turboVScompressor
Moderador: Staff
Posso opinar???
Partindo do princípio que colocamos a velha máxima (... se queres um carro que ande bem , compra um carro que ande... ) de parte, este caso de turbo vs compressor sempre deu muito que opinar...
Tudo depende da finalidade da utilização do carro.....
Um Compressor, utiliza a potência directamente do motor ( aumentando o atrito do mesmo ), é de uma única afinação ( no sentido que se quizeres colocá-lo a disparar mais cedo ou mais tarde é impossivel a nivel mecânico ), e provoca um comportamento mais irrequieto do carro.
Um Turbo, tem vários estágios de potência, tem afinação mecânica para ajuste da entrega, aproveita energia perdida do carro, é de aplicação mais fácil, reparação mais barata e acho que é mais saudável para o motor....
Eu tenho um carro turbinado... e dependendo do turbo, é-me possivel colocar um turbo que a altas rotações não dê pressão evitando assim um desgáste maior dos componentes e deixando o motor trabalhar por si... coisa que o compressor não deixa fazer.... está sempre a dar pressão para dentro dos cilindros e quanto maior for a rotação, maior é a pressão.... maior é o atrito....
Ambos para serem bem instalados levam muito material.... não pode ser uma coisa feita á sapateiro..... ( os BMW não merecem isso )
Este é um exemplo do possivel material que um compressor implica...

E este é um kit de um Turbo para um BMW

No entanto há mais coisas para ver quando se aumenta a potência de qq carro mas isso já é outra história......
Resumindo, na minha opinião.... turbo é melhor.... mas como já disse, depende da finalidade....

Partindo do princípio que colocamos a velha máxima (... se queres um carro que ande bem , compra um carro que ande... ) de parte, este caso de turbo vs compressor sempre deu muito que opinar...
Tudo depende da finalidade da utilização do carro.....
Um Compressor, utiliza a potência directamente do motor ( aumentando o atrito do mesmo ), é de uma única afinação ( no sentido que se quizeres colocá-lo a disparar mais cedo ou mais tarde é impossivel a nivel mecânico ), e provoca um comportamento mais irrequieto do carro.
Um Turbo, tem vários estágios de potência, tem afinação mecânica para ajuste da entrega, aproveita energia perdida do carro, é de aplicação mais fácil, reparação mais barata e acho que é mais saudável para o motor....
Eu tenho um carro turbinado... e dependendo do turbo, é-me possivel colocar um turbo que a altas rotações não dê pressão evitando assim um desgáste maior dos componentes e deixando o motor trabalhar por si... coisa que o compressor não deixa fazer.... está sempre a dar pressão para dentro dos cilindros e quanto maior for a rotação, maior é a pressão.... maior é o atrito....
Ambos para serem bem instalados levam muito material.... não pode ser uma coisa feita á sapateiro..... ( os BMW não merecem isso )
Este é um exemplo do possivel material que um compressor implica...

E este é um kit de um Turbo para um BMW

No entanto há mais coisas para ver quando se aumenta a potência de qq carro mas isso já é outra história......
Resumindo, na minha opinião.... turbo é melhor.... mas como já disse, depende da finalidade....

Eu sei... tenho um SAAB, sou um outsider...
Mas o gosto pela BMW está cá dentro....
Mas o gosto pela BMW está cá dentro....

- JSarabando
- Membro Gold
- Mensagens: 1319
- Registado: 06 set 2005, 14:27
- Localização: Aveiro
Fica sempre a faltar o intercooler, injectores electrónica, etc...etc...etc... pistons, bielas, etc...etc...
Tem muito que se lhe diga turbinar um motor N/A porque se fosse fáçil ou simples já andavam muitos //M3's na rua turbinados
Tem muito que se lhe diga turbinar um motor N/A porque se fosse fáçil ou simples já andavam muitos //M3's na rua turbinados

The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
- bruno_mpwr
- Membro Senior
- Mensagens: 858
- Registado: 08 dez 2006, 20:14
- O meu Carro:: ///M3 E36
- Localização: aveiro etr