Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Xenon ilegal... nao passa na inspecção

Mensagem por marco pires »

MarcosFonseca Escreveu:ele deve medir, mas fecha os olhos quando ultrapassa o limite de 2000 lúmes...digo eu..

só se for isso :think
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Marl76lopes
Membro Juvenil
Registado: 21 jun 2007, 12:31
O meu Carro:: BMW E39 528i & Smart Fortwo

Mensagem por Marl76lopes »

marco pires Escreveu:
MarcosFonseca Escreveu:ele deve medir, mas fecha os olhos quando ultrapassa o limite de 2000 lúmes...digo eu..

só se for isso :think
É isso mesmo, ele apenas verifica se as lâmpadas são de diferentes intensidades, só ai chumba, ele não liga se passa dos 2000 lúmen, mas sim se são diferentes intensidades.

Nas suspensões é a mesma coisa, podes ir lá fazer a inspecção com dois amortecedores nas ultimas, e o carro passa, mas se fores lá com um amortecedor novo e outro velho, o carro reprova, pois o novo não vai amortecer igual ao velho, ou dentro da margem dos valores que eles medem.
Fiz-me entender?
BMW e39 528i & Smart Fortwo

marco pires
Moderador do Fórum

não,não te fizeste entender e continuo sem compreender.

qual é o critério que ele usa para chumbar um carro que vai equipado com uma lampada de uma intensidade de um lado e de outra intensidade do outro lado?

a olho já todos sabemos que não se pode chumbar o carro,logo tem que ter os valores que são assinalados pela maquina que confirmam que as lampadas tem intensidades diferentes,esse valor só pode ser aferido medido os lúmen,ora se ele não mede os lumen,como é que pode chumbar o carro sem apresentar as provas que uma lampada é diferente da outra.

das duas uma:

ou ele mede os lumen,e isso permite-lhe provar que uma lampada tem mais intensidade que outra,e por por conseguinte tambem tem capacidade de saber se um carro tem xenon ou não(e por isso esse argumento de ter que estar dentro da lampada para saber,é no minimo ridiculo,para não chamar outra coisa).

ou ele não mede os lumen(tal como afirma),e logo não tem capacidade para saber se um carro tem xenon ou não(pelo menos não o pode confirmar tecnicamente),mas não medindo os lumen,tambem não lhe permite chumbar o carro por terem luzes de intensidade diferente em cada um dos lados,pois dessa forma tambem não consegue provar técnicamente essa situação.

eu volto a repetir e só gostaria que me respondesses a isto:

como é que ele prova junto da pessoa que leva o carro á inspecção,que uma lampada tem mais intensidade que a outra,quando eu digo provar,é algo do tipo:

meu amigo,mostre-me lá na maquina que a lampada do lado esquerdo por exemplo,tem mais intensidade que a do lado direito!

como é que ele prova uma situação destas?

qual a maquina que lhe permite mostrar ao cliente que a lampada X,está a dar mais luz que a lampada Y?
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:não,não te fizeste entender e continuo sem compreender.

qual é o critério que ele usa para chumbar um carro que vai equipado com uma lampada de uma intensidade de um lado e de outra intensidade do outro lado?

a olho já todos sabemos que não se pode chumbar o carro,logo tem que ter os valores que são assinalados pela maquina que confirmam que as lampadas tem intensidades diferentes,esse valor só pode ser aferido medido os lúmen,ora se ele não mede os lumen,como é que pode chumbar o carro sem apresentar as provas que uma lampada é diferente da outra.

das duas uma:

ou ele mede os lumen,e isso permite-lhe provar que uma lampada tem mais intensidade que outra,e por por conseguinte tambem tem capacidade de saber se um carro tem xenon ou não(e por isso esse argumento de ter que estar dentro da lampada para saber,é no minimo ridiculo,para não chamar outra coisa).

ou ele não mede os lumen(tal como afirma),e logo não tem capacidade para saber se um carro tem xenon ou não(pelo menos não o pode confirmar tecnicamente),mas não medindo os lumen,tambem não lhe permite chumbar o carro por terem luzes de intensidade diferente em cada um dos lados,pois dessa forma tambem não consegue provar técnicamente essa situação.

eu volto a repetir e só gostaria que me respondesses a isto:

como é que ele prova junto da pessoa que leva o carro á inspecção,que uma lampada tem mais intensidade que a outra,quando eu digo provar,é algo do tipo:

meu amigo,mostre-me lá na maquina que a lampada do lado esquerdo por exemplo,tem mais intensidade que a do lado direito!

como é que ele prova uma situação destas?

qual a maquina que lhe permite mostrar ao cliente que a lampada X,está a dar mais luz que a lampada Y?
A maquina deve ser aquela que eles metem à frente do farol, penso eu, deve ter algum mostrador ou ponteiro com os valores de luz que emite a lampada, pois eles têm de meter algum motivo na ficha para reprovar nesses casos, eu não sou inspector, mas penso que é assim.
O que ele me disse, e volto mais uma vez a repetir, é que se as lampadas emitirem as duas valores identicos, eles passam.
Eu não disse que eles não medem a luz, disse sim é que so reprova se as luzes tiverem valores diferentes.
Em relação ao xenon, como disse anteriormente eles não reprovam.

marco pires
Moderador do Fórum

ora aí está,finalmente chegamos a uma conclusão.

essa maquina que metem na frente mede para alem do alinhamento dos farois,mede tambem os lumen(embora de uma forma pouco cientifica,porque para isso iriam precisar de um espectrômetro),assim sendo conseguem tambem saber se é xenon ou não.

se o teu amigo deixa passar,isso é uma opção dele,agora dizer que não sabe se é xenon ou não,e que para isso teria que ir dentro da lampada,é que é grave.
[email protected]

Marl76lopes
Membro Juvenil

marco pires Escreveu:ora aí está,finalmente chegamos a uma conclusão.

essa maquina que metem na frente mede para alem do alinhamento dos farois,mede tambem os lumen(embora de uma forma pouco cientifica,porque para isso iriam precisar de um espectrômetro),assim sendo conseguem tambem saber se é xenon ou não.

se o teu amigo deixa passar,isso é uma opção dele,agora dizer que não sabe se é xenon ou não,e que para isso teria que ir dentro da lampada,é que é grave.
Esqueci-me de um pequeno promenor, atenção que eles chumbam alguns xenon, mas apenas aquelas lampadas que emitem luz azul, pois os carros, ou têm luz amarelo ou branca, outras cores reprova, é considerada cor irregular.
Penso que a maior parte dos chumbos nos IPO, é por esse motivo, e não por ter lampada de gaz xenon.

marco pires
Moderador do Fórum

sim,o que a lei diz é que a luz deve ser branca ou amarela(quanto a mim está parte devia ser alterada,porque hoje em dia um carro com luz amarela é quase uma raridade).

a titulo de informação,o xenon vai ficando gradualmente mais azul,á medida que aumenta a taxa Kelvin,mas conseguinte a emissão lumen tambem vai diminuindo,ou seja,vai iluminando cada vez pior.
[email protected]

LouieNT
Membro Juvenil
Registado: 04 jan 2010, 00:02
O meu Carro:: 320D E46 '00/12 Kit ///M-Tech I

Mensagem por LouieNT »

Peço desculpa em meter o bedelho, mas já que estamos em debate gostaria de esclarecer uma coisa:

Se a lei diz que a luminosidade não pode passar de 2000 lumens,
E se o amigo do Marl76lopes aprova os veiculos com mais de 2000 lumens, mesmo que os farois estejam alinhados e a emitir a mesma luminosidade,

Então a minha conclusao é que o amigo do Marl76lopes anda a aprovar carros fora da lei, porque se passa dos 2000 lumens, isso provoca encandeamanto..
Atendendo que quanto maior forem os lumens, mais luz emite! Logo mais luminosidade, logo que vem de frente esta f*****...
Será isso?

Seguindo o criterio a risca, todos os carros que teem emissões de luz diferentes e/ou luminosidade acima do establecido por lei, Chumba!
Será?
Senhor dai-me sabedoria
Para suportar certas pessoas.
Por que se me dais força...
Parto-lhes o focinho!!!!

My Projekt

Novo Nick a rodar >>> Luizão_Z

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

Eu tenho xenon, com olho de boi, ou seja, não aponta para o tecto com antes...quando tinha optica aberta, aquilo era só sinais de luzes...mas preocupei-me em resolver o problema...e agora, parece OEM...

cá em casa mora um carro com xenon de origem, se se meter um ao lado do outro, não se diferença nenhuma...
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

marco pires
Moderador do Fórum

LouieNT Escreveu:Peço desculpa em meter o bedelho, mas já que estamos em debate gostaria de esclarecer uma coisa:

Se a lei diz que a luminosidade não pode passar de 2000 lumens,
E se o amigo do Marl76lopes aprova os veiculos com mais de 2000 lumens, mesmo que os farois estejam alinhados e a emitir a mesma luminosidade,

Então a minha conclusao é que o amigo do Marl76lopes anda a aprovar carros fora da lei, porque se passa dos 2000 lumens, isso provoca encandeamanto..
Atendendo que quanto maior forem os lumens, mais luz emite! Logo mais luminosidade, logo que vem de frente esta f*****...
Será isso?

Seguindo o criterio a risca, todos os carros que teem emissões de luz diferentes e/ou luminosidade acima do establecido por lei, Chumba!
Será?

claro que sim,claro que aprova os carros á margem da lei,da mesma forma que ele diz se aparecer alguem com os amortecedores nas lonas,e desde que sejam os dois a estarem nas lonas,o carro é aprovado.

quer dizer que o carro tem uma anomalia que põe em causa a segurança dos ocupantes,mas ele aprova,se isto não é aprovar á margem da lei,então não o que será!

seguindo critério á risca seria mesmo como tu dizes,mas agora tambem pergunto eu:

quantos centros de inspecção existem e que sigam as normas á risca a 100%?

nenhum.

será que alguem duvida,ou acredita que não há corrupção nos centros IPO?

só para teres uma ideia,dois amigos meus um deles com um peugeot 106xsi,outro com um punto GT,todos alterados,nem sequer entram com o carro no centro de inspecção,porque conhecem um mecanico que por sua vezes tem um conhecimento no centro IPO,que dá-lhe a guia de aprovação,sem sequer ver o carro,só por aqui tu estás a ver o que é corrupção.

eu em certa altura estava a fazer a inspecção ao meu 520i,e na linha ao lado estava um gajo com um corsa todo alterado,aquilo era escape de rendimento,estava rebaixado ao maximo quase tocar o chão,era jantes muito acima da medida,e alem disso tinha uma das luzes de stop fundida,quando eu estava convencido que ele ia levar com a guia vermelha,surpresa minha,foi aprovado na boa.

será que ele foi aprovado porque o inspector gostou da cara do tipo,ou será que houve mais alguma coisa por trás? a resposta já todos nós sabemos.

isto dos centros IPO é tudo uma máfia,e é por isso que se vê carros nas condições mais degradadas a circular na estrada sem qualquer tipo de problema,mas infelismente esta situação de corrupção é transversal a toda a sociedade,e é por isso que somos o pais que somos :(
[email protected]

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Marl76lopes Escreveu:Esqueci-me de um pequeno pormenor, atenção que eles chumbam alguns xénon, mas apenas aquelas lâmpadas que emitem luz azul, pois os carros, ou têm luz amarelo ou branca, outras cores reprova, é considerada cor irregular.
Penso que a maior parte dos chumbos nos IPO, é por esse motivo, e não por ter lâmpada de gás xénon.
Pondo de parte o pessoal que monta xénon 8000k ou 10000k em ópticas abertas (diga-se fica uma aberração) como é que definem o tom de azul? É que muito carros hoje em dia com xénon de origem têm xénon bem azul, Renault, Mercedes entre outros... É a olho? Um exemplo: os meus angels parecem azulados mas se ligar o xénon estes já parecem quase amarelados ao pé destes.

PS: se estivermos a falar em xénon aftermarket peço desculpa pela confusão. Mas então nesse caso deve chumbar tudo...

MarcosFonseca
Membro Gold

eu uma vez tive um carro reprovado por ter 0.07 valores acima do exigido nos gases acho eu...rigor à mais tambem..

quando vejo carripanas a cair de podre..algumas até a andar de lado com as rodas todas desalinhadas...a saltar tudo e mais alguma coisa nas lombas e nos buracos...

e olho para o meu carro que tinha um estado novo quase..e chumba por uma pentelhice..

Notlim Escreveu:
Marl76lopes Escreveu:Esqueci-me de um pequeno pormenor, atenção que eles chumbam alguns xénon, mas apenas aquelas lâmpadas que emitem luz azul, pois os carros, ou têm luz amarelo ou branca, outras cores reprova, é considerada cor irregular.
Penso que a maior parte dos chumbos nos IPO, é por esse motivo, e não por ter lâmpada de gás xénon.
Pondo de parte o pessoal que monta xénon 8000k ou 10000k em ópticas abertas (diga-se fica uma aberração) como é que definem o tom de azul? É que muito carros hoje em dia com xénon de origem têm xénon bem azul, Renault, Mercedes entre outros... É a olho? Um exemplo: os meus angels parecem azulados mas se ligar o xénon estes já parecem quase amarelados ao pé destes.

PS: se estivermos a falar em xénon aftermarket peço desculpa pela confusão. Mas então nesse caso deve chumbar tudo...
era ai que eu me referia ao meter o meu carro ao lado do do meu pai que tem xenon de origem...(carro de 2008)
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

É que segundo consta no código da estrada ou num decreto qualquer que tenho por aqui as cores que podemos usar (branco ou amarelo) estão definidas na convenção de cores. Ora já vasculhei a net toda e nunca encontrei nada que me esclarecesse...

O ponto onde quero chegar é o que pode parecer azul a uma pessoa pode não parecer tanto a outra. Se isto for uma questão de sensibilidade visual é mais outra treta...

marco pires
Moderador do Fórum

a questão da cor mede-se em Kelvin(não se aplica a palavra Grau,porque Kelvin não é uma escala).

Imagem

Imagem

Imagem

5.600K valor maximo de pureza do branco,daqui em diante o espectro luminoso vai perdendo caracteristicas.
[email protected]

MarcosFonseca
Membro Gold

então se for 6000k tá perto do branco..

encontrei isto num outro forum:

Imagem
"Na sequência do pedido de informação abaixo, informamos o seguinte:

A legislação sobre dispositivos de iluminação e sinalização luminosa de veículos automóveis e seus reboques encontra-se dispersa por vários documentos, entre os quais o Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho. São ainda relevantes vários Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás).
O ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Desta forma os veículos automóveis só podem ter instaladas lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis tem que ser automático.

Em relação à inspecção técnica, se detectar que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação acima referidos, deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento (médios), contida no ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99 de 16 de Março

Com os melhores cumprimentos

Margarida Alexandre

Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres"
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”