interessante..
Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Eu ando na minha busca activa por colectores de admissão do 30i.
Heavylift,
no teu motor, o colector 25i dá-te mais binário em baixos e médios regimes e ainda melhora altas, já vi uma boa explicação sobre isso, em principio no e46fanatics. Que é preferível do que meteres do 30i, para um aumento de potência moderado, sem sobrealimentações e tal.
Não tenho é muitos €€ disponíveis, acabei de gastar uns €€ também. Há que recuperar para me meter em escapes e admissões e repro.
O 28i, tem aquele binário extra, tem um curso x diâmetro quadrado, cambota forjada, óptimo para meter potência. Mas a cabeça apesar de igual ao teu e ao 25 e 30, não tem as mesmas molas de válvulas nem cames. Portanto o ideal para nós é meter cames Dr. Schrick do M54 (são as mais agressivas), 268 graus de abertura da admissão e molas a acompanhar, até as do 30i dão, são mais fortes.
Acho que o 30i deve ser um espanto de motor mas investindo um bocado nos 23i e 28i também ficam ao nível, com bastante binário e altas que estes não têm.
Cumps
PS: Não gosto de desarrumar o fórum e gostava que esta info referente a E46 6 cilindros (motores M52TU e M54) fosse discutida noutro tópico dedicado. Estamos a dispersar este bom tópico de E36...ou criamos um ou um administrador cria e muda estas coisas para lá, k tal?
PS2: É uma consola, e para acrescentar que não gosto nada do PS!
Heavylift,
no teu motor, o colector 25i dá-te mais binário em baixos e médios regimes e ainda melhora altas, já vi uma boa explicação sobre isso, em principio no e46fanatics. Que é preferível do que meteres do 30i, para um aumento de potência moderado, sem sobrealimentações e tal.
Não tenho é muitos €€ disponíveis, acabei de gastar uns €€ também. Há que recuperar para me meter em escapes e admissões e repro.
O 28i, tem aquele binário extra, tem um curso x diâmetro quadrado, cambota forjada, óptimo para meter potência. Mas a cabeça apesar de igual ao teu e ao 25 e 30, não tem as mesmas molas de válvulas nem cames. Portanto o ideal para nós é meter cames Dr. Schrick do M54 (são as mais agressivas), 268 graus de abertura da admissão e molas a acompanhar, até as do 30i dão, são mais fortes.
Acho que o 30i deve ser um espanto de motor mas investindo um bocado nos 23i e 28i também ficam ao nível, com bastante binário e altas que estes não têm.
Cumps
PS: Não gosto de desarrumar o fórum e gostava que esta info referente a E46 6 cilindros (motores M52TU e M54) fosse discutida noutro tópico dedicado. Estamos a dispersar este bom tópico de E36...ou criamos um ou um administrador cria e muda estas coisas para lá, k tal?
PS2: É uma consola, e para acrescentar que não gosto nada do PS!

- HEAVYLIFT
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
mto boa informaçao essa tua.navigator Escreveu:Eu ando na minha busca activa por colectores de admissão do 30i.
Heavylift,
no teu motor, o colector 25i dá-te mais binário em baixos e médios regimes e ainda melhora altas, já vi uma boa explicação sobre isso, em principio no e46fanatics. Que é preferível do que meteres do 30i, para um aumento de potência moderado, sem sobrealimentações e tal.
Não tenho é muitos €€ disponíveis, acabei de gastar uns €€ também. Há que recuperar para me meter em escapes e admissões e repro.
O 28i, tem aquele binário extra, tem um curso x diâmetro quadrado, cambota forjada, óptimo para meter potência. Mas a cabeça apesar de igual ao teu e ao 25 e 30, não tem as mesmas molas de válvulas nem cames. Portanto o ideal para nós é meter cames Dr. Schrick do M54 (são as mais agressivas), 268 graus de abertura da admissão e molas a acompanhar, até as do 30i dão, são mais fortes.
Acho que o 30i deve ser um espanto de motor mas investindo um bocado nos 23i e 28i também ficam ao nível, com bastante binário e altas que estes não têm.
Cumps
PS: Não gosto de desarrumar o fórum e gostava que esta info referente a E46 6 cilindros (motores M52TU e M54) fosse discutida noutro tópico dedicado. Estamos a dispersar este bom tópico de E36...ou criamos um ou um administrador cria e muda estas coisas para lá, k tal?
PS2: É uma consola, e para acrescentar que não gosto nada do PS!
pois, entao colectores de admissao do 325, é so plug and play? vou começar a procura.. vou comprar um msm que dps nao de! sounds really good..
akilo (o 323 )com o cams schirck e a admissao dos 325 ja deve andar pelos 190 cv nao? pois.. eu podia ter feito essa thread.. mas eu reparei que mtos "cromos" da cena dos motores 6 em linha , teem e36.. o que eu reparei neste forum, e que mods de motor é para os 320d e diesel turbinados... o pessoal da gasolina n se ker chatear.. penso que foste o primeiro a falar cmg de alteraçoes de motor, tendo um 6 a gasolina
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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Se as do nosso M50 325i der qq dia há umas q saltam fora
se funcionarem no teu... podemos conversar 


Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
Infelizmente não funcionam, tem msm de ser os colectores M54, não é plug and play, precisa do prato adaptador para a DISA ser bem posicionado. É um pequeno bloco que fazes em aluminio para apertar lá no colector e com a DISA raspada, para caber. No fim, tens de afinar de novo o cabo de acelerador para acelerar a fundo. Há um DIY mas aqui neste pc não tenho gravado. Amanhã a ver se aprofundo isso. Mas entre admissão e escape, soltamos muitos cavalos sim. Com electrónica afinada, melhor.
O M52 acho que fica mais bruto com o colector M50 :fixe

O M52 acho que fica mais bruto com o colector M50 :fixe

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Re: AOS AMANTES DOS 320i/325i E36.
:fixe :fixe mto bom, to a ver que és uma pessoa com mto informaçao sobre straight six´s :fixe :fixenavigator Escreveu:Infelizmente não funcionam, tem msm de ser os colectores M54, não é plug and play, precisa do prato adaptador para a DISA ser bem posicionado. É um pequeno bloco que fazes em aluminio para apertar lá no colector e com a DISA raspada, para caber. No fim, tens de afinar de novo o cabo de acelerador para acelerar a fundo. Há um DIY mas aqui neste pc não tenho gravado. Amanhã a ver se aprofundo isso. Mas entre admissão e escape, soltamos muitos cavalos sim. Com electrónica afinada, melhor.![]()
O M52 acho que fica mais bruto com o colector M50 :fixe
e olha.. ja mudaram o nome da thread :fixe :fixe
venha esse DIY! preciso de saber exactamente de qtas peças preciso para alem de um colector de admissao de um 325!(relativamente facil de arranjar aki em sacavem!)
ps, ja agora, com colectores de admissao e filtro de ar , e escape (colectores com cat delete.. o resto n kero tirar n gosto de barulho excessivo..) e um "tune" axas k o 323 vai para qtos cavalos?
- Dudex
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
Acho que os 200 são fáceis de atingir
nfire

- HEAVYLIFT
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Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
Dudex Escreveu:Acho que os 200 são fáceis de atingirnfire






Re: Motor M50 e outros 6 cilindros a "gota"
Se a linha de escape do 23i for como a do 28i, é tubo único a partir da 1ª panela, e estreito. Há sempre a hipótese de meter escape do M54, são sempre 2 tubos (maior diâmetro no total) e panelas divididas interiormente, acho que dão melhor fluxo e mantêm silenciador eficaz. Vê essa hipotese, se arranjares na sucata pode valer a pena. No 28i a junta de escape é a mesma do 30i, portanto até desde os colectores há de dar. Já o 23i não confirmei, vê as referências...
Irrita-me a panela final ter borboleta a fechar uma das saídas da panela final, para baixa carga e depois assobiar quando a fundo.
Irrita-me a panela final ter borboleta a fechar uma das saídas da panela final, para baixa carga e depois assobiar quando a fundo.
